Aceitação da biogênese (que a vida nasce da vida) em oposição à teoria da geração espontânea, confirmados
graças aos trabalhos de Pasteur.
Essas coisas muitas vezes são mais graduais, menos revoluções de paradigmas do que as versões mais resumidas da história mostram.
Houve ainda quem aceitasse "geração espontânea" após Pasteur, embora se reduzindo gradualmente, e se não me engano ele próprio ainda aceitava uma outra "categoria" de fenômeno parecido, ironicamente na origem de vermes parasitas, devido a diferentes morfologias e complexos ciclos de vida, não totalmente conhecidos até então. Supunham se originar de alguma irritação no órgão parasitado, mas ainda de vida. "Heterogênese".
Também houve debate antes de Pasteur, não foi ele que chegou e falou, "vou provar que essa joça de idéia que todo mundo sempre aceitou incontestadamente não vale anda", mostrou, e todos ficaram quietos. Foi mais um episódio, e não o último, numa longa série de debates.
Talvez mais definitivo do que Pasteur no "descarte" à geração espontânea, tenha sido a continuidade de estudos (Oparin, Haldane, Miller, Urey, mais a descoberta da estrutura do DNA) que, meio paradoxalmente, reavivam a "geração espontânea" ou abiogênese em sua última encarnação, gradualmente desenvolvendo hipóteses/versões baseadas em novas descobertas, que permitem descartar aquelas hipóteses, mais do que os resultados empíricos de Pasteur e Tyndall.
Darwinismo e mendelismo também acho que não foram "tomadas de poder" tão avassaladoras de paradigmas. Inclusive parte dos Darwinistas se opunha aos mendelistas, e isso acabou entrando para alguns relatos da história como um "eclipse do darwinismo", embora alguns defendam que não seja bem assim.
Acho que o Big-Bang por outro lado foi algo bem mais brusco. Principalmente depois das observações empíricas, talvez não tanto se considerar a partir da hipótese de Lamaître. Uma coisa foi muito mais próxima da outra do que eu me lembrava.
https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_Big_Bang_theory#Early_20th_century_scientific_developments