Eu não falei que seria anti-científico acreditar em geração espontânea, que, em última instância, é necessariamente verdade.
O problema é que é "claro" que os organismos surgem espontaneamente, tem até receitas científicas de como fazer ratos com roupas sujas. Sem essas metodologias groselhas filosóficas de intelectuais metidos a besta. É só fazer e funciona.
OK, se vedar o ambiente, não. Mas isso pode ser explicado com estar havendo também uma vedação dos fluxos de feng-shui. E todos sabem que uma casa com feng shui harmônico é um ambiente muito mais relax, calmante, não tem nem comparação.
Não seria então o caso de dizer que Popper formalizou o que cientistas já faziam?
Acho que ninguém está dizendo que foi tudo graças a Popper e/ou a outros "teóricos puros". Só que é significativamente mais complicado do que "faz o que dá resultado e o resto é groselha".
Acho que Krauss está só mimimizando contra a argumentação de que o "nada" dele já é algo com um monte de propriedades, embora seja só vácuo quântico.
Acho que o verdadeiro problema é que vários teólogos e filósofos não aceitam que o nada possa ter alguma coisa. Como se a realidade fosse obrigada a se curvar à lógica ou a filosofia. O que Krauss parece mostrar é que até mesmo o que comumente chamamos de "nada" pode ter propriedades, e isso é o que mostram os experimentos, não importando o que os filósofos acham.
O "nada ter alguma coisa" é contradição lógica, é como dizer que um é igual a zero. O que se pode dizer, e que os filósofos e outros cientistas não devem se importar, é que "aquilo que poderíamos pensar que é nada, já é na verdade algo". Sendo isso que estão dizendo, no fim das contas.
Dizer que as descrições da realidade "não são obrigadas a se curvar a lógica" é chutar o balde, qualquer falácia (falha de lógica) vale, vale o que qualquer um inventar, até 2+2=picolé.