Voltando ao assunto... será que se os negros fossem em sua maioria da classe de milionários, eles não seriam mais bem vistos e apareceriam mais como belos? Acho que pode haver sim um naco de racismo em gostos estéticos - mas não um racismo cruel, planejado.
Eu já acreditei nessa tese por bastante tempo: a percepção de beleza é mais cultural do que inata, e os padrões de beleza costumam ser ditados pelas classes sociais do topo da hierarquia social.
Deixei de acreditar nessa tese após ler e ver vários exemplos de povos culturalmente e economicamente mais avançados mostrarem preferências estéticas por padrões físicos de povos que eles próprios consideravam inferiores, atrasados ou selvagens. Alguns exemplos:
1- Vários escritores romanos dizendo que os godos, povos que eles consideravam selvagens e atrasados, eram os seres humanos fisicamente mais belos que eles já tinham visto;
2- Nos haréns de sultões árabes e turcos, que estavam na vanguarda mundial de avanço tecnológico, riqueza e cultura, as mulheres eslavas eram maioria e as mais preferidas, embora os eslavos e nórdicos fossem desprezados como selvagens, inferiores e atrasados.
3- Essa preferência de orientais por traços estéticos ocidentais (o uilinilli mostrou um exemplo). Os japoneses estão entre os povos mais orgulhos de si mesmo em todo o planeta...mas demonstram esse preferência por traços ocidentais em várias ocasiões (Ex: personagens de games, animes e mangás).
Hoje, eu acredito que existem MUITOS traços físicos considerados belos pela maioria das pessoas em todo o mundo, independente da cultura e etnia.