![](https://img.washingtonpost.com/wp-apps/imrs.php?src=https://img.washingtonpost.com/blogs/worldviews/files/2013/05/racial-tolerance-map-hk-fix.jpg&w=1484)
Tirado daqui:
https://www.washingtonpost.com/news/worldviews/wp/2013/05/15/a-fascinating-map-of-the-worlds-most-and-least-racially-tolerant-countries/?utm_term=.884ef0db9848Me saltou a vista duas coisas: A Índia racista (2o lugar, pasmem!) e o Paquistão, que é islâmico, portanto mais propenso a xenofobia, que anda de mãos dadas com racismo, ser consideravelmente menos racista que a índia!
Tambem me surpreendeu um pouco a França. Achava que a Italia seria pior (vi muitos relatos bem negativos de brasileitos que foram para lá).
Sobre a Itália em particular, me assombrou o nivel de preconceito lá: fora estrangeiros, desprezam com força os italianos do sul.
Se bem que fazem isso com os nordestinos aqui.
E alguns países na África, a Nigéria por exemplo. Se bem que depois da m**** que os brancos fizeram lá, não me admira em nada os negros africanos não quererem vizinhos de outras raças por perto.
Na escandinávia, Alemanha e outros países europeus há pouco racismo. No entanto é notória a existência de grupos neonazistas nesta regiões.
Nem o Brasil (que aparece bem na fita, digo mapa) esta livre disso, como bem sabemos.
Triste constatar que não há país livre de racismo no mundo.
E para quem acha que socialismo é garantia de tolerância, favor reparar com atenção na Venezuela (15-19.9%), que saiu bem pior que os EUA (0-4.9%), por exemplo. Claro, vão dizer que a pesquisa é fabricada.