Poderíamos também questionar se há países que adotam ideias socialistas sem que excluam características democráticas.
Idéias socialistas:
1- Fim da propriedade privada.
2-Ditadura do proletariado
3-Expropriação dos empresários.
4-Economia planificada.
5-De cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo suas necessidades.
Não conheço nenhum país democrático que adotou idéias socialistas.
O socialismo não é algo monolítico, engessado e amarrado a tais características citadas acima. Existem variações, e entre estas variações temos:
Socialismo democrático
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Socialismo democrático é um termo usado por vários movimentos e organizações socialistas para enfatizar o caráter democrático de suas tendências politicas. Tal orientação surge em oposição a outras correntes que defendem o autoritarismo como meio de transição para o socialismo, ao invés disso propõe a criação de uma economia democrática descentralizada a partir de movimentos populares, empreendida pela e para a classe trabalhadora. Especificamente, essa expressão é usada para distinguir os socialistas favoráveis a uma revolução popular espontânea ou de uma mudança gradual daqueles que defendem o leninismo – uma revolução organizada instigada e dirigida por um partido de vanguarda global que opera com bases no centralismo democrático.
Não é raro o uso do termo como sinônimo de social-democracia, porém os sociais-democratas não necessariamente, aceitam esse rótulo. E muitos dos que se autointitulam socialistas democráticos se opõem à social-democracia contemporânea, pois esta apoia o modo de produção capitalista. [1]
A expressão socialismo democrático é geralmente utilizado em contraposição aos movimentos de caráter totalitário que apoiaram a União Soviética, a República Popular da China, Cuba e outros Estados socialistas durante a Guerra Fria. Alguns partidos social-democratas rotularam-se como “socialistas democráticos”, no entanto, com o declínio do modelo soviético suas políticas e objetivos mudaram em direção ao liberalismo e neoliberalismo.
Definição
Não existe uma significação clara para o socialismo democrático, sendo que muitos grupos de estudiosos divergem radicalmente sobre a definição do termo. Algumas explicações simplesmente referem como sendo socialismo democrático todas as tendências políticas que seguem uma via eleitoral, reformista ou evolucionista para o socialismo, ao invés de um único caminho revolucionário. [2] Frequentemente essa definição é invocada para distinguir o socialismo democrático do comunismo, como em Democratic Socialism: A Global Survey de Donald Busky [3] , Democratic Socialism and Economic Policy: The Attlee Years, 1945-1951 de Jim Tomlinson, Democratic Socialism: a new appraisal de Norman Thomas, ou em Choose Freedom: The Future of Democratic Socialism de Roy Hattersley.
Mas entre aqueles que usam a expressão de tal modo, o escopo da palavra socialismo pode ser muito vago, contemplando inclusive modelos socialistas compatíveis com o capitalismo. Por exemplo, Robert M. Page, professor de Política Social e Socialismo Democrático da Universidade de Birmingham, aplica o termo “socialismo democrático transformador” para se referir as políticas do governo de Clement Attlee (um Estado de bem-estar social, redistribuição fiscal, algumas estatizações) e “socialismo democrático revisionista” para as implementadas por Anthony Crosland e Harold Wilson:
O mais influente pensador revisionista do Partido Trabalhista, Anthony Crosland..., mencionou que uma forma mais “benevolente” do capitalismo havia surgido após a Segunda Guerra Mundial... De acordo com Crosland, isso revelava a possibilidade de alcançar uma sociedade mais igualitária, sem a necessidade de uma fundamental transformação econômica. Para Crosland, uma forma mais significativa da igualdade poderia ser alcançada se o crescimento derivado, fruto de uma gestão mais eficiente da economia fossem investidos em serviços públicos benéficos aos menos favorecidos, ao invés de uma redistribuição fiscal.[4]
Na verdade, alguns defensores do socialismo de mercado veem o último como sendo uma forma de socialismo democrático.[5]
Uma variação dessa série de definições é o argumento de Joseph Schumpeter, estabelecido em Capitalism, Socialism and Democracy (1941), que as democracias liberais estão evoluindo para o capitalismo liberal introduzindo o socialismo democrático, com a autogestão dos trabalhadores , democracia industrial e instituições reguladoras.[6]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Socialismo_democr%C3%A1tico