Eu sou em geral pró mudanças mais liberalistas nos direitos trabalhistas, porém, já que o texto cita esse argumento de "as pessoas mudam para os EUA e não para cá/México", lembrou-me de comentar por que acho um pouco falho, sem antes ter lido o trecho mesmo.
Teoricamente poderia ser que o México e/ou o Brasil tivesse menos leis trabalhistas ainda e o mesmo ainda ocorresse. Pela economia americana/qualquer outra grande economia maior ainda ter maior oferta de emprego, e outros atrativos, como dólar.
Ao mesmo tempo, em países mais ricos, é possível que em alguns casos simplesmente haja menor necessidade dessa legislação, por melhores condições de vida em geral raramente precisarem proteger trabalhadores de "ofertas" de emprego mais FDPs. (Aqui ainda há de qualquer forma o debate de quando é que um emprego voluntário deveria ser proibido)
Sem falar na possibilidade de estarem descuidada ou estrategicamente desconsiderando legislação em nível estadual.
Tendo dito isso, pelos resumos que li das propostas, não me parece haver nada atroz, acho que de modo geral são melhoras.