Digamos que são posturas epistemológicas.
Eu não concordo. Claro, os teoristas ao fazerem uma simulação ficarão satisfeitos consigos próprios ao chegarem a resultados compatíveis com suas teses.
Mas nada nunca garantirá que no universo real as coisas se passem assim. Se poderá (say) numa câmara fechada simular o ambiente de Venus e tirar certas conclusões disso. Mas nada nunca garantirá que de fato lá em Venus as coisas se passem assim. Nunca jamais tem como prever TODAS as variáveis e situações que podem acontecer em escala natural e na realidade.
Veja que com toda firmemente estabelecida análise dimensional, ainda assim fazem testes em túneis de vento na medida do possível em tamanho real.
In the most extreme limit, the simulation predicts everything— until aparecer uma coisa com a qual os teóricos não contavam.
Veja nas inimaginavelmente sofisticadas industrias aeronáutica + automotiva...
Mesmo todas as simulações não substituem centenas de horas de voo ou rodagem de provas em todos tipos imagináveis de terrenos reais. O motor acoplado a uma carga funcionando centenas de horas na bancada, &c.
Claro, uma simulação poderá provar que "vida" pode surgir a partir dum mix de certos ingredientes e condições termodinâmicas. Isso sim, sem duvidas
Se puserem certo mix de ingredientes numa camara selada a dadas pressões, temperaturas, descargas elétricas, convecções, correntes internas...
e aí aparecerem organismos "vivos", sim isso sim provaria a tese essa no caso.
Mas será em situações muito específicas pra provar certos pontos.