Autor Tópico: Como explicar "visões" religiosas  (Lida 3961 vezes)

Offline O abençoador

• Nível 04
  • *
Re:Como explicar "visões" religiosas
« Resposta #25 Online: 20 de Julho de 2016, 00:19:47 »
Concordo parcialmente com que você, mas continuo achando pouquíssimo provável que elas estejam mentindo na cara dura. Como disse antes já tive umas quatro alucinações (quando pertencia a essa igreja), só que foram de olhos abertos, então acho que, de alguma forma,  a crença propicia essas alucinações.
Voce falando sobre mentira me fez lembrar que os próprios membros desconfiam de outros membros, acham que estão mentindo ou foi "coisa da cabeça dele". Enfim, mesmo que alguns mintam acho que assim como eu outros também têm essas alucinações religiosas,

E tem mesmo, Catto. Não são todos mentirosos ali. Só tiveram uma experiência que é historicamente bastante antiga e a atribuem ao Espírito Santo por não entenderem como ela se origina.

só não sei como são de olhos fechados.

Explica isso aí melhor, mais detalhadamente pra gente entender.

Então geralmente ocorre em três situações:
1) Quando vão orar pra alguém.
2) Quando se reúnem para orar.
3) No decorrer do culto.

1) Algum membro pede uma oração, aí vão orar por ele, pode ser uma, duas, três... pessoas. A pessoa que pediu a oração se ajoelha, todos fecham os olhos e nisso ao acabar a oração alguém diz ter dito uma visão (sendo que permaneceram todo tempo de olhos fechados).
2) Se reúnem em grupo, todos fecham os olhos e começam a orar (pode ser um só orando em voz alta ou todos orando na mente) dai depois de poucos minutos dizem ter tido uma visão (também permanecendo de olhos fechados todo o tempo).
3) No meio de uma pregação ou no meio de algum hino, fecham os olhos buscando "comunhão" e depois dizem ter tido a tal visão.

Observações:
1- Quando vão orar por alguém em grupo há BEM mais visões.
2- Quando tem "línguas estranhas e interpretação das línguas" no meio da oração, geralmente, também tem mais visões.
3- Não necessariamente tem música.
4- Essas orações não são longas, coisa de poucos minutos (de dois a dez)
5- Às visões tem um teor MUITO repetitivo, e são bem gerais, nada específico. Tipo toda mes aparece uma visão parecida.
6- Em relações as reuniões e orações sei que não é combinado porque já tive um alto cargo lá, podia inclusive pregar no culto e orar por visitantes.
7- Às visões de olhos fechados são MUITO mais comuns e fazem parte da crença desde que você entra. Quando você fecha o olho para orar já sabe que a qualquer momento pode ter "uma visão do espírito santo".

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #26 Online: 20 de Julho de 2016, 07:40:26 »
Essas "visões espirituais" são, essencialmente, apenas coisas que espíritas 'dizem' ter visto de olho fechado.

Pessoas podem fazer isso por motivos distintos. Entre eles:

1) Podem estar mentindo para continuarem pertencendo ao grupo e não serem os únicos que não são atingidos pela graça.
2) Podem estar alucinando por falta de oxigenação cerebral, doenças como esquizofrenia, stress, ação de drogas, entre outros.
3) Podem estar mentindo para obter vantagem pessoal como dinheiro, poder sobre terceiros, receber atenção.
4) Múltiplos acima.

Essas são explicações "satisfatórias".

Ver de "olhos fechados" eu também vejo! Juro que até a Angelina Jolie eu vejo, se e quando quiser.

Btw, aqui estao 13 boas explicações: http://www.skeptic.com/downloads/why-people-see-ghosts.pdf

Em igrejecas evangelicas?

A explicação ou é uma armação com o pastor ou, muito mais comum, um fingimento por parte do fiel para ganhar status espiritual entre os irmãos. É incrível a competição que existe entre os evangélicos. Tipo: "eu sou mais abençoado que você...", Tudo isso sob uma máscara de humildade e amor ao próximo.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #27 Online: 20 de Julho de 2016, 08:24:26 »
você só ouvia os relatos nunca viu nada...e seria melhor definir o que eram essas visões espirituais...tem gente que vê o que quer ver...
Já vi, mas foram de olhos abertos e tenho convicção que foram alucinações. Acho que o convívio com essas igrejas influência muito.
sim as pessoas se encontram predispostas, desejam ver algo que força de vontade obrigam o cérebro a criar montar imagens de  memorias ja cumuladas.
assim como também algumas pessoas ja vão predispostas a incorporar espíritos em alguns caso  é como dizem os ateus: A fé não remove montanhas ,mas pode colocar uma onde não existe"
Perceba que em casa de família palmeirense só existe  " Espirito de porcos", por comparação nem todas igreja evangélicas baixam demônios!
e onde baixam são  sempre os mesmos do folclore afro brasileiro.
E perceba que nenhum deles fala idiomas como russo , japonês, chines, paquistanês, tupi guarani, nem apresentam fala intelectual digna DOS ANJOS CAIDOS ou seja estes supostos demônios são humanamente ignorantes que estão mais para "espirito de porco" que  mal sabem falar o português corretamente, isto me fez lembrar de um antigo personagem do chico Anísio "Beto Garneiro vampiro brasileiro" uma comédia!
Veja bem a consciência humana não pode conceber ou vivenciar duas realidades ao mesmo tempo, para entrar em comunhão com outros planos é necessário desligar-se deste mundo quase totalmente, coisa muito difícil de ser alcançada em situação e  pessoas comuns.
Coisa que talvez só monges e médiuns autênticos o consigam fazer, ja em sonhos esta possibilidade aumenta, devido nossa consciência esta adormecida para este mundo tendo mais facilidade para SE CONECTAR AO OUTRO, disso resulta sonhos proféticos verdadeiramente comprovados. 
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #28 Online: 20 de Julho de 2016, 09:11:32 »
E la se vai mais um tópico para o brejo.

Offline O abençoador

• Nível 04
  • *
« Resposta #29 Online: 20 de Julho de 2016, 10:39:01 »
você só ouvia os relatos nunca viu nada...e seria melhor definir o que eram essas visões espirituais...tem gente que vê o que quer ver...
Já vi, mas foram de olhos abertos e tenho convicção que foram alucinações. Acho que o convívio com essas igrejas influência muito.
sim as pessoas se encontram predispostas, desejam ver algo que força de vontade obrigam o cérebro a criar montar imagens de  memorias ja cumuladas.
assim como também algumas pessoas ja vão predispostas a incorporar espíritos em alguns caso  é como dizem os ateus: A fé não remove montanhas ,mas pode colocar uma onde não existe"
Perceba que em casa de família palmeirense só existe  " Espirito de porcos", por comparação nem todas igreja evangélicas baixam demônios!

Sim.... Você tocou num ponto interessante. Nessa igreja eles não falam sobre possessões, logo nunca aparece ninguém possesso lá. A igreja adventista, por exemplo, não acredita nessas linguas e não as falam... Nessa igreja que eu ia (Igreja Cristã Maranata) essas visões e as línguas são os "dons" que eles mais buscam, logo são os mais frequentes. Ou seja, o que você sente de "sobrenatural" tá relacionado com o que o ambiente acredita, no espiritismo vao psicografar, no candomblé tem o negócio da pomba gira, e nas igrejas evangélicas vão ter "línguas" e "visões". 

Veja bem a consciência humana não pode conceber ou vivenciar duas realidades ao mesmo tempo, para entrar em comunhão com outros planos é necessário desligar-se deste mundo quase totalmente, coisa muito difícil de ser alcançada em situação e  pessoas comuns.
Coisa que talvez só monges e médiuns autênticos o consigam fazer, ja em sonhos esta possibilidade aumenta, devido nossa consciência esta adormecida para este mundo tendo mais facilidade para SE CONECTAR AO OUTRO, disso resulta sonhos proféticos verdadeiramente comprovados.

Você é espirita?

Offline O abençoador

• Nível 04
  • *
« Resposta #30 Online: 20 de Julho de 2016, 10:46:53 »
Essas "visões espirituais" são, essencialmente, apenas coisas que espíritas 'dizem' ter visto de olho fechado.

Pessoas podem fazer isso por motivos distintos. Entre eles:

1) Podem estar mentindo para continuarem pertencendo ao grupo e não serem os únicos que não são atingidos pela graça.
2) Podem estar alucinando por falta de oxigenação cerebral, doenças como esquizofrenia, stress, ação de drogas, entre outros.
3) Podem estar mentindo para obter vantagem pessoal como dinheiro, poder sobre terceiros, receber atenção.
4) Múltiplos acima.

Essas são explicações "satisfatórias".

Ver de "olhos fechados" eu também vejo! Juro que até a Angelina Jolie eu vejo, se e quando quiser.

Btw, aqui estao 13 boas explicações: http://www.skeptic.com/downloads/why-people-see-ghosts.pdf

Em igrejecas evangelicas?

A explicação ou é uma armação com o pastor ou, muito mais comum, um fingimento por parte do fiel para ganhar status espiritual entre os irmãos. É incrível a competição que existe entre os evangélicos. Tipo: "eu sou mais abençoado que você...", Tudo isso sob uma máscara de humildade e amor ao próximo.

Armação não é não, eu tinha um cargo importante lá. Eles teriam armado pra eu fingir também, enfim...
Pode ser fingimento mesmo, é bastante comum, mas acho que só se aplica a alguns. Se fosse mentira, por exemplo, eles poderiam mentir em melhores momentos: quando o pastor estivesse lá, quando vinha pessoas de outras cidades, aí poderiam fingir para "se mostrar",mas não é o que acontece.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #31 Online: 20 de Julho de 2016, 11:06:15 »
Catto, a meu ver voce mesmo ja forneceu todas as respostas pra esse misterio. Leia suas mensagens. Fingimento e necessidade de pertencimento são a chave. Sempre devemos considerar que as pessoas mentem.

Não entre nessa de SINDROME DE MARIDO TRAIDO. Mesmo que sua esposa pareça confiavel, fiel honesta, mesmo que voce acredite piamente nisso e na sua cabeça não resta duvidas disso, não mudará o fato de que ela está te traindo.

« Última modificação: 20 de Julho de 2016, 11:10:28 por homemcinza »
Ceticismo é para poucos!

Offline Alligator

• Nível 00
  • *
« Resposta #32 Online: 20 de Julho de 2016, 13:15:15 »
 Não necessariamente eles estavam mentindo. Vale lembrar que o ser humano é altamente sugestionável. Uma massa de pessoas sugestionáveis vão acreditar estar vendo Jesus caso os outros estejam.

Tipo aqueles casos da galera que vê Nossa Senhora Aparecida. Tenho familiares que no culto viram a santa. Anos depois me confirmaram que estavam tão emocionados que acreditaram ter visto mesmo.  :histeria:

Mas insistem em dizer que sentiram a presença do espírito da Santa...  :?: ::) 
"Alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias."

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #33 Online: 20 de Julho de 2016, 14:50:51 »

Sim.... Você tocou num ponto interessante. Nessa igreja eles não falam sobre possessões, logo nunca aparece ninguém possesso lá. A igreja adventista, por exemplo, não acredita nessas linguas e não as falam... Nessa igreja que eu ia (Igreja Cristã Maranata) essas visões e as línguas são os "dons" que eles mais buscam, logo são os mais frequentes. Ou seja, o que você sente de "sobrenatural" tá relacionado com o que o ambiente acredita, no espiritismo vao psicografar, no candomblé tem o negócio da pomba gira, e nas igrejas evangélicas vão ter "línguas" e "visões". 

[quote/]
Exato!
normalmente pessoas que falam línguas estranhas não sabem o que falam  :hihi:
é como se delirassem.
Não entenderam bem "lingua dos anjos"  ensinamento do apostolo Paulo ainda que falasse a língua dos anjos ,sem amor eu nada seria.

Você é espirita?
de porco ?  :biglol:

tenho simpatia por alguns aspectos kardecistas como a pratica da caridade cristã, reencarnação, lei do carma,mas  não sou um seguidor do espiritismo.

Offline Thomas_Blum

• Nível 02
  • *
« Resposta #34 Online: 20 de Julho de 2016, 20:33:19 »
Na igreja que eu frequentava havia vários relatos (praticamente todos os dias) de pessoas que diziam ter alguma dessas visões. O que me impressiona é que essas visões aconteciam com os olhos fechados. Como pode?!

Catto, acho que esse tópico pode lhe ajudar:
../forum/topic=29773.0.html

Passei por situações semelhantes na Conscienciologia e sou a prova viva de que sim, vê-se muita coisa de olhos fechados. Isso é inerente do ser humano, o que as igrejas e doutrinas fazem é apenas dar um palpite ou ditar o que você está vendo! Faça um teste, deite-se num quarto escuro, com algum ruído branco no fone de ouvido (para não prestar atenção no ambiente), fique relaxado apenas focado na respiração.
Se você fizer esse experimento certamente poderá visualizar uma porção de coisas, muitas delas surreais o suficiente para encaixar em um contexto religioso (se for a sua obsessão do momento). Lembro que nos últimos trabalhos energéticos do curso eu observava muito atentamente tudo que aparecia em minhas visões e percebia o quanto eram passiveis de serem confundidas ou interpretadas dentro do contexto espiritual proposto pela Conscienciologia.
Mas no fim, eram apenas visões, imagens aleatórias, randômicas, vezes familiares, vezes delirantes, sem sentido.
É uma experiencia muito legal para você observar seu cérebro e seu subconsciente. Certamente ;)

Offline O abençoador

• Nível 04
  • *
« Resposta #35 Online: 20 de Julho de 2016, 21:21:59 »
Na igreja que eu frequentava havia vários relatos (praticamente todos os dias) de pessoas que diziam ter alguma dessas visões. O que me impressiona é que essas visões aconteciam com os olhos fechados. Como pode?!

Catto, acho que esse tópico pode lhe ajudar:
../forum/topic=29773.0.html

Passei por situações semelhantes na Conscienciologia e sou a prova viva de que sim, vê-se muita coisa de olhos fechados. Isso é inerente do ser humano, o que as igrejas e doutrinas fazem é apenas dar um palpite ou ditar o que você está vendo! Faça um teste, deite-se num quarto escuro, com algum ruído branco no fone de ouvido (para não prestar atenção no ambiente), fique relaxado apenas focado na respiração.
Se você fizer esse experimento certamente poderá visualizar uma porção de coisas, muitas delas surreais o suficiente para encaixar em um contexto religioso (se for a sua obsessão do momento). Lembro que nos últimos trabalhos energéticos do curso eu observava muito atentamente tudo que aparecia em minhas visões e percebia o quanto eram passiveis de serem confundidas ou interpretadas dentro do contexto espiritual proposto pela Conscienciologia.
Mas no fim, eram apenas visões, imagens aleatórias, randômicas, vezes familiares, vezes delirantes, sem sentido.
É uma experiencia muito legal para você observar seu cérebro e seu subconsciente. Certamente ;)

Obrigado cara, vou ler o tópico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #36 Online: 20 de Julho de 2016, 21:43:40 »
Não necessariamente eles estavam mentindo. Vale lembrar que o ser humano é altamente sugestionável. Uma massa de pessoas sugestionáveis vão acreditar estar vendo Jesus caso os outros estejam.

Tipo aqueles casos da galera que vê Nossa Senhora Aparecida. Tenho familiares que no culto viram a santa. Anos depois me confirmaram que estavam tão emocionados que acreditaram ter visto mesmo.  :histeria:

Mas insistem em dizer que sentiram a presença do espírito da Santa...  :?: ::)
interessante ja tinha ouvido falar no espirito santo mas espirito santa é novidade  :smartass:

Offline O abençoador

• Nível 04
  • *
« Resposta #37 Online: 03 de Janeiro de 2017, 19:07:16 »
Só para contribuir com o tópico:

A antropóloga Tanya Luhrmann estudou quatro anos para escrever um livro onde defende a tese de que as pessoas que afirmam ter contato com  divindades sofrem de alucinações não psicóticas. Ou seja, pessoas mentalmente saudáveis podem ter alucinações não frequentes (Isso se você não considerar a crença exagerada como algum distúrbio).

O nome do livro é: When God Talks Back.

http://deusesehomens.com.br/ultimas-noticias/item/455-livro-aborda-alucinacao-de-quem-conversa-com-deus

https://www.amazon.com/gp/product/0307264793/ref=pd_lpo_k2_dp_sr_1?pf_rd_p=1278548962&pf_rd_s=lpo-top-stripe-1&pf_rd_t=201&pf_rd_i=1893083004&pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_r=1T1STTP0KGP7B9QWA0AM

Acho que, explicando como isso acontece, uma onda de ceticismo poderia invadir as igrejas, uma vez que várias pessoas só estão lá devido a essas experiencias.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 03 de Janeiro de 2017, 19:34:36 »
Oliver Sacks, já escreveu sobre isso em Hallucinations.  "Hallucinations don't belong wholly to the insane. Much more commonly, they are linked to sensory deprivation, intoxication, illness or injury." Em outro livro explica a Síndrome de Charles Bonet, um distúrbio que afeta pessoas normais que perdem a visão e que passam a ter alucinações.

Portanto, nada de novo no front. A contextualização desse tipo de experiência divina num território de normalidade parece um alívio para que fala com Ele, desde que não ouça muito, por qua aí é caso de internação mesmo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!