No "post" anterior eu falava justamente sobre isso: o absurdo desse ensino de "faz-de-conta".
Alguém tem que ter a coragem de dizer que o rei está nu. A escola não está ensinando nada!
O ensino custa caro, a escola absorve ( pelo menos em termos de tempo ) grande parte da vida dos jovens, os professores se matando em 7 empregos simultâneos, mas a efetividade não corresponde a todo este investimento.
O problema não está no currículo, naquilo que se propõe que o aluno aprenda. O problema está no fato de que o aluno NÃO APRENDE! Não, na verdade o problema mesmo está no fato de que o aluno não tem consciência de que não aprendeu. Quando ele passa de ano tem a ilusão de que isso significa que ele aprendeu algo de substancial do que deveria ter sido ensinado, e, por meio de algum acordo não escrito, todos parecem concordar com essa ilusão. Todos: pais, professores, diretores de escola, os caras que elaboram a LDBDEN, o MEC... Todos, por alguma razão que desconheço, fingem que a média escolar representa de alguma forma o aproveitamento daquilo que foi ensinado.
Quando, obviamente, se alunos de 15 anos não sabem ler uma régua e mesmo assim chegaram onde estão, a escola não está servindo para nada.
É por isso que o JJ, e muitos que pensam como ele, acham que muito do atual conteúdo não serve pra nada. Simplesmente porque não está servindo mesmo! Mas não porque sejam conhecimentos inúteis ou irrelevantes, mas meramente porque os alunos progridem de série sem assimilar nada destes conteúdos e ainda com a ilusão de que aprenderam.
Claro, como não aprenderam mas acham que aprenderam porque possuem um diploma dizendo que aprenderam, todo este desconhecimento não tem nenhuma utilidade para eles. Nem utilidade prática, imediata, nem como algo que possam usar de maneira flexível e criativa para lidar com as situações mais variadas, que é o que ocorre ao conhecimento real. Também não é útil para contribuir para a estruturação intelectual, para o desenvolvimento do raciocínio sistemático e organizado, do senso crítico, para se ter uma consciência de unidade e relacionamento entre os diversos tipos de informações que recebemos cada vez com maior velocidade e intensidade, para ser capaz de interpretar estas informações dentro dos contextos mais amplos a que estas pertencem, e cujo conhecimento ( destes contextos ) é essencial para o real entendimento destas próprias informações.
Então se iludem mais uma vez achando que saber História Antiga ( como surgiu a Civilização ), como o Império Romano e a Antiga Grécia moldaram o nosso mundo, como o Mercantilismo se relaciona com o surgimento do moderno capitalismo juntamente com o papel da Revolução Industrial, e etc, etc, etc... não lhes serve pra nada, porque apesar de terem "estudado" estes assuntos, não conseguem ver uma importância destes conhecimentos em suas vidas.
Mas a ilusão advém de na verdade NÃO possuírem estes conhecimentos. Eles "estudaram", quer dizer, passaram por este sistema abstrato e mecânico que em nada resulta, e confundem o produto deste sistema com conhecimento. Dessa forma o conhecimento lhes parece inútil, quando na verdade inútil é o sistema.
Você aprendeu ( e provavelmente já esqueceu ) que uma função é uma relação. Mas antes aprendeu ( e também já esqueceu ) que relação é qualquer tipo de associação entre elementos de conjuntos. Então lhe foi dito ( mas você não se lembra ) que função é uma relação entre um conjunto chamado Domínio e outro conjunto denominado Contradomínio, onde para TODO elemento do Domínio está associado UM e APENAS UM elemento no conjunto Contradomínio.
Se por milagre você decorou e não esqueceu a definição acima agora se pergunta: "E dai?Que diferença fez na minha vida saber disso?"
Mas você não percebeu que foi definida exatamente desta forma, e não de outra qualquer, para que função fosse a ferramenta matemática para modelar todos os fenômenos de causa e efeito do universo que puderem ter suas causas e efeitos expressos quantitativamente.
E tudo ( ou quase tudo ) no nosso universo envolve fenômenos de causa e efeito. E quando são fenômenos quantitativos e que podem ser modelados de forma determinística ( não probabilística ), uma ( ou mais de uma ) função os modela.
Ou seja, uma função é um oráculo! Algo capaz de prever as consequências das causas e, por conseguinte, até o futuro. Algo que os homens vinham buscando na magia desde tempos pré-históricos, mas que ao contrario do I-Ching, do tarôt, e da Astrologia, funciona mesmo. E funciona sempre!
E tem muita gente hoje com diploma universitário gastando uma grana com astrólogo e se perguntando pra que serviu ter "aprendido" funções.
Se ele ao menos tivesse aprendido...