Autor Tópico: Debate: Ateus x Cristãos  (Lida 4454 vezes)

Offline Eu

• Nível 15
  • *
Debate: Ateus x Cristãos
« Online: 31 de Janeiro de 2016, 19:02:20 »
<a href="http://www.youtube.com/v/watch?v=JFh__qotayo" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/watch?v=JFh__qotayo</a>

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
Re:Debate: Ateus x Cristãos
« Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2016, 19:06:24 »
<a href="https://www.youtube.com/v/JFh__qotayo" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/JFh__qotayo</a>

Tinha erro no codigo de video

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2016, 21:07:49 »
Antes de ouvir o debate (que não é curto), gostaria de uma informação de quem já ouviu.
Já vi uns debates com o Iuri do blog 'Eu Ateu', mas geralmente com uns antagonistas bem fraquinhos. Aí não tem graça.
Esses que estão a defender o argumento cristão são pessoas capacitadas, que sabem argumentar? se não tem, nem vale a pena ouvir.

Do lado cristão tem gente estudiosa que pode defender bem sua posição, pessoas eruditas etc. Cito como exemplo o Prof. Felipe Aquino e o [ultraconservador] Padre Paulo Ricardo. Conheço ambos de programas que vejo minha mãe assistir na TV católica Canção Nova.
« Última modificação: 06 de Julho de 2016, 21:11:57 por João da Ega »
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2016, 00:43:46 »
Tem uns q se passam por bons argumentadores mas só tem lábia melhor e engana com mais eficiencia, usando falacias as vezes bem elaboradas. Mas tb sou a favor de ter debate com gente mais desafiadora.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2016, 09:41:16 »
Também não pode ser como aqueles debates na TV de anos atrás em que os crentes e espíritas tentavam ganhar no grito, sem deixar os ateus argumentarem.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2016, 19:23:52 »
Também não pode ser como aqueles debates na TV de anos atrás em que os crentes e espíritas tentavam ganhar no grito, sem deixar os ateus argumentarem.

Sim.
Creio que quanto mais os debatedores tiverem leitura, estudo, preparo etc, mais confiança em sua argumentação e menos necessidade de ganhar no grito. Creio que esses que eu citei não partiriam pro abafa no grito.
Num desses antigos debates acho que o espírita pergunta pro Iuri (acho que não estou enganado) o que um ateu teria a dizer pra um moribundo.
Que porra de argumento é esse? Pra um desavisado pode até achar que é uma boa questão... Mas uma pessoa com um minimo de intimidade com a argumentação lógica/crítica vê que isso não prova nada. Vê logo que o debatedor apelou, que não tem argumento.
« Última modificação: 07 de Julho de 2016, 19:26:21 por João da Ega »
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2016, 19:46:12 »
Realmente, apelou para o emocional.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2016, 23:28:21 »
O Conde Loppeux participou deste debate (pois é... aquele que se acha o biduzão intelectual).
Os argumentos ficaram centrados na ''prova'' da existência de deus do Primeiro motor imóvel de Tomás de Aquino e na insistência da parte religiosa de que os adversários careciam de uma base filosófica.
Ledo engano, pois é justamente o contrário. O que faltou nos argumentos da parte cética foi um conhecimento mais sólido de neurociência. Se fosse o Alquimista nesse debate, teria arrasado os adversários!!!!!! hahahahahahaha  Senão, vejamos:

Os religiosos acusaram os céticos de conhecerem pouco de filosofia e mandaram ver no ilusório raciocínio do Primeiro motor imóvel. Mas a filosofia, na realidade, apesar de ser um belo exercício de imaginação e pensamento, é uma ferramenta IMPRECISA para se investigar a verdade (ao contrário do que os filósofos arguem). Pois raciocínios que parecem lógicos para a nossa mente e baseados na razão podem ser extremamente equivocados. Sim, a nossa ''mente racional'' também pode nos pregar peças. Vou dar alguns exemplos de como realmente funciona a lógica do nosso cérebro.

Todos achamos que fazer somas aritméticas é um exercício deveras racional, não é mesmo?
Experimentem então fazer a seguinte conta mentalmente e o mais rápido que puderem:

Comecem com 1000 / Acrescenta 40 / Soma mais 1000 / Acrescenta 30 / Soma mais 1000 / Acrescenta 20 / Soma mais 1000 / e acrescenta 10.

Qual é total??? ..........................  5000, correto? O Conde Loppeux diria que sim. Ele e a maioria! Agora peguem uma calculadora e refaçam o cálculo outra vez. Vocês terão uma grande surpresa.   

E que tal essa: peçam para uma pessoa calcular de cabeça o mais rápido que puder quanto é 2x3x4x5x6x7x8. Deem pouco tempo, o suficiente para que o reles mortal apenas possa fazer uma estimativa.
Ok, agora peçam pra outra pessoa resolver o produto 8x7x6x5x4x3x2, sempre dando pouquíssimo tempo para que ela dê como resultado somente uma estimativa.
Se tudo for feito corretamente, podem apostar que a segunda estimativa será maior que a primeira, mesmo que a ordem dos fatores não altere o produto.

Agora, como é a realidade??? Ah, existem certas circunstâncias da realidade que contrariam totalmente a nossa lógica racional, como é o caso dos infinitos de Cantor.
Sabemos que infinito + 1 = infinito, mas como que o cérebro aceita que existem infinitos maiores e infinitos menores??? A matemática prova, mas não adianta. A mente nunca entenderá uma aberração dessas.
Assim é a realidade, e ela pode ser altamente contra-intuitiva. Se duvidam, sugiro um elegíaco final de semana no Hotel de Hilbert.
O nosso cérebro não foi evoluído pra apreender o mundo real. Por questões de adaptação e sobrevivência, ele está mais pra um simulador de modelos de ''realidades'', por isso é tão importante a questão das origens, do sentido... Tudo fruto do, podemos dizer assim, bug (cerebral) da lógica e da razão. Mas os meninos ''filósofos'' da religião gostam assim, de encadeamentos de pensamentos bem ''redondinhos''. É o que eles estão acostumados. Por isso é tão fácil se autoiludir.

Daí a filosofia ser uma ferramenta falha que nos leva a raciocínios falsos, mas que soam como tendo algum sentido. Afinal, a lógica do Primeiro motor imóvel de Tomás de Aquino faz tanto sentido pra nossa mente quanto a dos Paradoxos de Zenão de Eléia, não é mesmo?!  Zenão, vejamos...  hahahahahahahahaha
« Última modificação: 08 de Julho de 2016, 06:44:52 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Alligator

• Nível 00
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Julho de 2016, 13:02:54 »
Já ouvi esse debate. Os religiosos saíram cantando vitória pois os ateus não detinham o conhecimento filosófico necessário para rebater seus argumentos. Os religiosos (do debate) preconizam as ideias supostamente lógicas como indicativo da verdade. Aquela velha história de que só através das ideias se chega a verdade. Eles nunca ouviram falar de experimentação  :histeria: E os ateus engolem a ladainha dos caras  :histeria:
"Alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias."

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2016, 12:28:47 »
Eu ñ entendo esta postura, de uns e outros, cantarem vitória neste tipo de debate, quando ñ existe louros de gloria e nem castigos aos derrotados; menos ainda, qqr tipo de ganho.
Nada fica provado. Isto é atestado cabal de imaturidade.
Mas o q incomoda de fato é q nenhum dos bandos está a procura da verdade. Certos ou errados o importante é q prevaleça a nossa opinião; mesmo q seja como pombo enxadrista. :hihi:

Skorpios

• Visitante
« Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2016, 13:24:25 »
Eu ñ entendo esta postura, de uns e outros, cantarem vitória neste tipo de debate, quando ñ existe louros de gloria e nem castigos aos derrotados; menos ainda, qqr tipo de ganho.
Nada fica provado. Isto é atestado cabal de imaturidade.
Mas o q incomoda de fato é q nenhum dos bandos está a procura da verdade. Certos ou errados o importante é q prevaleça a nossa opinião; mesmo q seja como pombo enxadrista. :hihi:

Prezado forista Sencer, suponho que tenha lido as Regras do Fórum do Clube Cético. Se não, vale uma lida.

Art. 24 – É proibido aos foristas:

VIII – O uso de linguagem que viole os preceitos da língua portuguesa, como o emprego de abreviações, a escrita somente com maiúsculas, o “internetês” e o uso de letras maiúsculas e minúsculas de forma intercalada e proposital, com o intuito de auxiliar a leitura para os foristas com deficiência visual;

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Julho de 2016, 15:35:00 »
Obrigado,amigo. Prestarei mais atenção.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #13 Online: 23 de Julho de 2016, 11:26:26 »
O Pondé em um vídeo recente sobre disse que ateísmo militante é burrice porque a chance de levar uma surra intelectual dos religiosos inteligentes são maiores, porque eles manjam mais dos paranauê da vida e da filosofia.

:hihi:

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Julho de 2016, 13:56:58 »
Com filosofia se pode provar qualquer coisa. Até a existência do grandioso unicornio rosa que habita IO.
Pena que na vida real não seja assim, por isso em debates eles apelam para essa de "temos que discutir deus em termos filosoficos".
Vi num trecho do video um religioso dizer que deus estava cima de toda a compreensão. Se esta acima da compreensão como esses querem discutir ainda sobre isso.

pra mim um debate sobre existencia de deus teria de ser assim

ATEU/AGNOSTICO: Voce Crentonildo tem provas que possamos estudar da existencia de deus?
CRENTONILDO: Não! Apenas o sinto!
MEDIADOR: OK. Fim do debate!

Quando o cara apela pro lado filosófico esquece, já era!!! Eles estudam pra isso, pra enrolarem com argumentos...
Ceticismo é para poucos!

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Julho de 2016, 04:36:41 »
Com filosofia se pode provar qualquer coisa. Até a existência do grandioso unicornio rosa que habita IO.
Pena que na vida real não seja assim, por isso em debates eles apelam para essa de "temos que discutir deus em termos filosoficos".
Vi num trecho do video um religioso dizer que deus estava cima de toda a compreensão. Se esta acima da compreensão como esses querem discutir ainda sobre isso.

pra mim um debate sobre existencia de deus teria de ser assim

ATEU/AGNOSTICO: Voce Crentonildo tem provas que possamos estudar da existencia de deus?
CRENTONILDO: Não! Apenas o sinto!
MEDIADOR: OK. Fim do debate!

Quando o cara apela pro lado filosófico esquece, já era!!! Eles estudam pra isso, pra enrolarem com argumentos...
Neste tipo de debate, como já disse, não se procura a verdade mas a exaltação do próprio ego; principalmente se for na TV.
É óbvio que não se pode provar a existência de Deus por métodos científicos, mas também não se pode provar tal tese pelas vias da filosofia, embora seja forçoso admitir que essa discussão é de natureza filosófica.
Também já mencionei várias vezes a importância de estudos sérios, imparciais, sobre a origem da fé e do ateísmo/ceticismo. Para isso seria necessário a formação de uma equipe multidisciplinar (neurologistas, psiquiatras, físicos, etc) composta também por cientistas laicos e religiosos.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Julho de 2016, 10:54:29 »
Ai concordo contigo: estudar o fenômeno religioso nos individuos. Isso sim é interessante.

Eu não tenho paciência para 3 horas de um debate sobre a existência de  algo que está dentro da cabeça das pessoas...acho que a maioria aqui já conhece os argumentos usados tanto por um lado como pelo outro.
Ceticismo é para poucos!

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #17 Online: 26 de Julho de 2016, 20:48:25 »
Acho que a disciplina de filosofia da ciência nos cursos de hard science serve para dar alguma bagagem de groselha para os cientistas ateus do mal caso eles caiam em um debate como este

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Julho de 2016, 09:46:51 »
Não sei, acho que ainda é muito restrita ao que tem algum sentido prático, me parece.

"Teologia" e etc devem ser quase que essencialmente a o exercício de desenvolver formas de esquivar o conceito de homens mágicos de qualquer refutação razoável, formular hipóteses ad hocs "elegantes", sofisticadas/sofistas, impressionantes.

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Agosto de 2016, 07:39:10 »
Carl Sagan, se a memória me engana no livro "O mundo assombrado pelos demônios", disse que a grande falha do ensino de Ciências é ter seu foco na transmissão de informações - explico, tenta-se ensinar a evolução, a lei da gravitação universal etc., mas destina-se pouco tempo para o ensino do método científico. Por causa disso, as crianças não são ensinadas a pensar cientificamente, não entendem a necessidade de evidências, da verificação, da validação pelos pares, da necessidade de métodos padronizados ou do uso de métodos que possam ser reproduzidos e reduzam (ou explicitem) distorções etc. (daí muitos caírem nessa de que 'basta o argumento ser racional, lógico').

Considero, porém, importante conhecer a Filosofia, sua história e pelo menos algumas dos pensadores mais influentes, tipo Aristóteles, Kant, Hegel, Marx, Nietzsche, Sartre, Foucault... acho até que vale a pena dar uma olhadinha em (Santo) Agostinho, não pra aceitar nem pra discordar (até porque para aceitar ou discordar tem de se conhecer bem o que o autor escreveu), mas para saber como eles estruturam o pensamento e não se ficar sempre no que dizem que eles dizem.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #20 Online: 26 de Agosto de 2016, 07:16:45 »
voce só escreveu isto porque possui fé que alguém irá ler!
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Agosto de 2016, 14:01:59 »
voce só escreveu isto porque possui fé que alguém irá ler!

Viu só que EU botei seu mestrim pra correr derrotando-o definitivamente e o fujão covardão te abandonou e nem apareceu mais???!!!!!!!
EU acabei com a festa de vocês...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #22 Online: 26 de Agosto de 2016, 14:52:39 »
Só voce , não! eu também andei metendo o sarrafo! não aguentou a pressão e vazou fora! kkkkkkkkkkkkk
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Agosto de 2016, 17:35:23 »
Só voce , não! eu também andei metendo o sarrafo! não aguentou a pressão e vazou fora! kkkkkkkkkkkkk
De quem vcs estão falando? Procurei no tópico e não vi o gancho.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Agosto de 2016, 17:48:37 »
De quem vcs estão falando? Procurei no tópico e não vi o gancho.

Não se preocupe não, Spencer. Não estamos falando de você. O capitão-gancho é outro...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!