Acho que a opinião não é monolítica, embora uma parte significativa das vozes mais barulhentas, infantis, têm essa visão caricatural, alimentada por memes e astroturfing.
Ao mesmo tempo, isso acaba ganhando força significativa por "99%" da esquerda ter uma visão de economia indefensável, "não existe rombo na previdência," etc. Vários desses erros críticos são quase que óbvios, então isso acaba facilitando um "parasitismo" de idéias alinhadas na oposição à esquerda.
Um efeito meio "menino gritando Lobo," só que em vez de falar mentira deliberada, é só bobagem de um culto.
Infelizmente essas coisas tem "nichos" suscetíveis a credulidade, dos dois lados, e isso vem se acentuando preocupantemente nos últimos anos.
Felizmente pelo menos parte de alguns movimentos barulhentos está "acordando" um pouco ao menos para essas coisas, como parece ter ocorrido com o MBL:
https://www.youtube.com/v/PVXbji4gNZAO Marco Antonio Villa também talvez possa se dizer estar numa situação similar, agora atacado como "petista."
Não vejo nada muito análogo na esquerda, embora haja alguma heterogeneidade, como o pessoal que, apesar de estar a anos-luz de qualquer bolsonarismo, é de vez em quando xingado de "neoliberal" e etc (como o pessoal do "foro de Teresina" ou o MyNews).