Me parece que a grande objeção aqui é em relação à ideia de que possam haver "níveis" de consciência. Acho que todos concordam que a consciência existe, pois podem experimenta-la em primeira pessoa, e também deduzir que outros organismos também a possuem. Pois bem... A consciência como um fenômeno da natureza é um fato. E a ideia de níveis, para mim, foi uma passo lógico no que se refere a situar o fenômeno da consciência no plano dos demais fenômenos da natureza. Em toda a natureza, qualquer elemento pode estar presente em diferentes graus (no sentido de quantidade mesmo) em cada objeto considerado. Por exemplo: existe uma quantidade X de ferro que costuma estar presente no corpo humano. Igualmente com qualquer outro elemento. Não estou dizendo que "Consciência" seja um elemento da tabela periódica, mas a analogia pode ser interessante à discussão aqui. É só para exemplificar que os fenômenos naturais apresentam níveis quantitativos, níveis de intensidade, etc... Qualquer fenômeno: um furacão pode ser mais intenso ou menos intenso. Uma descarga elétrica pode ser mais forte (quantitativamente mais carregada) ou mais fraca (menos carregada). A potência com a qual um roteador consegue transmitir um sinal wi fi também varia de intensidade. Tudo pode ser visto em termos de níveis, quantificações do fenômeno, etc.
Então, situando a consciência de organismos vivos no plano dos fatos, dos fenômenos que ocorrem na natureza, por que motivo ela seria uma excessão à ideia de níveis/quantificações? É impossível, com nossa tecnologia atual, mensurar com clareza esses níveis? Sim! Não parece haver (ainda) uma maneira de medir um fenômeno tão subjetivo quanto. Mas diante da patente realidade da existência de diferentes graus de intensidade/quantidade/etc dos fenômenos naturais, por qual motivo a consciência seria uma excessão? Por qual motivo este peculiar fenômeno não poderia ser quantificado?
Imagino, num futuro talvez distante, que haja finalmente alguma forma de mensurar o grau de senciência presente num dado organismo. Se hoje medimos os níveis de cortisol no sangue, talvez amanhã mediremos o nível de consciência no cérebro. E descobriremos que uma larva de mosca tem grau 0,2 de consciência, e um humano tem grau 150
kkk
Parece muito inverossímel?