Na verdade eu acreditava naqueles papos de exceção e amor, isso não passa de uma ilusão e por isso vou fazer a vasectomia. E sobre a BMW tenho algumas posses e sou estudante de medicina então...
Se "posses" significar dinheiro em espécie, compre títulos da dívida pública no Tesouro Direto (atrelados à inflação ou à taxa SELIC) ou ouro.
O tesouro direto rende muito pouco, menos de 11% ao ano ou no máximo 6% de rendimento real (descontado a inflação).
Isto é bastante, principalmente porque são as aplicações mais seguras nesta categoria.
De fato, é o investimento mais seguro que existe em renda fixa, mas não acho que o rendimento seja muito, quando se tem tantas financeiras oferecendo rendimento muito superior a este, e ainda por cima protegido pelo FGC.
Há formas de investimento de renda fixa seguros e com retorno bem superior ao do tesouro direto. Eu já encontrei investimentos relativamente seguros com rentabilidade de 10% ao ano + IPCA (descontado a inflação), como uma Debênture da CEMIG, ou uma RDB de uma financeira de 135% do CDI (protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito [FGC]), com um rendimento de mais de 17% ao ano (sem descontar a inflação).
Debêntures não são tão seguras quanto os títulos públicos, especialmente se forem de empresas de capital aberto tendo estados como sócios majoritários, como é o caso da CEMIG.
O RDB é de qual financeira?
Caruana, uma financeira pequena. Somente em bancos ou financeiras pequenas se consegue taxas de rendimentos neste patamar. E apesar do risco de instituições pequenas como essa falir ser maior do que a de um grande Banco, a proteção do FGC traz tranquilidade, e o fato da instituição ser pequena é até bom neste caso, pois o FGC certamente será capaz de garantir com certa rapidez o pagamento do valor que você tinha investido na data em que a instituição decretou falência. Se um grande Banco falir, o FGC sozinho não seria capaz de socorrer os investidores, com certeza o governo teria que intervir.
E se você estiver disposto a se arriscar, pode investir em Fundos de Investimento Multimercados ou de ações que podem chegar a um rendimento médio de 20 ou 30% ao ano. O ultimo Fundo de Investimento em que comprei cotas mantem um rendimento de cerca de 30% ao ano nos últimos 5 anos, com um rendimento acumulado desde seu inicio (a 12 anos) de 1500%.
Você realmente é um sortudo.
De fato, e tenho consciência de que a qualquer momento possa ter prejuízo ou longos períodos de rendimento negativo, principalmente pelo fato deste fundo trabalhar com alavancagem e também de saber que no geral metade dos fundos não superam o índice Ibovespa e que a maioria dos fundos ofertados no mercado só possuem rendimentos positivos acima do índice de referência pelo motivo de que aqueles que estavam negativos vão sendo todos encerrados.
Mas descontando a inflação duvido que algum deles tenha tido rendimento maior que 400% nos últimos 15 anos. E todos são extremamente arriscados.
O fundo teve rendimento superior a 1500% em 12 anos, não fiz a conta mas me parece que mesmo descontando a inflação este rendimento fica superior a 400%. No entanto, estes 1500% devem muito a um evento logo no início da criação do fundo que ocasionou um rendimento
recording, que levou o fundo a ser considerado o fundo com maior rendimento do mundo na época. Certamente isso envolveu alguma operação com alavancagem e um bocado de sorte. Depois disso o rendimento se manteve em patamares bem menos, e em alguns anos ficou negativo, mas nos últimos 5 a média foi de 30% ao ano.
O RDB não é tão arriscado por ter proteção do FGC.