Autor Tópico: Personal Terraplanator Tabajara  (Lida 1472 vezes)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
Re:Personal Terraplanator Tabajara
« Resposta #25 Online: 24 de Junho de 2019, 00:08:58 »
Otangelo Grasso é citado em exatamente 269 processos.

https://www.jusbrasil.com.br/topicos/37737842/otangelo-grasso

É esse aqui.

Dono da Grasso Empreendimentos.

Aqui usava o nome de Ângelo Itacaré e outros.

Joquei os textos que ele escrevia aqui no Google e caí em contas de serviços de fóruns. Estes fóruns só tinham um único forista, que era o Sr. Otângelo Grasso.  Ele usava serviços de fóruns onde criava contas  e usava estas contas como uma espécie de banco de dados de argumentos para DI. Ou seja, armazenava os textos nestes fóruns, centenas de textos, e depois era só usar CTRL C e CTRL V.  E tinha 3 contas: uma pra português, outra pra inglês e acho que a terceira era para textos em italiano.

Incrível tanta dedicação. Mas será que era este corretor de imóveis, rei dos trambiques, que escrevia textos sobre DI? De fato Otângelo tem livros publicados sobre DI. Mas centenas de textos em 3 idiomas??

O fato curioso é que se encaixa perfeitamente no descrito no Documento da Cunha, que previa tanto a fase de produzir em grande número esse tipo de material, como uma fase posterior de cooptar gente para fazer o proselitismo se utilizando desse tipo de material.

Seu Otângelo é um crente piedoso que acredita muito que papai do céu criou tudo que existe. E aparece em 269 processos...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 24 de Junho de 2019, 00:14:57 »
O maior beneficiado do terraplanismo é o YouTube que faz disso uma bola de neve através do seu algoritmo marxista-cultural calibrado para destruir valores e promover a imbecilidade coletiva.

https://www.bbc.co.uk/news/technology-47279253
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 24 de Junho de 2019, 00:30:33 »
Tá, mas será que ninguém mais tá "ligando os pontinhos"?

Veja o tamanho, o nível de organização e articulação dessa "coisa":

Quem já ouviu falar em Jonathan Wells sabe que é um dos caras mais importantes nessa picaretagem do DI.  Em 2017 esteve em vários simpósios aqui no Brasil onde se reuniu com figurinhas carimbadas do DI tupiniquim como o Marcos Eberlin e o próprio Otângelo Grasso.

https://evolutionnews.org/2017/12/intelligent-design-is-flourishing-in-brazil/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 24 de Junho de 2019, 01:56:45 »
Vai depender de empresa e empresa e de profissional a profissional.

Vai poder encontrar coisa relevante a isso desde no "fiverr," passando por freelancer.com/elance, e daí toda gradação até as agências chiques, AlmapBBDO ou eventuais mais especializadas em internet.

https://www.fiverr.com/categories/online-marketing/social-marketing

Acho natural que coisas paralelas a igrejas dêem uma boa grana.

https://confirmacontabil.com.br/blog/montar-uma-editora-e-um-bom-negocio/#Livros_didaticos_e_religiosos_a_sua_mina_de_ouro

https://www.cheatsheet.com/entertainment/net-worth-richest-pastors-will-blow-your-mind.html/

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #29 Online: 24 de Junho de 2019, 10:58:51 »
O Huxley observou um ponto interessante que geralmente passa desapercebido. E foi a observação dele que motivou o meu comentário.

Ele especula se os terraplanistas seriam apenas brincalhões, trolls fazendo uma grande gozação global. ( Com o perdão do trocadilho. )

Obviamente o Huxley nunca prestou muita atenção nestes terraplanilsons e suas teorias extravagantes, caso contrário saberia não se tratar de meramente sátira. Mas especificamente o ponto que o leva a imaginar que tudo possa ser só uma brincadeira é que nos chama atenção para um aspecto assaz curioso nessa coisa toda...

Impressionante a quantidade de gente que cai nessa de acreditar piamente que existem influentes terra-planistas que saibam usar a internet para publicar conteúdo. Essa gente deve acreditar também que os adeptos da Igreja do Monstro do Espaguete Voador falam sério. Parece que nunca ouviram falar de uma coisa chamada "sátira". Ou de outra coisa chamada de "golpe publicitário".

A incongruência gritante é justamente que se alguém é retardado e ignorante o suficiente para achar que a Terra é plana, então essa pessoa não deve ter capacidade nem para usar competentemente ferramentas para publicar conteúdo na internet. Muito menos para desenvolver centenas de argumentos capciosos induzindo a sutis enganos de senso comum,
especialmente porque a maioria destas argumentações requerem conhecimentos básicos técnico-científicos incompatíveis com tamanha imbecilidade. Tal contradição o leva a questionar se tudo não passaria de uma sátira.

De fato a teoria da Terra plana foi ressuscitada em 1956 por Samuel Shenton, exatamente com o objetivo de satirizar os fundamentalistas bíblicos. Samuel fundou a International Flat Earth Society e até inventou alguns dos argumentos usados pelos terraplanistas, mas tudo com objetivo de fazer piada.

Só que os de agora querem ser levados a sério e publicam animações até bem feitinhas que não deixam dúvidas que se a Terra girasse mesmo em torno do sol, então exatos 6 meses depois do seu relógio estar marcando meio-dia você deveria olhar para o céu e constatar ser meia-noite. Ou seja, no absurdo modelo heliocêntrico, qualquer relógio adiantaria 12 horas a cada 6 meses!

E você já parou pra pensar nisso? Eu mesmo nunca tinha pensado...

Pois 99,999999999999% das pessoas nem imaginam existir uma ínfima diferença de décimos de segundo entre o dia solar e o dia sideral, que multiplicada por 6 meses dará exatamente as 12 horas faltantes. E não é coincidência, apenas Física e Matemática: para o observador terrestre uma volta completa do planeta teria que ser um pouquinho maior que 360°, já que a Terra também translada enquanto rotaciona.

Então o terraplanismo explora detalhes sutis como este para induzir pessoas a acharem que estão sendo enganadas pelo "sistema". Parece estranho que grupos de pessoas - que conhecem estes detalhes técnicos e utilizam para criar sofismas -  possam mesmo achar que a Terra é plana. Logo a explicação simples, pro Huxley, é que só pode ser uma piada.

Parabéns ao Huxley por ter enxergado algo tão óbvio mas que quase ninguém vê! Percebe-se uma sofisticação subjacente no material utilizado pelas fontes terraplanistas que muitas vezes é incompatível com a tosquice destas mesmas fontes. Sem falar na tosquice maior ainda do público alvo destas fontes. Não apenas o material se fundamenta em conhecimentos técnicos que as fontes parecem não possuir, como também frequentemente usam animações bem produzidas e até cenários montados em estúdios e com participação de atores.

Mas definitivamente não é sátira, e o retorno não parece justificar o investimento necessário. Mas como tem que existir uma explicação razoável, qual seria?

Antes de qualquer coisa, devemos examinar um movimento que teve origem nos Estados Unidos e depois espalhou seus tentáculos por outras partes do mundo. O movimento do Projeto Inteligente, desdobramento estratégico do Criacionismo Científico. Talvez isto nos forneça uma explicação - ou no mínimo hipótese razoável - para essa teoria de conspiração tresloucada da Terra plana. Uma hipótese razoável, ao contrário de outras, especificamente por se mostrar consoante com TODOS os fatos conhecidos. Ou pelo menos todos que são até o momento do meu conhecimento. 

As atividades e interesses representados pelo Discovery Institute precisavam ser alvo de mais questionamentos e debates por parte da mídia e da sociedade em geral, pois podem acarretar em consequências importantes. Posteriormente pretendo documentar aqui o que é esse Discovery Institute, quem o fundou, quem o financia, pra quê existe e o que pretende.

A maior parte destas questões podem ser respondidas pelo próprio Discovery, ou mais precisamente por um memorando interno que vazou desse instituto e que ficou conhecido como documento da cunha. No documento da Cunha o próprio Discovery explica claramente o seu objetivo e principalmente como planeja atingir este objetivo.

Porém, antes de mais nada, é preciso responder a questão: o documento é autêntico? Sim. Sua origem é muito bem documentada. Tão bem documentada que os próprios porta-vozes do Discovery já admitiram a autenticidade, logo sobre isso não resta dúvida. O próprio Phillip E. Johnson, fundador do Discovery, contou que o termo "cunha" surgiu já em 1992 em um simpósio do DI no qual participaram vigaristas importantes desse movimento como o Michael Behe, que então ainda não havia desenvolvido a ideia da complexidade irredutível. Evidenciando que o interesse em se chegar a esse tipo de "conhecimento científico" já existia antes da própria "teoria".

https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrat%C3%A9gia_da_cunha

Depois acrescento mais informações...

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 24 de Junho de 2019, 17:26:36 »
As citações fazem considerações sobre a natureza psicológica destes crentes que eu também já fiz e as quais acrescentaria outras.

Mas o que me interessa é a origem da teoria da conspiração em si, e não os crentes nela. Por exemplo: comparar com outras teorias de conspiração populares que surgiram espontaneamente, assim como boatos que cresceram. Se for feito esse tipo de "estudo comparado" nós vamos perceber elementos muito peculiares no terraplanismo, que divergem das conspirações repetlianas e coisas assim.

Algo que você pode observar é aparentemente enorme investimento inicial nisso, antes da coisa tomar impulso.  É interessante porque foram criados centenas de argumentos falaciosos para convencer os incautos, mas se você parar pra pensar, vai  notar que muitos ( muitos mesmo) destes argumentos não podem ter sido inventados por gente muito ignorante. São truques, muitas vezes engenhosos, que requerem conhecimentos de Física, Astronomia, Geografia, etc... que a maioria das pessoas não têm. Na verdade é bem parecido com o padrão da pseudo-ciência criacionista e da pseudo-ciência do DI.

Lembra do Otângelo Grasso? Esse cara tinha compilado em fóruns, em 3 idiomas, literalmente millhares de argumentos com truques. Ele usava estes textos nas discussões aqui e em outros lugares. E sabe o que ele faz na vida? Não é biólogo, é corretor de imóveis. E responde a mais de 200 processos!

Muito interessante.  :ok:

Se você não é investigador particular, pelo menos leva jeito.   :D

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #31 Online: 27 de Junho de 2019, 18:29:00 »
Só para esclarecer... Jamais acreditaria tanto em terra plana ou convexa... é tudo besteirol criacionista no fim das contas.  :nojo:

Acho que o único planeta convexo no universo deve ser o do próprio Bilu mesmo... que é na verdade o Urandir... que é terráqueo e vive num globo!  :histeria:

Recomendo assistir Universo Astronômico, detonando a Terra Plana. Muita zoeira. Vale a pena ver se quiser dar umas risadas. É dividido em 6 partes.

Na boa, essa gente que acredita em Terra plana... nem sei mais o que dizer!  :biglol:

O Personal Terraplanator Tabajara é uma sátira e também uma crítica aos terraplanistas.

Mas o que acharam desse novo produto Tabajara? Seria bom para que os terraplanistas fossem embora e deixasse a terra globo em paz?  :oba:

E pra terminar...

Santo Darwin! Que que é isso?  :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:  :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
« Última modificação: 27 de Junho de 2019, 18:46:36 por Enio »

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 27 de Junho de 2019, 20:35:53 »
Segundo o Pedro Reis, o Discovery Institute e o movimento do Design Inteligente financiam o Terra Planismo com o objetivo de ... (lacuna a ser preenchida).

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #33 Online: 27 de Junho de 2019, 21:05:06 »
Segundo o Pedro Reis, o Discovery Institute e o movimento do Design Inteligente financiam o Terra Planismo com o objetivo de ... (lacuna a ser preenchida).

Implementar uma diretriz políticosócioeconômica com viés "direitatorial", ou seja, com implantacão via mídia (propaganda) dos valores cristãos, contra o homossexualismo, o aborto, o ateísmo, e toda essa onda gramcista-darwinista-satanista que vem contaminando a vida dos cidadãos de bem.
 :)
GNOSE

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #34 Online: 27 de Junho de 2019, 21:07:53 »

Com o objetivo de...

Cara, alguém estava pagando serviços de marketing virtual. Quem? Só posso especular, mas que havia pessoas sendo pagas para comentar em vídeos terraplanistas eu sei que é fato.

Já viu o canal Ciência de Verdade, do simpático Dr. Afonso? Ou alguém está financiando essa figura ou ele endoidou. Mas o homem não parece estar rasgando dinheiro... então não existe hipótese razoável senão a de que esse brilhante geofísico esteja sendo estimulado de alguma forma a fazer isso.

Senão é isso, tente responder preenchendo a lacuna:

Segundo Huxley o Dr. Afonso defende  que a Terra é plana com o objetivo de...

Você tá ciente que o terraplanismo é fundamentalmente um gancho para um discurso anti-ciência? É um movimento doutrinário, o terraplanilson tem seu cérebro enxaguado com a crença de que a Ciência é uma imensa fraude a serviço dos "senhores do mundo". Aliás o canal do Dr. Afonso tem como objetivo ser um canal de divulgação anti-científica. Antes de se declarar terraplanista o vigarista já delirava as maiores barbaridades no YT. Mas a gente sabe que ele não é ignorante, a gente sabe também que ele não acredita no que fala, e ainda sabemos que o YT não compensa financeiramente a ponto de alguém com doutorado se dispor a este nível de vexame.

Então, eu acho, nessa história tem alguma coisa que a gente não sabe.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #35 Online: 27 de Junho de 2019, 21:11:10 »

Implementar uma diretriz políticosócioeconômica com viés "direitatorial", ou seja, com implantacão via mídia (propaganda) dos valores cristãos, contra o homossexualismo, o aborto, o ateísmo, e toda essa onda gramcista-darwinista-satanista que vem contaminando a vida dos cidadãos de bem.
 :)

Provavelmente você não está muito longe da verdade.

Estas aí são outras viagens na maionese insufladas também por interesses que têm intersecções com os interesses do fundamentalismo cristão.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #36 Online: 28 de Junho de 2019, 07:13:34 »
Repitam comigo:

I" do not give a fuck anymore!"

Que se dane DI, terraplana, antivacina, direitismo, esquerdismo, pastor milionário, marxismo cultural, negacionistas do aquecimento global, alt-right...

Deixa os cara brincar.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 28 de Junho de 2019, 08:16:19 »
Repitam comigo:

Que se dane DI, terraplana, antivacina, direitismo, esquerdismo, pastor milionário, marxismo cultural, negacionistas do aquecimento global, alt-right...

Deixa os cara brincar.

Obscurantistas e teocratas agradecem.
Foto USGS

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 28 de Junho de 2019, 10:00:35 »
Repitam comigo:

Deixa os cara brincar.

E deixa  a  idiocracia  continuar a crescer  até   tomar  o poder de vez no mundo.  E assim ao invés de progredir a humanidade irá regredir, quem sabe para a Idade Média ou até para a Antiguidade.

:no:
« Última modificação: 28 de Junho de 2019, 10:02:37 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 28 de Junho de 2019, 10:06:33 »

Com o objetivo de...

Cara, alguém estava pagando serviços de marketing virtual. Quem? Só posso especular, mas que havia pessoas sendo pagas para comentar em vídeos terraplanistas eu sei que é fato.

Já viu o canal Ciência de Verdade, do simpático Dr. Afonso? Ou alguém está financiando essa figura ou ele endoidou. Mas o homem não parece estar rasgando dinheiro... então não existe hipótese razoável senão a de que esse brilhante geofísico esteja sendo estimulado de alguma forma a fazer isso.

Qual a explicação do Huxley para o que seria a motivação do Afonso ?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 28 de Junho de 2019, 10:10:31 »

Com o objetivo de...

Você tá ciente que o terraplanismo é fundamentalmente um gancho para um discurso anti-ciência? É um movimento doutrinário, o terraplanilson tem seu cérebro enxaguado com a crença de que a Ciência é uma imensa fraude a serviço dos "senhores do mundo". Aliás o canal do Dr. Afonso tem como objetivo ser um canal de divulgação anti-científica. Antes de se declarar terraplanista o vigarista já delirava as maiores barbaridades no YT. Mas a gente sabe que ele não é ignorante, a gente sabe também que ele não acredita no que fala, e ainda sabemos que o YT não compensa financeiramente a ponto de alguém com doutorado se dispor a este nível de vexame.

Uma possibilidade (apenas possibilidade) é de que o A  tenha muita amargura, ressentimento, raiva e ódio do meio acadêmico.   Pode ser que aconteceu algo na vida dele que o tenha deixado extremamente  amargurado, ressentido, raivoso e até com ódio do meio acadêmico.

E esta amargura, ressentimento, raiva e ódio seriam os motivos pelos quais ele se dedica tanto a atacar o conhecimento científico e por consequência o meio que o produz, que é o meio acadêmico.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 28 de Junho de 2019, 10:22:16 »

Com o objetivo de...

Uma possibilidade (apenas possibilidade) é de que o A  tenha muita amargura, ressentimento, raiva e ódio do meio acadêmico.   Pode ser que aconteceu algo na vida dele que o tenha deixado extremamente  amargurado, ressentido, raivoso e até com ódio do meio acadêmico.

E esta amargura, ressentimento, raiva e ódio seriam os motivos pelos quais ele se dedica tanto a atacar o conhecimento científico e por consequência o meio que o produz, que é o meio acadêmico.

É possível sim.

Mas o mais plausível para mim é a hipótese dele ser (mais) um cristão ignorante cultural, apedeuta científico e fanático religioso.

O ser um apedeuta científico constatei nos diálogos que tive com ele.

Tipos como ele são comuns.
Foto USGS

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 28 de Junho de 2019, 12:04:07 »
Eu ainda não acredito que o movimento do Design Inteligente financia terra-planistas de araque para propagar discurso anticiência. Faria mais sentido eles propagarem a difusão de ideias pseudocientíficas menos fáceis de serem ridicularizadas. Várias vezes, vi criacionistas escrevendo textos demonstrando que odeiam a ridicularização deles comparando-os com crentes da Terra Plana. Defender argumentos tão fáceis de serem refutados acabam por manter ou fortalecer o discurso pró-ciência.Veja o que aconteceu com o Criacionismo da Terra Jovem, que, de tanto ridicularizado, foi facilmente substituído pelo "paradigma" do Design Inteligente. Os representantes desse último não utilizam mais aquelas baboseiras de "segunda lei da termodinâmica refuta a evolução", "a Terra tem 10 mil anos de idade", etc.

Eu não sei como a teoria do David Pogue sobre os espertos que se fazem de tolos para enriquecer poderia ser economicamente viável em todos os casos, mas, em alguns casos, isso não é mistério.
« Última modificação: 28 de Junho de 2019, 12:06:33 por -Huxley- »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 28 de Junho de 2019, 13:00:01 »
Sem dúvida é um movimento religioso que, com a ajuda da internet (fóruns e Youtube), se tornou viral quando associado à teorias de conspiração. Parece óbvio que o questionamento da "Ciência Oficial" interessa ao movimento criacionista que parece se divertir quando assiste o esforço de alguns cientistas tentando explicar porque a Terra não pode ser plana, e isso acontece desde o início dessa bobagem no séc XIX.

Rowbotham and followers like William Carpenter gained attention by successful use of pseudoscience in public debates with leading scientists such as Alfred Russel Wallace.
wiki

Logo não duvido também que as igrejas pentecostais estejam colocando dinheiro na Flat Earth Society para promover ataques à algumas agências governamentais americanas, dentre elas a NASA.

Flat Earth Society recruited members by speaking against the US government and all its agencies, particularly NASA. Much of the society's literature in its early days focused on interpreting the Bible to mean that the Earth is flat, although they did try to offer scientific explanations and evidence.
wiki

Flat World Syndrome

The Flat Earth movement is a religious movement based on European interpretation of the Bible, mostly King James Version 1611 ace. Modern flat Earth hypotheses originated with the “English” writer Samuel Rowbotham {This well known Northern surname is of Anglo-Saxon origin} (1816–1884). Based on his conclusions derived from the Bedford Level experiment, Rowbotham published a pamphlet, called Zetetic Astronomy, which he teaches that Earth is not a Globe, the hypotheses in which the Earth is a flat disc centered at the North Pole and bounded along its southern edge by a wall of ice, with the Sun and Moon 3,000 miles and the "cosmos" 3,100 miles above Earth. He also published a leaflet entitled, "The inconsistency of Modern Astronomy and its Opposition to the Scriptures" [The Bible King James Version 1611 ace], which argued that the "Bible, alongside our senses, supported the idea that the earth was flat and immovable and this essential truth should not be set aside for a system based solely on conjecture". So at the end of the day, the European is at it again, trying their best, to teach all their theories, as if they are fact, based on the gods of Europe called Christianity and or Bible. This is the same people who gave us that book and then gave us Nothing but hard times, hunger, nakedness and out of doors! History: In 1861 Rowbotham settled in London, producing 14 children, of whom 4 survived. He was also alleged to be using the name, Dr. Samuel Barley, selling the secrets for prolonging human life.

In his book Zetetic Astronomy, the Earth 'not a Globe' appeared in 1864. After Rowbotham's death, Lady Elizabeth Blount founded the Universal Zetetic Society which attracted thousands of followers, published a magazine entitled The Earth 'Not a Globe' Review and remained active well into the early part of the 20th century. After World War I, the movement underwent a slow decline, but it was revived in 1956 as The Flat Earth Society. In the United States, Rowbotham's ideas were taken up by the Christian Catholic Apostolic Church and promoted widely on their radio station. His work in the United States was continued by William Carpenter. Carpenter, a printer originally from Greenwich, England, and a supporter of Rowbotham published ‘Theoretical Astronomy Examined and Exposed Proving the Earth 'not a Globe' in eight parts from 1864 under the name Common Sense’. So now you tell me if the second degree in the 1-10 is true or not? All I can do is Shake My Head at these Europeans and our Asiatic Brothers that flow the gods of Europe that we know nothing of. In 1956, Samuel Shenton created the International Flat Earth Society as a successor to the Universal Zetetic Society and ran it as the organizing secretary from his home in Dover, England. The society also claimed that the Apollo Moon landings were a hoax staged by Hollywood, (a position also held outside the Flat Earth Society).

In 1969, Shenton persuaded Ellis Hillman, to become president of the Flat Earth Society; but there is little evidence of any activity on his part until after Shenton's death when he added most of Shenton's library to the archives of the Science Fiction Foundation he helped to establish. Shenton died in 1971, Charles K. Johnson, inheriting part of Shenton's library from Shenton's wife, established and became president of the ‘International Flat Earth Research Society of America and Covenant People's Church in California’. As I said once before this is a Christian religion, not a science. Flat Earth Society recruited members by speaking against the U.S. government and all its agencies, particularly NASA. Much of the society's literature is focused on interpreting the Bible to mean that the Earth is flat, although they do try to offer some scientific explanations and evidence for this hypothesis.
http://www.ancientorderoffreeasiatics.com/FlatWorldSyn.html

Shenton died in 1971. Charles K. Johnson inherited part of Shenton's library from Shenton's wife, and established and became president of the International Flat Earth Research Society of America and Covenant People's Church in California. Over the next three decades, under his leadership, the Flat Earth Society grew to a reported 3,500 members.

Johnson issued many publications and handled all membership applications. The most famous publication was Flat Earth News, a quarterly, four-page tabloid. Johnson paid for these publications through annual member dues costing US$6 to US$10 over the course of his leadership.Johnson cited the Bible for his beliefs, and he saw scientists as pulling a hoax which would replace religion with science.

The Flat Earth Society's most recent planet model is that humanity lives on a disc, with the North Pole at its centre and a 150-foot (45 m) high wall of ice, Antarctica, at the outer edge. The resulting map resembles the symbol of the United Nations, which Johnson used as evidence for his position.In this model, the Sun and Moon are each 32 miles (52 km) in diameter.
https://en.wikipedia.org/wiki/Modern_flat_Earth_societies

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #44 Online: 28 de Junho de 2019, 13:19:52 »
Lembrando aos ouvintes que isso tudo pode ser apenas mais uma false flag, não?  :umm:
GNOSE

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 28 de Junho de 2019, 13:26:36 »
Eu ainda não acredito que o movimento do Design Inteligente financia terra-planistas de araque para propagar discurso anticiência. Faria mais sentido eles propagarem a difusão de ideias pseudocientíficas menos fáceis de serem ridicularizadas.

Os comunistas ajudaram a criar e promover teorias conspiratórias como que os EUA criaram a AIDS deliberadamente como arma.

<a href="https://www.youtube.com/v/tR_6dibpDfo" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/tR_6dibpDfo</a>

A KGB tinha um departamento de "fake news," não de "propaganda," mas de criação e "injeção" de histórias falsas em diversos países.

A União Soviética pode não existir mais, mas ainda há interesses nacionalistas alinhados com esse tipo de política.

https://en.wikipedia.org/wiki/Foundations_of_Geopolitics
...
Russia should use its special services within the borders of the United States to fuel instability and separatism, for instance, provoke "Afro-American racists". Russia should "introduce geopolitical disorder into internal American activity, encouraging all kinds of separatism and ethnic, social and racial conflicts, actively supporting all dissident movements – extremist, racist, and sectarian groups, thus destabilizing internal political processes in the U.S. It would also make sense simultaneously to support isolationist tendencies in American politics".[9]
...

<a href="https://www.youtube.com/v/OrglhQkSpIE" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/OrglhQkSpIE</a>

https://www.theguardian.com/science/blog/2017/jun/14/russian-fake-news-is-not-new-soviet-aids-propaganda-cost-countless-lives

[...]

However, the Soviets had learned something powerful: whilst outright interference was difficult, undermining trust in an adversary was much more fruitful. The KGB wasted no time in crafting elaborate conspiracy narratives, planting claims that both John F Kennedy and Martin Luther King Jr had been assassinated by the CIA. They also found a receptive audience for stories that water fluoridation was a government plot for mind and population control. This still has a devout core of believers, despite being long since debunked. But while such positions might be wrong-headed yet largely harmless, what was to transpire in the early 1980s was anything but.

The KGB saw an opportunity to foster discontent, in a project given the moniker Operation Infektion. The groundwork was laid as early as 1983 in an Indian pro-Soviet paper, which carried an anonymous letter from a “well known American scientist” where it was claimed Aids had been developed in a secret biological weapons laboratory in Fort Detrick. In 1985, retired biophysicist Dr Jakob Segal claimed that the Aids virus was synthesised by combining parts of other retroviruses: VISNA and HTLV-1. Soviet fronts the world over began reporting on “the Segal report”:

It is very easy using genetic technologies to unite two parts of completely independent viruses … but who would be interested in doing this? The military, of course … In 1977 a special top security lab … was set up … at the Pentagon’s central biological laboratory. One year after that … the first cases of Aids occurred in the US, in New York City. How it occurred precisely at this moment and how the virus managed to get out of the secret, hush-hush laboratory is quite easy to understand. Everyone knows that prisoners are used for military experiments in the U.S. They are promised their freedom if they come out of the experiment alive.

Despite being east German, Segal was presented as a French researcher to hide any communist affiliation. The report had the desired effect – by 1987 it had received coverage in over 80 countries and 30 languages, primarily in leftist publications. The dissemination followed a well-established pattern: the story would appear in a publication from outside the USSR, and was then presented as in Soviet media as the investigative work of others. To explain how Aids had become so prevalent in Africa, Radio Moscow claimed that a vaccination project in Zaire was in fact a deliberate attempt to infect Africans. Initially, at least, Operation Infektion had been a success – not only had it focused outcry towards the US, it had shifted attention away from Russian chemical and biological weapon development.

[...]

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #46 Online: 28 de Junho de 2019, 18:18:44 »
Repitam comigo:

Deixa os cara brincar.

Se você deixa os cara falarem eles crescem, se você entra em discussão com eles, é tudo que eles pediram a deus. Esse povo prospera com debates.

Boa sorte tentando argumentar racionalmente com gente que quer se aproveitar da sua racionalidade.

Eu não quero mais saber. O máximo que eu faço é tentar não ser um peso a mais no planeta, mas se o povo quer acabar com tudo, paciência... não tenho filhos, não sou casado, nem cachorro eu tenho mais.

O povo que quer ver os filhos contentes a passar o domingo com os netos, que deveriam se preocupar, não estão nem ai. Querem ver o circo pegar fogo para rir do palhaço. Por que que eu vou ficar esquentando a cabeça. É batalha perdida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 28 de Junho de 2019, 21:43:27 »
Vi outra coisa sugerindo o contrário hoje mais cedo:

https://arstechnica.com/science/2019/06/debunking-science-denialism-does-work-but-not-perfectly/

Two tactics effectively limit the spread of science denialism
Debunking the content or techniques of denialism mitigates their impact.

...

Schmid and Betsch focused on strategies to counter misinformation as it is being delivered during a debate, focusing on two possible approaches: correcting misinformation and laying bare the rhetorical techniques that are being used to obfuscate the truth.

For instance, in the case of vaccine denialism, a denier might argue that vaccines are not completely safe. Correcting this misinformation (which Schmid and Betsch call a “topic” rebuttal) could take the form of arguing that vaccines in fact have an excellent safety record. A “technique” rebuttal, on the other hand, would point out that demanding perfect safety is holding vaccines to an impossible standard and that no medication is 100 percent safe.

...

Acho que contudo é importante que isso seja feito com o cuidado de evitar ao máximo colateralmente promover esse pessoal.

Ex., em vez de publicar, "vejam só o que o Loucovaldo está dizendo sobre como a teoria científica aceita XYZ é inválida devido a ABC," você deve ter algo mais nas linhas de "o que algumas pessoas não entendem sobre a teoria científica aceita XYZ," sem necessariamene nem citar Loucovaldo diretamente, muito menos embutir seus vídeos do youtube e outras coisas cujos algoritmos possam beneficiá-lo, e também procurando descrever as coisas de maneira que minimize, especialmente em enunciados/manchetes/subtópicos, o fraseamento de negação da ciência válida.

Talvez haja alguma forma de ainda tentar usar os algoritmos a favor do anti-negacionismo, não sei. O google voluntariamente parece fazer algumas coisas que acabam tendo um efeito quase que de um entendimento "semântico" dos parâmetros de busca e priorizando páginas de autoridades verdadeiras, mesmo que os termos-chave em si não constem no texto. Como se o google entendesse que os parâmetros conduziriam naturalmente largamente a sites de desinformação sobre um dado tema, e então "trapaceasse" a favor de sites de informação de qualidade. Não sei como isso é feito, se é resultado natural dos algoritmos dele, ou se há "ajustes manuais" para favorecer autoridades reconhecidas.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #48 Online: 28 de Junho de 2019, 21:52:00 »
O melhor mesmo é repercussão zero, algo que não é o caso aqui.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #49 Online: 29 de Junho de 2019, 16:11:09 »

Deixa os cara brincar.

Mas eles não estão brincando.

Muad, no Kentucky existe um museu do criacionismo que mais parece um estúdio da Universal. Impressionante, é uma disneylândia do fundamentalismo cristão. Porque museu mesmo não é, já que não há museu do que não existe nem nunca existiu.

O tamanho do investimento em uma maluquice como essa prova que não é brincadeira. Não sei
quanto custou para construir mas recentemente o museu recebeu o acréscimo de uma réplica da
Arca de Noé ao custo de 100 milhões de dólares. 100 milhões só a arca! Você acredita que alguém
invista cem milhões de dólares de brincadeira?

É natural que as pessoas duvidem que estas "multinacionais" evangélicas, e demais denominações
que se associam por afinidades naturais, possam extrapolar para manter seu status quo se estas pessoas não fazem ideia do tamanho dessa indústria, do seu poder econômico, sua capacidade de
influência e poder de articulação política e também do quanto estes interesses se sentem ameaçados por algumas mudanças inexoráveis do mundo.

Mas se tomarmos como parâmetro a Europa ocidental, vemos que é possível que no espaço
de apenas duas gerações a religião passe a ter um papel menos que secundário nas sociedades de países mais desenvolvidos. No norte da Europa, em países que durante séculos foram fortalezas do protestantismo, de repente em pouquíssimo tempo religião perdeu relevância completamente.

Essa é uma perspectiva que preocupa tanto a indústria evangélica norte-americana quanto as políticas anti-tabagistas afetavam a indústria do cigarro ou o controle de emissões de CO2 afeta
a indústria do petróleo. Não surpreendentemente a reação também é de muitas formas semelhante.

Mas qual é o diagnóstico que estes caras fazem sobre as causas do declínio da influência das
religiões organizadas nas sociedades mais desenvolvidas? Bom, primeiramente acham que o relativismo inerente a um mundo globalizado cada vez menor, onde todos estão expostos a um caleidoscópio cultural que apresenta mixados, distintos paradigmas e valores, induz naturalmente ao questionamento de uma religião que se auto proclame como verdade absoluta. É muito mais difícil para um ocidental do séc. 21 digerir que Jesus é o único caminho, verdade e vida, e a bíblia o único texto sagrado ditado pelo único deus verdadeiro, do que era para um ocidental no séc. 19.

Também interpretam várias mudanças culturais como inimigas da religiosidade. Especificamente daquela religiosidade mais sistemática que é praticada no âmbito de uma instituição religiosa organizada. Essas mudanças seriam a disseminação do uso de drogas, a liberdade sexual que inclui também a liberdade de opções sexuais, a desassociação do conceito de gênero do sexo biológico, o volatilidade cada vez maior das famílias, a prevalência do individualismo e coisas assim que de fato tendem a afastar o homem moderno, urbano, da autoridade e influência de uma instituição religiosa.

Você imagina que cultos da Igreja Presbiteriana façam parte do estilo de vida de uma maconheira promíscua bissexual andrógina com cabelo pintado de azul?

Por fim enxergam a boa educação como a mais terrível ameaça: o acesso a conhecimentos científicos que contradizem e desautorizam os textos sagrados. Vivemos em uma era em que a Ciência assumiu uma autoridade que até então era exclusiva das religiões. Antigamente se o Papa decretasse um dogma poucos se atreveriam a questionar. Se alguma interpretação em particular da
bíblia se impusesse também seria automaticamente aceita como verdade absoluta. Mas hoje, quando se diz "tal é cientificamente comprovado", isto é o que os leigos tomam por dogma. Entre a garantia papal e o teste do C14, o público tem muito mais fé no veredicto científico sobre a idade do Santo Sudário. E assim é porque mesmo que mesmo que uma pessoa não compreenda nada sobre Ciência, ela vive cercada pelos milagres tecnológicos provenientes do conhecimento científico. Nós aprendemos empiricamente que Ciência é um troço que funciona, que de alguma forma tem fundamento. Já as orações...

Logo, essa mega indústria que levanta 100 milhões de dólares ao estalar dos dedos para uma peça de propaganda, ela entende que nesse mundo globalizado de relativismos pós-modernos, de diversidade de valores, de uma sociedade competitiva que promove o individualismo e a busca pela realização pessoal, que valoriza o hedonismo e ainda por cima apresenta o materialismo científico como alternativa superior aos misticismos, nesse mundo talvez não a religiosidade, mas certamente as instituições religiosas perderão espaço.

Uma realidade que já se verifica na Noruega, na Holanda, na Dinamarca, no Reino Unido, no Japão, em Israel... na França onde a igreja católica já teve até que vender igrejas por não poder mantê-las.

Imagino que quando lideranças religiosas norte-americanas perceberam quão rapidamente a influência protestante definhava na Europa do pós-guerra, puderam projetar o que ocorreria nos Estados Unidos. É quando nós vemos, em meados dos anos 60, o recrudescimento do criacionismo, que havia perdido força a partir do julgamento de Scopes em 1929, quando fracassou a tentativa de barrar o ensino da Teoria da Evolução. Os novos criacionistas então tentam incluir o ensino da versão bíblica nos currículos, mas perdem essa nova batalha judicial. Aí inventam o Criacionismo Científico, que foi meramente uma tentativa de burlar a lei, e em 1970 um pilantra chamado Heny Morris funda o ICR. Também não conseguem tornar legal o ensino dessa versão pseudo-científica
do Gênesis, mas o movimento literalista bíblico americano continua a se expandir, se torna cada vez mais articulado, passa a investir em representatividade política e experimenta novas estratégias. E de certa forma, mesmo perdendo as mais importantes batalhas judiciais, estes poderosos interesses acabaram atingindo seus objetivos.

Isso não é nenhuma brincadeira. Não para eles.

1 bilhão de dólares por ano é o que eles conseguem fazer o país gastar com o ensino da fábula da Criação.

Citação de: Revista Exame
EUA gastam US$1 bilhão por ano para ensinar criacionismo

Acredite: gasto americano para ensinar teoria em escolas é maior que o PIB de 23 países no mundo

São Paulo – Quanto pesa no bolso de um país seguir os ensinamentos da Bíblia nas escolas durante as aulas de ciência?

Muito, pelo visto, se observarmos os Estados Unidos.

Segundo reportagem do Politico, o governo americano gasta 1 bilhão de dólares por ano para ensinar a teoria do criacionismo nas escolas.

Esse montante é bem significativo: maior que o PIB de 23 países, segundo a ONU, como os orçamentos de Zanzibar e São Tomé e Príncipe.

O recurso é gasto em forma de subsídios públicos destinado a escolas privadas.

Os programas didáticos de muitas dessas escolas nem incluem, paralelamente aos ensinamentos cristãos, a teoria da evolução ou outros fatos científicos.

E os livros vão além da criação do mundo em sete dias, segundo a reportagem: desdenham do secularismo, desacreditam momentos de descobertas científicas históricas e até hostlizam cientistas famosos.

Leis

Nos EUA, as escolas públicas, por lei, não podem colocar a teoria criacionista no currículo. Mas estados como Louisiana e Tennessee decidiram criar leis próprias para permitir isso.

Um levantamento da Slate achou dezenas de escolas, públicas e privadas, que ensinam criacionismo aos alunos.

Em Indiana, por exemplo, são 37 escolas. Na Flórida, 134.

Você ainda duvida da origem desse movimento global com objetivo de desacreditar a Ciência? É tão difícil enxergar a quê isso interessa?

Pode não parecer plausível que cientistas mequetrefes sejam financiados para endossar desinformação somente quando não se tem ideia do quanto é realmente investido nessa guerra pelos corações e mentes do público.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!