O que eu ainda não entendi é... se tem carne estragando, é por que o mercado não está consumindo o bastante ou a forma de conservação/transporte é inadequada?
E se estão misturando papelão e cabeça de porco pra fazer embutidos, aí já não é subprodução?
Também é um "achismo" meu, mas a história do papelão tem forte indicação de ter sido um engano da PF.
Quem pode explicar melhor são as pessoas que trabalham com embalagem, logística, essas coisas, para identificar no diálogo gravado se o funcionário se refere a inserir papelão na carne ou armazená-la em papelão ao invés do plástico.
Abaixo, trechos da reportagem do JN de ontem:
Funcionário: O problema é colocar papelão lá dentro do CMS também né. Tem mais essa ainda. Só que não dá pra mim tirar. Eu vou ver se eu consigo colocar em papelão. Agora se eu não consegui em papelão, daí infelizmente eu vou ter que condenar.
Luiz Fossati: Aí tu pesa tudo que nós vamos dar perda. Não vamos pagar rendimentos isso.
[...]
A BRF também reiterou que a gravação em que funcionários da empresa se referem a papelão numa de suas fábricas é um claro e gravíssimo erro da Polícia Federal, pois, segundo a nota enviada pela BRF ao Jornal Nacional, o funcionário estava se referindo às embalagens do produto e não ao seu conteúdo. E que isso fica claro quando ele disse que vai ver se consegue colocar em papelão, pois esse produto é normalmente embalado em plástico.
A BRF divulgou em sobre o uso do papelão. Segundo a empresa, o funcionário estava se referindo às embalagens do produto e não ao seu conteúdo. Quando ele diz “dentro do CMS”, está se referindo à área onde o CMS é armazenado.
A BRF diz que isso fica ainda mais claro quando ele diz que vai ver se consegue “colocar em papelão”, ou seja, embalar o produto em papelão, pois esse produto é normalmente embalado em plástico.
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/03/pf-investiga-suposta-propina-para-liberar-carne-impropria-ao-consumo.html
Sobre a carne imprópria para o consumo, fora da validade, eu creio que são medidas de "economia barata" não "desperdiçar" algo que possa estar ainda em bom estado, mas cuja validade venceu. Para não jogar fora, tentaram aproveitar as peças.
Mas não estou defendendo ninguém.
Carne podre com papelão, como está correndo por aí afora, ninguém merece.
Que tudo seja investigado e que os envolvidos sejam severamente punidos.