E as pessoas confundem as coisas, produtos chineses não são ruins porque são chineses, são ruins porque são baratos. Eles tem linhas de produtos de altíssima qualidade sendo vendidos na Ásia, com qualidade comparável e as vezes superior a japoneses e coreanos.
Tudo é feito na China, o que é bom, o que é ruim, o que é mais ou menos, essa discussão não tem sentido faz tempo. Muitos componentes militares americanos devem ser feito na China...
O projeto e a engenharia geralmente é estrangeira e mesmo muita das fábricas (linhas de montagem) foram construídas em outros países e transportadas para lá.
A maioria dos componentes usados em equipamentos militares do EUA são fabricados no próprio país ou em fábricas de países aliados, como Taipei.
Que nada, muitas empresas estando deixando projetos e engenharia de componentes para os chineses.
Não duvido que isto esteja acontecendo. Mas pelo que li a uns três anos (não lembro em qual periódico), ainda é pouco comum em 'áreas mais sensíveis'.
As melhores faculdades do mundo estão cheio de chineses se formando em engenharia e voltando pra trabalhar na China.
Erro que, talvez, custe caro para os países ocidentais, especialmente o EUA.
Caríssimo Geo, ao menos no meu
business, é notável o progresso que fizeram de uns 5 anos pra cá. E o avanço envolve desenho e fabricação de produtos com certa complexidade.
Observando a trajetória, dá pra sacar fácil que já já aumentam a presença de itens de qualidade superior por aqui, se superarem as questões tolas de Assistência Técnica e o governão (e os empresários locais) não resolverem melar o negócio.
*meio off: há uma chance, ainda muito leve, de eu ter que ir morar durante o ano que vem em Shanghai. Tô com emoções mistas sobre isso.