Oi, Fernando, não vou quotar ponto a ponto, mas me parece que você não viu os vídeos que postei, né? A não ser que o Nando Moura esteja mentindo ou mal informado, o islamismo não teve "origens humildes" não, e o seu surgimento e estabelecimento foi favorecido por questões econômicas, bem diferentemente do cristianismo, que não tinha nada a seu favor, mas muita coisa contra.
No caso das 39 pessoas que se suicidaram, me permita discordar de você, mas particularmente para mim, importa se a história prosseguiu ou não, pois você pode ter vários episódios isolados ao longo da história de pessoas ou comunidades que tenham cometido sandices, mas aquilo parou ali, e não gerou uma história que se propagou ao longo do tempo, com a relevância que teve o cristianismo. De qualquer modo, eu não sou partidária desta religião, de modo que não vou me alongar muito neste tópico não. Minha argumentação possivelmente não é nada boa, por isso deixei os 2 vídeos no início, para que o pessoal comentasse o que eles dizem ali.
Até o momento, eu realmente não estou convencida nem um pouco de que o surgimento do cristianismo se explique como mera fraude (ao menos não com o que li até agora). Mas como não tenho pretensão de convencer que não foi uma mera fraude, eu fico por aqui. Mas vou seguir lendo o tópico, caso alguém eventualmente comente as infos dos vídeos. Pode ser que haja alguém que consiga explicar de um modo que eu ache mais plausível o contexto no qual emergiu o cristianismo, e o que se seguiu a isso.
E não precisa explicar sobre ônus da prova nem nada disso, que eu sei, rsrs! ^^