O documento que será apresentado como o plano de governo do vice-presidente Michel Temer para a área social sugere mudanças profundas no sistema educacional brasileiro, como o pagamento de bônus a professores que melhorarem sua qualificação profissional e o desempenho de seus alunos (2).
A princípio já é assim, aqui no Rio pelo menos. Há bônus para pós-graduação, mas é pouco, e você só o ganha após sair do período probatório. Quando eu saí da universidade - Deus, já fazem quatro anos -, havia um bocado de programas de formação continuada também.
Quanto ao segundo ponto, ele é bem complicado. Primeiro, porque sabemos que o desempenho dos alunos dependem muito deles próprios, e dar aula em um colégio com classes sociais diferentes tem também graus de dificuldade diferentes. Mesmo se a avaliação for relativa ao desempenho anterior dos alunos, ainda há muito dependência destes.
Batizado de "Travessia Social", o plano de Temer também prevê uma "reforma completa" no ensino médio, com uma reestruturação curricular que permita ao aluno se dedicar, já nessa fase, ao ensino profissionalizante.
Medo de reestruturação curricular. Não duvido que vão querer tirar filosofia. Também sou razoavelmente contra o ensino profissionalizante em massa - encarece o ensino, e não resolve a base.
Mesmo assim, note que isto é tudo o mesmo que o PT dizia para a educação. É o senso comum de que é o que precisamos hoje em dia para educação. Eu discordo - para mim essas medidas são como o que para a maioria aqui é o sistema de cotas, tapar o sol com uma peneira. Eu escreveria mais, mas tenho que sair do PC - aliás, devo ficar um tempo longe de internet, então posso demorar a responder.
O Lula é um fenômeno isolado. Não podemos evitar de criar um mecanismo melhor (eleições únicas) por causa de uma cara que está para ser preso.
O PT sem o Lula não é nada. Tanto é que quem votou na Dilma estava dando um voto de confiança no Lula.
Historicamente estas afirmações são erradas. Hoje em dia? Acho que sim.
(Novamente, sem tempo para discutir história do PT...)