Autor Tópico: Japão pede para que universidades cancelem cursos de humanas  (Lida 9123 vezes)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Re:Japão pede para que universidades cancelem cursos de humanas
« Resposta #75 Online: 09 de Outubro de 2015, 17:14:05 »
Reflexão boba, mas interessante.

Esses tapas nas humanas deveriam levar a discussões nos cursos de humanas que visassem a transformação positiva dos cursos de humanas, caso seja de interesse das humanas trazer qualquer benefício real ao mundo, ao invés de começarem e terminarem em si mesmas de modo absurdamente generalizador falando.

Samurais x Ciências Humanas
28/09/2015

Por Luiz Felipe Pondé, Filósofo

Dizem por aí que o Japão, a nação samurai, quer acabar com as ciências humanas. Será? Não acho a ideia toda má, se levarmos em conta alguns dos absurdos que abundam nas ciências humanas.

Vejamos algumas pérolas: "A humanidade não se divide em homem e mulher", "o corpo não existe, é apenas uma representação social", "tudo é ideologia, menos Marx e Foucault, esses são para valer", "as leis de mercado não são naturais, são inventadas pelos opressores", "governo que gasta mais do que ganha não quebra".

Nestes dois últimos casos, você diz isso até que tenha de gastar seu suado dinheirinho ou demitir sua empregada para cortar gastos, ou que alguém queira tomar sua vaga na universidade em que você prega essas bobagens para os coitados dos alunos.

E o que dizer do conceito (?) de "cissexual" para substituir "heterossexual"? Alguém, por favor, acorda essas pessoas e diz para eles pararem de inventar termos ridículos que servem apenas para teses que ninguém vai ler e para seus 15 amigos?!

Autores como Thomas Sowell, em livros como "Os Intelectuais e a Sociedade", traduzido pela editora É Realizações, têm falado desses delírios. Os intelectuais (os "ungidos", como fala Sowell) acham que entendem o mundo melhor do que as pessoas que o sustentam há milênios. De dentro de seus gabinetes, como dizia Edmund Burke (1729-97), em pleno século 18, produzem suas "teorias de gabinetes" achando que sabem de tudo.

Só alguém que delira diz absurdos como os de que a humanidade não está dividida em homem e mulher, mesmo que gêneros minoritários habitem entre nós com todo o direito de assim o ser.

Ou que o corpo seja uma representação social, mesmo que dimensões culturais façam parte de nossa percepção dos corpos. Será que, mesmo diante de um câncer, esses gênios do nada dirão que o "corpo é uma representação social"? Qual seria a "representação social" de um câncer? Opressão celular?

A proposta samurai se ancoraria na ideia de que as ciências humanas há muito tempo não nos ajudam em muita coisa. Sociólogos como Norbert Elias (1897-1990) já temiam pelas ciências sociais e sua irrelevância, já que não nos ajudam em nada para evitar problemas reais.

Outro detalhe que parece sustentar a proposta samurai é a queda vertiginosa na fertilidade das mulheres japonesas: parece que as meninas de lá, como todas as meninas de países ricos, não querem mais ser mães. Querem o sucesso profissional. Esse tema é importante porque impacta diretamente, entre outras coisas, o mercado da educação, coisa que por aqui também já sentimos. Faltam jovens para preencher as vagas das escolas e das faculdades.

O foco mesmo da proposta samurai, no entanto, seria a inutilidade das ciências humanas para os seres humanos. O máximo, não? Temo que a culpa seja nossa.

Transformamo-nos em seres alienados, que acreditam que as bobagens que se fala em aula e em teses descrevem a vida das pessoas. Talvez a melhor forma de descrever aquilo no que se transformou as ciências humanas seja mesmo "masturbação". Aquele tipo de coisa que parece dar prazer, mas que, na realidade, é prova da incapacidade de gozar "em" alguém real.

As ciências humanas se tornaram incapazes de dialogar com a realidade. Criaram um "mundinho bobo de teses emancipatórias" a serviço da masturbação intelectual. Afirmam que tudo é "construção social", mesmo que uma pedra lhes caia sobre a cabeça todo dia. O nome disso é surto psicótico. Há um surto correndo solto em muitos departamentos de ciências humanas. Para começar, como tratamento, proporia dar um tempo no gozo com Marx, Foucault e Piketty.

Há décadas se detona a família em salas de aula. Detona-se o homem, seus afetos e inseguranças, ensina-se às mulheres que os homens são seus inimigos. Christopher Lasch (1932-94) acertou em cheio quando identificou nesse "ódio ao sexo oposto" uma incapacidade típica da cultura do narcisismo. Narcisistas são pessoas incapazes de se arriscar na vida. Preferem lamber suas próprias imagens no espelho.

Quem sabe a espada samurai nos ajude a recobrar a consciência de nosso ridículo. Já passou da hora.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #76 Online: 09 de Outubro de 2015, 17:37:36 »
Esse texto postado tem tantos espantalhos que eu nem. Sei por onde começar.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 09 de Outubro de 2015, 17:46:36 »
Esse texto postado tem tantos espantalhos que eu nem. Sei por onde começar.....

Cite alguns. Três já estão de bom tamanho.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 09 de Outubro de 2015, 18:14:39 »
Sem a criação de espantalhos ficaria impossível dizer que alguém está querendo proibir a discussão sobre qualquer coisa que seja.

Repetindo, discutir é diferente de formar, capacitar. Não estou dizendo que as universidades devem formar astrólogos, médiuns ou psicoterapeutas de animais domésticos. Estou dizendo que se essas coisas existem no mundo real, essas coisas devem ser investigadas como fenômenos históricos, antropológicos, sociais, psicológicos, patológicos, etc conforme a curiosidade de cada pesquisador e para ser investigada e discutida, a pseudociência em questão deve ser  estudada em profundidade.

As universidade "públicas" devem ser livres para escolherem internamente o que bem desejarem formar?

Como determinar o que a universidade "pública" deve formar?

1. Para cursos com diploma reconhecido - Um professor de uma universidade pública poderia explicar como isso funciona Lá. Nas particulares o curso é estruturado na forma de um projeto que inclui várias partes, inclusive um projeto pedagógico. Esse projeto é encaminhado a em orgão do ministério da educação para aprovação que destaca uma equipe para fazer a avaliação do projeto. Essa equipe visita as instalações, avalia os recursos pedagógicos, discute a necessidade do curso e outros aspectos para que o curso possa ser reconhecido e a universidade possa emitir um diploma oficial, reconhecido pelo ministério da educação. Durante o processo de avaliação, a equipe que elaborou o projeto pode ser sabatinada. O curso pode ser lançado extra oficialmente, na condição de curso livre e formar turmas que podem receber o diploma após a regulamentação, que também pode não ocorrer.

2. Cursos livres - Com certificado de conclusão emitido pela universidade. No caso das particulades, vale tudo. Muitas faculdades até alugam salas para professores ministrarem seus próprios cursos que citam "parceria" com a faculdade nos certificados de conclusão ou de frequência.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #79 Online: 09 de Outubro de 2015, 18:33:28 »
Sem a criação de espantalhos ficaria impossível dizer que alguém está querendo proibir a discussão sobre qualquer coisa que seja.

Repetindo, discutir é diferente de formar, capacitar. Não estou dizendo que as universidades devem formar astrólogos, médiuns ou psicoterapeutas de animais domésticos. Estou dizendo que se essas coisas existem no mundo real, essas coisas devem ser investigadas como fenômenos históricos, antropológicos, sociais, psicológicos, patológicos, etc conforme a curiosidade de cada pesquisador e para ser investigada e discutida, a pseudociência em questão deve ser  estudada em profundidade.

As universidade "públicas" devem ser livres para escolherem internamente o que bem desejarem formar?

Como determinar o que a universidade "pública" deve formar?

1. Para cursos com diploma reconhecido - Um professor de uma universidade pública poderia explicar como isso funciona Lá. Nas particulares o curso é estruturado na forma de um projeto que inclui várias partes, inclusive um projeto pedagógico. Esse projeto é encaminhado a em orgão do ministério da educação para aprovação que destaca uma equipe para fazer a avaliação do projeto. Essa equipe visita as instalações, avalia os recursos pedagógicos, discute a necessidade do curso e outros aspectos para que o curso possa ser reconhecido e a universidade possa emitir um diploma oficial, reconhecido pelo ministério da educação. Durante o processo de avaliação, a equipe que elaborou o projeto pode ser sabatinada. O curso pode ser lançado extra oficialmente, na condição de curso livre e formar turmas que podem receber o diploma após a regulamentação, que também pode não ocorrer.

2. Cursos livres - Com certificado de conclusão emitido pela universidade. No caso das particulades, vale tudo. Muitas faculdades até alugam salas para professores ministrarem seus próprios cursos que citam "parceria" com a faculdade nos certificados de conclusão ou de frequência.

Por isso minha pergunta mirou as universidades públicas.

Minha curiosidade grande mesmo é quem e como define o que deve se formar através das universidades públicas.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #80 Online: 09 de Outubro de 2015, 18:37:02 »
Vejamos algumas pérolas: "A humanidade não se divide em homem e mulher", "o corpo não existe, é apenas uma representação social", "tudo é ideologia, menos Marx e Foucault, esses são para valer", "as leis de mercado não são naturais, são inventadas pelos opressores", "governo que gasta mais do que ganha não quebra".

Puxa, Pondé, pra valer, você vai pegar frases fora de contexto assim (e o mesmo continua no decorrer do texto)? Jura que você não entende quando se fala que 'tudo é ideologia' ou que o ''o corpo é uma representação social'?  Deixa eu fazer o mesmo citando Wittgenstein: (em inglês pq to sem tempo)

"The sensation of pain is not a something, but not a nothing either! The conclusion was only that a nothing would serve just as well as a something about which nothing could be said.”

...e daqui vemos claramente que Wittgenstein nada contribuiu para o pensamento mundial.

No mais, eu não tenho paciência para escrever contra o Pondé. Só comentei o que mais me espanta. Um dos fatos da fraqueza dos cursos de ciências humanas é com certeza o próprio Pondé.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #81 Online: 09 de Outubro de 2015, 19:31:52 »
Rocky Joe ja fez parte do trabalho.

De resto só posso acrescentar que o Pondé é um ótimo exemplo de como a direita pode ser tnao nociva quanto a esquerda. Ir contra curso de humanas por terem ideais de esquerda é bizzarro, é ridículo e aceitar isso é perigoso.

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #82 Online: 09 de Outubro de 2015, 19:41:21 »
Ei gosto do Pondé, mas quando ele faz críticas do tipo "jogo rápido", em artigos curtos como esses, as suas ideias ficam bem empobrecidas mesmo.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #83 Online: 09 de Outubro de 2015, 20:21:44 »
Rocky Joe ja fez parte do trabalho.

De resto só posso acrescentar que o Pondé é um ótimo exemplo de como a direita pode ser tnao nociva quanto a esquerda. Ir contra curso de humanas por terem ideais de esquerda é bizzarro, é ridículo e aceitar isso é perigoso.

Espantalho bravo. Reli e não vi isso escrito.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #84 Online: 09 de Outubro de 2015, 20:23:13 »
Ei gosto do Pondé, mas quando ele faz críticas do tipo "jogo rápido", em artigos curtos como esses, as suas ideias ficam bem empobrecidas mesmo.

Concordo.

Na verdade, essas colunas de jornal midiático são pobres mesmo, na medida em que funcionam apenas pra vender jornal.

Agora, ser pobre e raso é diferente de ser errado, não é verdade?

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.
« Resposta #85 Online: 10 de Outubro de 2015, 15:36:23 »
Não.

Mas o efeito forer não seria um exemplo que se encaixa neste seu trecho? :stunned:

Psicólogos poderiam manifestar interesse nos aspectos motivacionais dos criacionistas

O debate na universidade deve acontecer em outros níveis, as pseudociências devem ser discutidas sob as óticas de diferentes campos do conhecimento. Usando o exemplo que você deu, vou listar algumas dessas óticas. Historiadores podem se preocupar com a investigação do desenvolvimento do criacionismo ao longo do tempo, antropólogos podem discutir o papel das crenças no criacionismo em contextos culturais, sociólogos poderiam debater o comportamento dos criacionistas em função de seus meios sociais e as características de seus diversos grupos. Psicólogos poderiam manifestar interesse nos aspectos motivacionais dos criacionistas. E assim por diante. Portanto não se trata simplesmente de "desconvencer" criacionistas, mas de tentar investigar e entender o criacionismo como um fenômeno humano.

Ah, sim, contanto que fosse deixado claro que não estarão "dando palco" para pseudociências, não vejo problemas. :ok:

Você ainda pode perguntar sobre a utilidade desse conhecimento. Argumentar que é tudo papo furado, que é gastar tempo e dinheiro a toa. Só posso dizer que todo conhecimento provém de processos de investigação motivados pela curiosidade, que é uma das manifestações da inteligência. A censura da curiosidade é a censura do pensamento e consequentemente do conhecimento e ninguém tem o direito de censurar alguém. A universidade como território para livre pensamento, onde tudo, absolutamente tudo pode ser pensado e discutido é uma garantia dessa liberdade.

Não vou afirmar que é inútil (em nenhum momento afirmei isso), pois apenas tenho curiosidade sobre tal tema (por não entender muito), então, acho que poderia estar fazendo como o pessoal que diz que exploração espacial é inútil. |(

:ok:

É preciso muito cuidado com o rótulo "pseudociência". Muita gente acha a psicologia pseudociência.

Não é o meu caso, talvez essas pessoas confundam psicologia com psicanálise. :hein:

Muita gente acha que todas as "ciências" humanas são pseudociências. É possível uma ciência se transformar numa pseudociência via refutação? Como? Ou uma pseudociência já nasce condenada?

Com a refutação de sua "tese central", a teoria/hipótese cai, mas se mesmo assim, por crenças pessoais (ou por desonestidade mesmo) algumas pessoas continuarem defendendo tal ideia como comprovada cientificamente, e sendo da mesma validade de métodos já comprovados (homeopatia vs alopatia), ou parecendo científica (mas não sendo), pode ser classificada como pseudociência (outro exemplo, a "ciência espiritual").
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #86 Online: 13 de Outubro de 2015, 11:50:26 »

Concordo.

Na verdade, essas colunas de jornal midiático são pobres mesmo, na medida em que funcionam apenas pra vender jornal.

Agora, ser pobre e raso é diferente de ser errado, não é verdade?
Sim, uma pessoa pode ser refutada mesmo após ter sido convincente e apresentado bons argumentos. É o caso de Freud por exemplo, a psicanalise atualmente está, de maneira geral, refutada, e é consenso na comunidade científica de que representa uma pseudociência (apesar de alguns acertos, como o da mente inconsciente), mas eu que li várias obras de Freud posso dizer que ele tinha um discurso convincente e que apresentou sua teoria com bons argumentos, não é à toa que seu legado é enorme, e suas teorias influenciaram e continuam a influenciar diversas pessoas, mesmo hoje.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #87 Online: 13 de Outubro de 2015, 12:59:02 »

Eu gostaria de viver num país onde houvesse um balanço entre as profissões, nem 8 e nem 80. Cada área cuidando do seu. Quer construir um prédio? Contrate um engenheiro. Quer sair da cadeia? Contrate um advogado. Crianças abandnadas? Assistentes sociais.

Querer minar a importância ou necessidade de uma área do conhecimento humano porque tal área tem pessoas que discordam da sua visão de mundo é o cúmulo da ignorância.

No Brasil o governo solta de graça, ja  para manter presos nem pagando advogados caros, pergunte a Glória Perez que ela poderá confirmar com conhecimento de causa.
Crianças abandonadas vivem da caridade de abrigos particulares, pois o governo não possui nenhum.
quanto a eficiência pratica dos cursos, um cientista inglês pesquisando o ensino no Brasil concluiu que a teoria possui um bom conteúdo embora o Brasil não consiga produzir muitos cientistas.
tambem acho que deveria ter uma maior relevância pratica.
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #88 Online: 13 de Outubro de 2015, 13:10:45 »
Muita engenharia, muita tecnologia e muitos robôs ?  Legal.  Sociedade perfeita. Ou não ?

Por que o Japão tem uma taxa de suicidios tão alta?

De certa forma, Nishida concorda com este ponto de vista: "O Japão não tem história de Cristianismo. Então, o suicídio não é um pecado. Na verdade, alguns encaram como uma forma de assumir responsabilidade por alguma coisa".

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07/150705_japao_suicidio_rb

concordo hoje em dia a fé  tem conseguido salvar muita gente

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #89 Online: 13 de Outubro de 2015, 13:37:48 »
Ué, Japão não é cristão e por isso as pessoas se matam. Brasil é cristão e as pessoas matam umas as outras numa quantidade abusrdamente alta. Fé previne suicídios mas não previne homicídios?

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #90 Online: 13 de Outubro de 2015, 15:03:31 »
Ué, Japão não é cristão e por isso as pessoas se matam. Brasil é cristão e as pessoas matam umas as outras numa quantidade abusrdamente alta. Fé previne suicídios mas não previne homicídios?
Beleza, no cristianismo o suicídio é um pecado, enquanto na cultura japonesa, foi e ainda é considerado por muitos como um ato de honra, e talvez isso explique um pouco a situação do país em relação aos suicídios. No entanto, no cristianismo matar os outros também é pecado, e isso não impede que os números de homicídios em países cristãos, como o Brasil, sejam tão altos, isso é verdade.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #91 Online: 13 de Outubro de 2015, 20:37:11 »
No budismo e no xintoísmo o suicídio não é pecado?

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #92 Online: 15 de Outubro de 2015, 12:35:04 »
No budismo e no xintoísmo o suicídio não é pecado?
O budismo não fala sobre pecados, e sim karma, que a grosso modo significa que a sua situação de vida e acontecimentos atuais é consequência de seus atos no passado, já o xintoísmo eu não sei sobre o que falam.

Segundo a Wikipédia, a respeito da prática cultural do suicídio no Japão: "A história japonesa está repleta de relatos de pessoas que cometeram seppuku e outras formas de suicídio; a arte e literatura do Japão há muito que exalta o suicídio como um meio nobre de expiar a vergonha." (Ver: Seppuku, Factores culturais do suicídio, Wikipédia.)

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #93 Online: 15 de Outubro de 2015, 16:29:30 »
Na Índia, as pessoas tem mais fé religiosa do que aqui no Brasil? País de alta desigualdade de renda, majoritariamente de pobres e miseráveis, mas os homicídios são proporcionalmente muito menor. Será que as pessoas aqui tem muito mais fé no bem material?
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #94 Online: 17 de Outubro de 2015, 11:05:38 »
Digamos que os verdadeiros candidatos a cristão procuram se matar menos.

mas, alguns acham que a fé em Deus pode salvar, outros que pode matar, por exemplo ja vi um bandido matar o outro e dizer "vai com Deus", outro deu "graças a deus" por ter conseguido matar a  vitima que tentou reagir :biglol:

a questão do suicidio é complexa porque foge a razão do ser, ao ponto dele desejar não mais ser, mesmo no Brasil cristãos tem sua fé sucumbidas pela falta de razão acabam vendo na morte uma porta de fuga para o final das suas dificuldades.
traduzindo todo cristão antes de cometer suicido perde a razão e se torna ateu!

ja os que se dizem "cristão" matando em nome de deus, são  hipócritas que acreditam na continuação da vida ou não, vai saber se no fundo tambem não possuem fé.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2015, 11:31:01 por Criaturo »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #95 Online: 17 de Outubro de 2015, 14:02:02 »
Olha o escocês aí geeeeenteeee!!!!!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #96 Online: 17 de Outubro de 2015, 15:43:28 »
 :?: :?: :?: :?: :?:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #98 Online: 17 de Outubro de 2015, 20:10:14 »
fui claro desde o principio: Digamos que os verdadeiros candidatos a cristão procuram se matar menos.

Só Jesus é o  cristo, seus seguidores são apenas candidatos a se tornarem cristão, os que se declaram cristão ja demonstram que não o são!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #99 Online: 17 de Outubro de 2015, 20:33:29 »

os que se declaram cristão ja demonstram que não o são!
E este aqui? ::)
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!