Autor Tópico: Amamentação em público: sim ou não?  (Lida 3656 vezes)

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
Re:Amamentação em público: sim ou não?
« Resposta #50 Online: 05 de Janeiro de 2016, 12:44:45 »
Meio fora de discussão isso de dizer que o leite materno pode não ser o melhor para o bebê, ele não é indicado apenas quando a criança já nasce com intolerância à lactose, e aí entram os industrializados.
GNOSE

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 05 de Janeiro de 2016, 14:20:20 »
Lembrando que esse leite do banco de leite humano tem uma finalidade. São, por exemplo, para crianças na UTI neonatal, prematuras...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 05 de Janeiro de 2016, 15:11:11 »
Meio fora de discussão isso de dizer que o leite materno pode não ser o melhor para o bebê, ele não é indicado apenas quando a criança já nasce com intolerância à lactose, e aí entram os industrializados.

Muitos naturebismos não tem tanto embasamento científico quanto os proponentes supõem. Em alguns casos a mulher pode precisar de suplementação nutricional para produzir leite em qualidade ideal, sem contar possibilidades de variação genética individual que faça do leite individual sempre mais pobre. Daí meu ceticismo à doação de leite, em especial se proveniente de uma anomalia. Talvez o controle de qualidade necessário para garantir a qualidade ideal faça comparativamente mais eficiente o uso de substitutos completos, possivelmente mais facilmente padronizáveis. (De forma similar a que também é uma espécie de "meta" o desenvolvimento de sangue artificial, não havendo essa noção de que o sangue natural é melhor "porque natural é melhor")

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 05 de Janeiro de 2016, 19:03:34 »
O leite da mãe é o ideal. Não existe isso de leite mais fraco. É um mito. Existe uma série de proteínas que ainda não existem nos substitutos. Além disso, a mãe transmite imunoglobulinas que não existem em substitutos. Normalmente, o bebê prematuro que encontra-se na uti neo toma o leite materno e um complemento

.http://www.gazetadopovo.com.br/saude/20-mitos-e-verdades-sobre-amamentar-2cn35nhvelj4d1negil1uylhq

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 05 de Janeiro de 2016, 22:15:14 »
O leite da mãe é o ideal. Não existe isso de leite mais fraco. É um mito.

Talvez exista algum mito de leite fraco, mas definitivamente há leite de fato mais fraco (que pode ser corrigido com suplementação nutricional à mãe, conforme falei), e, possivelmente, variação genética que comprometa a qualidade do leite, também. Minha memória específica disso é mais vaga/quase nula, mas ainda é no mínimo uma verdade necessária pelo simples fato de que "deve" haver "de tudo" se tratando de condições biológicas que degradam algo no organismo, se não diretamente, colateralmente. Disfunções hormonais e imunes, no caso, devem necessariamente ter risco de implicar em contra-indicações.

Breastfeeding is NOT advisable if one or more of the following conditions is true:

An infant diagnosed with galactosemia, a rare genetic metabolic disorder
    The infant whose mother:
            Has been infected with the human immunodeficiency virus (HIV)
            Is taking antiretroviral medications
            Has untreated, active tuberculosis
            Is infected with human T-cell lymphotropic virus type I or type II
            Is using or is dependent upon an illicit drug
            Is taking prescribed cancer chemotherapy agents, such as antimetabolites that interfere with DNA replication and cell division
            Is undergoing radiation therapies; however, such nuclear medicine therapies require only a temporary interruption in breastfeeding

For additional information, visit American Academy of Pediatrics' Breastfeeding and the Use of Human Milk or read: American Academy of Pediatrics Committee on Drugs. (2001) The transfer of drugs and other chemicals into human milk. Pediatrics 108:776-789. Available online at http://pediatrics.aappublications.org/content/108/3/776.full

Specific Diseases and Conditions

Anthrax
    Breast Augmentation
    Exposure to Environmental Toxins
    Food-borne and Waterborne Illness during Breastfeeding
    Hepatitis B and C
    Influenza
    Jaundice
    Malaria
    Prescription Drug Use
    Tobacco Use
    Toxoplasmosis
    West Nile Virus

Eu já li em algum lugar, mas não consegui encontrar, que há ou houve uma diferença na curva do crescimento de bebês em países desenvolvidos e pobres que seria atribuível a diferenças nutricionais no leite, por sua vez provavelmente decorrentes de diferenças na nutrição materna. Isso é mais evidente conforme é menor o intervalo entre gestações, e em países pobres que têm diferenças mais drásticas de disponibilidade de alimentos entre "estações".

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 05 de Janeiro de 2016, 23:43:18 »
O leite é testado sorologicamente e  biologicamente individualmente, mas processado em conjunto. Não existem substitutos 100% para o leite materno, principalmente economicamente viáveis. Mas não significa que eles não devam ser utilizados e não tenham suas indicações.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 06 de Janeiro de 2016, 00:01:00 »
Er... não sei se eu passei a impressão de afirmar que só deveriam ser utilizados substitutos de leite materno. Já que estamos fazendo essas ênfases, bem, então, fica aí a ênfase, não quis sugerir nada assim.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 06 de Janeiro de 2016, 01:14:58 »
A modernidade impõe o esquecimento de costumes que ainda sobrevivem nas áreas rurais como a naturalidade do ato de mamar onde há leite disponível. É por essas e por outras que sou a favor de uma reforma agrária nem que seja só para tirar os coxinhas das grandes cidades.

<a href="https://www.youtube.com/v/nlb5C6KWSA4" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/nlb5C6KWSA4</a>
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #58 Online: 06 de Janeiro de 2016, 07:42:26 »
Quando acaba o vídeo, um dos que apareceu no quadro de relacionados/sugestões tem o seguinte título: "Chica mitad uruguaya amamanta un mono araña mientras su novio hace arroz"

:sei:
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2016, 07:45:41 por Johnny Cash »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 06 de Janeiro de 2016, 08:20:34 »
A modernidade impõe o esquecimento de costumes que ainda sobrevivem nas áreas rurais como a naturalidade do ato de mamar onde há leite disponível. É por essas e por outras que sou a favor de uma reforma agrária nem que seja só para tirar os coxinhas das grandes cidades.

<a href="https://www.youtube.com/v/nlb5C6KWSA4" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/nlb5C6KWSA4</a>

Por um instante eu li "Mamando no Trovoada", e fiquei chocado com a posição da cabeça da menina.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Skorpios

• Visitante
« Resposta #61 Online: 06 de Janeiro de 2016, 14:12:12 »
E mais uma vez eu fico sabendo de coisas que a humanidade pratica, eu não fazia idéia, e me  deixam meio perturbado.

Vale aquela velha frase: Há mais coisas entre o céu e a terra... :twisted:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!