Eu nunca vi alguma fonte acadêmica/séria, nacional ou estrangeira, defender que o fascismo seja de esquerda. Até pode existir, em alguma definição mais heterodoxa, mas é basicamente consenso que seja de extrema-direita.
Talvez por que mesmo essas definições acadêmicas sejam meio pobres, numa mistureba de associações históricas, e fatores políticos e sociais, além de talvez até alinhamento político. Todo o aspecto "tribal" de esquerda e direita, e não os elementos mais fundamentais que compõem.
Fico curioso em saber se, com "critérios acadêmicos" orientando a posição num gráfico nolanesco do tipo "political compass", quais elementos fariam o stalinismo ser de esquerda e o fascismo de direita.
Em todo caso, "que se dane". O que digo é que em muitos casos as preocupações de esquerda são de direitos da população/coletivos afetados por indivíduos, e as da direita de indivíduos terem direitos afetados em nome do coletivo. Pode não "bater" 100% com o que quer que sejam os "verdadeiros" significados acadêmicos de esquerda e direita, mas parece haver uma coincidência razoável, como quer que fosse melhor se rotular esses extremos desse "outro" eixo.