Aqui vai uma explicação da "crise" atual na Física envolvendo o Bosão de Higgs, à luz de cada opção da enquete:
Indução
Peter Higgs deveria, após ter feito vários experimentos com aceleradores de partículas, ter descoberto o Bosão de Higgs e elaborado a sua teoria. Porém ele colocou a carroça à frente dos bois. O resto não interessa.
A atividade científica tem início nos fatos brutos.
Falseamentos
Peter Higgs, debruçando-se sobre o Modelo Padrão e o problema da origem das massas das partículas, postulou a existência de uma outra partícula, com algumas propriedades especiais, que seria a responsável pela massa das demais (o Bosão de Higgs). O LHC possibilitou submeter essa hipótese a testes pela primeira vez, e aparentemente, a hipótese está em vias de ser falseada, o que abre caminho para novas hipóteses.
A atividade científica tem início nos problemas.
Paradigmas
O paradigma vigente é o modelo quântico. Todas as hipóteses e teorias devem estar de acordo com esse paradigma. As que não estiverem são sumariamente ignoradas.
Peter Higgs, um cientista normal, tem a função de encaixar todos os dados experimentais no paradigma, ou seja, resolver puzzles sem questionar as regras e condições do próprio (as eventuais falhas não serão atribuídas ao paradigma, mas à inabilidade do cientista em conseguir as soluções do puzzle). Ele então postulou a existência do Bosão de Higgs, que se mostrou uma ótima solução para o enigma da massa das partículas à luz do paradigma vigente.
No entanto, o LHC trouxe à tona outro enigma: o Bosão de Higgs não está aparecendo onde deveria! Isso levará os cientistas normais de volta às pranchetas. Eles irão tentar novas soluções para o enigma (Ex: postulando a existência de alguma "partícula escura" que o LHC não consegue detectar, etc).
Ainda é muito cedo para que se "perca a fé" no paradigma vigente. Isso só ocorrerá se enigmas sem solução se acumularem demais, o que fará surgir os cientistas revolucionários (em sua maioria, jovens). O vento da propaganda, das mentes conquistadas e todo o investimento já feito AINDA estão completamente à favor do paradigma atual.
A atividade científica tem início nos enigmas.
Programas de Pesquisa
O programa de pesquisa atual na Física das Partículas está de vento em popa!
Peter Higgs fez uma grande contribuição ao programa, elaborando a hipóteses do Bosão de Higgs, que explicaria as massas das demais partículas. Essa hipótese foi testada com o LHC e está aparentemente em vias de ser refutada. Se isso representa uma ameaça ao CORE do programa de pesquisa atual, ou se é apenas um "cinto de proteção" (que é disposable) sendo descartado, só o tempo dirá. É mais provável que a ameaça não atinja o core, ao menos por enquanto.
A atividade científica tem início nos problemas e nos enigmas.
ANARQUIA!!!!!!
Os cientistas são livres e humanos. Não existem regras fixas de como proceder "corretamente" na atividade científica. Tudo vale! E é justamente essa liberdade que permite o avanço da mesma. Todos os grandes avanços da ciência envolveram desobediências a "regras" que vários filósofos e cientistas alegam existir.
As crenças atuais dos cientistas são razoavelmente unânimes na comunidade. Petter Higgs também acredita nelas, e essa crença lhe deu o impulso para tentar explicar alguns fatos (cuja explicação ele considera necessária) à luz das mesmas. Ele elaborou a hipótese do Bosão de Higgs, que explicaria a massa das demais partículas. Porém, o LHC está dando pra trás...
Isso não é problema nenhum, pois os cientistas irão elaborar hipóteses ad hocs para preservarem as suas crenças e intere$$es (e estão certos ao fazerem isso), tal como fizeram no caso da renormalização, da matéria e energia escuras, do modelo inflacionário, etc.
Se a teoria é boa e parece funcionar muito bem, para que mexer em time que está ganhando? É só fazer uns ajustes ad hocs aqui e acolá que a teoria fica beleza e apresentável para a mídia e principalmente para os governos e instituições financiadoras. Algumas supostas "lacunas" ou "anomalias" que existirem não devem, de maneira alguma, fazer os cientistas abandonarem todo esse edifício que levou anos e muito trabalho para ser erigido. O importante é SABEREM que estão certos. Isso basta.
Se futuramente o zeitgeist mudar e fizer com que outro corpo de crenças distinto ganhe força e converta a maior parte dos cientistas, teremos uma mudança. Mas é provável ( e desejável) que alguns cientistas mantenhama fé nas crenças atuais, e persistam trabalhando nelas e defendendo-as, como todo bom artista e artesão faz com suas belas criações. Quem sabe o jogo não vire?
A atividade científica, como qualquer atividade humana, tem início em intere$$es.