Autor Tópico: O Aquecimento Global pode ser "gerenciado" sem intervenção estatal?  (Lida 2480 vezes)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Re:O Aquecimento Global pode ser "gerenciado" sem intervenção estatal?
« Resposta #25 Online: 26 de Outubro de 2015, 12:05:38 »
Aliás, me alinho totalmente a essa necessidade exposta por Rawls. E um liberalismo/libertarianismo que ocorra tão logo as pessoas nasçam livres e com plenas possibilidades de escolha.

Vou até estudá-la mais.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #26 Online: 26 de Outubro de 2015, 13:53:39 »
muita gente atue para criar demandas para o serviço que tem pra oferecer, ou seja, inserindo dificuldades ou problemas onde já se tem uma solução para vender.

As vezes eu acho que tem mesmo gente criando pernilongo para vender raquetes elétricas e talvez inseticidas.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 26 de Outubro de 2015, 23:25:01 »
muita gente atue para criar demandas para o serviço que tem pra oferecer, ou seja, inserindo dificuldades ou problemas onde já se tem uma solução para vender.

As vezes eu acho que tem mesmo gente criando pernilongo para vender raquetes elétricas e talvez inseticidas.

Pernilongo eu não sei, mas me preocupa muito esse negócio de penitenciária privada.

Em Minas parece que tem uma e funciona muito bem. Mas o problema é que o cara, o empresário, recebe por cabeça. Ou seja, por preso.

De um ponto de vista estritamente empresarial quanto mais gente na cadeia melhor. 

Os Estados Unidos, país com maior número de penitenciárias privadas tem também a maior população carcerária do mundo: 2,2 milhões de presos.  Bem maior que a da China, que vem em segundo lugar e é um pais superpovoado onde as leis são rigorosas.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #28 Online: 26 de Outubro de 2015, 23:30:52 »
O Brasil vem em quarto nesse ranking sendo então um grande mercado para esse tipo de negócio.

Já são mais de 600 mil detentos.

Mas em um país corrupto onde meia dúzia de empreiteiras decidiam o orçamento no congresso ( e talvez ainda decidam ) é temerário fazer disso um negócio.

Claro, os libertarianos não pensariam assim.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 26 de Outubro de 2015, 23:42:31 »

Pernilongo eu não sei, mas me preocupa muito esse negócio de penitenciária privada.

Em Minas parece que tem uma e funciona muito bem. Mas o problema é que o cara, o empresário, recebe por cabeça. Ou seja, por preso.

De um ponto de vista estritamente empresarial quanto mais gente na cadeia melhor. 

Os Estados Unidos, país com maior número de penitenciárias privadas tem também a maior população carcerária do mundo: 2,2 milhões de presos.  Bem maior que a da China, que vem em segundo lugar e é um pais superpovoado onde as leis são rigorosas.

O conjunto de legislações estadunidenses são muito mais rigorosas que as chinesas.
Foto USGS

Rhyan

• Visitante
« Resposta #30 Online: 27 de Outubro de 2015, 01:45:58 »
O cara diz bem que as pessoas irão cuidar do que é delas mesmas, ótimo, parece que há mesmo essa tendência natural. Agora, eu posso também destruir o que é meu, caso eu queira, por motivos mil, até mesmo dando lugar a outros empreendimentos que eu julgue serem necessários, nem sempre pra ter ganho de capital ou atender a uma demanda da população, imediatamente prejudicando muita gente. Aí a resposta padrão seria: "Mas Johnny, vão aparecer concorrentes pra suprir a nova demanda!", em alguns casos, pode ser muito difícil, a depender do que foi destruído e, além disso, quem garante que vai aparecer alguém? Ninguém.

Nada é tão escasso que torne um monopólio natural, pior ainda se considerar bens substitutos. Outro ponto é que poluir propriedade alheia é crime.

Ademais, ele mostra como cada um cuidará dos próprios lotes e não estragará o do outro, por causa da noção de propriedade. Mas talvez contando que todos tenham lotes? E quem ainda não tem porque, por exemplo, nasceu, sei lá, numa casa de palafita ilegal. O que fazer com esses, inclusive caso queiram depredar algum dos lotes?

Não entendi bem esse exemplo. Liberais acreditam em leis e propriedades privada bem definidas. Esse ponto é levado em conta nos rankings de liberdade econômica, forte apoio legal à propriedade privada.

Agora, é curioso o cara sugerindo que a saída pra resolver vários dos problemas coletivos é: processar. Ora, processar pra quem? Quem irá lá fazer valer "a lei comum"? E que leis?? É praticamente começar a propor um "estado privado", que talvez seja mesmo melhor que o "estado estatal" mas... que coisa...

Haveria um sistema legal e tribunais privados, não existe esse problema do "pra quem".

Pela noção do camarada, só são feitas as coisas que tem retorno financeiro e isso é o grande problema do estado, que no caso do cuidado ambiental tomaria o cuidado de fazer nada e somente parecer que faz algo. ORRA, as empresas não poderiam (e agem já assim) fazer a mesma coisa? Se você parece, e o consumidor entende que a realidade é aquela mesma... TCHARAM!

Não entendi o que você quis dizer. O que o Raphael quis dizer é que numa situação que você pode tomar processo e provavelmente vai perder você pode optar por negociar com o outro lado. Algo que evidentemente já acontece hoje em acordos de reconciliação.

Well... crenças e muita fé no homem.
De forma alguma. Crença no poder de organização da propriedade privada, dos contratos e dos preços.

Ninguém que acredita nisso acredita que será um paraíso sem problemas, nem que exigirá uma mudança na natureza humana. Isso é só racionalidade econômica aplicada e filosofia da liberdade individual.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #31 Online: 27 de Outubro de 2015, 10:27:02 »
Thanks, Bro!

O cara diz bem que as pessoas irão cuidar do que é delas mesmas, ótimo, parece que há mesmo essa tendência natural. Agora, eu posso também destruir o que é meu, caso eu queira, por motivos mil, até mesmo dando lugar a outros empreendimentos que eu julgue serem necessários, nem sempre pra ter ganho de capital ou atender a uma demanda da população, imediatamente prejudicando muita gente. Aí a resposta padrão seria: "Mas Johnny, vão aparecer concorrentes pra suprir a nova demanda!", em alguns casos, pode ser muito difícil, a depender do que foi destruído e, além disso, quem garante que vai aparecer alguém? Ninguém.

Nada é tão escasso que torne um monopólio natural, pior ainda se considerar bens substitutos. Outro ponto é que poluir propriedade alheia é crime.

É crime segundo quem?

Além do mais, o que isso garante que irá aparecer um competidor E com condições de suprir as demandas, para o que expus acima? Ainda não foi exposto. Dizer que é “o mercado” daria no mesmo.
Daí partem uns bons exemplos de fé.

Ademais, ele mostra como cada um cuidará dos próprios lotes e não estragará o do outro, por causa da noção de propriedade. Mas talvez contando que todos tenham lotes? E quem ainda não tem porque, por exemplo, nasceu, sei lá, numa casa de palafita ilegal. O que fazer com esses, inclusive caso queiram depredar algum dos lotes?

Não entendi bem esse exemplo. Liberais acreditam em leis e propriedades privada bem definidas. Esse ponto é levado em conta nos rankings de liberdade econômica, forte apoio legal à propriedade privada.

Eu disse que no exemplo dele, parece que todos tem lotes. Portanto, desde cada um respeite seu espaço, tudo bem. Acontece que não é esse o caso, existe gente que não tem lote algum e, muitas vezes, por condições naturais. Esse pessoal estaria, portanto, fora dos acordos iniciais e subjugados à lei definida pelo detentor primário dos recursos. Não há liberdade aí.

As leis, pelo que entendo, seriam definidas por cada um e negociadas com as outras partes, que podem aceitar ou não. Não sendo já “bem definidas” a priori, embora contem positivamente nos rankings de liberdade econômica. Caso você tenha nada além do que sua própria pessoa, as condições de negociação começam absolutamente desfavoráveis para você, ainda mais considerando que você estará sempre, em alguma medida, na propriedade de um terceiro, desde sempre, meio que já naturalmente se subjugando a este.

Vem até uma curiosidade aqui: O que seria feito com uma dessas pessoas, num mundo absolutamente anárquico, que possuidora de nada está obrigatoriamente na propriedade de um terceiro e sem acordar qualquer termo?

Agora, é curioso o cara sugerindo que a saída pra resolver vários dos problemas coletivos é: processar. Ora, processar pra quem? Quem irá lá fazer valer "a lei comum"? E que leis?? É praticamente começar a propor um "estado privado", que talvez seja mesmo melhor que o "estado estatal" mas... que coisa...

Haveria um sistema legal e tribunais privados, não existe esse problema do "pra quem".

A subjugação a esses tribunais não seria obrigatória, e ficaria a cargo do “lesado” demonstrar ao resto da sociedade que ele o foi, esperando que o mercado faça justiça financeira com a outra parte e sem qualquer obrigatoriedade de restituição ou reparação.

Pela noção do camarada, só são feitas as coisas que tem retorno financeiro e isso é o grande problema do estado, que no caso do cuidado ambiental tomaria o cuidado de fazer nada e somente parecer que faz algo. ORRA, as empresas não poderiam (e agem já assim) fazer a mesma coisa? Se você parece, e o consumidor entende que a realidade é aquela mesma... TCHARAM!

Não entendi o que você quis dizer. O que o Raphael quis dizer é que numa situação que você pode tomar processo e provavelmente vai perder você pode optar por negociar com o outro lado. Algo que evidentemente já acontece hoje em acordos de reconciliação.

Talvez só o exemplo dele tenha sido ruim. A negociação existe mesmo e deve sempre existir, a meu ver.

Well... crenças e muita fé no homem.
De forma alguma. Crença no poder de organização da propriedade privada, dos contratos e dos preços.

Ninguém que acredita nisso acredita que será um paraíso sem problemas, nem que exigirá uma mudança na natureza humana. Isso é só racionalidade econômica aplicada e filosofia da liberdade individual.

Bom, o tempo todo a fé que aparecerão competidores e gente com gana para investir e ter ganho financeiro para resolver todos os problemas, sem a menor possibilidade de apontarmos de antemão quem são essas pessoas ou mesmo quando elas aparecerão.

Afirmar que essas coisas irão de fato ocorrer é somente fé. E não há problemas nisso.

Agora, note, a maior parte desses meus pontos não seria feito caso eu estivesse mirando apenas um ambiente liberal/libertário e não absolutamente ancap.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #32 Online: 27 de Outubro de 2015, 12:05:41 »
É crime segundo quem?

Segundo a lei. Se for num estado mínimo é uma lei centralizada, se for numa anarquia é num sistema de leis policêntricas. Como ninguém gosta de ter sua propriedade violada e poluída, é fácil pensar que haveria uma demanda gigantesca por leis assim, em qualquer uma das correntes.

Além do mais, o que isso garante que irá aparecer um competidor E com condições de suprir as demandas, para o que expus acima? Ainda não foi exposto. Dizer que é “o mercado” daria no mesmo.

Não conheço nenhum exemplo real de monopólio natural, você conhece?

Eu disse que no exemplo dele, parece que todos tem lotes. Portanto, desde cada um respeite seu espaço, tudo bem. Acontece que não é esse o caso, existe gente que não tem lote algum e, muitas vezes, por condições naturais. Esse pessoal estaria, portanto, fora dos acordos iniciais e subjugados à lei definida pelo detentor primário dos recursos. Não há liberdade aí.

Por que uma pessoa deveria ter o direito de entrar em acordos sobre propriedades e empresas que ela não pertence nem afetada por elas? Uma pessoa não tem propriedades num condomínio, nem é vítima de algum tipo de agressão pelo mesmo, essa pessoa não tem direito algum de participar das reuniões e decisões desse condomínio.

As leis, pelo que entendo, seriam definidas por cada um e negociadas com as outras partes, que podem aceitar ou não. Não sendo já “bem definidas” a priori, embora contem positivamente nos rankings de liberdade econômica. Caso você tenha nada além do que sua própria pessoa, as condições de negociação começam absolutamente desfavoráveis para você, ainda mais considerando que você estará sempre, em alguma medida, na propriedade de um terceiro, desde sempre, meio que já naturalmente se subjugando a este.

As pessoas sempre têm propriedades começando pela principal delas, a autopropriedade. Quem não tem nada pode vender sua força de trabalho ou procurar a caridade. Não compreendo o que isso tem a ver com o tema poluição, mas ok.

Vem até uma curiosidade aqui: O que seria feito com uma dessas pessoas, num mundo absolutamente anárquico, que possuidora de nada está obrigatoriamente na propriedade de um terceiro e sem acordar qualquer termo?

???
Essa pessoa é um escravo acorrentado? Foi sequestrado? É um mendigo escondido num porão?
Não entendi nada desse exemplo.
Se vc não está falando sobre poluição, mas sobre pessoas muito miseráveis, como eu disse, haveria caridade além de muito trabalho disponível para quem quisesse/pudesse trabalhar. Haveria albergues, moradias populares, coisas assim, as pessoas seriam muito mais ricas num ambiente libertário podendo ser muito mais caridosas do que são.

A subjugação a esses tribunais não seria obrigatória, e ficaria a cargo do “lesado” demonstrar ao resto da sociedade que ele o foi, esperando que o mercado faça justiça financeira com a outra parte e sem qualquer obrigatoriedade de restituição ou reparação.

Haveria empresas de advocacia para representar tais pessoas com equipamentos necessários caso houvesse tais demandas e suspeitas. Acredito que seria bem melhor que hoje onde empresas ligadas ao governo escapariam com facilidade ou subornaria a justiça.

Bom, o tempo todo a fé que aparecerão competidores e gente com gana para investir e ter ganho financeiro para resolver todos os problemas, sem a menor possibilidade de apontarmos de antemão quem são essas pessoas ou mesmo quando elas aparecerão.

hahaha quê??? vc quer que eu aponte os nomes das pessoas que vão surgir no mercado em setores que serão desestatizados?

Afirmar que essas coisas irão de fato ocorrer é somente fé. E não há problemas nisso.

Isso é teoria econômica básica, qualquer economista concorda. Quando tirada as barreiras de entrada haveria mais concorrentes, quando o lucro de um setor é maior que o "de equilíbrio" estimula a entrada de novos concorrentes.
Na boa, antes de falar em fé, pegue livros de economia básica, tenha a noção inicial de como funciona o mercado.

Agora, note, a maior parte desses meus pontos não seria feito caso eu estivesse mirando apenas um ambiente liberal/libertário e não absolutamente ancap.

A teoria é a mesma, só é aplicada em outros setores.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #33 Online: 27 de Outubro de 2015, 13:49:12 »
É crime segundo quem?

Segundo a lei. Se for num estado mínimo é uma lei centralizada, se for numa anarquia é num sistema de leis policêntricas. Como ninguém gosta de ter sua propriedade violada e poluída, é fácil pensar que haveria uma demanda gigantesca por leis assim, em qualquer uma das correntes.

Correto.

Não conheço nenhum exemplo real de monopólio natural, você conhece?

Eu também não conheço.

Da mesma forma não conheço nenhum exemplo real de sistema anarco capitalista, e ainda assim estou aqui no fórum discutindo várias vezes sobre o tema. Lol.

Por que uma pessoa deveria ter o direito de entrar em acordos sobre propriedades e empresas que ela não pertence nem afetada por elas? Uma pessoa não tem propriedades num condomínio, nem é vítima de algum tipo de agressão pelo mesmo, essa pessoa não tem direito algum de participar das reuniões e decisões desse condomínio.

Explicarei mais abaixo, em ponto similar.

As pessoas sempre têm propriedades começando pela principal delas, a autopropriedade. Quem não tem nada pode vender sua força de trabalho ou procurar a caridade. Não compreendo o que isso tem a ver com o tema poluição, mas ok.

Não tem nada a ver com poluição.

Seu ponto aqui foi irrelevante, não vai contra nem a favor o que eu expus.

???
Essa pessoa é um escravo acorrentado? Foi sequestrado? É um mendigo escondido num porão?
Não entendi nada desse exemplo.
Se vc não está falando sobre poluição, mas sobre pessoas muito miseráveis, como eu disse, haveria caridade além de muito trabalho disponível para quem quisesse/pudesse trabalhar. Haveria albergues, moradias populares, coisas assim, as pessoas seriam muito mais ricas num ambiente libertário podendo ser muito mais caridosas do que são.

Haveria? Cara, você consegue imaginar até as cores dessas casas?

As pessoas somente poderiam ser mais caridosas, isso não implica que seriam. Isso é básico, diferenciar as possibilidades dos fatos.

Agora sobre a figura sequestrada ou o mendigo misterioso: se um estado é extinto e sabemos que tem ali pessoas que nada possuem além da própria pessoa, há que se admitir que elas estão na propriedade de outrem. Portanto, de imediato, o que será feito com essas pessoas, assumindo que elas não podem estar flutuando no vácuo? Quem as removerá de onde se encontram e as reconduzirá pra onde?

“haveria caridade”, “alguém vai aparecer aí pra lucrar”, “o mercado vai dar um jeito”... Não são sentenças que apresentam uma solução.

Haveria empresas de advocacia para representar tais pessoas com equipamentos necessários caso houvesse tais demandas e suspeitas. Acredito que seria bem melhor que hoje onde empresas ligadas ao governo escapariam com facilidade ou subornaria a justiça.

Haveriam advogados…

Cara…

Tá difícil continuar.

Sei lá, esses advogados, poderiam ser mais baratos do que os de hoje, poderiam pertencer às empresas processadas, poderiam ser pagos pelos juízes privados, poderiam um monte de coisa. A condição ainda não obrigatória de alguém sequer responder a um processo ou reparar algum dano se mantém, caso essa parte ainda, especialmente,  não tenha feito qualquer acordo.

hahaha quê??? vc quer que eu aponte os nomes das pessoas que vão surgir no mercado em setores que serão desestatizados?

É isso, não da pra apontar, sabe pq? Porque nós não temos a menor garantia de que isso vá acontecer, embora os métodos nos indiquem que isso possa vir a se realizar.

Isso é teoria econômica básica, qualquer economista concorda. Quando tirada as barreiras de entrada haveria mais concorrentes, quando o lucro de um setor é maior que o "de equilíbrio" estimula a entrada de novos concorrentes.
Na boa, antes de falar em fé, pegue livros de economia básica, tenha a noção inicial de como funciona o mercado.

Aqui voltamos ao “va estudar”, “vocês só criticam porque não leram os postulados”.

Isso é meio cansativo e parece até um pouco cosplay da Luciana Genro.

Veja, se retiradas as barreiras de entrada, é facilitada, obviamente, as condições de entrada de novos concorrentes e daí deve se assumir que é mais provável a real vinda deles. Porém, não pode ser confundido, novamente, a possibilidade com certeza.

Condições de impossibilidade de certeza, mas ainda de afirmação, são por definição situações de fé.

Agora, boiei naquele “de equilíbrio” ali, você queria ter escrito oq? Preço?

A teoria é a mesma, só é aplicada em outros setores.

Sim, e os resultados podem ser absolutamente diferentes. Teorias similares aplicadas a ambientes/setores/cenários distintos podem resultar diferentemente.

Tem hora que a coisa fica tão exagerada e tão clicheziana que parece que na iminência de um naufrágio marinho, ancaps gritariam: "Não se preocupem, alguém aparecerá aqui para vender botes e coletes salva-vidas!! Não pulem!!"

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #34 Online: 27 de Outubro de 2015, 14:02:42 »
Agora, podemos voltar ao tema mais estritamente: como o aquecimento global pode ser gerenciado sem intervenção estatal?

Quando colocado em âmbito global, a pergunta fica ainda mais complexa de ser respondida, naturalmente, embora em alguns casos, podemos ver algumas empresas com grande habilidade de permear diferentes culturas (incluindo o corpo legislativo/governamental) através do globo.

Talvez a própria globalização seja um facilitador natural pra essa questão, sobre condições regulatórias ou de auditorias. Embora não sobre as de privatização.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2015, 14:09:33 por Johnny Cash »

Rhyan

• Visitante
« Resposta #35 Online: 28 de Outubro de 2015, 09:41:54 »
Há mendigos no mundo atualmente sem nenhum propriedade além do corpo, roupas velhas e rasgadas e algumas outras coisas que moram na rua. Como seu querido estado com seus lindos monopólios resolveu o problema? E os outros como esse do tópico sobre poluição e aquecimento global?

Como a teoria econômica explica que o desemprego involuntário é criação da intervenção do estado (no mercado trabalhista, nas regulações, no excesso de tributos, etc..), dá pra pensar que seria muito mais fácil ter um emprego, mesmo que seja um sub-emprego para pessoas sem tanta saúde. A produtividade de países liberais e ricos é muito maior que os outros, logo os salários seriam melhores.

Há mais caridade em volume e tamanho onde há mais riqueza.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #36 Online: 28 de Outubro de 2015, 10:05:43 »
Como seu querido estado com seus lindos monopólios [...]

Parei de ler aqui.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #37 Online: 28 de Outubro de 2015, 10:11:55 »
Eu pensei que o estado fosse capaz de resolver todos os problemas da humanidade.

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #38 Online: 28 de Outubro de 2015, 11:36:04 »
Eu pensei que o estado fosse capaz de resolver todos os problemas da humanidade.

Na linha da discussão, como a politica ambiental da União Europeia, através de suas respectivas diretivas e regulações (visando a preservação e/ou recuperação do ambiente, assim como a precaução contra incidentes), estaria auxiliando (ou atrapalhando) a economia dos países membros e o bem-estar dos cidadãos?
Não quero saber de Mises et caterva. Sejamos pragmáticos. Quero saber de resultados. De consequências diretas e indiretas.
Onde eles estão errando, onde estão acertando e onde podem melhorar?

E o que você acha de decisões como a da administração local da cidade de Freiburg, na Alemanha, onde foi estabelecido um piso de eficiência de energia (em Kwh/m² para aquecimento) para novas construções residenciais [que teve, como um dos resultados, um significativo encarecimento das construções], buscando reduzir a necessidade por grandes usinas de energia na região? E dos subsídios fiscais e incentivos do governo alemão para quem quiser instalar painéis solares em casa?

Se não quiser correr atrás de informações para desenvolver respostas minimamente consistentes, não tem problema.
Estou apenas curioso para saber a opinião de alguém com tamanho desagrado pela estrutura denominada Estado com relação à essas questões.

Grato
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Rhyan

• Visitante
« Resposta #39 Online: 28 de Outubro de 2015, 14:54:10 »
Quando falam de anarcocapitalismo, algo que nunca leram, óbvio, cobram perfeição, comparam com o nirvana. Acreditam que seria necessário um novo homem ou há ausência de qualquer tipo de agressão. Curioso, por que ancaps falam tanto em segurança, leis e justiça se nada disso seria necessário no paraíso do mercado? O anarcocapitalismo é a soma entre a teoria econômica liberal da Escola Austríaca, (e depois da Escola de Chicago), com a filosofia liberal clássica e a filosofia anarco-individualista. Mas as pessoas que tentam fazer criticas não conhecem nem suas bases, nem sobre economia liberal básica, economia clássica e neoclássica. O tema 'poluição' por exemplo não tem nenhuma relação com o anarcocapitalismo já que um governo minarquista não iria se importar com essas questões, não iria intervir em nada nesse tema. Com uma chuva de espantalhos, eu me sinto debatendo com criacionistas. Nunca vi um criacionista que entendesse de biologia ou estivesse disposto a ser honesto e estudasse o assunto que critica.

Quem tiver interessado em aprender sobre o tema Free Market Enviromentalism em geral, segue alguns links bons:

http://www.libertarianismo.org//artigos/economia-ambiental-austriaca-poluicao-ar-problema-coordenacao/
http://www.libertarianismo.org//artigos/poluicao-externalidades-teorema-coase/
http://www.libertarianismo.org//artigos/para-entender-a-poluicao/
http://www.libertarianismo.org/joomla//academia/artigosnovo/1372-como-o-livre-mercado-protege-o-meio-ambiente
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1177
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1148
https://mises.org/library/pollution-and-government-failure-china
https://mises.org/library/environmentalism-without-government
https://mises.org/library/austrian-theory-environmental-economics
https://reason.com/blog/2012/07/05/how-free-markets-will-beat-climate-chang

É isso aí, não voltarei a este tópico.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #40 Online: 28 de Outubro de 2015, 16:21:09 »
Quando falam de anarcocapitalismo, algo que nunca leram, óbvio, cobram perfeição, comparam com o nirvana. Acreditam que seria necessário um novo homem ou há ausência de qualquer tipo de agressão. Curioso, por que ancaps falam tanto em segurança, leis e justiça se nada disso seria necessário no paraíso do mercado? O anarcocapitalismo é a soma entre a teoria econômica liberal da Escola Austríaca, (e depois da Escola de Chicago), com a filosofia liberal clássica e a filosofia anarco-individualista. Mas as pessoas que tentam fazer criticas não conhecem nem suas bases, nem sobre economia liberal básica, economia clássica e neoclássica. O tema 'poluição' por exemplo não tem nenhuma relação com o anarcocapitalismo já que um governo minarquista não iria se importar com essas questões, não iria intervir em nada nesse tema. Com uma chuva de espantalhos, eu me sinto debatendo com criacionistas. Nunca vi um criacionista que entendesse de biologia ou estivesse disposto a ser honesto e estudasse o assunto que critica.

Quem tiver interessado em aprender sobre o tema Free Market Enviromentalism em geral, segue alguns links bons:

http://www.libertarianismo.org//artigos/economia-ambiental-austriaca-poluicao-ar-problema-coordenacao/
http://www.libertarianismo.org//artigos/poluicao-externalidades-teorema-coase/
http://www.libertarianismo.org//artigos/para-entender-a-poluicao/
http://www.libertarianismo.org/joomla//academia/artigosnovo/1372-como-o-livre-mercado-protege-o-meio-ambiente
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1177
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1148
https://mises.org/library/pollution-and-government-failure-china
https://mises.org/library/environmentalism-without-government
https://mises.org/library/austrian-theory-environmental-economics
https://reason.com/blog/2012/07/05/how-free-markets-will-beat-climate-chang

Cara, é um processo natural as pessoas se confundirem e se equivocarem, as vezes falaciosamente ao se deparar com conceitos que vão contra algum mainstrean, faz parte do jogo. Se você é portador de algum conhecimento o qual outrem não está familiarizado e acha conveniente divulgar, há que ter paciência afinal, grandes poderes, grandes responsabilidades.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2015, 16:23:59 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #41 Online: 28 de Outubro de 2015, 19:45:29 »
Com uma chuva de espantalhos, eu me sinto debatendo com criacionistas. Nunca vi um criacionista que entendesse de biologia ou estivesse disposto a ser honesto e estudasse o assunto que critica.

Segue no cosplay de Luciana Genro, sempre que interpelado ou perguntado.

Além do que é curioso reclamar dos espantalhos logo depois de dizer sobre meu amado estado e que o estado resolve tudo.

É óbvio.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #42 Online: 28 de Outubro de 2015, 21:48:19 »
Com uma chuva de espantalhos, eu me sinto debatendo com criacionistas. Nunca vi um criacionista que entendesse de biologia ou estivesse disposto a ser honesto e estudasse o assunto que critica.

Segue no cosplay de Luciana Genro, sempre que interpelado ou perguntado.

Além do que é curioso reclamar dos espantalhos logo depois de dizer sobre meu amado estado e que o estado resolve tudo.

É óbvio.
Eu acho que quando a paciência e seriedade se perdem e chagamos ao ponto de esgotarmos as possibilidades de se manter na faixa do equilíbrio, perdemos uma grande oportunidade de aprofundar assuntos e, quiçá, conquistar mentes.

Eu não sou mestre da paciência, muito menos um bom escritor. Também não me acho lá essas coisas como debatedor. Mas vou continuar apresentando meus pontos e tentando apresentar evidências (ou argumentos suficientes) para as coisas que eu defendo.

É uma pena que o Libertário tenha esgotado sua paciência. Mas, ao mesmo tempo, não o julgo. Eu tenho tido grandes dificuldades em me fazer entender aqui, a ponto de me sentir com o mesmo desejo de parar, como fez o Libertário. Já tive que escrever e reescrever algumas vezes meu argumento, por ver que não compreenderam. Ou sou um imbecil com uma extrema incapacidade de comunicação ou não leem o que eu escrevo (ou é só pra fazer bagunça mesmo).

Vamos ver. Pode ser que, para mim, as coisas se encaminhem para uma das duas frases abaixo (ou ambas):
  • Às vezes é melhor ter paz do que razão
  • É melhor ficar em silêncio e deixar que pensem que você é tolo, do que falar e acabar com a dúvida.

Saudações

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #43 Online: 28 de Outubro de 2015, 22:46:37 »
Eu não sou mestre da paciência, muito menos um bom escritor. Também não me acho lá essas coisas como debatedor. Mas vou continuar apresentando meus pontos e tentando apresentar evidências (ou argumentos suficientes) para as coisas que eu defendo.

Ótimo, afinal de contas não é mesmo fácil ser interpelado sistematicamente por gente que sabe fazer perguntas, não é verdade?

Ao mesmo tempo, muito bom que se disponha a continuar sendo camarada e educado em prol do debate e da... bem... camaradagem.  :ok:

É uma pena que o Libertário tenha esgotado sua paciência.

Não é a primeira vez, nem mesmo será o único que tenha perdido.

Mas, ao mesmo tempo, não o julgo. Eu tenho tido grandes dificuldades em me fazer entender aqui, a ponto de me sentir com o mesmo desejo de parar, como fez o Libertário. Já tive que escrever e reescrever algumas vezes meu argumento, por ver que não compreenderam. Ou sou um imbecil com uma extrema incapacidade de comunicação ou não leem o que eu escrevo (ou é só pra fazer bagunça mesmo).

A última onda aqui no fórum de gente alegando estar sendo perseguida, não entendida, sofrendo escrutinização excessiva sobre os pontos defendidos, foi a dos Petistas, coisa que até resultou em proibição de participação de perguntadores. Eu mesmo achei que mais cedo ou mais tarde também iria, invariavelmente, para o limbo do "não pode".

Talvez esse episódio seja emblemático para reflexão.

Veja, eu me expresso muito mal, mas assumo que a responsabilidade da correta interpretação do que eu escrevo é apenas minha.

Vamos ver. Pode ser que, para mim, as coisas se encaminhem para uma das duas frases abaixo (ou ambas):
  • Às vezes é melhor ter paz do que razão
  • É melhor ficar em silêncio e deixar que pensem que você é tolo, do que falar e acabar com a dúvida.

Saudações

Um fórum de debates pode acabar, paradoxalmente, levando pessoas a não quererem mais debater. Não sei se é o melhor caminho.

:ok:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 29 de Outubro de 2015, 14:10:11 »
Agora, podemos voltar ao tema mais estritamente: como o aquecimento global pode ser gerenciado sem intervenção estatal?

Mas também é igualmente válida a pergunta "com": acho que os EUA (governo dos) já tiveram uma ou duas decisões legais estabelecendo que aquecimento global não existe.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #45 Online: 29 de Outubro de 2015, 14:15:16 »

Mas também é igualmente válida a pergunta "com": acho que os EUA (governo dos) já tiveram uma ou duas decisões legais estabelecendo que aquecimento global não existe.

Concordo.

Embora ja tenha também movido adiante medidas importantes de impacto positivo para a preservação do meio ambiente. Outros governos foram e continuam sendo mais determinantes, embora não possamos de verdade garantir que estes hajam idoneamente e com seriedade, pelos problemas inerentes que todos estamos cansados de saber.

Mas a pergunta a ser respondida, é justamente para que eu mais pessoas interessadas, possamos começar a pensar se há qualquer maneira efetiva de se organizar com impacto e independentemente.

*em tempo: sem intervenção estatal não quer dizer "eliminando o governo". REalisticamente, gostaria de investigar meios possíveis de organização independente que, mesmo com o governo continuando a atuar, possibilitariam levar atividades de redução do aquecimento global adiante.  :wink:
« Última modificação: 29 de Outubro de 2015, 14:20:17 por Johnny Cash »

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #46 Online: 03 de Novembro de 2015, 09:53:50 »
Outro ponto, pouco processado por mim, ainda, acerca do Governo dos Estados Unidos vs. Aquecimento Global é o tanto que o estado lá faz isso independentemente da influência das grandes empresas e lobistas.

Talvez ainda seja impressionante como conseguem pressionar o governo para apoiar as decisões, e não sejam muito separadas figuras, embora aí talvez fique até mais fácil de reconhecer como o estado exerce papel fundamental para minar a concorrência (noção básica) e os inerentes auto-ajustes. Ao passo que, não parece também, que o consumidor teria a informação necessária em outros ambientes de ausência governamental, para o caso em tela.

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #47 Online: 06 de Novembro de 2015, 16:17:18 »
Informação pertinente ao assunto do tópico, ou quase.
Parece que os ambientalistas do mundo todo resolveram de forma uníssona se posicionarem contra as cláusulas do TPP no que tange ao Meio Ambiente.

“O capítulo sobre investimentos do TPP permitirá empresas processarem governos em bilhões por danos monetários caso regulações climáticas, ambientais ou de saúde público interfiram nos lucros futuros expectados”  (Friends of the Earth)

Mais declarações:

http://www.sierraclub.org/tpp-text-release-enviros

http://www.nytimes.com/2015/03/26/business/trans-pacific-partnership-seen-as-door-for-foreign-suits-against-us.html?_r=0
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #48 Online: 06 de Novembro de 2015, 16:59:33 »
Cuidar de verdade da sustentabilidade ecológica exige prejuízos e redução na margem de lucro, pois incrementos na produção visando diminuir a poluição, na gigantesca maioria dos casos significa mais gastos. E o player capitalista não quer perder sua querida competitividade no mercado. O Estado não pode fazer nada quanto a isto, pois governantes dependem de votos e popularidade. Diminuir empregos e renda da população não é algo que políticos querem, nem perder o financiamento de campanha dos empresários. Sendo assim, enquanto estivermos no paradigma capitalista/monetário, o estado nem qualquer outro pode garantir sustentabilidade. É impossível, tanto para o Estado como para o mercado sozinho, devido a impedimentos estruturais.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2015, 17:05:07 por Peter Joseph »
"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." - Krishnamurti

"O progresso é a concretização de Utopias." – Oscar Wilde
O Minhocário - https://ominhocario.wordpress.com/

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 06 de Novembro de 2015, 21:53:20 »
Cuidar de verdade da sustentabilidade ecológica exige prejuízos e redução na margem de lucro, pois incrementos na produção visando diminuir a poluição, na gigantesca maioria dos casos significa mais gastos. E o player capitalista não quer perder sua querida competitividade no mercado.

Se a exploração de recursos for insustentável, não terá nem margem, nem lucro, nem exploração ao médio e longo prazo, e é por isso que interessa ao player capitalista cuidar da natureza. Isso pode demorar, mas uma hora a natureza vence, então quanto antes cuidar, menores serão os custos no futuro.

Já o Estado, justamente por não se preocupar com lucro e não arcar com o prejuízo, pode sim destruir a natureza.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!