Acho que vai ser bem comum eles pesquisarem biografias de pessoas de sucesso e talvez até os entrevistarem, perguntando sobre coisas a que atribuem seu sucesso, para construir assim os "sete passos indispensáveis do sucesso inevitável" e etc.
Cara, só mais tarde fui ler o artigo inicial, rachei de rir quando fui ver sobre outro cara citado, também retarTED talker, "eu aqui na minha garagem com minha lamborghini".

Chegaram a destrinchar a coisa a ponto de notar ser visível que é um carro alugado*; também identificaram o que ele alegava ser sua casa, que é uma mansão que está para alugar. Mencionam que ele anda pela casa como se não a conhecesse bem, e em um momento, até esbarra com uma pessoa aleatória ao abrir uma porta, e então fecha e vai para outra direção. Ou seja, aparenta que ele deve tê-la "alugado" meio "por fora", como locação para filmar um vídeo rápido, algo assim.

Mas ao mesmo tempo tem gente ainda com a cada de pau ou ingenuidade suficiente para defendê-lo, dizendo que essas desmascarações são coisas de "invejosos" e etc.
Mas talvez ele possa vir a ser o Trump dos democratas num futuro não muito distante:
http://www.latintimes.com/hillary-clinton-lets-tai-lopez-annoying-youtube-guy-interview-her-fundraiser-351898MAS 2, parece que o modelo de negócio pode ser bastante rentável. Ele lista cursos e coisas assim com preços de até dez mil dólares! Não sei se chega a ter quem compra desses, não duvido nada que tenha uma fatura razoável dos outros, bem como dos sistemas de ganhos por vendas através de links afiliados e essas outras coisas, que parecem ser de onde vem a renda real.
* Também tem trechos de um vídeo onde ele sai andando com alguma figura que não identifiquei, acho que a idéia era uma entrevista num esquema meio como o do Seinfeld, andando de carro; nesse vídeo só mostravam que o cara não dava muita importância a ele, colocando fones de ouvido enquanto ele falava, e respondendo mecanicamente uns "yeah, right" ao mesmo tempo em que cortava a pergunta no meio da frase...