Eu acho que dá para se defender o transporte público ou profissionalizado em oposição ao particular da mesma forma ou melhor do que se defende a segurança pública ou profissional em oposição a particular.
Tem os mesmos tipos de falhas, e pontos positivos. Os automóveis ficariam apenas nas mãos de quem deve, de motoristas profissionais habilitados, dificultando o acesso por pessoas não habilitadas, ou incapazes de dirigir por qualquer razão. Diminuiriam os acidentes e contravenções. Até o congestionamento e a poluição.
Parte do transporte também poderia ser substituido simplesmente por andar a pé ou de bicicleta. Tem quem ande de carro para ir até a padaria, há uns 2 quarteirões de distância. Além não poluirem, é mais saudável.
Os roubos de carro diminuiriam, assaltos nos semáforos... etc....
Mas é claro que as grandes multinacionais que só querem te vender carros, sem se preocuparem com a VIDA, e com a saúde, vão se posicionar contrariamente a uma medida como essa....
Eu chego a pensar que faz mais sentido uma medida dessas do que contra armas, sério. Seria muito mais benéfico para a sociedade do que a proibição do comércio de armas. O maior problema seria algum desemprego na produção de carros, que seriam ou vendidos para fora ou para abastecer frotas de transporte público apenas. Mas talvez não fosse muito, sendo que esse teria que aumentar para suprir a necessidade, e também precisaria-se de mais motoristas profissionais, por outro lado.