Impressionante a quantidade de gente que cai nessa de acreditar piamente que existem influentes terra-planistas que saibam usar a internet para publicar conteúdo. Essa gente deve acreditar também que os adeptos da Igreja do Monstro do Espaguete Voador falam sério. Parece que nunca ouviram falar de uma coisa chamada "sátira". Ou de outra coisa chamada de "golpe publicitário".
Cara, não é sátira. Isso é definitivamente descartado.
Houve um sujeito, que fundou a Sociedade da Terra Plana ( ou algo assim ), que fazia sátira. Mas isso não tem nada a ver com o "moderno" terraplanismo.
"Golpe publicitário" sim. Neste sentido que você está dizendo: de usarem essa palhaçada como baits para otários, pessoas intelectualmente lesadas. Talvez a maioria dos canais e fontes terraplanistas tenham essa motivação, mas estou convencido que não foi por esta razão que a onda da terraplana começou. Esse pessoal que tá ganhando uns trocadinhos em cima do oligoidismo alheio não criou a onda, estão apenas surfando a onda.
E ainda acredito que muito possivelmente as pessoas que inventaram essa história contavam com esses vigaristas para impulsionar a coisa. Era parte do plano.
Teoria da conspiração? Sim, e das boas. Mas isso tudo foi coisa pensada e houve um considerável investimento. Para a motivação eu só tenho especulações e hipóteses, mas que foi coisa pensada, tramada, já não tenho a menor dúvida.
Bom, tem um tópico aí onde eu relatei minuciosamente tudo que descobri por acaso, Mas vou fazer um resumo agora:
(Acredite se quiser... )
Há mais de 15 anos, em 2003, descobri por acaso no antigo Geocities, um site gi-gan-tes-co dedicado a provar que a Terra era plana. Nem se falava disso na época, e eu de alguma forma fiquei fascinado com aquele mistério porque não havia indicação dos autores do site, mas era uma coisa tecnicamente bem feita, que quem conhece alguma coisa webmaster sabe que demandou um trabalho enorme. Já nesse site havia a maioria dos argumentos que eles usam hoje: eram centenas de "provas".
Quem faria aquilo? E pra quê?
Não tinha pista mas tava conectado de alguma forma com religião, porque usavam uns versículos bíblicos, embora não falassem diretamente de religião.
Tudo bem, já nem lembrava mais deste site quando surgiu essa moda. Acontece que também por acidente acabei descobrindo uma pessoa que trabalhava fazendo "marketing virtual" da terra plana. Já ouviu falar em marketing virtual? O Zero postou uma reportagem investigativa da BBC Brasil sobre isso: existem empresas especializadas em treinar pessoas para trabalharem fazendo comentários em redes sociais, canais, etc... defendendo determinados temas. Isso foi muito usado pela campanha do Bolsonaro, mas antes, já desde pelo menos a campanha da Dilma, o PT e outros partidos investiam nesse tipo de estratégia eleitoral. Na verdade o primeiro caso descoberto no Brasil foi o da campanha pela presidência do Flamengo.
Huxley, tem ou tinha gente pagando empresas de marketing virtual para treinar pessoas para promoverem os terraplanistas! Alguém tá botando ou botou dinheiro nisso, e não pode ser estes sites mequetrefes que ganham uns trocadinhos com views de otários porque não compensaria.