Se fiscais do Ministério da Agricultura recebiam propina pra liberarem produtos fora das condições sanitárias legais, tudo é possível.
Esse mi mi mi de que 'não é tão ruim assim' não cola.
Se a empresa fosse boazinha e não colocasse produtos adulterados no mercado, não precisaria pagar propina a ninguém. Se precisa pagar propina é porque seus produtos estavam fora das normas. Simples assim.
Não sei exatamente como explicar, mas parece que há um esquema onde os frigoríficos pagam esses pilantras para evitar certas destinações a certas carcaças. Dependendo do que apresentam vão para charque, cola, sei lá....ai o fiscal fecha um olho e a coisa vai para o corte.
Sendo que na maior parte do tempo/virtual totalidade isso nem se refere a algo realmente impróprio ou arriscado para o uso em alimentação humana, ainda que fora das regras (e daí é curioso a defesa estar vindo justamente dos esquerdistas, normalmente mais pró-regulamentação, e o ataque de quem geralmente ataca a regulamentações excessivas ou em geral). Tem uma reportagem sobre o tema, do Fantástico, que vi no youtube. Mencionaram também algum embutido que era vendido como sendo de peru, mas os testes genéticos detectaram apenas frango.
Mesmo no "canal do otário" foi dada alguma esclarecida e amenizada na situação (além de, obviamente, defender o lema "mais mercado, menos estado", lembrando que o mercado no caso não é mercado mesmo porque tem grandes empresários que ganharam empréstimos do BNDES, então nenhuma nuance ou revisão ideológica é necessária), a forma como as notícias foram dadas inicialmente realmente foi irresponsável.
A aparência das coisas para mim é que está bem distante da gravidade de coisas como as adulterações de leite das quais de vez em quando se ouve falar*. Não que seja "bom". "Bom" é que esteja havendo essa fiscalização da fiscalização e que se puna os irresponsáveis, ainda que seja de qualquer forma lamentável que isso tenha sido noticiado de forma sensacionalista.
* teoricamente nem isso seria prejudicial, especialmente a adultos, ou adultos sem alguma suscetibilidade especial, mas sem dúvida vai muito mais para fora das normas