Autor Tópico: Japão pede para que universidades cancelem cursos de humanas  (Lida 9122 vezes)

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.
Re:Japão pede para que universidades cancelem cursos de humanas
« Resposta #50 Online: 27 de Setembro de 2015, 07:20:17 »
Senhores, cuidado com o "ter de tudo", pois então devem ser liberados o DI, astrologia, homeopatia, toque terapêutico, misticismo quântico e grafologia? ::)
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 27 de Setembro de 2015, 08:25:40 »
Senhores, cuidado com o "ter de tudo", pois então devem ser liberados o DI, astrologia, homeopatia, toque terapêutico, misticismo quântico e grafologia? ::)

Já vi gente inteligentíssima dizendo que homeopatia é ciência porque "é ensinado até na USP".
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
« Resposta #52 Online: 27 de Setembro de 2015, 12:07:19 »

Já vi gente inteligentíssima dizendo que homeopatia é ciência porque "é ensinado até na USP".

Em nome de Terráqueo, me diz que isso é brincadeira! :shock:
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #53 Online: 27 de Setembro de 2015, 14:24:30 »
Pois é!

« Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 14:27:02 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 27 de Setembro de 2015, 14:52:16 »

Tem que ter tudo, até isso que você citou. É no debate que essas coisas são refutadas daí a importância de ter todo tipo de conhecimento por perto, sempre em discussão. Obviamente, deve se estabelecer certas prioridades de relevância para não perder tempo com besteiras já refutadas. Ainda usando a minha referência de ex-aluno da PUC-RJ, lembro que o departamento de Física na época promoveu um debate sobre o recém lançado The Tao of Physics. No debate estava o então o aluno de graduação Marcelo Gleiser, dentre outros nomes que hoje se destacam no cenário científico nacional e internacional.

« Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 15:14:20 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 27 de Setembro de 2015, 15:11:32 »

Homeopatia, medicina ortomolecular, acupuntura e demais medicinas alternativas ainda estão em discussão. Apesar da falta de fundamento científico, todas elas possuem resultados discutíveis e se são discutíveis, a universidade ainda é o melhor lugar para discuti-los.

Mesmo que sejam reconhecidamente pseudociências, ainda assim merecem discussão dos pontos de vista antropológico, psicológico e social, por exemplo. A sobrevivência de uma pseudociência em quase todos os cantos do mundo por mais de duzentos anos merece ser investigada porque os resultados dessa investigação podem contribuir para a compreensão de outros fenômenos sociais, talvez alinhados com a linha utilitarista de todos aqueles que consideram as ciências humanas bullshit.

Todo conhecimento é importante.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 27 de Setembro de 2015, 21:52:18 »
Veja a postura da Harvard Medical School diante da decisão de um professor de estudar um grupo de crianças que testemunharam um suposto pouso de um UFO no Zimbabwe e interagiram com seres alienígenas.

http://www.theepochtimes.com/n3/1754191-remembering-the-famed-alien-encounter-witnessed-by-dozens-of-children-in-zimbabwe/

In 1994, the Dean of Harvard Medical School Daniel C. Tosteson confidentially had peers review Mack’s work. When the review came to the attention of the public, it stirred some controversy. But after 14 months of inquiry, Harvard issued a statement saying that Mack “remains a member in good standing of the Harvard Faculty of Medicine.” The dean reaffirmed “Dr. Mack’s academic freedom to study what he wishes and to state his opinions without impediment.”

The dean did, however, urge “Dr. Mack that, in his enthusiasm to care for and study this group of individuals [people who believe they have been abducted by aliens], he should be careful not, in any way, to violate the high standards for the conduct of clinical practice and clinical investigation that have been the hallmark of this Faculty.”

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 27 de Setembro de 2015, 22:11:39 »
Tem que ter tudo, até isso que você citou. É no debate que essas coisas são refutadas daí a importância de ter todo tipo de conhecimento por perto, sempre em discussão. Obviamente, deve se estabelecer certas prioridades de relevância para não perder tempo com besteiras já refutadas.

A homeopatia não entra na categoria de besteira já refutada? Acho que seu ponto é válido para coisas como teoria das cordas, mas astrologia e homeopatia não tem o que evoluir.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 27 de Setembro de 2015, 22:53:15 »

Não estou dizendo que as universidades devem formar astrólogos ou homeopatas, mas que a astrologia e da homeopatia devem estar incluídos dentre os tópicos de estudo nas universidades, pelo menos discutidos. Como seria o estudo da história da química, da astronomia ou da medicina sem passar pela alquimia, astrologia e práticas curandeiristas desenvolvidas ao longo dos séculos? O que quero dizer é que sempre existe um ponto de vista útil ou interessante para qualquer conhecimento que possa ser considerado inútil.

« Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 22:55:32 por Gigaview »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #59 Online: 27 de Setembro de 2015, 23:20:41 »
Galera de humanas tem muito petista, não gosto de petistas, logo, não se deve ensinar humanas. Essa é a lógica mais estúpida da face da terra.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #60 Online: 28 de Setembro de 2015, 00:31:50 »
Isso só comprova como os políticos gostam de interferir na vida das pessoas.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 28 de Setembro de 2015, 08:42:08 »

Não estou dizendo que as universidades devem formar astrólogos ou homeopatas, mas que a astrologia e da homeopatia devem estar incluídos dentre os tópicos de estudo nas universidades, pelo menos discutidos. Como seria o estudo da história da química, da astronomia ou da medicina sem passar pela alquimia, astrologia e práticas curandeiristas desenvolvidas ao longo dos séculos? O que quero dizer é que sempre existe um ponto de vista útil ou interessante para qualquer conhecimento que possa ser considerado inútil.

Aí concordo. Minha crítica é que a USP forma homeopata e a UnB forma astrólogo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #62 Online: 28 de Setembro de 2015, 13:34:35 »

Acho que tem que haver é senso crítico. Coisas que funcionam vs. coisas que não funcionam.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #63 Online: 28 de Setembro de 2015, 22:46:22 »
Estava pensando nisso esses dias. Aqui é muito engraçado a quantidade de áreas de humanas que existem, que basicamente só servem para formar professores. Queria que algum professor de sociologia de esquerda (pleonasmo) explicasse em que a profissão dele ajuda a sociedade. Obviamente ele faria proselitismo.

E professores 'servem' para que? Educar! Ciências humanas são importantes porque desenvolvem nossa cultura intelectual e valores. E a universidade é importante - é um espaço para o debate onde estamos, ao menos em intenção, protegidos para prosseguirmos apenas o conhecimento. E é claro que a cultura aí criada se reflete em outras camadas da sociedade.

Daqui a pouco vão extinguir os departamentos de arte! =p

Colega Barata Tenno (ou mais alguém), teria alguma recomendação de link/livro/artigo sobre o fato das ciências humanas (sociologia, direito, pedagogia e letras, por exemplo) serem realmente ciências?
É que tenho essa dúvida, sabem? :?

Terráqueo, não li o resto do tópico não sei em quais está essa sua dúvida, mas, bem, como dizem, não é fácil aprender a nadar sem entrar na água. Para saber questões gerais sobre ciências humanas, provavelmente seria melhor ter um contato legal com ela primeiro - sujar as mãos e coisa e tal. Ler bons livros de sociologia, filosofia, psicologia... Acho que sua dúvida se responderá sozinha. (Ou não!)

Isso é uma coisa que as pessoas de humanas normalmente não fazem quando falam de exatas, haha.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 29 de Setembro de 2015, 00:03:04 »

Acho que tem que haver é senso crítico. Coisas que funcionam vs. coisas que não funcionam.

Não concordo com essa divisão rasa das coisas, mas subentendendo, posso dizer que até as coisas que "não funcionam" podem servir a outros diferentes propósitos, como evidenciar falhas, erros de projeto, uso de materiais equivocados, etc. Coisas que "não funcionam" também podem ser fraudes, por exemplo.Não funcionar também pode ser o resultado de uma tentativa frustada na busca de algo que funciona, uma etapa que deve ser registrada para não incorrer novamente em erro. As coisas que não funcionam em áreas onde a própria utilidade é questionada também devem ser consideradas de forma similar com o objetivo de educar, ainda que nem o método científico possa ser classicamente aplicável.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 29 de Setembro de 2015, 00:21:18 »
Estava pensando nisso esses dias. Aqui é muito engraçado a quantidade de áreas de humanas que existem, que basicamente só servem para formar professores. Queria que algum professor de sociologia de esquerda (pleonasmo) explicasse em que a profissão dele ajuda a sociedade. Obviamente ele faria proselitismo.

E professores 'servem' para que? Educar!

Muitos não fazem seu trabalho direito. Em universidades públicas algumas áreas do conhecimento viraram palanque proselitista.

Não sei se é verdade, mas já ouvi várias vezes estudantes apontando que o Brasil é um dos únicos países do mundo onde Marx é ensinado nas aulas de economia, e não na de filosofia.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 29 de Setembro de 2015, 00:22:40 »
Ciências humanas são importantes porque desenvolvem nossa cultura intelectual e valores. E a universidade é importante - é um espaço para o debate onde estamos, ao menos em intenção, protegidos para prosseguirmos apenas o conhecimento.

Ensinam Marx e não ensinam Friedman. Acho que não há debate.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 29 de Setembro de 2015, 00:24:10 »
Bem-vindo de volta, Rocky! Os nerds estavam desfalcados.

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #68 Online: 29 de Setembro de 2015, 00:40:42 »
Ciências humanas são importantes porque desenvolvem nossa cultura intelectual e valores. E a universidade é importante - é um espaço para o debate onde estamos, ao menos em intenção, protegidos para prosseguirmos apenas o conhecimento.

Nesse caso, eu concordo. Infelizmente, aqui no Brasil isso acontece. Não sei como é em outros países.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #69 Online: 29 de Setembro de 2015, 00:53:03 »

Não concordo com essa divisão rasa das coisas, mas subentendendo, posso dizer que até as coisas que "não funcionam" podem servir a outros diferentes propósitos, como evidenciar falhas, erros de projeto, uso de materiais equivocados, etc. Coisas que "não funcionam" também podem ser fraudes, por exemplo.Não funcionar também pode ser o resultado de uma tentativa frustada na busca de algo que funciona, uma etapa que deve ser registrada para não incorrer novamente em erro. As coisas que não funcionam em áreas onde a própria utilidade é questionada também devem ser consideradas de forma similar com o objetivo de educar, ainda que nem o método científico possa ser classicamente aplicável.
Pleonasmo. Nesses casos, já tá subentendido que o que não funciona funciona como não funcionador. Algo meio que como o Lorentz falou...

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #70 Online: 29 de Setembro de 2015, 14:04:08 »

Bem, eu não sei o currículo desses lugares, mas entre esses dois, é natural que se prefira para ensinar o pensador que é mais importante e influente, mesmo que negativamente - Marx, claro. E liberalismo clássico com certeza está na grade de qualquer curso de humanas.

O fato de não haver disciplinas que ensinem políticas contemporâneas como o neoliberalismo é provavelmente pela pouca popularidade deste no meio acadêmico (acredito, internacional). O mesmo tipo de coisa acontece em ciências exatas, também. Há coisas que não são ensinadas por puro viés da comunidade. Mas como disse, não sei muito bem a grade dos cursos de humanas - às vezes não há espaço para muita coisa contemporânea, o que seria uma pena.

Mas, mesmo que o ensino de ciências humanas seja ruim, não se conserta isto ao cancelá-los. É como estar com uma perna quebrada e decidir cortá-la para não sentir mais dor.

Muitos não fazem seu trabalho direito. Em universidades públicas algumas áreas do conhecimento viraram palanque proselitista.

Eu acho que o fato de haver mais pessoas de humanas ruins - e logo proselitismo etc - é que ciências humanas são mais difíceis que exatas. Fora isso, eu não sei sobre o estado dos cursos de humanas por aqui. Entre os alunos, realmente, há muitos de humanas cabeças de bagre. Mas é mais fácil se ensinar mecânica clássica do que a tentar pensar sem viés. :P

Bem-vindo de volta, Rocky! Os nerds estavam desfalcados.

Valeu, Lorentz! :)

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #71 Online: 30 de Setembro de 2015, 15:31:59 »
Habermas e Charles Taylor dividem "Prêmio Nobel das Humanas"

Filósofos alemão e canadense são agraciados com Prêmio Kluge, da Biblioteca do Congresso, que incentiva representantes das ciências humanas. Ambos se destacaram com obras sobre a era moderna e pelo engajamento social.

Habermas e Taylor ao lado de Billington, durante a cerimônia de premiação, em Washington
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
« Resposta #72 Online: 30 de Setembro de 2015, 20:20:53 »
Obrigado pelas recomendações, colega Rocky Joe, se alguém tiver, aceito sugestões de livros sobre o funcionamento das ciências humanas, ou uma sugestão de qual ciência social começar. :ok:
Gigaview, sobre discutir a influência das pseudociências, suponho que você esteja se referindo a coisas como o efeito forer, não é mesmo? Apesar de que, infelizmente nem sempre debatendo tais temas vão mudar a cabeça de algumas pessoas (alguns criacionistas da Terra jovem que o digam). :umm:
Mas sobre discutir ou pesquisar esses temas, não poderíamos estar "batendo palmas para maluco dançar", no caso de coisas já refutadas, dando plateia para charlatanices? :hein:
Apesar de que, isso é razoável, se alguma pseudociência ainda tiver algo a se pesquisar, que seja feito. O problema mesmo seria, como já citado antes, formar "profissionais" em pseudociências já refutadas. :no:

« Última modificação: 30 de Setembro de 2015, 20:24:38 por Terráqueo »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 01 de Outubro de 2015, 00:31:02 »
Gigaview, sobre discutir a influência das pseudociências, suponho que você esteja se referindo a coisas como o efeito forer, não é mesmo?

Não.

Apesar de que, infelizmente nem sempre debatendo tais temas vão mudar a cabeça de algumas pessoas (alguns criacionistas da Terra jovem que o digam). :umm:

O debate na universidade deve acontecer em outros níveis, as pseudociências devem ser discutidas sob as óticas de diferentes campos do conhecimento. Usando o exemplo que você deu, vou listar algumas dessas óticas. Historiadores podem se preocupar com a investigação do desenvolvimento do criacionismo ao longo do tempo, antropólogos podem discutir o papel das crenças no criacionismo em contextos culturais, sociólogos poderiam debater o comportamento dos criacionistas em função de seus meios sociais e as características de seus diversos grupos. Psicólogos poderiam manifestar interesse nos aspectos motivacionais dos criacionistas. E assim por diante. Portanto não se trata simplesmente de "desconvencer" criacionistas, mas de tentar investigar e entender o criacionismo como um fenômeno humano.

Você ainda pode perguntar sobre a utilidade desse conhecimento. Argumentar que é tudo papo furado, que é gastar tempo e dinheiro a toa. Só posso dizer que todo conhecimento provém de processos de investigação motivados pela curiosidade, que é uma das manifestações da inteligência. A censura da curiosidade é a censura do pensamento e consequentemente do conhecimento e ninguém tem o direito de censurar alguém. A universidade como território para livre pensamento, onde tudo, absolutamente tudo pode ser pensado e discutido é uma garantia dessa liberdade.

Repetindo, discutir é diferente de formar, capacitar. Não estou dizendo que as universidades devem formar astrólogos, médiuns ou psicoterapeutas de animais domésticos. Estou dizendo que se essas coisas existem no mundo real, essas coisas devem ser investigadas como fenômenos históricos, antropológicos, sociais, psicológicos, patológicos, etc conforme a curiosidade de cada pesquisador e para ser investigada e discutida, a pseudociência em questão deve ser  estudada em profundidade.

Mas sobre discutir ou pesquisar esses temas, não poderíamos estar "batendo palmas para maluco dançar", no caso de coisas já refutadas, dando plateia para charlatanices? :hein:

Não funciona assim. A universidade não é como o SuperPop da Luciana Gimenez.

Apesar de que, isso é razoável, se alguma pseudociência ainda tiver algo a se pesquisar, que seja feito. O problema mesmo seria, como já citado antes, formar "profissionais" em pseudociências já refutadas. :no:

É preciso muito cuidado com o rótulo "pseudociência". Muita gente acha a psicologia pseudociência. Muita gente acha que todas as "ciências" humanas são pseudociências. É possível uma ciência se transformar numa pseudociência via refutação? Como? Ou uma pseudociência já nasce condenada?

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #74 Online: 09 de Outubro de 2015, 17:08:10 »
Sem a criação de espantalhos ficaria impossível dizer que alguém está querendo proibir a discussão sobre qualquer coisa que seja.

Repetindo, discutir é diferente de formar, capacitar. Não estou dizendo que as universidades devem formar astrólogos, médiuns ou psicoterapeutas de animais domésticos. Estou dizendo que se essas coisas existem no mundo real, essas coisas devem ser investigadas como fenômenos históricos, antropológicos, sociais, psicológicos, patológicos, etc conforme a curiosidade de cada pesquisador e para ser investigada e discutida, a pseudociência em questão deve ser  estudada em profundidade.

As universidade "públicas" devem ser livres para escolherem internamente o que bem desejarem formar?

Como determinar o que a universidade "pública" deve formar?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!