Autor Tópico: Personal Terraplanator Tabajara  (Lida 1473 vezes)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
Re:Personal Terraplanator Tabajara
« Resposta #50 Online: 29 de Junho de 2019, 16:13:28 »

É possível sim.

Mas o mais plausível para mim é a hipótese dele ser (mais) um cristão ignorante cultural, apedeuta científico e fanático religioso.

O ser um apedeuta científico constatei nos diálogos que tive com ele.

Tipos como ele são comuns.

Mas ele não é um apedeuta. Isso é que não encaixa.

Eu falei com uma pessoa que por acaso estudou com o Afonso na USP e me disse que ele foi aluno brilhante, tipo superdotado. Durante 3 anos foi professor na própria USP.

Tem pós-doutorado e doutorado onde defendeu tese com alguma coisa relacionada a sismologia.

É pesquisador com currículo na Plataforma Lattes.

http://lattes.cnpq.br/6845722820724870

Tem uma empresa de consultoria em Geologia e Geofísica. A Veracruz Soluções Geofísicas e Geológicas.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #51 Online: 29 de Junho de 2019, 16:20:09 »
Eu ainda não acredito que o movimento do Design Inteligente financia terra-planistas de araque para propagar discurso anticiência. Faria mais sentido eles propagarem a difusão de ideias pseudocientíficas menos fáceis de serem ridicularizadas. Várias vezes, vi criacionistas escrevendo textos demonstrando que odeiam a ridicularização deles comparando-os com crentes da Terra Plana. Defender argumentos tão fáceis de serem refutados acabam por manter ou fortalecer o discurso pró-ciência.Veja o que aconteceu com o Criacionismo da Terra Jovem, que, de tanto ridicularizado, foi facilmente substituído pelo "paradigma" do Design Inteligente. Os representantes desse último não utilizam mais aquelas baboseiras de "segunda lei da termodinâmica refuta a evolução", "a Terra tem 10 mil anos de idade", etc.

Eu não sei como a teoria do David Pogue sobre os espertos que se fazem de tolos para enriquecer poderia ser economicamente viável em todos os casos, mas, em alguns casos, isso não é mistério.

Aí é que está, Huxley, o criacionismo Terra jovem não foi substituído pelo DI. Essa coisa ridícula continua sendo ensinada até nas escolas americanas. O Discovery Institute não representa uma cisão com o movimento criacionista porque na verdade é um complemento. O dinheiro, que é o importante, vem da mesma fonte.

No final das contas é mesmo esse criacionismo Terra jovem que eles gostariam de incutir como visão de mundo na maior número possível de pessoas. Porque esse é o discurso literalista que não questiona a autoridade da bíblia, o que por tabela não questiona a autoridade de quem estabelece a interpretação da bíblia.

Você viu na reportagem de Exame que 1 bilhão/ano é gasto com essa doutrinação em escolas. E há pouco tempo os proselitistas da Terra jovem gastaram 100 milhões de dólares para construir uma suposta réplica da Arca de Noé. Criacionismo Terra jovem continua a todo vapor, porque você não pode ser um fundamentalista religioso e ter medo do ridículo ao mesmo tempo. O objetivo por trás das técnicas proselitistas dessa gente é justamente tornar o extremamente ridículo aceitável, digerível.

A estratégia por trás da invenção do DI é complementar ao movimento criacionista, e tem como objetivo último penetrar na Academia e impor a esta um novo paradigma de método científico. Mas isso, por mais louco que pareça, não sou eu que estou dizendo, não é uma viagem da cabeça do "Pedro Reis": para isso foi elaborado um plano com estratégias, com fases, com metas, com cronograma! Mas veja bem, o Design Inteligente é incompatível com o criacionismo, seja Terra jovem ou antiga. Mas isso não importa realmente, já que quem mexe os cordõezinhos sabe que tanto um quanto outro são mentiras. Então também não importa se a teoria da conspiração terraplanista refuta algo que os próprios criacionistas defendem há décadas: de que a bíblia em nenhum lugar diz que a Terra é plana! Obviamente quem é proselitista do criacionismo não pode agora se contradizer e virar terraplanista, assim como também não pode assinar embaixo do DI de Michael Behe que aceita o fato da Evolução mas propõe uma intervenção sobrenatural no processo a nível biomolecular. O que eu quero dizer, e mostrar, é que o fato dessas propostas serem contraditórias não indica necessariamente que não colaborem entre si para os mesmos objetivos últimos, e nem que não possam estar sendo financiadas pelas mesmas fontes. Porque não foram pensadas para serem teorias científicas ou teses teológicas, mas diferentes táticas de uma mesma estratégia de formação de opinião pública.

E o que estas 3 táticas têm em comum?

Basicamente dois aspectos:

- Um é o mesmo padrão na forma de propagar uma retórica pseudo-científica capciosa e enganosa.

- O outro é que os 3 discursos se esforçam para incutir uma desconfiança generalizada do conhecimento científico. Tentam gerar um preconceito contra o próprio meio acadêmico e o processo de produção de conhecimento científico. Percebe-se uma intenção clara de justamente minar essa noção de autoridade que a Ciência adquiriu no imaginário popular.

O que muda são apenas os graus de sofisticação destes respectivos discursos. Porque são destinados a sensibilizarem faixas sócio-econômica-culturais distintas. O que eu observo é uma diferença de conteúdo mas uma sugestiva semelhança de formas.

Mas você quer ver uma coisa interessante? Os adventistas são os maiores defensores do Criacionismo Terra Jovem.

Porém nesse link você tem um site da igreja adventista defendendo o Dr. Afonso e a teoria da Terra plana.

http://www.adventistas.com/2018/07/19/doutor-em-geofisica-pela-usp-insiste-que-a-terra-e-plana/comment-page-1/

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #52 Online: 29 de Junho de 2019, 16:25:57 »
Sem dúvida é um movimento religioso que, com a ajuda da internet (fóruns e Youtube), se tornou viral quando associado à teorias de conspiração. Parece óbvio que o questionamento da "Ciência Oficial" interessa ao movimento criacionista que parece se divertir quando assiste o esforço de alguns cientistas tentando explicar porque a Terra não pode ser plana, e isso acontece desde o início dessa bobagem no séc XIX.

Giga, você tá querendo ironizar mas eu já tinha mencionado antes o caso deste cidadão britânico.

Me refiro ao Rowbotham, não ao Sheltom.

O que você está querendo sugerir é que não tem sentido especular uma associação entre os fundamentalistas cristãos e a teoria da conspiração terraplanistas porque já houve casos de terraplanistas vitorianos, como deste Sr. Rowbotham.

Na verdade só houve o Rowbotham e discípulos que deram prosseguimento ao golpe.

O fato é que só pode haver 3 motivos para alguém dizer que a Terra é plana:

- Porque acredita mesmo.
- Porque é doido.
- Porque faz isso com algum interesse escuso.

Se forem descartadas as duas primeiras hipóteses então a última é certeza. O que parece ser o caso do pitoresco Dr. Afonso e certamente foi o caso do Rowbotham.

Esse sujeito foi um vigarista e estelionatário profissional que chegou a ficar rico vendendo remédios milagrosos e até um elixir de eterna juventude. Ele fundou em 1883 a Sociedade Zetética, que basicamente consiste em uma modalidade de estelionato bastante aplicada. Trata-se de criar uma isca ou chamariz para pessoas com grau de "otarice" bem acima da média, que seriam facilmente lesadas.

Funciona assim: que tipo de pessoa pode me pagar uma boa grana pelo elixir da vida eterna?

Certamente alguém abobalhado o bastante para acreditar que a Terra é plana!

Então a Sociedade Zetética funcionava como um filtro e isca para atrair justamente o tipo de idiota que interessava ao Sr. Robowtham.

É o mesmo tipo de golpe aplicado aqui pelo Urandir e seu simpático ET Bilu, que teria atravessado metade do universo para trazer revelações importantes para a humanidade agachado atrás de uma moita. É tudo bizarramente ridículo na farsa do Urandir, até o nome do bicho (Bilu) é propositalmente ridículo. Porque os incautos que ele consegue "pescar" com tamanha idiotice certamente serão os idiotas mais idiotas, e ele até já conseguiu formar uma comunidade com centenas de abestalhados que garantem ao Urandir uma vida confortável sem nunca precisar trabalhar.

Não há outras hipóteses: Terra plana ou é burrice, ou é loucura ou é golpe.

Quanto ao Sheltom que você também cita, este não era terraplanista. A Flat Earth Society foi inventada para justamente para fazer uma sátira dos literalistas bílbicos.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #53 Online: 29 de Junho de 2019, 16:28:18 »
Lembrando aos ouvintes que isso tudo pode ser apenas mais uma false flag, não?  :umm:

O que você quer dizer? Poderia desenvolver mais?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #54 Online: 29 de Junho de 2019, 16:33:42 »
O melhor mesmo é repercussão zero, algo que não é o caso aqui.

Se uma coisa assim tem "audiência" zero ou quase isso, não é mesmo bom repercutir. Nem teria sentido se importar com qualquer maluquice que aparece.

Mas um sujeito como Olavo de Carvalho tá aí mentindo há anos sem ser questionado. Assim se converteu em guru para milhões e agora quando alguém o questiona cai em cima desse coitado um enxame de seguidores fanáticos.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 03 de Julho de 2019, 19:22:07 »
É mas a Ciência recorre à Terra Plana para explicar alguns fenômenos como o Efeito Coriolis...

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 03 de Julho de 2019, 23:07:46 »

É possível sim.

Mas o mais plausível para mim é a hipótese dele ser (mais) um cristão ignorante cultural, apedeuta científico e fanático religioso.

Eu falei com uma pessoa que por acaso estudou com o Afonso na USP e me disse que ele foi aluno brilhante, tipo superdotado. Durante 3 anos foi professor na própria USP.

Tem pós-doutorado e doutorado onde defendeu tese com alguma coisa relacionada a sismologia.

Tem uma empresa de consultoria em Geologia e Geofísica. A Veracruz Soluções Geofísicas e Geológicas.

Não me referia ao cavalheiro supra e sim ao Ângelo Itacaré.

O caso do cavalheiro geólogo/geofísico é diferente. Bem diferente.

Acho que estamos diante de um oportunista calhorda.
« Última modificação: 03 de Julho de 2019, 23:13:14 por Geotecton »
Foto USGS

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 04 de Julho de 2019, 10:09:36 »
Eu ainda não acredito que o movimento do Design Inteligente financia terra-planistas de araque para propagar discurso anticiência. Faria mais sentido eles propagarem a difusão de ideias pseudocientíficas menos fáceis de serem ridicularizadas. Várias vezes, vi criacionistas escrevendo textos demonstrando que odeiam a ridicularização deles comparando-os com crentes da Terra Plana. Defender argumentos tão fáceis de serem refutados acabam por manter ou fortalecer o discurso pró-ciência.Veja o que aconteceu com o Criacionismo da Terra Jovem, que, de tanto ridicularizado, foi facilmente substituído pelo "paradigma" do Design Inteligente. Os representantes desse último não utilizam mais aquelas baboseiras de "segunda lei da termodinâmica refuta a evolução", "a Terra tem 10 mil anos de idade", etc.

Eu não sei como a teoria do David Pogue sobre os espertos que se fazem de tolos para enriquecer poderia ser economicamente viável em todos os casos, mas, em alguns casos, isso não é mistério.

Aí é que está, Huxley, o criacionismo Terra jovem não foi substituído pelo DI. Essa coisa ridícula continua sendo ensinada até nas escolas americanas. O Discovery Institute não representa uma cisão com o movimento criacionista porque na verdade é um complemento. O dinheiro, que é o importante, vem da mesma fonte.

No final das contas é mesmo esse criacionismo Terra jovem que eles gostariam de incutir como visão de mundo na maior número possível de pessoas. Porque esse é o discurso literalista que não questiona a autoridade da bíblia, o que por tabela não questiona a autoridade de quem estabelece a interpretação da bíblia.

Você viu na reportagem de Exame que 1 bilhão/ano é gasto com essa doutrinação em escolas. E há pouco tempo os proselitistas da Terra jovem gastaram 100 milhões de dólares para construir uma suposta réplica da Arca de Noé. Criacionismo Terra jovem continua a todo vapor, porque você não pode ser um fundamentalista religioso e ter medo do ridículo ao mesmo tempo. O objetivo por trás das técnicas proselitistas dessa gente é justamente tornar o extremamente ridículo aceitável, digerível.

A estratégia por trás da invenção do DI é complementar ao movimento criacionista, e tem como objetivo último penetrar na Academia e impor a esta um novo paradigma de método científico. Mas isso, por mais louco que pareça, não sou eu que estou dizendo, não é uma viagem da cabeça do "Pedro Reis": para isso foi elaborado um plano com estratégias, com fases, com metas, com cronograma! Mas veja bem, o Design Inteligente é incompatível com o criacionismo, seja Terra jovem ou antiga. Mas isso não importa realmente, já que quem mexe os cordõezinhos sabe que tanto um quanto outro são mentiras. Então também não importa se a teoria da conspiração terraplanista refuta algo que os próprios criacionistas defendem há décadas: de que a bíblia em nenhum lugar diz que a Terra é plana! Obviamente quem é proselitista do criacionismo não pode agora se contradizer e virar terraplanista, assim como também não pode assinar embaixo do DI de Michael Behe que aceita o fato da Evolução mas propõe uma intervenção sobrenatural no processo a nível biomolecular. O que eu quero dizer, e mostrar, é que o fato dessas propostas serem contraditórias não indica necessariamente que não colaborem entre si para os mesmos objetivos últimos, e nem que não possam estar sendo financiadas pelas mesmas fontes. Porque não foram pensadas para serem teorias científicas ou teses teológicas, mas diferentes táticas de uma mesma estratégia de formação de opinião pública.

E o que estas 3 táticas têm em comum?

Basicamente dois aspectos:

- Um é o mesmo padrão na forma de propagar uma retórica pseudo-científica capciosa e enganosa.

- O outro é que os 3 discursos se esforçam para incutir uma desconfiança generalizada do conhecimento científico. Tentam gerar um preconceito contra o próprio meio acadêmico e o processo de produção de conhecimento científico. Percebe-se uma intenção clara de justamente minar essa noção de autoridade que a Ciência adquiriu no imaginário popular.

O que muda são apenas os graus de sofisticação destes respectivos discursos. Porque são destinados a sensibilizarem faixas sócio-econômica-culturais distintas. O que eu observo é uma diferença de conteúdo mas uma sugestiva semelhança de formas.

Mas você quer ver uma coisa interessante? Os adventistas são os maiores defensores do Criacionismo Terra Jovem.

Porém nesse link você tem um site da igreja adventista defendendo o Dr. Afonso e a teoria da Terra plana.

http://www.adventistas.com/2018/07/19/doutor-em-geofisica-pela-usp-insiste-que-a-terra-e-plana/comment-page-1/

Adventistas pelo que eu sei são o grupo fundamentalista mais significativo na defesa  do criacionismo,  são bem literalistas mesmo. 

E na página que você indicou tem um link para essa outra:

Irmã youtuber adventista produz série de vídeos bíblicos sobre a Terra plana

12 meses ago Hermano de Jesus -- Editor

http://www.adventistas.com/2018/07/16/irma-youtuber-adventista-roduz-serie-de-videos-biblicos-sobre-a-terra-plana/ 

« Última modificação: 04 de Julho de 2019, 10:15:42 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 04 de Julho de 2019, 13:35:27 »

É possível sim.

Não me referia ao cavalheiro supra e sim ao Ângelo Itacaré.

O caso do cavalheiro geólogo/geofísico é diferente. Bem diferente.

E tem  mais uma coisa interessante sobre  o Af.   notem que o sujeito tem um canal no Youtube que está em português,   mas ele está morando nos Estados Unidos, pelo visto ele não tem interesse em divulgar a  mensagem dele lá,  ao meu ver este é mais um indício de que ele  tem  problemas com pessoas  (da academia) aqui no Brasil.  Pois, se fosse primordialmente por fanatismo religioso e daí pela vontade de tirar as pessoas das  "garras dos acadêmicos/cientistas  descrentes, e assim trazê-los para a fé " de forma geral, então, porque ele  estaria evitando de se expor nos EUA,  mas  estaria  se expondo  de boa para o público  brasileiro ?

De qualquer forma também não devemos excluir a possibilidade que o Pedro Reis levantou de que se esteja recebendo dinheiro para isso. Talvez seja até a soma das três  coisas  (ódio+raiva + dinheiro) ou quatro coisas  (ódio+raiva + dinheiro+ fé fanática fundamentalista).

« Última modificação: 04 de Julho de 2019, 13:44:57 por JJ »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 17 de Setembro de 2019, 22:46:40 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 17 de Setembro de 2019, 23:05:18 »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 10 de Outubro de 2019, 13:17:24 »
Exemplo de aplicação do "Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle":

« Última modificação: 10 de Outubro de 2019, 18:51:29 por Gigaview »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 10 de Outubro de 2019, 18:40:30 »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #63 Online: 10 de Outubro de 2019, 21:53:06 »

Putz! Não aguentei ver! ( também não posso ver o vídeo todo agora... )

Mas os caras são muito ruins! Vi até a parte da menina... meu, parece que pegaram uns idiotas mais burros que os terraplanistas. Ah, eu queria estar lá. Ia arrasar com esse vigarista!

Caraca, pede pra esse imbecil explicar como a estrela polar não é vista do hemisfério sul e porque quanto mais pro sul mais próxima da linha do horizonte ela vai estar, porque a lua é fotografada no pólo sul de cabeça pra baixo em relação a imagem fotografada no hemisfério norte, como pode haver voo de 12 de Sidney a Santiago em uma Terra plana, como é possível que se veja o sol abaixo de olhando pela janela de um avião se a Terra é plana, como explicar qualquer um poder viajar até Ushuaia na Argentina e ver o sol até ás 11 horas da noite no verão se a Terra é plana... um milhão de perguntas fáceis pra encurralar o vigarista ...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 11 de Outubro de 2019, 08:58:16 »

Mas os caras são muito ruins! Vi até a parte da menina... meu, parece que pegaram uns idiotas mais burros que os terraplanistas. Ah, eu queria estar lá. Ia arrasar com esse vigarista!

Caraca, pede pra esse imbecil explicar como a estrela polar não é vista do hemisfério sul e porque quanto mais pro sul mais próxima da linha do horizonte ela vai estar, porque a lua é fotografada no pólo sul de cabeça pra baixo em relação a imagem fotografada no hemisfério norte, como pode haver voo de 12 de Sidney a Santiago em uma Terra plana, como é possível que se veja o sol abaixo de olhando pela janela de um avião se a Terra é plana, como explicar qualquer um poder viajar até Ushuaia na Argentina e ver o sol até ás 11 horas da noite no verão se a Terra é plana... um milhão de perguntas fáceis pra encurralar o vigarista ...

Tudo o que você citou e muito mais é simplesmente feito através de um super computador da NASA escondido na área 51 que projeta esses efeitos de mega computação gráfica para evitar que a humanidade tenha consciência do FATO de que a terra é plana. Você é um rapaz inteligente, Pedro, mas é ingênuo demais.
"Deus prefere os ateus"

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #65 Online: 11 de Outubro de 2019, 11:38:24 »

Tudo o que você citou e muito mais é simplesmente feito através de um super computador da NASA escondido na área 51 que projeta esses efeitos de mega computação gráfica para evitar que a humanidade tenha consciência do FATO de que a terra é plana. Você é um rapaz inteligente, Pedro, mas é ingênuo demais.

:biglol:

Ah, eu não me conformo.

O problema é que uma pessoa normal não dá bola pra terraplanismo. Claramente essa gente nunca viu o material que eles produzem e se viu não parou para pensar dois minutos sobre isso, o que é normal. Então não se preparam, que era o mínimo que tinham que fazer: pensar em que questões deveriam colocar para quem tá alucinando que a Terra é plana.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 19 de Outubro de 2019, 00:17:02 »
Terraplanista evangélico prova que a astronomia é tão pseudociência quanto a geologia. Arrasou com os céticos. E agora?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!