Autor Tópico: Bel Pesce impostora?  (Lida 6319 vezes)

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
Re:Bel Pesce impostora?
« Resposta #25 Online: 31 de Agosto de 2016, 10:44:06 »
"Empreendedorismo de palco" é um termo depreciativo que eu usei. Na verdade ela chamaria apenas de "empreendedorismo".

Mas o termo "por acaso" existe mesmo, associado a isso:

Sim, o termo pegou depois desse texto.

O engraçado é que o discurso já denuncia a pessoa. É muito "sucesso", "vencer", "mindset". É como estar conversando sobre política com alguém pretensamente isento e de repente ele soltar "mais-valia" e "proletário" no meio da frase.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #26 Online: 31 de Agosto de 2016, 10:47:26 »
Foi meio acidental o começo da história. Acontece que o Izzy Nobre ouviu falar nela na ocasião do crowdfunding fracassado, fez um vídeo meio humorístico tirando com a cara dela, e quando os fãs (dela) vieram reclamar ele teve a ideia de fazer a pesquisa e acabou descobrindo as farsas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 31 de Agosto de 2016, 10:55:18 »
http://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/noticias/bel-pesce-inspira-empreendedores-em-palestra-sobre-inovacao

Até o SEBRAE...

“É importante desmistificar a inovação. As idéias não surgem do nada, em um momento eureca. É uma questão de muito trabalho, tentativa e erro. Para inovar, é preciso ter empatia, se colocar no lugar dos outros, para encontrar soluções inovadoras para problemas já existentes”, disse a empreendedora à plateia atenta.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #28 Online: 31 de Agosto de 2016, 11:00:33 »
A história dela inspirou muitos dos empreendedores presentes na palestra. “Se ela é tão jovem e conseguiu tudo isso, todos podemos conseguir também”, disse o empresário Daniel Moraes, de São Paulo.

:lol:

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #29 Online: 31 de Agosto de 2016, 11:03:21 »
Já associaram as críticas a ela ao machismo ou os histéricos ainda não entraram no jogo?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 31 de Agosto de 2016, 11:12:00 »
Putz. É um risco e tanto. É aconselhavel se embutir aproximações masculinas nessas críticas, para evidenciar mais a natureza do problema e dificultar essa associação forçada.

Certamente seria algo que dá outra oportunidade de empreendimento: esse coaching tendo como target empreendedoras mulheres num mundo comandado pelos homens. Uma perspectiva sobre os mindsets necessários para que empreendedoras superem todos os roadblocks que mulheres podem enfrentar no caminho ao sucesso empresarial, e por que não, pessoal. Possivelmente com uma empresa paralela servindo de hub para o networking e troca de experiências entre empreendedoras.

Successmanship 101.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #31 Online: 31 de Agosto de 2016, 11:13:55 »
Acho que a discussão não irá a esse ponto porque não tem muita correlação com política. O mais provável é já terem falado mal dela por ficar disseminando essa "mentalidade de ficar fundando empresas privadas como se fosse algo bom".

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #32 Online: 31 de Agosto de 2016, 11:29:00 »
Putz. É um risco e tanto. É aconselhavel se embutir aproximações masculinas nessas críticas, para evidenciar mais a natureza do problema e dificultar essa associação forçada.

Certamente seria algo que dá outra oportunidade de empreendimento: esse coaching tendo como target empreendedoras mulheres num mundo comandado pelos homens. Uma perspectiva sobre os mindsets necessários para que empreendedoras superem todos os roadblocks que mulheres podem enfrentar no caminho ao sucesso empresarial, e por que não, pessoal. Possivelmente com uma empresa paralela servindo de hub para o networking e troca de experiências entre empreendedoras.

Itaú Mulher Empreendedora! https://imulherempreendedora.com.br/

Parece que tem mais um milhão.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 31 de Agosto de 2016, 11:38:29 »
Viés em ação: entrei no link, e em algum momento tem uma chamada para artigo que começa com:

Quais os indicadores para mensurar

Eu li por um instante "quais os indicadores para menstruar". :histeria:  :vergonha:

Eu não acho nada demais haver tal nicho se o conteúdo passado não for só motivação vazia, mas informação de maior valor.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 31 de Agosto de 2016, 12:18:11 »
http://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/noticias/bel-pesce-inspira-empreendedores-em-palestra-sobre-inovacao

Até o SEBRAE...

“É importante desmistificar a inovação. As idéias não surgem do nada, em um momento eureca. É uma questão de muito trabalho, tentativa e erro. Para inovar, é preciso ter empatia, se colocar no lugar dos outros, para encontrar soluções inovadoras para problemas já existentes”, disse a empreendedora à plateia atenta.

Criar ideias boas é fácil. O problema é colocar em prática. Tem que ter dinheiro, trabalhar muito e talvez esperar anos para ter um retorno. Esses empreendedores fazem parecer que o importante são as ideias.

Eu mesmo cheguei a comentar esses dias com colegas do trabalho que seria interessante criar um Uber de transporte coletivo. Seriam vans e ônibus que pegariam pessoas e cobraria um valor menor. As rotas seriam pré-determinadas, mas com o aplicativo seria possível saber quanto tempo demoraria para chegar, teria a possibilidade de evitar rotas mais demoradas quando não tem ninguém para embarcar naquele ponto e seria possível pagar com a conta do Uber, sem precisar de cartão de ônibus ou moedinhas.

Pronto, a ideia está aí.

Agora fazer acontecer é complicado, e é aí que as pessoas se quebram.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #36 Online: 31 de Agosto de 2016, 13:47:58 »
Até o Jovem Nerd e o Flávio do geração compraram o papo dela.

O problema destes cursos de empreendedorismo é que eles só contam os cases de sucesso, tipo o cara que era garçon e fez o plano de negócio em um guardanapo* e esquecem dos outros 99 caras que se fuderam homericamente.

* Se não me engano é o case da rede de churrascaria fogo de chão ou uma dessas

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #37 Online: 31 de Agosto de 2016, 15:33:32 »
Isso quando têm "cases de sucesso" para contar. O mais comum é ficarem na ladainha de auto-ajuda.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 31 de Agosto de 2016, 15:54:41 »
Acho que vai ser bem comum eles pesquisarem biografias de pessoas de sucesso e talvez até os entrevistarem, perguntando sobre coisas a que atribuem seu sucesso, para construir assim os "sete passos indispensáveis do sucesso inevitável" e etc.

Cara, só mais tarde fui ler o artigo inicial, rachei de rir quando fui ver sobre outro cara citado, também retarTED talker, "eu aqui na minha garagem com minha lamborghini". :biglol: Chegaram a destrinchar a coisa a ponto de notar ser visível que é um carro alugado*; também identificaram o que ele alegava ser sua casa, que é uma mansão que está para alugar. Mencionam que ele anda pela casa como se não a conhecesse bem, e em um momento, até esbarra com uma pessoa aleatória ao abrir uma porta, e então fecha e vai para outra direção. Ou seja, aparenta que ele deve tê-la "alugado" meio "por fora", como locação para filmar um vídeo rápido, algo assim. :histeria:

Mas ao mesmo tempo tem gente ainda com a cada de pau ou ingenuidade suficiente para defendê-lo, dizendo que essas desmascarações são coisas de "invejosos" e etc.

Mas talvez ele possa vir a ser o Trump dos democratas num futuro não muito distante:

http://www.latintimes.com/hillary-clinton-lets-tai-lopez-annoying-youtube-guy-interview-her-fundraiser-351898

MAS 2, parece que o modelo de negócio pode ser bastante rentável. Ele lista cursos e coisas assim com preços de até dez mil dólares! Não sei se chega a ter quem compra desses, não duvido nada que tenha uma fatura razoável dos outros, bem como dos sistemas de ganhos por vendas através de links afiliados e essas outras coisas, que parecem ser de onde vem a renda real.

* Também tem trechos de um vídeo onde ele sai andando com alguma figura que não identifiquei, acho que a idéia era uma entrevista num esquema meio como o do Seinfeld, andando de carro; nesse vídeo só mostravam que o cara não dava muita importância a ele, colocando fones de ouvido enquanto ele falava, e respondendo mecanicamente uns "yeah, right" ao mesmo tempo em que cortava a pergunta no meio da frase...

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #39 Online: 31 de Agosto de 2016, 20:59:56 »
Chegaram a destrinchar a coisa a ponto de notar ser visível que é um carro alugado*; também identificaram o que ele alegava ser sua casa, que é uma mansão que está para alugar. Mencionam que ele anda pela casa como se não a conhecesse bem, e em um momento, até esbarra com uma pessoa aleatória ao abrir uma porta, e então fecha e vai para outra direção. Ou seja, aparenta que ele deve tê-la "alugado" meio "por fora", como locação para filmar um vídeo rápido, algo assim.

Quando eu fui involuntariamente em uma reunião da Hinode e ficaram passando exaustivos vídeos e fotos de pessoas ostentando patrimônio eu tive essa impressão também.

Inclusive eu resolvi ver ontem um trecho de uma palestra da Bel Pesce e o ambiente em geral é assustadoramente parecido.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #40 Online: 01 de Setembro de 2016, 00:30:00 »

« Última modificação: 01 de Setembro de 2016, 00:32:34 por Lakatos »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 01 de Setembro de 2016, 07:10:08 »
[/Skorpios
Chegaram a destrinchar a coisa a ponto de notar ser visível que é um carro alugado*; também identificaram o que ele alegava ser sua casa, que é uma mansão que está para alugar. Mencionam que ele anda pela casa como se não a conhecesse bem, e em um momento, até esbarra com uma pessoa aleatória ao abrir uma porta, e então fecha e vai para outra direção. Ou seja, aparenta que ele deve tê-la "alugado" meio "por fora", como locação para filmar um vídeo rápido, algo assim.

Quando eu fui involuntariamente em uma reunião da Hinode e ficaram passando exaustivos vídeos e fotos de pessoas ostentando patrimônio eu tive essa impressão também.

Inclusive eu resolvi ver ontem um trecho de uma palestra da Bel Pesce e o ambiente em geral é assustadoramente parecido.

Eu vi um pouco de um vídeo de um cara que supostamente defendia esse Tai Lopez, a impressão que dava é que ele estava tentando conter o riso, o tempo todo, como um mau ator que também não consegue deixar de achar engraçado que está ajudando a passar a perna em um monte de gente.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #42 Online: 01 de Setembro de 2016, 17:52:54 »
A Exame, uma das mais irresponsáveis com a "lição de casa", noticiou de forma bem discreta, dando espaço bem mais amplo à réplica do que à crítica do artigo:

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/bel-pesce-conta-sua-versao-apos-polemica-nas-redes-sociais

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 01 de Setembro de 2016, 18:04:09 »
O nome da revista ainda por cima é "exame"...

Eu fui ver o vídeo do autor do dossiê sobre isso, e acabei vendo um ou outro vídeo relaciondo. Tem um ou outro que parece ser do mesmo "ramo" de "empreendedorismo de palco" que meio que passam batido nesse aspecto de ser um currículo grotescamente inflado, parece que tentam dar a entender que foi um erro ela ter tentado um esquema de financiamento coletivo, e nada mais; que isso despertou críticas de invejosos, etc. Impressionante.

O autor do dossiê menciona no entanto que algum dos lugares onde antes não havia menção a ela, foi atualizado, acrescentando isso. Curioso.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #44 Online: 01 de Setembro de 2016, 18:28:24 »
Se estamos falando dos mesmos casos, acho que essas menções a ela que estão sendo acrescentadas são apenas como membro ("membra"?) de equipes, e não citando as posições de liderança que ela alegava.

Ela deve estar ligando desesperadamente para os ex-patrões e pedindo para fazerem isso, ao menos para criar algum tipo de factóide que a permita vender um discurso de estar sendo perseguida por haters invejosos.

E não é apenas questão de salvar a própria imagem pessoal. Há pessoas ameaçando processá-la e pedir a devolução do dinheiro pago por palestras e cursos. O que faz sentido, já que ela usava a biografia como argumento de venda.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 01 de Setembro de 2016, 18:55:58 »
Citação de: Izzy Nobre

Amigos da Bel adicionando o nome dela de última hora no projeto que nunca carregou seu nome:
https://touchless.codeplex.com/wikipage?title=Community&referringTitle=Home

https://touchless.codeplex.com/wikipage?title=Community&referringTitle=Home

[...]

Program Manager Intern Bel Pesce
Bel was part of the day-to-day of the project, documented the SDK, produced a demo to show the power of the SDK, recorded walkthrough videos to teach how to use the SDK. Last edited Aug 29 at 2:56 PM by michwass, version 5

Comments
eubruno Today at 2:29 AM
Colocaram o nome da Bel Pesce ali (5 anos depois) dizendo que ela é só a estágiaria que escreveu a documentação (a qual não esta disponível na aba documentação), mas a publicidade dela é sempre que liderou e era fodona em todas as empresas. Se fosse tão boa assim ele seria programadora.

Quanto mais alta a perna da mentira, maior é o tombo.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 01 de Setembro de 2016, 19:41:25 »
A Exame, uma das mais irresponsáveis com a "lição de casa", noticiou de forma bem discreta, dando espaço bem mais amplo à réplica do que à crítica do artigo:

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/bel-pesce-conta-sua-versao-apos-polemica-nas-redes-sociais
"Em “viagem no Vale do Silício com alunos”, a empreendedora afirma no texto que está levantando documentos para que, assim que chegar ao Brasil, dar uma resposta para aqueles que a seguem e acreditam no seu trabalho."

Isso me lembra o Romário, que ia dar explicações às calúnias e até agora nada.

"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 01 de Setembro de 2016, 19:43:28 »
Aliás, ela já chama os céticos a formação dela de haters, tentando se colocar acima de todos.

Ninguém que critica ela tem ódio, mas apenas acha que ela é mentirosa.

Eu às vezes acho que ela nem faz isso conscientemente. Ela deve realmente acreditar que era líder e que era tão importante assim. Tipo a Dilma.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 01 de Setembro de 2016, 19:54:34 »
Tem por acaso algum filme ou algo assim, onde alguém começa com uma mentira branca mais inocente e a coisa vai escalando a proporções cada vez mais incontroláveis?

O mais próximo que me lembro agora é, acho, "Teaching Mrs. Tingle" ("Tentação Fatal" (título no Brasil) ou "A Ensinar a Senhora Cócega" (título em Portugal)) , mas acho que tem algum mais nessa linha mesmo, embora não me lembre. Em todo caso, é um bom enredo. "Sim, mamãe, me formei no MIT sim (coitadinha, não aguentaria mais outra insatisfação)", "ah, que orgulho, vou contar para todos", "é de alguém assim que precisamos para comandar nossa equipe", etc...

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #49 Online: 01 de Setembro de 2016, 20:09:20 »
A referência televisiva que isso mais me lembra é a série "Suits*", onde o protagonista mente possuir uma formação em Direito em Harvard para conseguir emprego em um escritório. Com o decorrer da série, ele vai se afundando cada vez mais para sustentar a mentira, e tendo que eventualmente inventar mais mentiras paralelas até a coisa ficar insustentável.

Acho que o caso da Bel Pesce até segue a mesma linha, provavelmente ela fez alguma distorção relativamente pequena no currículo e depois foi tendo que inventar mais coisas para sustentá-la, até virar o que virou.

*Que os portugueses devem chamar de "Factos" ou alguma outra coisa no mesmo nível de tradução literal.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2016, 20:12:05 por Lakatos »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!