Thomas, já que vc está disposto a pesquisar, algumas obras espíritas tratam deste assunto de forma mais detalhada:
Nos Domínios da Mediunidade - Libertação, e outras. O processo obsessivo é uma constante no mundo, variando apenas sua intensidade e o tempo que perdura.
Os casos mais severos costumam afetar o sistema nervoso de forma grave.
Bobagem. Superstições sem sentido baseadas numa crença idiota sem comprovação científica. Esse é o perigo do espiritismo: extrapolar o domínio do delírio pessoal da crença para penetrar no terreno da realidade prática tentando competir com a ciência fornecendo explicações estúpidas e inconsequentes para fenômenos evidentemente naturais mas mistificados pela ignorância.
Lembre que está num Clube Cético. Se você não consegue provar aqui a existência do espírito, guarde para si as suas convicções e diagnósticos sem fundamento ou procure um fórum espírita. Você não agrega valor algum adotando essa postura proselitista e a doutrina espírita que já é conhecida aqui, já foi integralmente refutada ao longo dos últimos 150 anos.
talvez o fato de sempre acreditar-se conhecedor de uma explicação cética ja seja também uma crença.
a doutrina espirita é milenar:
Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me uma necromante, para que eu vá a ela e a consulte. Disseram-lhe os seus servos: Eis que em En-Dor há uma mulher que é necromante.
Então Saul se disfarçou, vestindo outros trajes; e foi ele com dois homens, e chegaram de noite à casa da mulher. Disse-lhe Saul: Peço-te que me adivinhes pela necromancia, e me faças subir aquele que eu te disser.
A mulher lhe respondeu: Tu bem sabes o que Saul fez, como exterminou da terra os necromantes e os adivinhos; por que, então, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer?
Saul, porém, lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Como vive o Senhor, nenhum castigo te sobrevirá por isso.
A mulher então lhe perguntou: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel.
Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou em alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me enganaste? pois tu mesmo és Saul.
Ao que o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher respondeu a Saul: Vejo um deus que vem subindo de dentro da terra.
Perguntou-lhe ele: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e lhe fez reverência.
Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Estou muito angustiado, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e já não me responde, nem por intermédio dos profetas nem por sonhos; por isso te chamei, para que me faças saber o que hei de fazer.
Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o Senhor se tem desviado de ti, e se tem feito teu inimigo?
O Senhor te fez como por meu intermédio te disse; pois o Senhor rasgou o reino da tua mão, e o deu ao teu próximo, a Davi.
Porquanto não deste ouvidos à voz do Senhor, e não executaste e furor da sua ira contra Amaleque, por isso o Senhor te fez hoje isto.
E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus. Amanhã tu e teus filhos estareis comigo, e o Senhor entregará o arraial de Israel na mão dos filisteus.
Imediatamente Saul caiu estendido por terra, tomado de grande medo por causa das palavras de Samuel; e não houve força nele, porque nada havia comido todo aquele dia e toda aquela noite.
1 Samuel 28:7-20