Autor Tópico: Bíblia manda matar (ou aceita que se mate)  (Lida 3627 vezes)

Offline JungF

• Nível 19
  • *
Re:Bíblia manda matar (ou aceita que se mate)
« Resposta #50 Online: 22 de Outubro de 2018, 13:21:16 »

Citação de: gorducho
102. Décima classe. ESPÍRITOS IMPUROS. — São inclinados ao mal, de que fazem o objeto de suas preocupações
Se como é o dogma Doutrinário Deus os criou simples e ignorantes, e supostamente sem tendências intrínsecas, e com o passar dos tempos estes ficaram inclinados (adquiriram tendência para o...), então eles retroagiram moralmente em relação a seu estado primevamente "neutro". 
Pelo seu raciocínio aqueles que eram neutros e se tornaram bons, evoluíram?
Há que se compreender de forma profunda todos os mecanismos da evolução da alma, desde os infusórios, coacervados, etc, até o H. Sapiens.
A fixação do instinto sexual, o instinto de conservação desde as formas primitivas e o instinto automatizado da cognição, até mesmo como suplementar ao de conservação.
As inumeráveis encarnações fixando aqui e ali caracteres subjetivos, à nossa ótica, na complexa estrutura do Perispírito, passando dos vícios e paixões ao amor ou ao ódio, tudo isto de forma alternada.
O que seria o Bem ou o Mal?
Simples resposta aos instintos, mas de forma consciente, ou seja, muita água já passou sob a ponte para desenvolver uma consciência sobre o Bem e o Mal.
Enquanto na fase rude e grosseira,  o que hoje chamamos mal, não passava de experiência.
Existe na funcionalidade do cérebro um abismo entre aquele do animal superior, e o do homem. Este tem o chamado pensamento contínuo e o outro, o pensamento fragmentário a persistir por fração de tempo; desenvolve respostas automatizadas por repetição, mas não altera e nem ensina à sua prole.
Na fase do pensamento contínuo, lentamente se desenvolve por força do ambiente as noções de justiça e então leis e normas. Estas visam proteger o mais fraco e menos dotado. Daí se instaura o Bem e o Mal. Livre arbítrio com as respectivas consequências.
Não é porque vc tirou a vida do semelhante que na próxima existência sofrerá as consequências, mas porque a repetição daquela ação lhe traz prazer ou poder e a fazer parte de sua personalidade. Então, sim, enfrentará as consequências.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #51 Online: 22 de Outubro de 2018, 13:34:08 »
:ok: dentro da concepção teleológica oitocentista de "evolução" adotada como dogma pelo kardecismo, claro. Pra mim pessoalmente "evolução" é no sentido da termo, i.e., as alterações no estado dos sistemas com a passagem do tempo, sem essa de "progressos"... Mas cá estamos a usar o termo no sentido usado dentro da dogmática kardecista, evidentemente.
I.e.: a "lei" da não-retrogradação "moral".
Essa é a autocontradição interna da "DE".
Há que se compreender de forma profunda todos os mecanismos da evolução da alma, desde os infusórios, coacervados, etc, até o H. Sapiens.
&c...
Puxa :!: Tá tentando fazer concorrência de redação c/o CX :?:
Não adianta tentar me enrolar porque não embarco nessa de palavrório "difícil" e/ou ficar saturando o texto de adjetivos :rola:
« Última modificação: 22 de Outubro de 2018, 13:36:42 por Gorducho »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #52 Online: 22 de Outubro de 2018, 15:05:56 »

Citação de: gorducho
102. Décima classe. ESPÍRITOS IMPUROS. — São inclinados ao mal, de que fazem o objeto de suas preocupações
Se como é o dogma Doutrinário Deus os criou simples e ignorantes, e supostamente sem tendências intrínsecas, e com o passar dos tempos estes ficaram inclinados (adquiriram tendência para o...), então eles retroagiram moralmente em relação a seu estado primevamente "neutro". 
A fixação do instinto sexual, o instinto de conservação desde as formas primitivas e o instinto automatizado da cognição, até mesmo como suplementar ao de conservação.
As inumeráveis encarnações fixando aqui e ali caracteres subjetivos, à nossa ótica, na complexa estrutura do Perispírito, passando dos vícios e paixões ao amor ou ao ódio, tudo isto de forma alternada.
O que seria o Bem ou o Mal?
Simples resposta aos instintos, mas de forma consciente, ou seja, muita água já passou sob a ponte para desenvolver uma consciência sobre o Bem e o Mal.
Enquanto na fase rude e grosseira,  o que hoje chamamos mal, não passava de experiência.

Se ideia de "evolução"se caracteriza como aquisição de consciência, não se pode denotar que "espíritos que tem vícios e paixões, praticando o mal,  a teriam. É um contra senso.

Se esses espíritos em algum nível evoluídos que um dia estiveram encarnados ,em algum nível praticaram o bem, conheciam o bem, distinguindo-o do mal, o "certo" do "errado", logo, se sucumbiram ao "mal", em vez de evoluir, não involuiram?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
  • Fraternidade Martinista Luz de Abraxas
« Resposta #53 Online: 22 de Outubro de 2018, 18:08:06 »
/\

Então,

No caso, é que no senso comum, fazer o mal pressupõe uma decisão consciente, uma "queda" digamos assim..

No caso, o mal aqui é apenas fruto da ignorância, do apego do ser às paixões grosseiras...

assim sendo, não haveria verdadeiramente "Mal" senão Ignorância

Há apenas Ignorância e Sabedoria

Ninguém é verdadeiramente "Mau", porque não é possível ter "liberdade para fazer o mal", já que o sujeito mau já age escravizado de dentro para fora pelos próprios vícios grosseiros

Já o bem, por sua vez, consiste sempre numa escolha voluntária:

O ser aprende a resistir aos vícios e paixões, escolhendo o bem

O bem só pode ser feito em liberdade, e só há liberdade no fazer do bem, à la Kant :ok: [/gorducho mode off]~

Não se fala portanto em uma queda, mas que todos os seres, até o mais vil, serão eventualmente salvos, parecido com a tese de Orígenes.

Nesse quesito, penso de forma parecida, apesar de crer na existência do Céu e Inferno. Todos os seres serão eventualmente Reintegrados, tenham eles escolhido o caminho da Dor ou do Amor.
Elus Cohen

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
« Resposta #54 Online: 22 de Outubro de 2018, 18:11:55 »
Para mim, o Inferno e o Paraíso são o mesmo lugar, isto é, o Seio do Uno, a Consciência Cósmica. Entretanto, para o ser que se agarrou de tal maneira à existência terrena e aos vícios e paixões, ser novamente dissolvido e reintegrado é um verdadeiro castigo. Os que se orientaram em vida para a luz, por outro lado, o experimentam de maneira consoladora. O Logos é uma Chama Una que a tudo anima, com uma dupla atuação que simultaneamente queima e ilumina. Queima quando o microcosmo se agarra à forma material, como no mito de Narciso. Aquece e ilumina quando se atravessa a jornada da imersão na matéria sem apego, voltado para a Luz e para a realidade divina.
Elus Cohen

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #55 Online: 22 de Outubro de 2018, 18:17:06 »
/\

Então,

No caso, é que no senso comum, fazer o mal pressupõe uma decisão consciente, uma "queda" digamos assim..

No caso, o mal aqui é apenas fruto da ignorância, do apego do ser às paixões grosseiras...

Há apenas Ignorância e Sabedoria

Ninguém é verdadeiramente "Mau", porque não é possível ter "liberdade para fazer o mal", já que o sujeito mau já age escravizado de dentro para fora pelos próprios vícios grosseiros

Já o bem, por sua vez, consiste sempre numa escolha voluntária:

O bem só pode ser feito em liberdade, e só há liberdade no fazer do bem, à la Kant :ok: [/gorducho mode off]~

Não se fala portanto em uma queda, mas que todos os seres, até o mais vil, serão eventualmente salvos, parecido com a tese de Orígenes.

Nesse quesito, penso de forma parecida, apesar de crer na existência do Céu e Inferno. Todos os seres serão eventualmente Reintegrados, tenham eles escolhido o caminho da Dor ou do Amor.
Mas se eles "escolhem", não se está a sugerir que eles tem "liberdade"?

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
« Resposta #56 Online: 22 de Outubro de 2018, 18:18:14 »
Escolher é escolher o bem. O exercício da liberdade só ocorre quando se escolhe o bem, não há outra alternativa - o resto é apenas ceder a instintos, vícios ou paixões. A liberdade e a virtude crescem conjuntamente, como as duas asas do espírito.
Elus Cohen

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
« Resposta #57 Online: 22 de Outubro de 2018, 18:19:20 »
Quando não se escolhe o bem, simplesmente não houve escolha. A Vontade do Ser foi subjugada por alguma paixão inferior, e portanto o homem age escravo das forças tenebrosas.
Elus Cohen

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
« Resposta #58 Online: 22 de Outubro de 2018, 18:20:11 »
Liberdade, Bondade, Beleza, Justiça e Virtude são uma única e mesma coisa - o exercício da Vontade e a orientação da alma para a Luz do Logos.
Elus Cohen

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #59 Online: 22 de Outubro de 2018, 18:20:59 »
Escolher é escolher o bem. O exercício da liberdade só ocorre quando se escolhe o bem, não há outra alternativa - o resto é apenas ceder a instintos, vícios ou paixões. A liberdade e a virtude crescem conjuntamente, como as duas asas do espírito.
Então isso aqui não procede,

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #60 Online: 22 de Outubro de 2018, 18:24:39 »
Quando não se escolhe o bem, simplesmente não houve escolha. A Vontade do Ser foi subjugada por alguma paixão inferior, e portanto o homem age escravo das forças tenebrosas.
Mas a ideia de ceder a algo implica mudar de uma condição para outra. No caso, se alguém "cede" ao mal, está deixando de ser bom.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #61 Online: 22 de Outubro de 2018, 18:27:31 »
Liberdade, Bondade, Beleza, Justiça e Virtude são uma única e mesma coisa - o exercício da Vontade e a orientação da alma para a Luz do Logos.
Discordo que sejam a mesma coisa. Tudo ai é relativo e conflitante entre si. E o exercício da vontade implica que há livre arbítrio.

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
« Resposta #62 Online: 22 de Outubro de 2018, 18:41:07 »
Discordo que sejam a mesma coisa. Tudo ai é relativo e conflitante entre si. E o exercício da vontade implica que há livre arbítrio.
Mas a contradição é que só pode haver livre-arbítrio quando se escolhe o bem.

Para tirar do abstrato -
vamos supor, por exemplo, que alguém me insulta, e eu me sinto ofendido, e meu orgulho me cobra uma reação

Ou minha Vontade se esforça para vencer minha paixão (assim me conferindo verdadeira liberdade, autonomia, soberania sobre mim mesmo e minhas atitudes) ou me deixo tomar e respondo, assim me abrindo ao Mal.

Assim como um indivíduo feito escravo externamente não tem autonomia e não age com responsabilidade sobre suas ações, o Homem Mau é escravo interiormente de seus próprios vícios.

Sidarta Gautama, o Buda, ensinou muito a respeito disso no Dhammapada..
Elus Cohen

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #63 Online: 22 de Outubro de 2018, 18:45:10 »
Mas a contradição é que só pode haver livre-arbítrio quando se escolhe o bem.

Para tirar do abstrato -
vamos supor, por exemplo, que alguém me insulta, e eu me sinto ofendido, e meu orgulho me cobra uma reação

Ou minha Vontade se esforça para vencer minha paixão (assim me conferindo verdadeira liberdade, autonomia, soberania sobre mim mesmo e minhas atitudes) ou me deixo tomar e respondo, assim me abrindo ao Mal.

Assim como um indivíduo feito escravo externamente não tem autonomia e não age com responsabilidade sobre suas ações, o Homem Mau é escravo interiormente de seus próprios vícios.

Sidarta Gautama, o Buda, ensinou muito a respeito disso no Dhammapada..
É tudo uma ilusão de que você possui realmente essa liberdade. Externamente só ocorreu um punhado de contingências que desaguaram num único e estrito resultado possível.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #64 Online: 22 de Outubro de 2018, 18:51:25 »
Não vejo como enquadrar um Hitler ou aqueles outros nazis inclusive os que faziam experimentos em "ignorância".
Mas no dogmatismo kardecista Deus criaria todas almas SEM vícios e paixões vis. E implicitamente, sem tendências, claro.
Bem como outro lema implícito: Deus não jogaria dados com as almas.
Portanto nenhum desses dogmas isolado, mas todos acoplados, é que levam à contradição interna da "DE".

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
« Resposta #65 Online: 22 de Outubro de 2018, 18:52:48 »
Você tá falando das sinapses, e hormônios, e decisão inconsciente e tudo??

Não caia na lorota ateísta-materialista,
tudo isso é simultâneo, coadjuvante e não determinador da consciência..

querem nos fazer acreditar que somos máquinas deterministas, frutos de processos biológicos e históricos, sem responsabilidade por nossa consciência, valores e virtudes. É ideologia de nosso sistema degenerado.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2018, 18:19:00 por Pasqually »
Elus Cohen

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
« Resposta #66 Online: 22 de Outubro de 2018, 18:56:41 »
Não vejo como enquadrar um Hitler ou aqueles outros nazis inclusive os que faziam experimentos em "ignorância".
Aí é que entra o estado do homem de Cocriador. A mente do homem é cocriadora e, seduzida pelo orgulho, pode plasmar verdadeiros infernos, que por afinidade recairão sobre os indivíduos e a eles se unirão em afinidade e intenção para as realizações tenebrosas.
Elus Cohen

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
« Resposta #67 Online: 22 de Outubro de 2018, 19:00:06 »
Como no astral as coisas se plasmam imediatamente,

e o homem ainda não possui suficiente soberania mental e moral para uma existência puramente mental,

a vida na matéria cumpre o papel de limitar-nos em nossas faculdades, impedindo que nossas intenções ainda muito imperfeitas se realizem imediatamente, nos dando oportunidade para aprender e aperfeiçoar-nos através de múltiplas experiências

tornar-se um cocriador segundo a lei da harmonia universal, do Bem e do Amor, tal é o destino do homem
Elus Cohen

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #68 Online: 22 de Outubro de 2018, 19:02:57 »
É tudo uma ilusão de que você possui realmente essa liberdade. Externamente só ocorreu um punhado de contingências que desaguaram num único e estrito resultado possível.
Há uns 2 ~ 3 anos atrás eu achava isso absurdo — era fervorosamente livre-arbitrista.
Hoje já estou balançando, começando a pensar que quiçá sejamos determinados mesmo, e LA uma ilusão nossa
:?:

De qq. maneira, no caso da minha discussão c/Sr. JungF, LA é outro dogma explicito da DE. Portanto toda análise que se faça acerca do destino das almas dentro do paradigma kardecista tem que ser feito supondo elas dotadas do LA.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #69 Online: 22 de Outubro de 2018, 19:03:11 »
Você tá falando das sinapses, e hormônios, e decisão inconsciente e tudo??

Não caia na lorota ateu-materialista,
tudo isso é simultâneo, coadjuvante e não determinador da consciência..

querem nos fazer acreditar que somos máquinas deterministas, frutos de processos biológicos e históricos, sem responsabilidade por nossa consciência, valores e virtudes. É ideologia de nosso sistema degenerado.
Afirmações eivadas de simbolismos tendem a não ser esclarecimento para nada. Deuses só se tornam consistentes quando genéricos, o que os torna contraditórios por definição.

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
« Resposta #70 Online: 22 de Outubro de 2018, 19:06:49 »
Afirmações eivadas de simbolismos tendem a não ser esclarecimento para nada. Deuses só se tornam consistentes quando genéricos, o que os torna contraditórios por definição.
Você tem alma? Você tem consciência? Você tem moral, razão, virtude? Consegue perceber todas essas qualidades inerentes em si? Pois bem. Como lemos na câmara de reflexões, na iniciação ao 1º grau de Aprendiz, "visita interiorem terrae retificandoque invenies occultum lapidem",VITRIOL - "visita o centro da terra e, andando em linha reta, encontrarás a pedra oculta". A academia oficial e a ideologia de nossos tempos podem dizer o que for, mas a Filosofia e a Iniciação apontam diretamente para a alma, para as verdades que não pode negar senão experimentar a partir de si mesmo.
Elus Cohen

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #71 Online: 22 de Outubro de 2018, 19:15:36 »
Você tem alma? Você tem consciência? Você tem moral, razão, virtude? Consegue perceber todas essas qualidades inerentes em si? Pois bem. Como lemos na câmara de reflexões, na iniciação ao 1º grau de Aprendiz, "visita interiorem terrae retificandoque invenies occultum lapidem",VITRIOL - "visita o centro da terra e, andando em linha reta, encontrarás a pedra oculta". A academia oficial e a ideologia de nossos tempos podem dizer o que for, mas a Filosofia e a Iniciação apontam diretamente para a alma, para as verdades que não pode negar senão experimentar a partir de si mesmo.
Olha só, meu caro Pasqually, eu não consigo nem sequer perceber certas ilusões de ótica, quanto mais me aventurar em certas convicções em questões que nem sequer são verificáveis objetivamente.

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
« Resposta #72 Online: 22 de Outubro de 2018, 19:19:16 »
Caro Pasqually, eu não consigo nem sequer perceber certas ilusões de ótica, quanto mais me aventurar em certas convicções em questões que nem sequer são verificáveis objetivamente.
Compreendo. Não tenho o que criticar quanto a isso. Agora, essa ideologia determinista, pra mim, é fruto de nosso tempo. Querem nos impôr que somos construtos, que somos programados para isso e aquilo, condicionados a agir assim e assado. Com isso, podam nossa capacidade de tomar nosso destino com nossas próprias mãos e, principalmente, criticar e reformular profundamente nosso modelo de sociedade, fundamentalmente injusto. Isso é assunto para outro tópico, claro, não vou entrar nisso aqui, mas deve-se desconfiar toda vez que a "ciência oficial" ousa meter bedelhos na grande questão existencial, se aproximando com seus tentáculos corporativistas para um dos ainda poucos oasis de nossa dignidade existencial - a subjetividade humana. Até isso querem nos tirar.
Elus Cohen

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 22 de Outubro de 2018, 19:22:50 »
Caro Pasqually, eu não consigo nem sequer perceber certas ilusões de ótica, quanto mais me aventurar em certas convicções em questões que nem sequer são verificáveis objetivamente.
Compreendo. Não tenho o que criticar quanto a isso. Agora, essa ideologia determinista, pra mim, é fruto de nosso tempo. Querem nos impôr que somos construtos, que somos programados para isso e aquilo, condicionados a agir assim e assado. Com isso, podam nossa capacidade de tomar nosso destino com nossas próprias mãos e, principalmente, criticar e reformular profundamente nosso modelo de sociedade, fundamentalmente injusto. Isso é assunto para outro tópico, claro, não vou entrar nisso aqui, mas deve-se desconfiar toda vez que a "ciência oficial" ousa meter bedelhos na grande questão existencial, se aproximando com seus tentáculos corporativistas para um dos ainda poucos oasis de nossa dignidade existencial - a subjetividade humana. Até isso querem nos tirar.

Então se prepare, porquê a sua indignação só crescerá com o transcorrer do tempo.
Foto USGS

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
« Resposta #74 Online: 22 de Outubro de 2018, 19:30:48 »
(editado porque comecei a falar de política e não quero desvirtuar)
« Última modificação: 22 de Outubro de 2018, 19:42:31 por Pasqually »
Elus Cohen

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!