A atitude de revolta do Patton se assemelha a de muitos outros membros do movimento da Real, homens que se consideram ou se consideravam cavalheiros e respeitosos com as mulheres, e que se sentem frustrados com suas experiências amorosas de insucesso com as mulheres. Eles veem muitos homens canalhas e cafajestes obtendo sucesso com as mulheres, enquanto muitos bons moços são apenas emocional e financeiramente explorados pelas garotas. Esta evidência anedótica serve como fundamento para a generalização de que toda mulher gosta de cafajeste, e que somente estes obtêm sucesso em suas investidas românticas. Os respeitosos e cavalheiros são usados apenas como banco (se sua condição financeira permitir) e terapeuta (se sua paciência permitir) pelas mulheres, enquanto os apetites sexuais destas são satisfeitos pelos canalhas e cafajestes. Boa parte da teoria da Real está fundamentada neste preceito.
Talvez o Patton só precise de alguns exemplos convincentes de homens respeitosos obtendo sucesso com as mulheres, ou de mulheres não se submetendo a cafajestes, para que mude de opinião. O PUA é positivo neste sentido, já que é vasto a quantidade de métodos e filosofias de sedução, e há muitos PUAs que possuem filosofias de respeito e cavalheirismo para com as mulheres, e ainda sim alcançam o sucesso, como o Zan Perrion ou o Juggler por exemplo. E não é tão difícil de encontrar algumas mulheres que desprezam homens cafajestes com atitudes canalhas, eu tenho amigas que nunca se submeteram a homens canalhas (apesar disso constituir uma evidência anedótica, eu não conheço nenhum estudo sobre o assunto, então ela deve servir como ponto de partida).