Analisando pelo pior cenário possível se Lula se tornar ministro.
As investigações contra ele vão pro Supremo, que não julgou nada e só tem o Cunha como réu e olha que o julgamento dele deve demorar e muito. Daí dá pra tirar uma base de quando vai, e se acontecer, do Lula ser julgado por lá que tá cheio de... Deixa pra lá.
Não caiam naquela conversa do ministro que afirmou que os investigados que escolherem ir pro Supremo vão quebrar a cara. Se estão tão confiantes e querer ir pro Supremo, é porque sabem o que lá acontece.
Não duvido nada que, além de levar o caso dele pra lá, levem também de todos os que estão vinculados a ele. Mesmo com delações e a puta que pariu, pode demorar e muito até acontecer dele ser julgado.
Lula vai estar cagando e andando pra opinião pública e o caralho a quatro quando se tornar ministro. O que interessa é salvar a própria pele e ainda ter capital político para voltar ao jogo oficialmente (na figura de ministro). Ele vai começar a se movimentar para barrar o impeachment, as investigações etc. e pode conseguir muita coisa. Vai por a ala oposicionista do PMDB no bolso e vai mandar todo mundo enfiar tudo no c*.
E, apesar de tudo, o povão pode vê-lo como um injustiçado, coitadinho e torná-lo presidente em 2018 e 2022. Aí só vão julgá-lo (se julgá-lo) em 2027 e quando sair (se sair) a sentença ele vai estar velho e doente para cumprir pena em presídio e vai cumprir em prisão domiciliar e continuar dando as cartas no próximo governo do PT.