Recentemente, me deparei com um problema, que imagino que deva atingir a maior parte dos estudantes de humanas.
Jogando conversa fora com um amigo advogado, chegamos ao tema da precariedade do ensino. Como estudante de exatas, citei a dificuldade que muitos acadêmicos enfrentam ao ingressarem em um curso de Engenharia sem possuírem uma base de matemática ou física. Continuando a conversa, ele levantou um ponto que discordo totalmente:
"Se tirassem física, matemática e química do Ensino Médio, não faria diferença nenhuma para quem pretende cursar direito, por exemplo"
Respondi com o argumento de que o conhecimento como um todo é importante. Mesmo para um estudante de humanas, é importante conhecer princípios básicos da física, química, biologia, matemática... Assim como é importante para um estudante de exatas possuir uma base em história, sociologia, filosofia.
Nosso atual ensino de matemática e ciências já é precário. A maioria se forma sem o conhecimento básico necessário. Se diminuirmos ainda mais esse aprendizado, as pessoas se tornariam verdadeiras ignorantes que colocariam o país em xeque. Teorias absurdas oriundas de pessoas idiotas como a da terra plana, seria mais comum. E a quantidade de pessoas negando a evolução ou o aquecimento global? Maior ainda. Estudar ciência e matemática no Ensino Médio não apenas reforça o que aprendemos no fundamental, mas também cria uma nova visão de mundo.
Quando não aprendemos algo, achamos que não precisamos daquilo para viver. Se formos seguir essa lógica, ninguém precisaria estudar. Um pedreiro, por exemplo, não precisa conhecer história, geografia, matemática ou português para exercer sua função. No entanto, ele será um indivíduo na sociedade, que estará convivendo com outras pessoas, e sua má formação pode ser prejudicial, principalmente na hora de escolher um representante político.
No entanto, não consegui ser muito convincente em meu argumento. Expressei o que realmente acho, mas depois que analisei profundamente o que disse, realmente foi um pouco ridículo: Não precisa estudar física/matemática no Ensino Médio para saber que a terra é redonda. O conhecimento básico de ciências do ensino fundamental também é mais que suficiente para entender a teoria da evolução. Quanto ao aquecimento global... Bem, imagino que aqui não falei besteira.
E pensando melhor, não consigo citar exemplos de como estudar as leis de Newton, matrizes, logaritmos, lei de Coulomb, etc. Poderia ser importante para um estudante de humanas, por exemplo. Mas de algum modo, sei que é.
Eu estaria equivocado? Ou apenas não estou sabendo articular meus pensamentos?