Eis um exemplo de 'safadeza informativa' da TNI e propagada por incautos.
[...]
Da ilha de Kauai a Boulder, Estados Unidos da América
As desprivatizações puseram a democracia energética em prática. Devido aos custos de importação de carvão, gás e outros recursos, a ilha havaiana de Kauai enfrentou pressões únicas para encontrar fontes de energia alternativas.
Em 2002, a Kauai Island Utility Cooperative (KIUC) adquiriu uma empresa de energia/telecomunicações privada sediada no Connecticut que estava a vender o seu negócio de eletricidade para se concentrar nas telecomunicações.
A KIUC tornou-se assim a primeira cooperativa de geração, transmissão e distribuição de energia sem fins lucrativos do estado, detida e controlada pelos membros a quem serve.
Esta companhia de titularidade local e controlo democrático presta serviços de eletricidade fiáveis e de baixo custo, tendo o objetivo de se basear a 50% em energias renováveis até 2023. Em 2016, a KIUC já atingira a marca de 38% de energias renováveis.
Fonte
Eis uma síntese histórica obtida da compilação da Wikipedia e do
site da
KIUC:
O fornecimento de energia na ilha de Kauai (no estado insular do Hawaí) era feito pela Kauaʻi Electric desde 1905, uma divisão da Citizens Utilities Company e que foi adquirida por uma cooperativa, a Kauaʻi Island Utility Cooperative, em 2002.
Quase toda a energia era derivada de hidroeletricidade da usina instalada no rio Wainiha, ou seja, razoavelmente 'limpa'. Com o aumento da demanda por causa do crescimento populacional e da atividade econômica, a partir de 1966, a ilha começou a usar, de forma crescente, o carvão e o óleo diesel.
Quando foi adquirida, em 2002, a Kauaʻi Electric já havia começado a ampliar a sua matriz energética, com solar e a biomassa.
Fonte 1: https://en.wikipedia.org/wiki/Kaua%CA%BBi_Island_Utility_Cooperative
Fonte 2: http://website.kiuc.coop/renewables
Onde está a 'safadeza informativa'?
1) A empresa privada
Kauaʻi Electric não foi estatizada. Ela foi adquirida por cidadãos que formaram uma cooperativa de geração e distribuição de energia, em que há a participação orgânica de empresas privadas, incluindo o planejamento e a produção, e a parceria com outras.
Eis dois exemplos:
https://aesdistributedenergy.com/https://www.greenenergykauai.com/2) Os donos da
Kauaʻi Electric estavam mudando o foco de negócios, abandonando a área de produção de energia e reforçando a área de telecomunicações. Não houve má-fé e sim mudança de prioridade, sendo que o tipo da ação implementada é comum no ambiente empresarial e social do EUA.