Assisti ontem e surpreendentemente os "selvagens do cinema" estavam dóceis e não atrapalharam em nada a experiência do filme.
Sinceramente, nem mesmo os visuais dessa vez me impactaram positivamente.
A introdução dos personagens novos, com as características inerentes a cada um, deixou o filme com perfil bem mais adolescente. A moça lutando tão bem e vendo a força despertar não me indignou tanto, porque, justamente, ela vivia meio sozinha e praticando todo tipo de habilidade que em background pode ter contribuído para seu crescimento nesse sentido. E afinal de contas, o sabre de luz do Skywalker ainda a chamava, nas profundezas.
Agora, o tal do Finn, um stormtrooper arrependido e vaciloso, que tentava correr de mão dada com a Rey, somente contribuiu positivamente em agregar algumas passagens engraçadas. Fora isso, foi ele que ajudou a enterrar o enredo e o vilão, depois da cena em que ele utiliza o sabre de luz em luta contra o novo vilãozão (que tem capacidade de parar raios no ar, tomar o que passa na cabeça das pessoas, arremessar pessoas pelos ares sem encostar) e não só dura um bom tempo como o fere também. E aqui não estamos falando de algo em que as chances representem coisa séria, como nas lutas de MMA do mundo real, em que o favorito pode tomar um côro inesperado. Estamos falando de algo sobrenatural aprimorado vs. um covarde arrependido sem habilidades no tipo de luta em que se aventura.
Um planeta inteiro transformado numa arma que suga um sol inteiro para usar de combustível, é subjugado e destruído por um conjunto de 4 aventureiros meio combalidos. Poxa, eu até gosto de filmes com enredo pastelão, mas apenas quando a coisa já é bem caricatural assim. Faltou feijão pra esse filme dar melhores explicações, se é que tinha a pretensão de fazer isso.
A república altamente enfraquecida/fragilizada também apresenta grande ponto de interrogação na trama. Parecia que bastavam mais duas naves da república irem ao chão pra que o "mal" (dessa vez bem light) prevalecesse pra sempre, sem chance de retorno. Ou seja, fica meio a impressão de que a república só não anteriormente varrida do mapa por conta de alguma disposição benevolente do núcleo malvado.
O conjunto de alusões diretas ao Darth Vader, embutidos no novo vilão, é também forçação de barra. Aquele capacetinho que lembra uma versão do Vader de cabelo curto não era necessário, nem mesmo a simulação da voz.
Minha nota de 0 a 5 pro filme seria algo próximo de 2. Vale ver os dog fights, alguns alienígenas legais. Entretenimento pro domingo a tarde chuvoso, alternando com cochiladas breves.