Concordo parcialmente com que você, mas continuo achando pouquíssimo provável que elas estejam mentindo na cara dura. Como disse antes já tive umas quatro alucinações (quando pertencia a essa igreja), só que foram de olhos abertos, então acho que, de alguma forma, a crença propicia essas alucinações.
Voce falando sobre mentira me fez lembrar que os próprios membros desconfiam de outros membros, acham que estão mentindo ou foi "coisa da cabeça dele". Enfim, mesmo que alguns mintam acho que assim como eu outros também têm essas alucinações religiosas,
E tem mesmo, Catto. Não são todos mentirosos ali. Só tiveram uma experiência que é historicamente bastante antiga e a atribuem ao Espírito Santo por não entenderem como ela se origina.
só não sei como são de olhos fechados.
Explica isso aí melhor, mais detalhadamente pra gente entender.
Então geralmente ocorre em três situações:
1) Quando vão orar pra alguém.
2) Quando se reúnem para orar.
3) No decorrer do culto.
1) Algum membro pede uma oração, aí vão orar por ele, pode ser uma, duas, três... pessoas. A pessoa que pediu a oração se ajoelha, todos fecham os olhos e nisso ao acabar a oração alguém diz ter dito uma visão (sendo que permaneceram todo tempo de olhos fechados).
2) Se reúnem em grupo, todos fecham os olhos e começam a orar (pode ser um só orando em voz alta ou todos orando na mente) dai depois de poucos minutos dizem ter tido uma visão (também permanecendo de olhos fechados todo o tempo).
3) No meio de uma pregação ou no meio de algum hino, fecham os olhos buscando "comunhão" e depois dizem ter tido a tal visão.
Observações:
1- Quando vão orar por alguém em grupo há BEM mais visões.
2- Quando tem "línguas estranhas e interpretação das línguas" no meio da oração, geralmente, também tem mais visões.
3- Não necessariamente tem música.
4- Essas orações não são longas, coisa de poucos minutos (de dois a dez)
5- Às visões tem um teor MUITO repetitivo, e são bem gerais, nada específico. Tipo toda mes aparece uma visão parecida.
6- Em relações as reuniões e orações sei que não é combinado porque já tive um alto cargo lá, podia inclusive pregar no culto e orar por visitantes.
7- Às visões de olhos fechados são MUITO mais comuns e fazem parte da crença desde que você entra. Quando você fecha o olho para orar já sabe que a qualquer momento pode ter "uma visão do espírito santo".