Autor Tópico: Amamentação em público: sim ou não?  (Lida 3655 vezes)

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Amamentação em público: sim ou não?
« Resposta #25 Online: 02 de Janeiro de 2016, 23:04:11 »
Talvez exista uma fantasia instintiva masculina de receber um blowjob como forma de amamentação, daí o reforço da conotação sexual do ato de amamentar. Por outro lado, quem faz o blowjob pode estar em busca da experiência do amamentado. No mundo animal não se verifica essa prática porque tanto de um lado quanto do outro essas experiências parecem não necessárias pois o sexo parece se concentrar mais na procriação do que no prazer.
Só no ser humano o desmame chega a ser traumático.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 02 de Janeiro de 2016, 23:23:24 »
Só no ser humano o desmame chega a ser traumático.

...

Meio OT. Lembrei de um caso duma mulher que doava leite materno porque tinha uma condição de lactação permanente.

Será que isso tem mesmo "embasamento científico", o leite humano é melhor para os bebês só porque é humano, não importa de quem seja? Esse leite doado passa por alguma espécie de vistoria sanitária/médica? Teoricamente acho que poderia ser menos nutritivo, além de poder ser veículo de doenças também.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #27 Online: 03 de Janeiro de 2016, 16:16:55 »

E agora vejo surgir mais divergência: "amamentar em público é feio", "é coisa de pobre", "tem homem que fica olhando com cara de tarado", tem gente que fica olhando com cara de nojo"...E por aí vai.

E os nobres colegas, o que acham? Há limites? Tem que botar paninho na frente? Com vocês, o teclado...

Eu voto no SIM, acho que deva ser permitido. E praticado por aquelas mulheres que não se sintam constrangidas pelos inevitáveis olhares e expressões.

A veia mais politicamente correta deve sugerir que deva ser permitido amamentar em público e que, por lei, deva ser proibido olhar estando o olhador sujeito a multas e sanções diversas caso constranja a mãe, o que é naturalmente nonsense.

Eu particularmente acho que a menor parte dos casos deva ser excitante, não pela amamentação em si, mas só por ter no local uma mulher com seios de fora mesmo, o que ainda culturalmente, por ser parte do corpo escondida durante a maior parte do tempo, deva contribuir pra isso.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 03 de Janeiro de 2016, 18:42:20 »
Também não vejo nada demais em amamentar em público. Embora ache moleque grande mamando no peito igual esses das fotos feio demais  :P.
"Deus prefere os ateus"

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #29 Online: 03 de Janeiro de 2016, 20:24:34 »
Tudo isso porque ensinaram aos homens que o corpo feminino é tabu...Mamas são inerentes à fêmeas, será que é tão difícil "desligar" de sexo quando se vê uma mama exposta?
GNOSE

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #30 Online: 03 de Janeiro de 2016, 21:22:47 »
Como faremos para inibir olhares de lésbicas excitadas pelas mamas? Aliás, isso também seria violência contra a natureza feminina? Ou, pior, contra os homossexuais?
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2016, 21:25:30 por Johnny Cash »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 03 de Janeiro de 2016, 21:26:23 »
Tudo isso porque ensinaram aos homens que o corpo feminino é tabu...Mamas são inerentes à fêmeas, será que é tão difícil "desligar" de sexo quando se vê uma mama exposta?

Será que é tão difícil "desligar"...

Desligar o instinto? Sim. Diria que é impossível, até. Mas podemos aprender a disfarçar bem. E os homens olharão mulheres (e suas mamas) sejam elas bonitas ou feias, mas aquela necessidade de dar a primeira olhada para "avaliar" (quick scan mode) é praticamente automático. Só depois que podemos tomar a decisão de não olhar.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 03 de Janeiro de 2016, 21:47:29 »
Também tem o caso das mães exibicionistas, que fazem questão de serem olhadas e desejadas para em seguida ficarem se mordendo de ódio dos homens tarados. Enquanto oferecem um seio deixam o outro a mostra com detalhes de uma lingerie provocadora.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 03 de Janeiro de 2016, 21:53:22 »
Como faremos para inibir olhares de lésbicas excitadas pelas mamas? Aliás, isso também seria violência contra a natureza feminina? Ou, pior, contra os homossexuais?

O elefante na sala que ninguém está comentando são os voyeurs pedófilos/bebeófilos. Alguns deles se excitam até em ver o bebê levar uns tapinhas nas costas para arrotar, o que apenas mostra que o probelma vai mais longe do que as pessoas tem coragem para admitir.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #34 Online: 03 de Janeiro de 2016, 22:03:16 »

O elefante na sala que ninguém está comentando são os voyeurs pedófilos/bebeófilos. Alguns deles se excitam até em ver o bebê levar uns tapinhas nas costas para arrotar, o que apenas mostra que o probelma vai mais longe do que as pessoas tem coragem para admitir.

Acho que olhar e se excitar nunca seria um problema a ser combatido com algo legislativo, por exemplo. O problema (para terceiros) existiria caso o voyeurismo passasse para interação de fato.

Isso de querer problematizar olhares nas ruas/locais públicos é já meio problemático em si.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #35 Online: 03 de Janeiro de 2016, 22:08:54 »
Também tem o caso das mães exibicionistas, que fazem questão de serem olhadas e desejadas para em seguida ficarem se mordendo de ódio dos homens tarados. Enquanto oferecem um seio deixam o outro a mostra com detalhes de uma lingerie provocadora.

Num futuro próximo dirão que não existe isso de "lingerie provocadora", ou "roupa mais sexy" e que a provocação está já programada socialmente na cabeça dos homens para achar aquilo que guarda o proibido (corpo feminino) excitante ou desejável. Ignorando todo o contexto que vem com moda e coisas similares, que eu conheço muito pouco. Mas talvez exista mesmo verdade aí, atração variável conectada a vestimenta deve ser quase que puramente baseada em aspectos culturais/sociais.

Talvez digam também que essas mais dadas como "provocadoras", somente o são, por serem mais caras, o que é invenção do capital, enquanto aquelas mais toscas e simples não sejam "provocadoras", o que também da brecha pra jogar aí a questão das pessoas pobres serem mais desprezadas sexualmente falando.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 03 de Janeiro de 2016, 22:11:16 »

Acho que olhar e se excitar nunca seria um problema a ser combatido com algo legislativo, por exemplo. O problema (para terceiros) existiria caso o voyeurismo passasse para interação de fato.

Isso de querer problematizar olhares nas ruas/locais públicos é já meio problemático em si.

Como, a mãe levando seu filho enquanto o amamenta em algum percurso qualquer, e tudo bem se um ou dois marmanjos passem a acompanhar e admirar o close-up, talvez filmando no celular? :hein:

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #37 Online: 03 de Janeiro de 2016, 22:16:53 »

Como, a mãe levando seu filho enquanto o amamenta em algum percurso qualquer, e tudo bem se um ou dois marmanjos passem a acompanhar e admirar o close-up, talvez filmando no celular? :hein:

Aí se trata da interação problemática. Não entendo bem se isso seria perseguição ou coisa do tipo, mas acredito que sim.

O fato de filmar alguém amamentando, em si, não deveria ser dado como problemático por quem acha que amamentar em publico não seja problemático. Talvez o que seja questionável sejam os fins do vídeo, como seriam filmes sobre outros objetos também.

Querer impedir, tolhir, inibir, olhares nas ruas é absolutamente bobo e inconsistente.  Alguém diz que deve poder fazer x num local publico, mas que as pessoas nesses locais não podem ficar olhando. Eu achava que nem seria muito necessário discutir esse ponto mais profundamente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 03 de Janeiro de 2016, 22:36:07 »
É difícil fugir da conotação sexual.

Na boa? Só para quem não amamenta, dude, porque amamentar é bom, mas não tem nada de sexual, é mais como uma sensação de poder, de alimentar um ser vivo, de se sentir única; claro que há mamadeiras e amas de leite, mas dar o peito ao filho parido é muito animal e primitivo, é uma sensação quase indescritível.

Ah sim, desculpe.

Dever legal pra caramba

Breastfeeding mom puts rec center employee in her place

http://www.dailymail.co.uk/video/news/video-1027482/Breastfeeding-mom-puts-rec-center-employee-place.html

<a href="https://www.youtube.com/v/aU6Olc7BVXw" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/aU6Olc7BVXw</a>

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #39 Online: 04 de Janeiro de 2016, 09:56:39 »
Querer impedir, tolhir, inibir, olhares nas ruas é absolutamente bobo e inconsistente.  Alguém diz que deve poder fazer x num local publico, mas que as pessoas nesses locais não podem ficar olhando. Eu achava que nem seria muito necessário discutir esse ponto mais profundamente.

Certo, não há como impedir que se olhe o que está exposto, nisso concordamos, podemos ficar apenas com a interação física indesejável como parametrização de um abuso?
GNOSE

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #40 Online: 04 de Janeiro de 2016, 10:12:07 »

Certo, não há como impedir que se olhe o que está exposto, nisso concordamos,

Além... Não há PORQUE, razoavelmente falando, impedir olhares em locais públicos.

O que alguém não quer que seja visto, não deveria ser feito por esse alguém em público. A noção de público, enquanto espectador, é perfeita para o cenário.

podemos ficar apenas com a interação física indesejável como parametrização de um abuso?

Acho que sim. A interação física não consentida vai ser quase sempre abusiva mesmo, no sentido de "exagerado ou ilegítimo". A não ser para os casos inevitáveis e naturalmente complicados, tal como esbarrões em corredores de ônibus (favor evitarem o espantalho aqui, pois não trato dos muitos existentes reladores).

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 05 de Janeiro de 2016, 09:26:29 »

Meio OT. Lembrei de um caso duma mulher que doava leite materno porque tinha uma condição de lactação permanente.

Será que isso tem mesmo "embasamento científico", o leite humano é melhor para os bebês só porque é humano, não importa de quem seja? Esse leite doado passa por alguma espécie de vistoria sanitária/médica? Teoricamente acho que poderia ser menos nutritivo, além de poder ser veículo de doenças também.

Sim, o leite humano é melhor para o bebê,  tanto  na questão nutricional quanto na imunológica.  O leite humano doado não é como se ordenhasse a mulher e engarrafasse diretamente. O leite é doado e reconhido a um banco de leite humano. Lá ele é testado e processado, pauterizado e envazado para distribuição às maternidades para uso nas UTIs neonatais públicas e privadas.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 05 de Janeiro de 2016, 09:29:19 »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 05 de Janeiro de 2016, 09:34:30 »
Quanto à questão do tópico. Amamentação é algo natural e um direito da mãe. Se ela se sente confortável em amamentar em público não vejo por que não fazê-lo, se não se sente confortável é só não amamentar. Quanto aos outros, se se sente desconfortável é só não ficar olhando, oras. Meus dois filhos foram amamentados em público sem problemas.  E é algo que vejo bem comum, pelo menos no meu círculo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 05 de Janeiro de 2016, 10:45:53 »

Sim, o leite humano é melhor para o bebê,  tanto  na questão nutricional quanto na imunológica.  O leite humano doado não é como se ordenhasse a mulher e engarrafasse diretamente. O leite é doado e reconhido a um banco de leite humano. Lá ele é testado e processado, pauterizado e envazado para distribuição às maternidades para uso nas UTIs neonatais públicas e privadas.

Meio como doação de sangue. É tudo misturado antes de testado processado, ou o processo é individual? :hein:

Acho que o leite humano não é necessariamente melhor do que fórmulas específicas para nutrição de bebês, que tem até maiores chances de ser melhores justamente por maior padronização, não depender de genética e saúde individuais.

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #45 Online: 05 de Janeiro de 2016, 11:17:50 »
Sim. Vão aperfeiçoando produtos fabulosos que superam com folga como um todo as qualidades nutritivas do que a natureza provê com milhões de anos de aperfeiçoamento se esquecendo que os parâmetros que utilizam, na sua grosseria sequer arranham a superfície dessa complexidade.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 05 de Janeiro de 2016, 11:34:12 »
Os "milhões de anos de aperfeiçoamento da natureza" não garantem adaptação ótima, e mesmo a adaptação pode não ser a mais benéfica ao bebê. Dependendo da situação do organismo o trade-off adaptativo pode ser o de privilegiar a nutrição da mãe e reduzir para o bebê atual.

E no que concerne a doação de leite, provavelmente/quase certamente o leite que chega ao bebê no fim das contas não é exatamente idêntico ao que se teria como produto de toda essa adaptação, supondo-se uma adaptação de alto nível de sofisticação. Há variação na composição do leite para cada amamentação, e há inclusive variação circadiana. Duvido que eles forneçam leites diferentes para determinado horário do dia. Mas, pode ser que tal variação nem seja adaptativa (em especial para o bebê), ou não toda ela.

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #47 Online: 05 de Janeiro de 2016, 11:51:38 »
A natureza pode não estar fazendo direito. Será que a enésima pessoa a ouvir os clamores da natureza numa brincadeira de telefone sem fio saberá traduzir o que ela disse?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 05 de Janeiro de 2016, 12:18:35 »
O leite é testado sorologicamente e  biologicamente individualmente, mas processado em conjunto. Não existem substitutos 100% para o leite materno, principalmente economicamente viáveis. Mas não significa que eles não devam ser utilizados e não tenham suas indicações.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 05 de Janeiro de 2016, 12:22:19 »
Mais informações vindas de um grande fabricante de substitutos para o leite materno: http://www.nestlebebe.pt/leite-materno-o-melhor-para-o-seu-bebe

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!