Autor Tópico: Lula e Marina lideram corrida para 2018; tucanos despencam  (Lida 8826 vezes)

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
Re:Lula e Marina lideram corrida para 2018; tucanos despencam
« Resposta #100 Online: 16 de Abril de 2016, 10:19:55 »
Agora de crítico do Antagonista passei a defensor do 247 num passe de mágica.

E dizer que é tudo bem fazer panfletagem ideológica porque imparcialidade não existe é o mesmo argumento usado pela chamada "esquerda pós-moderna". Fico surpresos a ver libertários com esse discurso.

Neste caso, ele descreveu os fatos.

A 247 somente 'plantou' desinformação.

A diferença é gritante.

E qual a forma de falsear isso que seja amplamente aceita, sem cair no argumento circular de que as fontes são confiáveis porque dizem a verdade, e as informações são verdade porque as fontes disseram?

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #101 Online: 16 de Abril de 2016, 10:24:29 »
Acho que o mais recomendável para se chegar próximo à verdade é ler o máximo possível de fontes e usar Navalha de Ockham. Esse negócio de confiar em fontes individuais apenas porque não há comprovação de recebimento de dinheiro não parece nem um pouco seguro.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 16 de Abril de 2016, 10:25:45 »
Acho que o mais recomendável para se chegar próximo à verdade é ler o máximo possível de fontes e usar Navalha de Ockham. Esse negócio de confiar em fontes individuais apenas porque não há comprovação de recebimento de dinheiro não parece nem um pouco seguro.

Eu concordo. Mas cuidado ao igualar dois lados quando um deles não tem escrúpulos e mente descaradamente.

Não use o brasil247 e similares para contra-balancear o Antagonista. Prefira pelo menos o portal UOL ou a Folha.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #103 Online: 16 de Abril de 2016, 10:33:14 »

Eu concordo. Mas cuidado ao igualar dois lados quando um deles não tem escrúpulos e mente descaradamente.

Não use o brasil247 e similares para contra-balancear o Antagonista. Prefira pelo menos o portal UOL ou a Folha.

Você acredita que o Diogo Mainardi e o Mario Sabino são mais comprometidos com a verdade do que os redatores de fontes de esquerda?

Só curiosidade mesmo.

E outra coisa: a Folha não estava comprada pelo PT? Se a Folha disser X e o Antagonista disser não-X, você acreditará em quem?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 16 de Abril de 2016, 11:22:23 »

Você acredita que o Diogo Mainardi e o Mario Sabino são mais comprometidos com a verdade do que os redatores de fontes de esquerda?

Com certeza. Sem falar que são jornalistas muito bons. Deram muitos furos importantes. Não vejo o mesmo do brasil247, brasil29 e PHA.

A mais recente do Antagonista:

http://www.oantagonista.com/posts/estamos-sendo-invadidos

http://www.e-farsas.com/bolivianos-invadiram-o-brasil-para-protestar-contra-o-impeachment-da-dilma.html

Se cometeram um erro, eles tem a obrigação de se retratarem.

Mas se é pra comparar, você tem noção de quantas mentiras são escritas diariamente nos blogs sujos sem nunca se retratarem? Será que esses jornalistas estão interessados em relatar a verdade?

Olha só, eu acabei de entrar no site e me deparei com isso:

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/226341/Dilma-conspiradores-querem-entregar-o-pr%C3%A9-sal-e-abolir-direitos-sociais.htm

Isso é uma mentira das grandes. Eles simplesmente repetiram o que Dilma disse. E tem várias matérias neste tom.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #106 Online: 16 de Abril de 2016, 11:37:03 »
Se cometeram um erro, eles tem a obrigação de se retratarem.

Mas se é pra comparar, você tem noção de quantas mentiras são escritas diariamente nos blogs sujos sem nunca se retratarem? Será que esses jornalistas estão interessados em relatar a verdade?

Olha só, eu acabei de entrar no site e me deparei com isso:

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/226341/Dilma-conspiradores-querem-entregar-o-pr%C3%A9-sal-e-abolir-direitos-sociais.htm

Isso é uma mentira das grandes. Eles simplesmente repetiram o que Dilma disse. E tem várias matérias neste tom.

Eu também acho o 247 um lixo, é desnecessário tentar "me convencer" das merdas que eles fazem, porque eu já sei. O que estou dizendo é que não é só na esquerda que tem propagadores de mentiras e replicadores de boatos.

O problema com o Antagonista é que eles querem sempre fazer furos e publicar as denúncias antes de todo mundo, então publicam qualquer boato que aparece sem fazer o mínimo esforço de checagem. É mau jornalismo.
« Última modificação: 16 de Abril de 2016, 11:50:32 por Lakatos »

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #107 Online: 16 de Abril de 2016, 11:51:17 »
Eu também acho o 247 um lixo, é desnecessário tentar "me convencer" das merdas que eles fazem, porque eu já sei. O que estou dizendo é que não é só na esquerda que tem propagadores de mentiras e replicadores de boatos.
Isso é uma verdade, mas como um defensor de estatística e de evidências numéricas, seria interessante um levantamento nesse sentido para verificar qual dos dois veículos tem mais credibilidade.

Ou não! Isso não importa mesmo. Estou com o Geo nessa: o número de fatos que se confirmam diante das notícias e artigos que são publicados dão uma ideia de quais veículos merecem crédito.

Saudações

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #108 Online: 16 de Abril de 2016, 12:01:19 »
Isso é uma verdade, mas como um defensor de estatística e de evidências numéricas, seria interessante um levantamento nesse sentido para verificar qual dos dois veículos tem mais credibilidade.

Como se fosse possível fazer esse tipo de levantamento. Todo julgamento depende da confiança em outro veículo. Por exemplo: nesse do Antagonista eu usei o E-farsas como fonte de refutação, mas pode aparecer alguém dizendo que o E-farsas é comprado, parcial, etc. e desacreditar a fonte da refutação. Da mesma forma, alguém poderia dizer que tal informação veiculada pelo Antagonista é verdadeira porque foi endossada pela Veja, e aí eu mesmo manteria o ceticismo. Enfim, como não temos acesso a esse tipo de fonte universalmente aceita e muito menos à verdade factual, sem ter passado pelo filtro da imprensa, só nos resta tentar manter a dúvida em relação a TODAS AS FONTES, comparando-as e usando a parcimônia em todos os casos.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 16 de Abril de 2016, 12:04:01 »
Os Antagonistas de fato pisam na bola de vez em quando, e até se contradizem algumas vezes, ora defendendo a independência de Janot, ora criticando ele por servir a presidência.

Até entendo que isto ocorre pelo formato mais ágil e direto do blog.

O Reinaldo por exemplo é mais cuidadoso.

Mas isso é bem diferente de dizer que eles são o brasil247 do outro lado.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #110 Online: 16 de Abril de 2016, 12:28:26 »
hhahahahah

Marketing Multinivel Imobiliario no meio da Invasão boliviana ao Brasil

ta ai a galera que ia invadir o Brasil

https://www.facebook.com/Projetos-Solidos-Sion-Brasil-375781415876646/
Ceticismo é para poucos!

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #111 Online: 16 de Abril de 2016, 12:34:57 »
hhahahahah

Marketing Multinivel Imobiliario no meio da Invasão boliviana ao Brasil

ta ai a galera que ia invadir o Brasil

https://www.facebook.com/Projetos-Solidos-Sion-Brasil-375781415876646/
Que coisa! É uma Telexfree?

Saudações

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #112 Online: 16 de Abril de 2016, 12:40:07 »
Os Antagonistas de fato pisam na bola de vez em quando, e até se contradizem algumas vezes, ora defendendo a independência de Janot, ora criticando ele por servir a presidência.

Até entendo que isto ocorre pelo formato mais ágil e direto do blog.

O Reinaldo por exemplo é mais cuidadoso.

Mas isso é bem diferente de dizer que eles são o brasil247 do outro lado.

Eu ia tocar nesse ponto.

Que o Reinaldo tem opinião e posição todo mundo sabe. Mas não pode acusá-lo de desonesto intelectualmente. Por várias vezes, contrariando seus leitores, criticou o Moro, defendeu o STF e se pautou sempre na letra da lei para apresentar suas posições, doa a quem doar doer.

Saudações

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 16 de Abril de 2016, 12:45:37 »

http://www.e-farsas.com/bolivianos-invadiram-o-brasil-para-protestar-contra-o-impeachment-da-dilma.html

Eu estava pensando aqui, é uma grande coincidência esses caras virem para tão perto da capital, justo desses países, justo neste fim de semana.

Será mesmo que não há uma possibilidade deles estarem usando este tal de grupo Sion para acobertar o verdadeiro motivo?
« Última modificação: 16 de Abril de 2016, 12:47:43 por Lorentz »

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 16 de Abril de 2016, 12:47:41 »
Até comparar o subjornalismo da esgotoesfera governista com qualquer veículo de imprensa incompetente, porém não criminoso, é uma infâmia.

Através dos áudios liberados pelo Moro, nós agora temos a certeza que Mino Carta é um assessor de imprensa de Lula. O ex-metalúrgico até pauta artigo dele na Carta Capital. Ademais, o que não faltou no início do escândalo do sítio de Atibaia foi subjornalista petralha para dizer que o sítio não é dele. Depois, os grampos da PF mostrou que Lula chamando o sítio no nome de Fernando Bittar de "meu sítio", dentre outras provas devastadoras e irrefutáveis. Ou seja, se não voltaram atrás na opinião, é porque todos acobertaram o crime de ocultação de patrimônio dele. Sabe-se muito bem que o PT é um partido comunista gramsciano que quer destruir a democracia nas quatro esferas do poder (executivo, legislativo, judiciário e imprensa). Portanto, nada mais natural que use veículos de imprensa como propaganda do PT. Porque a única coisa que subjornalistas petralhas fazem quando tratam de notícias do Executivo federal é isso: propaganda do PT. A prova cabal disso é que fazem de tudo para acobertar os crimes que temos certeza que petistas já cometeram.

Assim, a Carta Capital, por exemplo, é uma versão menor do jornal do partido comunista cubano. A síndrome de "é tudo a mesma coisa" é um discurso que beneficia a célula de propaganda do PT, essa organização criminosa comunista gramsciana.
« Última modificação: 16 de Abril de 2016, 12:52:10 por -Huxley- »

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #115 Online: 16 de Abril de 2016, 12:47:57 »

Eu estava pensando aqui, é uma grande coincidência esses caras virem para tão perto da capital, justo desses países, justo neste fim de semana.

Será mesmo que não há uma possibilidade deles estarem usando este tal de grupo Sion para acobertar o verdadeiro motivo?
E eu me pergunto mais ainda se a PF também é mentirosa. Via Agência Estado:

12:41 BOLIVIANOS QUE PROTESTARIAM CONTRA IMPEACHMENT DE DILMA SERÃO DEPORTADOS, AFIRMA PF

São Paulo, 16/04/2016 - Estrangeiros que participarem das manifestações políticas marcadas para este fim de semana serão presos e deportados, informou a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) em nota divulgada na manhã deste sábado (16). Uma suspeita sobre a vinda de bolivianos para apoiar a presidente Dilma Rousseff motivou o alerta.

"Os direitos políticos são praticamente os últimos a serem adquiridos por estrangeiros com visto de permanência, imagine para quem vem apenas a turismo", disse o presidente da entidade, Luis Boudens. Pela lei, o estrangeiro admitido em território nacional não pode exercer atividade de natureza política ou participar de desfiles, passeatas, comícios e reuniões de qualquer natureza, sob pena de detenção (de um a três anos) e expulsão do País.

A Polícia Rodoviária Federal em Goiás abordou, nesta sexta-feira, três ônibus com placas da Bolívia. Em função de uma rota pré-traçada, os veículos só teriam autorização para ir até Goiânia. Porém, segundo os policiais, alguns viajantes admitiram que tentariam chegar até Brasília para protestar contra o impeachment da presidente, sobre o qual a Câmara dos Deputados decidirá no domingo. Venezuelanos, paraguaios e peruanos também estariam organizando "excursões" para marcar presença nos atos. "A nossa preocupação não é sobre o 'lado' que os estrangeiros poderão escolher. Vale para todos", destacou Boudens.

Na nota, a Fenapef informa que os que forem flagrados se posicionando contra ou a favor do impeachment devem ser detidos e encaminhados à Polícia Federal. Para Boudens, "estrangeiros entrando no País com o objetivo específico de participar de manifestações políticas é uma ameaça ao Brasil, uma violação ao Estatuto do Estrangeiro e afronta às instituições de controle, como a Polícia Federal".

(Luísa Martins)

Saudações

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 16 de Abril de 2016, 13:09:45 »

E eu me pergunto mais ainda se a PF também é mentirosa. Via Agência Estado:

12:41 BOLIVIANOS QUE PROTESTARIAM CONTRA IMPEACHMENT DE DILMA SERÃO DEPORTADOS, AFIRMA PF

São Paulo, 16/04/2016 - Estrangeiros que participarem das manifestações políticas marcadas para este fim de semana serão presos e deportados, informou a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) em nota divulgada na manhã deste sábado (16). Uma suspeita sobre a vinda de bolivianos para apoiar a presidente Dilma Rousseff motivou o alerta.

"Os direitos políticos são praticamente os últimos a serem adquiridos por estrangeiros com visto de permanência, imagine para quem vem apenas a turismo", disse o presidente da entidade, Luis Boudens. Pela lei, o estrangeiro admitido em território nacional não pode exercer atividade de natureza política ou participar de desfiles, passeatas, comícios e reuniões de qualquer natureza, sob pena de detenção (de um a três anos) e expulsão do País.

A Polícia Rodoviária Federal em Goiás abordou, nesta sexta-feira, três ônibus com placas da Bolívia. Em função de uma rota pré-traçada, os veículos só teriam autorização para ir até Goiânia. Porém, segundo os policiais, alguns viajantes admitiram que tentariam chegar até Brasília para protestar contra o impeachment da presidente, sobre o qual a Câmara dos Deputados decidirá no domingo. Venezuelanos, paraguaios e peruanos também estariam organizando "excursões" para marcar presença nos atos. "A nossa preocupação não é sobre o 'lado' que os estrangeiros poderão escolher. Vale para todos", destacou Boudens.

Na nota, a Fenapef informa que os que forem flagrados se posicionando contra ou a favor do impeachment devem ser detidos e encaminhados à Polícia Federal. Para Boudens, "estrangeiros entrando no País com o objetivo específico de participar de manifestações políticas é uma ameaça ao Brasil, uma violação ao Estatuto do Estrangeiro e afronta às instituições de controle, como a Polícia Federal".

(Luísa Martins)

Saudações

Se isso for verdade, mesmo comparar o E-farsas com o subjornalismo petralha é uma infâmia. E ainda bem que ninguém aqui fez essa comparação ainda.  :hihi:
« Última modificação: 16 de Abril de 2016, 13:13:07 por -Huxley- »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 16 de Abril de 2016, 13:20:58 »
Se isso for verdade, mesmo comparar o E-farsas com o subjornalismo petralha é uma infâmia. E ainda bem que ninguém aqui fez essa comparação ainda.  :hihi:

Se eles fossem pagos pelo governo, teriam que mudar o nome. Talvez brasilfarsas365 ou algo assim.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 16 de Abril de 2016, 13:34:57 »

Quem afirmou isto?

E dizer que é tudo bem fazer panfletagem ideológica porque imparcialidade não existe é o mesmo argumento usado pela chamada "esquerda pós-moderna". Fico surpresos a ver libertários com esse discurso.

Imparcialidade total não existe mesmo.

Neste caso, ele descreveu os fatos.

A 247 somente 'plantou' desinformação.

A diferença é gritante.
E qual a forma de falsear isso que seja amplamente aceita, sem cair no argumento circular de que as fontes são confiáveis porque dizem a verdade, e as informações são verdade porque as fontes disseram?

No exemplo por mim citado, basta constatar a sequência de fatos.

Em outras situações, há que se analisar.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 16 de Abril de 2016, 13:45:09 »

Cuidado com a falácia.

Não foram cirtadas 'fontes de esquerda' de forma genérica e sim a 'rede 247' que é totalmente pró-governo e petista.

Há alguma dúvida quanto a isto?

[...]
E outra coisa: a Folha não estava comprada pelo PT? Se a Folha disser X e o Antagonista disser não-X, você acreditará em quem?

Em princípio em ninguém.

Os fatos apurados na sequência é que determinam quem estava certo.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 16 de Abril de 2016, 17:47:19 »

Como se fosse possível fazer esse tipo de levantamento. Todo julgamento depende da confiança em outro veículo. Por exemplo: nesse do Antagonista eu usei o E-farsas como fonte de refutação, mas pode aparecer alguém dizendo que o E-farsas é comprado, parcial, etc. e desacreditar a fonte da refutação. Da mesma forma, alguém poderia dizer que tal informação veiculada pelo Antagonista é verdadeira porque foi endossada pela Veja, e aí eu mesmo manteria o ceticismo. Enfim, como não temos acesso a esse tipo de fonte universalmente aceita e muito menos à verdade factual, sem ter passado pelo filtro da imprensa, só nos resta tentar manter a dúvida em relação a TODAS AS FONTES, comparando-as e usando a parcimônia em todos os casos.

Eles de qualquer forma vão com o tempo conquistando alguma reputação, conforme se confirmam verdadeiras ou falsas suas reportagens. Alguém simplesmente vir e falar que são comprados pelo governo ou golpistas não diz absolutamente nada, é necessário embasar isso com algo mais do que expor fatos que são favoráveis ou desfavoráveis a algum "lado" político, expor que são em grande parte fabricações, abobrinhas, ou no mínimo bolas-fora.

Mas isso não quer dizer que devêssemos ter confiança plena com qualquer fonte. Só que é praticamente inevitável e muito prático termos também uma "heurística" baseada no histórico de confiabilidade.

Seria interessante mesmo ter um "levantamento", tanto dos foras/supostas fabricações, distorções, quanto dos furos, mesmo sem qualquer pretensão mais estatisticamente sofisticada. Isso não é algo impossível de ser feito. Exemplo, com algum viés esquerdista, é o do LiberalViewer no youtube, sobre distorções da Fox News:

<a href="https://www.youtube.com/v/VB0vaZQ2EE8&amp;list=PLA3BD2524FE99BD4D" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/VB0vaZQ2EE8&amp;list=PLA3BD2524FE99BD4D</a>

Se eles fossem pagos pelo governo, teriam que mudar o nome. Talvez brasilfarsas365 ou algo assim.

Não, os dígitos somados precisam dar 13.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #121 Online: 16 de Abril de 2016, 19:11:28 »
O pessoal do O Antagonista exagera as vezes, afinal, são conservadores. Mas em relação à Lava Jato, a informação é de primeira. Tem muita postagem de outras fontes como o Lauro Jardim, mas o contato que eles têm como o pessoal da Lava Jato é direto, eles mesmo admitem isso. Por ex, teve um fase chamada Xepa, O Antagonista há muito tempo tinha dado o apelido de "Dona Xepa" para a mulher do Feira. Eles fizeram algumas investigações como no caso da suporta empresa dos panfletos e outras que não vou lembrar agora. Não deve ser algo tão difícil assim porque um advogado que conheço descobriu que a agência Teixeira, Martins e Advogados tinha o mesmo telefona do LILS, bem antes de qualquer notícia na mídia, e foi descobrindo outras empresas na mesma situação. Ele falou que o caso ia cada vez mais fundo e até hoje eu acho que ele chegou a publicar toda pesquisa que fez, se é que ele já terminou.

Brasil 20.03.16 09:23

Não é só a LILS Palestras, de Lula, que está vinculada ao telefone do escritório de Roberto Teixeira.

O mesmo número aparece nas empresas Voloex Participações e Investimentos, ligada ao escândalo da VarigLog, e Urban Value Participações e Gestão de empreendimentos, envolvida em denúncias de negociatas em Portugal e Angola.

A LLF Participações e FlexBr Tecnologia, ambas dos filhos de Lula, também foram cadastradas com o número grampeado por Moro.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #122 Online: 17 de Abril de 2016, 08:51:58 »

Quem afirmou isto?

Explicitamente ninguém ainda neste tópico.

Imparcialidade total não existe mesmo.

Certamente. Mas você sem dúvida concordará que isso não é uma desculpa para considerar em pé de igualdade fontes que têm ao menos alguma pretensão de se manter isentas (Folha, Estadão, BBC, Uol, Globo) e fontes que são abertamente comprometidas com pautas políticas (Veja, O Antagonista, Carta Capital, Revista Fórum, 247 etc.).

No exemplo por mim citado, basta constatar a sequência de fatos.

Em outras situações, há que se analisar.

Não temos acesso à sequência de fatos, apenas à sequência de notícias sobre esses fatos. Vou ilustrar com uma situação: a nomeação do Lula como ministro. O fato é que a Dilma fez a nomeação e ele foi impedido de assumir. Mas se uma fonte diz, por exemplo, que ela tentou fazer isso como forma de obstrução das investigações e outra fonte diz que isso foi feito como uma decisão política normal, não temos como verificar objetivamente. Claro que nossa "heurística" irá ver nesse ato o caso de obstrução de justiça, e eu concordo com todos vocês que foi essa a real motivação. Mas não é o tipo de coisa que dá pra simplesmente comparar com um "gabarito" e julgar qual fonte está certa e qual está errada.

Cuidado com a falácia.

Não foram cirtadas 'fontes de esquerda' de forma genérica e sim a 'rede 247' que é totalmente pró-governo e petista.

Há alguma dúvida quanto a isto?

E o Antagonista não é totalmente "anti-governo"? Acredito que também não haja dúvida quanto a isso.

Eu citei fontes de esquerda genericamente porque com certeza a maioria não vê o 247 como caso isolado, e sim como parte de um grupo contendo Carta Capital, Fórum, DCM e similares.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #123 Online: 17 de Abril de 2016, 09:03:45 »

Eles de qualquer forma vão com o tempo conquistando alguma reputação, conforme se confirmam verdadeiras ou falsas suas reportagens. Alguém simplesmente vir e falar que são comprados pelo governo ou golpistas não diz absolutamente nada, é necessário embasar isso com algo mais do que expor fatos que são favoráveis ou desfavoráveis a algum "lado" político, expor que são em grande parte fabricações, abobrinhas, ou no mínimo bolas-fora.

O ideal seria isso acontecer, realmente. Mas não é o caso, geralmente o critério que se usa é: notícias a favor do que eu acredito são verdadeiras, notícias contra o que eu acredito são falsas. Note o caso do DataFolha, por exemplo, que foi discutido nas últimas páginas e em outro tópico anteriormente. Não haverá nenhum argumento criticando a metodologia, expondo erros na pesquisa ou defendendo de alguma forma o porquê de estar errada. Tudo fica na base de "a Folha está defendendo o PT", "eles não divulgaram os parâmetros técnicos da pesquisa na reportagem" (sendo que era só procurar no site), "os editoriais da Folha têm sido favoráveis ao governo", etc.

Mas isso não quer dizer que devêssemos ter confiança plena com qualquer fonte. Só que é praticamente inevitável e muito prático termos também uma "heurística" baseada no histórico de confiabilidade.

Concordo plenamente. O problema é quando essa heurística vira um argumento circular: X é verdade porque foi dito pela fonte Y e a fonte Y é confiável porque noticiou X.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #124 Online: 17 de Abril de 2016, 10:02:29 »
Eu descobri a Agência Estado e, por ter um desktop que antecipa até em horas as notícias, estou acompanhando o broadcast o tempo todo. Tirando colunas e editoriais (que de fato se tratam de opiniões), as notícias me parecem ser o que devem ser: o registro de um evento e a transcrição do que alguém disse.

Por exemplo, agora de manhã temos essa informação muito interessante:

Citação de: Broadcast Agência Estado
09:51 APÓS REUNIÕES NA MADRUGADA, COMANDO DO PP JÁ FALA EM 100% DE VOTOS A FAVOR DO IMPEACHMENT

Brasília, 16/04/2016 - As negociações no PP para a votação do impeachment entraram pela madrugada deste domingo. O comando do partido convocou deputados que estavam indecisos ou contra o impeachment e avisou que não aceitará as dissidências na votação de hoje. Depois da ofensiva, o presidente do partido, senador Ciro Nogueira (PI), disse a interlocutores que 100% da bancada na Câmara deverá votar a favor do impedimento da presidente Dilma Rousseff.

Nas conversas noturnas, o comando do PP teria conseguido reverter os votos do deputado Waldir Maranhão (MA), 1º vice-presidente da Câmara, e Dudu da Fonte (PE), que, nos últimos dias, haviam fechado apoio ao governo Dilma Rousseff. O Broadcast Político apurou que ameaça de expulsão feita nas conversas teria levado à mudança de posição desses parlamentares. A reportagem, contudo, não conseguiu contato com os dois deputados na manhã deste domingo.

"Ontem, se juntaram 11 membros da Executiva Nacional e vieram falar comigo. Se eu tivesse algum alimento na barriga, teria passado mal", afirmou um deputado do PP da ala governista. "As sugestões que o comando do partido faz são pertinentes para um partido que quer manter sua unidade, mas a maneira como eles colocam é muito dura e faz a gente temer algumas retaliações", emendou o parlamentar, que diz querer votar contra o impeachment, mas teme as punições.

As negociações no PP para fechar os 100% da bancada continuam nesta manhã. O foco são as bancadas do Ceará e da Bahia. Ambas resistem a votar pró-impeachment por questões regionais. A primeira, com dois deputados, é aliada ao governador Camilo Santana (PT). Com quatro parlamentares, a bancada baiana resiste, pois o vice-governador da Bahia, João Leão é do PP e aliado do governador baiano, Rui Costa (PT).

Até a noite de ontem, a então ala governista do PP contava que poderia entregar 11 dos 45 votos a favor do governo, na votação que começa às 14 horas de hoje: Adail Carneiro (CE), Macedo (CE), Beto Salame (PA), Waldir Maranhão (MA), Dudu da Fonte (PE), Roberto Britto (BA), Ronaldo Carletto (BA), Cacá Leão (BA), Mário Negromonte (BA), Paulo Maluf (SP) e Franklin Lima (MG).

(Andreza Matais e Igor Gadelha)

Saudações

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!