Não vi qualquer base na realidade no dogma exposto aqui de que o povo tomaria decisões ou faria propostas muito piores do que as de Tiririca - e dos "Tiriricas" do Congresso. Simplesmente foi dito que o povo faria isso e ponto final.
Não deixa de ser estranho que venham demonstrar a existência de analfabetos para mostrar o risco dos piores eleitores. Essa é uma análise seletiva e omissa. Esqueceu-se de mencionar os deputados comunistas que o Brasil tem. Ou seja, não se mencionou aqueles que, individualmente, podem ser uma ameaça maior do que a representada por um analfabeto médio... Educação formal não garante superioridade de nada. Basta ver a qualidade intelectual de muitos burocratas comunistas do Brasil que tem diploma universitário para perceber isso.
Ademais, a qualidade das decisões políticas não é só uma questão de QI, mas, muitas vezes, uma questão de agir com generosidade e/ou ética. O mecanismo de tentativa e erro significa que as pessoas que tomam decisões ruins sofram nas própria peles as consequências de suas decisões ruins. Isso é possível de se fazer na democracia direta (e mais do que na democracia representativa, como veremos mais adiante). É como fazer culinária. Com o tempo, a seleção natural garante que um resultado com aparência de inteligência apareça - para isso, basta que exista a pequena inteligência de reconhecer a melhor de duas (ou mais) opções testadas. Porém, quando se trata de votar questões referentes à administração pública, é difícil acreditar que políticos exercerão adequadamente esse mecanismo de tentativa e erro. Nessas situações, políticos usualmente não tem pele em jogo. Mantém a vantagem de decisões ruins, transfere a desvantagem para os outros e guarda uma opção oculta às custas dos outros.
Simplesmente, não aceito a visão de que toda democracia direta deve ser rejeitada, pois isso é o mesmo que dizer que os políticos são anjos protetores da ignorância do povo. E um exemplo basta para desmontar a veracidade dessa visão. Em casos mais específicos, políticos tratando de certos assuntos são como raposas cuidando de galinheiros.