Eu li o texto do Rodrigo Constantino ainda antes do Gabarito postar e achei um absurdo mesmo. Mas depois estava pensando um pouco e concluí que não poderia ser influência do Google os resultados porque eles estão pouco de lixando para o que o google retorna.
A prova disso é pesquisar por filmes e o resultado vir com mais preferência aos filmes completos postados ilegalmente no youtube que aos filmes oficialmente alugáveis via google play. Já presenciei isso uma vez.
A questão é que o Google e similares são apenas o sintoma. O que ocorre é que se tem criado e difundido muito mais conteúdo ""revisionista"" nos últimos tempos. Isso acaba influenciando muito nos resultados das pesquisas dos buscadores. É mais um reflexo do momento mimimi que vivemos hoje.
Acho que pode mesmo ser falha na programação desse gigantesco Big Data que tem se transformado o mundo digital na internet, com seus robôs e scripts.
Mesmo assim, procuro entender como uma falha de programação pode direcionar todos os resultados de "Happy american couple" ou "White couple" para casais negros, bi-raciais ou homossexuais.
Tudo bem para "American inventors" ou coisa mais técnica/histórica, mas "felicidade"?

Não é falha. É estatística.
Eu acabei de pesquisar pelos mesmos termos no banco de imagens
www.gettyimages.com, que jornais usam para ilustrar matérias por exemplo, e lá temos quase os mesmos resultados. E as imagens são deles mesmos, e não de buscas pela web.
Eu pesquisei por "happy couple" e aparecem casais bem variados. Quando pesquisamos por "happy american couples", aparecem mais negros. Então isso parece ser uma tendência da publicidade, para talvez atingir mais este público em específico.