É por essa e outras que eu não apoio nenhum movimento social de minorias, (leia mulheres, negros e lgbts), não me declaro como feminista, ativista do movimento negro ou LGBT, e inclusive costumo me colocar como opositor a estes movimentos. Isso ai pode até ser considerado como radicalismo, como representantes de uma minoria dentro destes movimentos, mas as premissas das quais partem quase todos os integrantes destes movimentos, de maneira geral são premissas que discordo, como a da divida histórica no caso dos negros, ou a da opressão histórica no caso das mulheres, e por ai vai. Eu discordo destas premissas, e também da forma como agem para fazer valer os seus ideais, sou a favor da igualdade racial, de gênero e orientação sexual, mas sou evidentemente opositor destes movimentos de minorias que dizem lutar por igualdade, agindo da forma como criticado por mim aqui.
Qualquer um que estude as origens dos movimentos de minorias, não irá apoiá-los!!
A defesa dos direitos de grupos político-socialmente desfavorecidos. Como ousam! Essa gentinha devia saber ficar em seu devido lugar.
Buck,
Não apoiar os movimentos políticos e a totalidade de sua agenda, NÃO significa não apoiar o fim da discriminação, etc. Essa sua ironia pecou muito por ser simplória na análise dos fatos.
Foi apenas uma tentativa de chamar atenção a sua exposição simplória das origens desses grupos.
Uma pergunta : Porque você achar que todos esses movimentos de minorias, ongs, etc são controlados pela esquerda ?
Eles não são "controlados pela esquerda", eles são de esquerda. E isso quase por definição, por serem posturas "progressivas".
Teoricamente conservadores poderiam também ter ativismo similar, mas tendem a ser menos "intervencionistas", mesmo nesses aspectos sociais. Achando que ou não há realmente problema algum, ou nada que se devesse pressionar o governo a fazer, e bem provavelmente nada que eles mesmos se vejam inclinados a fazer.
Exceto quando são diretamente antagônicos, como quanto a casamento gay, aí eles fazem ativismo, esperneiam e tal. Historicamente, também seriam a oposição ou no mínimo indiferença aos direitos da mulher. Idem quanto a fim da escravidão e direitos dos negros.
Não significa que seja o mesmo hoje, não são os mesmos conservadores o tempo todo, na medida em que a sociedade evoluiu, uma boa parte assimilou esses novos valores, mesmo a maioria daqueles que se rotula conservador, ao menos a maioria dos valores.
Mas sim, os movimentos sociais podem tanto deixar de defender algo que faça sentido (por anacronismo ou extremismo), como serem cooptados para interesses pessoais, o nicho populista é algo bastante atraente.