Autor Tópico: Liberdade de expressão, velha mídia, nova mídia  (Lida 2047 vezes)

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
Liberdade de expressão, velha mídia, nova mídia
« Online: 18 de Abril de 2019, 10:33:46 »
Tão falando muito de velha e nova mídia (muitas das quais ta sendo bem pior pois divulga notícias baseada em opiniões baseadas em achismos, distorções e mentiras na maior cara de pau)

Canais como Terça Livre, Bernardo Kuster e outras bobagens foram indicados pelo Bozo e fala fake news bem piores, algumas até anti-científicas.

Poucos canais tão escapando. Um que destaco, que lembro por ora, é TV Coiote:

Sobre liberdade de expressão, muita gente defendendo Danilo Gentili dizendo que é liberdade de expressão e no caso do Gregório Duvivier seria calúnia e difamação. Ou pune os dois ou nenhum.

Esse esquerdista aqui defendeu a liberdade de expressão do D. Gentili,

A condenação de Danilo Gentili está certa? | Papo Rápido | Papo de Segunda

Sobre Gentili supostamente defender direito de Duvivier:

https://www.youtube.com/results?search_query=danilo+gentili+gregorio+duvivier

Por acaso, lembrei uma vez que o anti-estatista A. Porto disse quer favor de processo de calúnia e difamação, mas depois pensei comigo "Quem faria isso se não fosse através de um estado? Numa sociedade ancap quem faria papel de polícia, juiz, etc?"

Nessa live Pirula disse que calúnia e difamação podem destruir negócio de uma pessoa [imagina fake news com calúnia onde se associe sem provas pessoas a crimes como pedofilia, etc, e essa pessoa é morta por linchamento]:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Liberdade de expressão, velha mídia, nova mídia
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2019, 11:59:11 »
Uma pessoa que rasga um intimação judicial, esfrega do saco e manda pra outra pessoa, que é mulher, filmando tudo para que milhões de outras pessoas assintam, no mínimo deveria saber que atos como esse podem gerar reações tão proporcionais quanto a sua falta de educação e imbecilidade.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2019, 13:25:28 »
Uma pessoa que rasga um intimação judicial, esfrega do saco e manda pra outra pessoa, que é mulher, filmando tudo para que milhões de outras pessoas assintam, no mínimo deveria saber que atos como esse podem gerar reações tão proporcionais quanto a sua falta de educação e imbecilidade.

Quem é ele?
Foto USGS

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2019, 14:02:48 »

Não era intimacao judicial, era uma notificacao do gabinete da deputada. Virou moda falar de qualquer coisa sem saber o mínimo a respeito?

---------------------------------------------------------------------------------------

Agnoscético, você dá muita importância a esses youtubers. Em grande parte ninguém quer saber a opiniao deles.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2019, 15:46:30 »

Não era intimacao judicial, era uma notificacao do gabinete da deputada. Virou moda falar de qualquer coisa sem saber o mínimo a respeito?

---------------------------------------------------------------------------------------

Agnoscético, você dá muita importância a esses youtubers. Em grande parte ninguém quer saber a opinião deles.

Fizeram o mesmo, ignoraram, na época que eu postei vídeos do Nando Moura lá pra 20014 ou 2015, se lembro bem, aí ele foi crescendo e olha no que deu: Indicado pelo presidente e fazendo cabeça do povo. Ignorar não vai fazer a desinformação que eles passam diminuir.

Já o TV Coiote não sei já viu, não é um canal sensacionalista. Então se for classificar por um padrão sobre vídeos que posto, melhor não generalizar.
E esse canal não foca em opinião, mas em apurações.
... E não se deixa levar pela aparência e voz de garoto do apresentador.

Já sobre o Pirula, tem muita "opinião" relevante em relação ao que acontece. até porque também o tal Cauê Moura falou bem menos.

« Última modificação: 18 de Abril de 2019, 15:51:08 por Agnoscetico »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Abril de 2019, 17:48:26 »

Agnoscético, você dá muita importância a esses youtubers. Em grande parte ninguém quer saber a opiniao deles.

Era uma notificação parlamentar, obrigado pela correção, mas não deixa de ser uma imbecilidade.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2019, 17:54:04 »
Não estou "defendendo" o sujeito, mas é meio irônico que a fulana tenha sua reputação nas linhas de que acha que tem que soltar assassinos e etc, e agora querem prender um cara que xingou palavrão. Talvez se a tivesse roubado fosse ter uma pena de prisão menor, ou mesmo liberdade direto?

Eu mesmo acredito que em linhas gerais a legislação deveria tender a ser mais "abolicionista", esse caso é o cúmulo do oposto.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2019, 20:53:48 »
Era uma notificação parlamentar, obrigado pela correção, mas não deixa de ser uma imbecilidade.

Olha, nao vejo você rasgar e passar no saco um documento que pede pra você se censurar seja "imbecilidade". Eu ficaria genuinamente puto com isso. "Pode ser" imbecilidade a medida que você pode ser punido por isso. Mas aí tipo quase todo ser vivo que pisou nesse país teria um processo no meio das costas por ter xingado alguém.

Apesar disso, ser "imbecil" merece prisao?

Fizeram o mesmo, ignoraram, na época que eu postei vídeos do Nando Moura lá pra 20014 ou 2015, se lembro bem, aí ele foi crescendo e olha no que deu: Indicado pelo presidente e fazendo cabeça do povo. Ignorar não vai fazer a desinformação que eles passam diminuir.

Já o TV Coiote não sei já viu, não é um canal sensacionalista. Então se for classificar por um padrão sobre vídeos que posto, melhor não generalizar.
E esse canal não foca em opinião, mas em apurações.
... E não se deixa levar pela aparência e voz de garoto do apresentador.

Já sobre o Pirula, tem muita "opinião" relevante em relação ao que acontece. até porque também o tal Cauê Moura falou bem menos.

Pelo contrário, Nando Moura está bem menos influente hoje do que no seu "auge" em 2016 e 2017. Agora a moda é aquele gordinho lá. Falei aquilo porque esses canais de política em geral se limitam a treta e/ou chamar político de vagabundo dependendo da orientação. Eles moem e remoem o mesmo conteúdo e cospem com a opiniao deles em cima.

O Pirulla nao entre bem nisso porque a pegada dele é científica, ele faz videos desde 2011, a área dele é outra.

« Última modificação: 18 de Abril de 2019, 20:58:37 por Entropia »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2019, 21:12:36 »
Será que a coisa continuará nessa linha contra críticos do governo que o xingarem de fascista e etc? Até aquele ator (que "se auto-declarou presidente" de brincadeira e disse ser um meteoro para acabar com o governo) parece que será processado.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Abril de 2019, 21:42:36 »
Será que a coisa continuará nessa linha contra críticos do governo que o xingarem de fascista e etc? Até aquele ator (que "se auto-declarou presidente" de brincadeira e disse ser um meteoro para acabar com o governo) parece que será processado.

Se vai acontecer, nao sei. Mas Bolsonaro e o PSL tem todo o direito de processar uma porrada de gente, visto que chamar de fascista configura como injúria
https://jus.com.br/artigos/69009/chamar-uma-pessoa-de-fascista-ou-comunista-e-crime.

É aquele negócio, é "honra subjetiva". Basta que você consiga provar que o que a pessoa disse é ofensivo e o juiz usar a sua interpretação na decisão, que você consegue condenar alguém por te chamar de "bobao"

Apesar disso, o deputado Vinicius Poit aparentemente protocolou um PL para que Injúria e Difamacao saíssem da esfera criminal. Difamacao é meio que uma "grey area" pra mim, mas a parte da injúria é belo e moral.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Abril de 2019, 21:53:40 »
Mesmo se a pessoa "injuriada" em questão tem um histórico de defender políticas fascistóides, de elogio fascistas (ou, tecnicamente, proto-fascistas, fascistóides), e explicitamente lamenta não terem matado um número ainda maior de pessoas?

Fica meio como esse pessoal "alt-right" defensores de nacionalismo branco querer processar alguém por serem xingados de nazistas.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #11 Online: 18 de Abril de 2019, 21:57:54 »
Comentário chapa branca? ::)
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Abril de 2019, 22:14:40 »
Mesmo se a pessoa "injuriada" em questão tem um histórico de defender políticas fascistóides, de elogio fascistas (ou, tecnicamente, proto-fascistas, fascistóides), e explicitamente lamenta não terem matado um número ainda maior de pessoas?

Fica meio como esse pessoal "alt-right" defensores de nacionalismo branco querer processar alguém por serem xingados de nazistas.

Sim, por alguns motivos:

1. Nao importa a lei se a injúria é baseada em algo verdadeiro ou nao. Um processo é cabível se uma pessoa é chamada de "Gorda" mesmo que ela seja realmente gorda. Ou "Corna" mesma que ela seja corna.
2. A lei nao volta para trás. Mesmo que o Bolsonaro tenha afirmado coisas similares no passado, ele pode alegar ter mudado de opniao hoje. Exemplo, se há dois dias eu falei "Mulher tem que ficar na cozinha" e alguém chega hoje me chamando de machista, cabe processo, pois eu posso simplesmente alegar que de dois dias pra cá, minha opniao é outra.

No crime contra a honra, o que importa é provar que se ofendeu e provar a intencao do outro de ofender. A única excecao é no caso de difamacao contra funcionário público no exercício de sua funcao, caso seja verdade.

Além disso, essa questao dos comentários passados só seria aplicado ao Bolsonaro. Meio mundo de candidatos de direita ou "direita" foram chamados de fascistas gratuitamente.

OBS: Mesmo com tudo o que eu disse, um juiz pode simplesmente interpretar a lei como bem entender e fazer um julgamento que tangencie o que diz lá, pois como a própria categoria de crime explicita, sao crimes contra a "honra subjetiva". O juiz pode muito bem decidir que você nao se ofendeu lá e abrir precedente pra outros fazerem a mesma coisa.

Por isso eu odeio Direito.
« Última modificação: 18 de Abril de 2019, 22:19:34 por Entropia »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #13 Online: 18 de Abril de 2019, 22:23:19 »

Sim, por alguns motivos:

1. Nao importa a lei se a injúria é baseada em algo verdadeiro ou nao. Um processo é cabível se uma pessoa é chamada de "Gorda" mesmo que ela seja realmente gorda. Ou "Corna" mesma que ela seja corna.
2. A lei nao volta para trás. Mesmo que o Bolsonaro tenha afirmado coisas similares no passado, ele pode alegar ter mudado de opniao hoje. Exemplo, se há dois dias eu falei "Mulher tem que ficar na cozinha" e alguém chega hoje me chamando de machista, cabe processo, pois eu posso simplesmente alegar que de dois dias pra cá, minha opniao é outra.

No crime contra a honra, o que importa é provar que se ofendeu e provar a intencao do outro de ofender. A única excecao é no caso de difamacao contra funcionário público no exercício de sua funcao, caso seja verdade.

Além disso, essa questao dos comentários passados só seria aplicado ao Bolsonaro. Meio mundo de candidatos de direita ou "direita" foram chamados de fascistas gratuitamente.

OBS: Mesmo com tudo o que eu disse, um juiz pode simplesmente interpretar a lei como bem entender e fazer um julgamento que tangencie o que diz lá, pois como a própria categoria de crime explicita, sao crimes contra a "honra subjetiva". O juiz pode muito bem decidir que você nao se ofendeu lá e abrir precedente pra outros fazerem a mesma coisa.

E certos políticos podem mudar de opinião um instante, como quem muda de roupa.
E quero ver provarem que não mudou de fato e direito.
Ou se admite isso como possível ou se afirma ser capaz de ler mentes.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 19 de Abril de 2019, 13:49:38 »

Sim, por alguns motivos:

Tirando a possibilidade do juiz mais camarada com insultos, a única abordagem segura seria a de não adjetivar as pessoas de acordo com suas ações, mas apenas questionar as ações em si?

Ex.: "Fulanaro é alguém que há pouco tempo celebrava fascistóides assassinos de milhares, lamentando não terem matado mais, não se importando com a morte de inocentes; ainda esse ano homenageou a um ditador estuprador pedófilo."

Ou relatar fatos (dentro de um contexto como questionando a adequação de alguém a um cargo) ainda pode ser considerado injúria?

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Abril de 2019, 17:18:25 »

Tirando a possibilidade do juiz mais camarada com insultos, a única abordagem segura seria a de não adjetivar as pessoas de acordo com suas ações, mas apenas questionar as ações em si?

Ex.: "Fulanaro é alguém que há pouco tempo celebrava fascistóides assassinos de milhares, lamentando não terem matado mais, não se importando com a morte de inocentes; ainda esse ano homenageou a um ditador estuprador pedófilo."

Ou relatar fatos (dentro de um contexto como questionando a adequação de alguém a um cargo) ainda pode ser considerado injúria?

Injúria é só o xingamento: Fascista, gordo, canalha... Que cabe processo sendo verdade ou nao. É "ataque pessoal"

No caso de crítica, nao é injúria. P.Ex: Bolsonaro, suas declaracoes foram de péssimo gosto e fascistas --> Nao é injúria.

No caso de relatar fatos a terceiros, é difamacao, EXCETO se o relato dos fatos for contra funcionário público no exercício de sua funcao.

P.Ex: Pedro conta para Marcela que Joao traiu sua mulher --> Difamacao, cabe processo.
Ou:
Juliana coloca no twitter que Bolsonaro disse que "a ditadura matou pouco" enquanto era deputado Federal --> Nao é crime de difamacao, POIS Bolsonaro fez esse comentário durante o exercício de sua funcao.

Injúria e difamacao só tem excecao quando sao partes de críticas, literárias, científicas ou artisticas. Só que a partir daí, depende do juiz, mesmo.

Ex: "Olavo de carvalho escreve coisas sem sentido, é um mau escritor" -> Crítica, nao é injúria.
MAS, o juiz pode interpretar que sim dependendo do quao doido ele é.
Ex2: "Comediante faz paródia e diz que o presidente é incopetente e/ou burro" --> crítica artística, nao é injúria
NOVAMENTE, se o juiz decidir que sim.

Em algum momento algum doido pode simplesmente decidir que nao é "crítica" e tem a simples intencao de diminuir ou prejudicar a reputacao do injuriado/difamado, aí a coisa vira um hospício.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Abril de 2019, 09:11:06 »

Olha, nao vejo você rasgar e passar no saco um documento que pede pra você se censurar seja "imbecilidade". Eu ficaria genuinamente puto com isso. "Pode ser" imbecilidade a medida que você pode ser punido por isso. Mas aí tipo quase todo ser vivo que pisou nesse país teria um processo no meio das costas por ter xingado alguém.

Ah, e ele chamou ela de puta também. Não merece prisão, e nem vai acontecer a prisão, mas merece ser "azucrinado" como essa ameaça. Todos devemos ser livres para nos expressarmos, mas se alguém agride o direito de outra pessoa, essa liberdade deve ter um custo para ela. Na democracia o direito e a liberdade são sagrados, por isso mesmo um não pode ser usado para quebrar o outro.

« Última modificação: 20 de Abril de 2019, 09:15:05 por _Juca_ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Abril de 2019, 09:52:34 »

Ah, e ele chamou ela de puta também. Não merece prisão, e nem vai acontecer a prisão, mas merece ser "azucrinado" como essa ameaça. Todos devemos ser livres para nos expressarmos, mas se alguém agride o direito de outra pessoa, essa liberdade deve ter um custo para ela. Na democracia o direito e a liberdade são sagrados, por isso mesmo um não pode ser usado para quebrar o outro.

O próprio direito cria várias punições com penas de prisão. Inclusive por comércio de outras drogas diferentes da super popular e bonitinha droga álcool. A qual é a droga preferida de milhões de drogados brasileiros. Inclusive é uma droga que tem formas vistas como chiques, como o whisky. Droga de ricos. 

Grande parte da população é um bando de drogados. Ricos e pobres unidos no vício da bonitinha droga  álcool. Bando de macacos drogados.  E esses bandos de drogados costumam se reunir às sextas-feiras em locais de consumo de droga em conjunto (bares) e ainda chamam isso de happy hour, em inglês que é para ficar mais chique.  Final de tarde feliz e drogado.

E o mais interessante é que grande parte dos agentes estatais que prendem e matam pessoas que comercializam outras drogas, que não são vistas como bonitinhas, também são consumidores da fofinha droga álcool.

Ô macaco hipócrita dos quintos dos infernos.

:biglol:
« Última modificação: 20 de Abril de 2019, 10:13:13 por JJ »

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Abril de 2019, 10:23:44 »

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2019/04/17/dentista-que-postou-ofensas-em-redes-sociais-e-condenada-a-2-anos-de-reclusao-por-racismo.ghtml

Alguem ainda tem duvidas de que um "Hitler" se daria bem em qualquer tempo da Historia? Gente pra votar em um tem aos montes...
« Última modificação: 20 de Abril de 2019, 10:27:12 por homemcinza »
Ceticismo é para poucos!

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Abril de 2019, 10:48:19 »

Impreciso. Ele nao a chamou de "Puta" ele pegou o documento que tinha escrito "Deputada" e cobriu o "De" e o "da" sobrando "puta".
De qualquer maneira, qual o direito deputada foi agredido? O que ela perdeu por ser "chamada" de puta? Ou ter a sua mocao de censura rasgada e passada no saco? Nada, ela apenas se ofendeu, e ofensa é algo subjetivo. Alguém pode se ofender por ser chamado de "bobao" ou "imaturo".

Mais fácil ele ter tido seu direito de expressao agredido. Primeiro por uma notificacao legislativa pedindo pra se censurar e segundo, que foi condenado a prisao que provavelmente será convertida em multa por xingar alguém e fazer deboche. É incrível achar que isso está "balanceado".

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 20 de Abril de 2019, 11:14:47 »

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2019/04/17/dentista-que-postou-ofensas-em-redes-sociais-e-condenada-a-2-anos-de-reclusao-por-racismo.ghtml

Alguem ainda tem duvidas de que um "Hitler" se daria bem em qualquer tempo da Historia? Gente pra votar em um tem aos montes...

Macacos imbecis e que se acham macacos superiores, como os hierarquistas gostam de se achar,  tem aos montes por aí.  É macaco do mesmo jeito, mas se acha...

« Última modificação: 20 de Abril de 2019, 11:17:56 por JJ »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #21 Online: 20 de Abril de 2019, 11:21:46 »
Por falar em ofensa, por que penalizar outrem por ofensa quando na verdade é a própria pessoa a se ofender?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 20 de Abril de 2019, 11:29:34 »
Ele nao a chamou de "Puta" ele pegou o documento que tinha escrito "Deputada" e cobriu o "De" e o "da" sobrando "puta".

Sério que isso "não é" chamá-la de "puta"?

Mais fácil ele ter tido seu direito de expressao agredido. Primeiro por uma notificacao legislativa pedindo pra se censurar e segundo, que foi condenado a prisao que provavelmente será convertida em multa por xingar alguém e fazer deboche. É incrível achar que isso está "balanceado".

Vi por cima um dia desses um vídeo do "Dead consense" dizendo algo nas linhas de que provavelmente ele vai em cana mesmo, segundo a tese de que Gentili já teria sido multado repetidas vezes e não mudado o comportamento.

<a href="https://www.youtube.com/v/FsFPG7ZrJDQ" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/FsFPG7ZrJDQ</a>

Eu acho bizarro considerar que "multa não resolve", embora talvez cadeia ser colocada dentro das possibilidades para depois vir a ser uma multa pesada tenha um efeito maior do que apenas uma multa vultosa o suficiente para fazê-lo reconsiderar o comportamento no futuro.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #23 Online: 20 de Abril de 2019, 11:30:14 »
Por falar em ofensa, por que penalizar outrem por ofensa quando na verdade é a própria pessoa a se ofender?

De fato, a parte o racismo, a julgar pelo português e a forma como se expressa,
a dentista deve estar abaixo da media do quesito inteligencia.
Eu não me trataria com alguem assim. Aposto que a qualidade do trabalho tambem
seria igualmente abaixo da média.

"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 20 de Abril de 2019, 11:44:03 »

Xingue seriamente, em alto e bom som, de  fdp e vagabundo, pessoalmente, um delegado forte e armado  ou um policial de forças de elite (tipo ROTA ou BOPE) forte   e armado  (que você nunca viu/que não é seu amigo), e depois  pergunte para ele  porque ele se ofendeu.  E depois nos conte o porque de ele ter te enchido de porrada.

:biglol:

PS. Estamos supondo que ele não te mande para uma vala.  Ou que você não tenha ido para uma UTI e esteja em estado grave.

:histeria:

Normalmente, é muito fácil xingar uma mulher, queria ver o "humorista" fazer isso com um delegado forte e armado  ou um policial de forças de elite (tipo ROTA ou BOPE) forte   e armado.

:D

B-)

« Última modificação: 20 de Abril de 2019, 11:55:12 por JJ »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!