Autor Tópico: Descontruindo ideiais anti-comunistas  (Lida 2345 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Feliperj

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.147
Re:Descontruindo ideiais anti-comunistas
« Resposta #50 Online: 19 de Agosto de 2015, 01:23:00 »
Aí não seria previsão, seria profecia.

A ciência não faz profecias (nem mesmo a física), e quem alega fazê-las está errado e é charlatão.

Leia Popper.

Linda tentativa de salvar os cientistazinhos da economia, mas esse joguinho de palavras não engana nem o  vendedor da mercearia da esquina.

A física tem a capacidade de prever extremamente ampla, a física é capaz de prever  fenômenos em larga escala. Indo desde a previsão dos fenômenos elétricos, hidráulicos, mecânicos , até astronômicos.  E consegue prever até muitas décadas antes que o fenômeno ocorra.

É algo que beira o ridículo  afirmar que a física não tem a capacidade de prever fenômenos.  Se a física não tivesse essa capacidade, simplesmente não existiriam as modernas engenharias.  E simplesmente não existiria o mundo moderno.  Toda a tecnologia moderna só existe porque a física consegue prever os fenômenos que irão ocorrer em determinado projeto.

Você pode até tentar torcer o sentido da frase "prever fenômenos",  para tentar  tentar salvar a cienciazinha fraquinha e ridícula chamada economia,  mas é uma tentativa inútil.   

É muito mais digno que os economistazinhos se resignem com a ideia de que sua cienciazinha é mesmo fraquinha e semi incapaz, do que tentar enganar as pessoas e querer ficar no mesmo nível das ciências de primeira linha como a física e a química.

Caro JJ

Você viu esta postagem?

E você tem ideia do porquê isto acontece?
Não vou me desviar do assunto original, a questão que interessa aqui é a capacidade dos cientistazinhos da economia de apresentarem previsões que possam passar em testes rigorosos de falsificação.

Um defensor desta cienciazinha afirmou que eles acertaram bem anteriormente. Agora estou esperando que coloque a próximas previsões detalhadas para que nos próximos anos possam passar por testes rigorosos de  falsificação.

Será que ele vai apresentar ? 

Leia um pouco sobre isto e isto.


Eu li, mas não tem referências diretas a  economia.  E mesmo que tivesse isto não mudaria em nada a relativa incapacidade dessa cienciazinha.  Apenas estaria apresentando uma desculpa para seus cientistazinhos  mequetrefes  contarem.

Vc considera a evolução o "pessoar" que trabalha com teoria de evolução cientistas ? O que vc não está entendendo são as limitações às previsões específicas, que são inerentes a sistemas complexos!

Nenhum economista austríaco prega que a ciencia da ação humana seja equivalente (principalmente em termos capacidade preditiva - previsões são qualitativas, não quantitativas) que a Física. Isso está nas primeiras paginas de qqer livro sobre os fundamentos da escola.
Se isso significa que seja uma ciência inferior que a Física e te deixa feliz, não vejo problema. Eu nunca defendi aqui que a Economia é uma ciencia como a Física. Quem defende isso é a Escola de Chicago (Milton Friedman).

Offline Cientista

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.266
Re:Descontruindo ideiais anti-comunistas
« Resposta #51 Online: 19 de Agosto de 2015, 01:52:13 »
2015 e tem gente ainda falando de comunismo. :lol:

2015 e pessoal acreditando em um sistema com raizes medievais que se chama capitalismo!
O capitalismo moderno surgiu com a fundação da Companhia das Índias Orientais pelos holandeses, usando o sistemas de ações como é até hoje, portanto não é da Idade Média, já a prática capitalista em si, ocorre desde tempos imemoriais.
Caro mi Chefian...   o MESTRE não consegue discernir (...sabe..., acho que há uma analogizabilidade entre daltonia e certos 'indiscernimentos' em que se vê mais quando se vê "menos"...) diferença entre "capitalismo moderno" e "prática capitalista em si". Fragmentar a parte 'monetária' do capital e dar-lhe outros nome e veículo não muda sua funcionalidade que importa. A grande questão relativa a essa idiotice criminosa que atende por comunismo é que o capital maior não é o dinheiro, não é o insumo natural inumano, não são os meios produtivos. O grande capital é...    Acho que já disse nesse forum sobre quando eu perguntei a diversas pessoas pelo mundo qual seria o maior patrimônio da humanidade, simples e direto assim: QUAL??? É incrível! Recebi toda a vida respostas de "petróleo" a "óleo de fígado de bacalhau"! Mas nunca a resposta certa. O grande patrimônio da humanidade é o conhecimento TÉCNICO-científico acumulado, e o grande capital são as máquinas humanas INERENTEMENTE eficazes e eficientes em produzir riqueza. Se esse capital não for inteligentemente aproveitado, o resultado é indiferentemente desastroso. Para aproveitar esse capital, é preciso gastar muito dos outros capitais nele, porque ele é movido assim. O comunismo é a determinação obstinada e estúpida de ir contra isto.

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Descontruindo ideiais anti-comunistas
« Resposta #52 Online: 19 de Agosto de 2015, 03:34:11 »
2015 e tem gente ainda falando de comunismo. :lol:

2015 e pessoal acreditando em um sistema com raizes medievais que se chama capitalismo!
O capitalismo moderno surgiu com a fundação da Companhia das Índias Orientais pelos holandeses, usando o sistemas de ações como é até hoje, portanto não é da Idade Média, já a prática capitalista em si, ocorre desde tempos imemoriais.
Caro mi Chefian...   o MESTRE não consegue discernir (...sabe..., acho que há uma analogizabilidade entre daltonia e certos 'indiscernimentos' em que se vê mais quando se vê "menos"...) diferença entre "capitalismo moderno" e "prática capitalista em si". Fragmentar a parte 'monetária' do capital e dar-lhe outros nome e veículo não muda sua funcionalidade que importa.
Caro mi Capitan, tens razão. É verdade ever dade.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cientista

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.266
Re:Descontruindo ideiais anti-comunistas
« Resposta #53 Online: 19 de Agosto de 2015, 03:53:41 »
Claaaaaaro...

Offline Atomic Billy

  • Nível 02
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
  • Atomic is love, Atomic is life
Re:Descontruindo ideiais anti-comunistas
« Resposta #54 Online: 22 de Agosto de 2015, 12:39:51 »
Muito se tem dúvida a respeito de como era a economia na URSS. Esse texto irá esclarecer essa dúvida de muitos e assim derrubar mais mentiras que a doentia propaganda anti-comunista espalha até os dias de hoje. E seguindo mesmo esquema, postarei aqui somente a introdução desse maravilhoso texto e poderão ler o resto acessando o link. Para aqueles que de fato lerão, lhe desejo boa leitura.  :ok:




União Soviética - Capitalismo de Estado ou Socialismo?

Artigo do companheiro Paulo Gabriel, do Centro do Socialismo, que se sustentando nos fatos históricos nos mostra longe de qualquer desvios idealistas, questões importantes no que concerne ao modo de produção econômico da URSS, e a falsidade em que se sustenta discursos como os de que "a URSS não era socialista, foi somente um capitalismo de Estado". Referendado nos fatos, o artigo nos mostra o problema do jargão de "capitalismo de Estado na URSS", e a presença do socialismo e da construção socialista na União Soviética.


Introdução

Quando se fala na vida dos trabalhadores da União Soviética, é comum dizer que eles eram assalariados e que não dispunham livremente de sua força de trabalho e de seus meios de produção. Desta simples constatação elabora-se um grande corpo teórico que apresenta o socialismo soviético como uma espécie de capitalismo de Estado – os trabalhadores ainda eram subjugados por uma classe proprietária que surrupiava o trabalho excedente (a mais-valia) destes, com a devida diferença que nos países capitalistas clássicos os proprietários são donos individuais de empresas privadas, enquanto que no dito capitalismo de Estado soviético os proprietários são donos coletivos de empresas estatais.

Neste sentido, estouram para todos os lados condenações de que os trabalhadores soviéticos não eram livres, viviam oprimidos por um Estado aterrorizante e totalitário, muitas vezes chega-se aos extremo de dizer que a União Soviética criou sua gigantesca economia sob a deficiente e largamente improdutiva forma econômica do escravismo. Porém uma pesquisa um pouco mais aprofundada em relação ao modo que a economia soviética funcionava na prática basta para desestabilizar boa parte deste corpo teórico que, ao longo das décadas, foi fundado muito mais em suposições, no “ouvi dizer que” do que em fatos concretos – sobretudo com a agudização da Guerra Fria e, conseqüentemente, com o fortalecimento da guerra de informações e sua expressão ideológica que foi a demonização do comunismo.

O presente artigo visa contribuir para uma visão crítica do modelo de socialismo implantado pelos soviéticos, apresentando uma contraposição à ideia hegemônica de capitalismo de Estado que segue por duas vias fundamentais: a) as formas econômicas dominantes na União Soviética do período de Stalin eram as que estavam sob o controle direto dos trabalhadores, e não as estatais; b) as empresas sob o comando estatal não se assemelhavam às empresas capitalistas, já que os trabalhadores possuíam inúmeras formas de pressão, de crítica e de censura aos diretores e gestores. Assim, será abordado na primeira parte do artigo as vastas organizações de produtores-proprietários que existiam na URSS e, na segunda, o olhar deverá voltar-se à vida nas empresas estatais.

« Última modificação: 22 de Agosto de 2015, 12:42:39 por Atomic Billy »
A propriedade (privada) é um roubo

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Descontruindo ideiais anti-comunistas
« Resposta #55 Online: 22 de Agosto de 2015, 13:01:02 »
Ninguém quer assumir filho feio.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.936
Re:Descontruindo ideiais anti-comunistas
« Resposta #56 Online: 22 de Agosto de 2015, 15:00:14 »

Atomic Billy, na sua opinião, quais são as "ideias anti-comunistas" mais comuns e que estão erradas?


Offline Peter Joseph

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.114
  • Sexo: Masculino
  • Ela, a Entropia!
Re:Descontruindo ideiais anti-comunistas
« Resposta #57 Online: 18 de Julho de 2018, 09:05:41 »
"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." - Krishnamurti

"O progresso é a concretização de Utopias." – Oscar Wilde
O Minhocário - https://ominhocario.wordpress.com/

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!