Autor Tópico: Mais vida, menos armas  (Lida 6947 vezes)

Nigh†mare

• Visitante
Re: Re.: Mais vida, menos armas
« Resposta #25 Online: 13 de Outubro de 2005, 01:12:27 »
Citação de: Nigh†mare
Citação de: Kao
O Ministro da Justiça dele. o Sr. Marcio Thomaz Bastos defende punições brandas aos bandidos.

:x

Do que você está falando?
Por exemplo, ele defende o fim da Lei dos Crimes Hediondos que determina que os condenados por determinados crimes graves cumpram a pena em regime integralmente fechado.

Se a lei for revogada, homicidas, traficantes, estupradores poderão passar para o regime semi-aberto e depois para o aberto após cumprir apenas um sexto da pena.

Acho que você está um pouco equivocado e um pouco desinformado.

Marcio Thomaz Bastos defende uma revisão da Lei de Crimes Hediondos (como qualquer jurista sensato).

Primeiro, porque essa lei vai de encontro a princípios penais dos mais importantes, como a negação da necessidade da pena, da ressocialização da pena, ampliando significativamente o fator criminógeno das penas...

Segundo, porque essa lei trouxe as maiores aberrações e contradições de nosso sistema penal... Homicídio qualificado é crime hediondo, tudo bem... Tráfico de drogas e atentado violento ao pudor são crimes hediondos também, mas homicídio simples não é... Homicídio simples não é crime hediondo porque há coisas mais hediondas para tal lei, como, por exemplo, imagine só, falsificar cosméticos... A beleza da pele é mais importante para essa lei do que a vida humana... Ah! Beijo lascivo e toque nas nádegas de outrem podem ser crimes hediondos também! Matar alguém "simplesmente" não o é... Até molestar cetáceos é crime no Brasil!

Posso ficar aqui e escrever um tratado sobre porque é necessária uma reforma na Lei de Crimes Hediondos, mas acho que o que falei já explica bem...

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #26 Online: 14 de Outubro de 2005, 00:18:13 »
Não seria contra a revisão se discutisse se esse ou aquele crime específico devesse ou não ser hediondo.

Mas o que ele quer não é isso, o que ele quer é a possibilidade de criminosos perigosos voltarem ao convívio social cumprindo uma pequena parte da pena, através da possibilidade da progressão do regime.

O condenado por crime hediondo já pode ter livramento condicional após cumprir 2/3 da pena, agora dar semi-aberto com apenas 1/6 é sacanagem.

O Ministro da Justiça dele. o Sr. Marcio Thomaz Bastos defende punições brandas aos bandidos.

Por exemplo, ele defende o fim da Lei dos Crimes Hediondos que determina que os condenados por determinados crimes graves cumpram a pena em regime integralmente fechado.

Se a lei for revogada, homicidas, traficantes, estupradores poderão passar para o regime semi-aberto e depois para o aberto após cumprir apenas um sexto da pena.

Marcio Thomaz Bastos defende uma revisão da Lei de Crimes Hediondos (como qualquer jurista sensato).

Eu sei que os juristas "sensatos" são contra essa lei, mas e daí. A maioria desses juristas ou são criminalistas, portanto financeiramente interessados na mudança da lei ou são pessoas que por questões ideológicas defendem punições brandas aos bandidos, são pessoas que vem com aquele papo de que o bandido é vítima da sociedade.....

Primeiro, porque essa lei vai de encontro a princípios penais dos mais importantes, como a negação da necessidade da pena, da ressocialização da pena, ampliando significativamente o fator criminógeno das penas...

Negação da necessidade da pena, o que quer dizer com isso???

Para justificar a pena existem várias teorias, eu acredito na necessidade mista de retribuir o mal que o criminoso fez e prevenir a prática de crimes no futoro. (prevenção geral e especial).

Quanto a ressocializar, eu acho essa história de que a pena existe para ressocializar o preso, para que ele volte ao convívio da sociedade uma grande bobagem.  Pena existe para retirar indivíduos perigosos do convívio da sociedade. A responsabilidade pela ressocialização é única do indivíduo. Se ele não quiser, nada pode ser feito.

Nessa área existem juristas que defendem de tudo, até mesmo o fim do direito penal.

Segundo, porque essa lei trouxe as maiores aberrações e contradições de nosso sistema penal... Homicídio qualificado é crime hediondo, tudo bem... Tráfico de drogas e atentado violento ao pudor são crimes hediondos também, mas homicídio simples não é... Homicídio simples não é crime hediondo porque há coisas mais hediondas para tal lei, como, por exemplo, imagine só, falsificar cosméticos... A beleza da pele é mais importante para essa lei do que a vida humana... Ah! Beijo lascivo e toque nas nádegas de outrem podem ser crimes hediondos também! Molestar cetáceos é crime hediondo! Matar alguém "simplesmente" não o é...

Agora você está apelando, eu até concordo que coisas como homicídio simples e roubo com emprego de armas deveriam ser crimes hediondos.

molestar cetáceos é crime, mas não hediondo.

Desde quando beijo e passar a mão é hediondo, é difícil enquandrar isso como atentado violento ao pudor. E tem juristas que defendem que apenas a forma qualificada de atentado violento ao pudor (E Estupro)seria crime hediondo.

Para finalizar, não estou preocupado com a opnião de juristas ou com teorias, quero que bandidos perigosos fiquem na cadeia pelo maior tempo possível.

Quanto mais tempo ficar na cadeia, menos tempo vai ter para me fazer mal.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re.: Mais vida, menos armas
« Resposta #27 Online: 14 de Outubro de 2005, 01:11:39 »
Concordo.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #28 Online: 14 de Outubro de 2005, 04:08:04 »
Não seria contra a revisão se discutisse se esse ou aquele crime específico devesse ou não ser hediondo.

Mas o que ele quer não é isso, o que ele quer é a possibilidade de criminosos perigosos voltarem ao convívio social cumprindo uma pequena parte da pena, através da possibilidade da progressão do regime.

O condenado por crime hediondo já pode ter livramento condicional após cumprir 2/3 da pena, agora dar semi-aberto com apenas 1/6 é sacanagem.

Se cumprir as condições, por que não?

Mas o problema é muito mais embaixo... A lei não cumpriu o seu papel fundamental, o objetivo para qual foi proposta: reduzir a prática dos crimes nela elencados.

Eu sei que os juristas "sensatos" são contra essa lei, mas e daí. A maioria desses juristas ou são criminalistas

O que aumenta a autoridade com que falam...

, portanto financeiramente interessados na mudança da lei

Estou falando de estudiosos com doutorado para cima e não de "advogados-porta-de-cadeia"...

ou são pessoas que por questões ideológicas defendem punições brandas aos bandidos

Não "punições brandas", mas, sim, "punições eficazes/necessárias".

são pessoas que vem com aquele papo de que o bandido é vítima da sociedade.....

Os criminosos não são vítimas da sociedade, são produtos dela... Falhamos na formação dessas pessoas... Temos culpa sim! E nossa culpa é multiplicada quando jogamos os criminosos num sistema carcerário falido, num modelo penitenciário mais antigo que a Bíblia!

Que a lei em questão nega o pricípio mais relevante de um sistema penal, o da necessidade/eficácia da pena...

Para justificar a pena existem várias teorias, eu acredito na necessidade mista de retribuir o mal que o criminoso

Ou seja, vingança inútil...

fez e prevenir a prática de crimes no futoro.

Este sim, o principal objetivo de um sistema penal.

(prevenção geral e especial).

Não há prevenção na pura e simples vingança do Estado...

Quanto a ressocializar, eu acho essa história de que a pena existe para ressocializar o preso, para que ele volte ao convívio da sociedade uma grande bobagem.

Matemos todos eles, então? Já que não é para voltar "re-educado", fazer o quê?

Pena existe para retirar indivíduos perigosos do convívio da sociedade.

Você acabou de falar em "prevenção penal"... Penas devem existir para fazer com que criminosos se arrependam do que fazem e não desejem mais cometer crimes (prevenção penal especial) e para que pretensos criminosos coloquem as conseqüências de seus atos na balança (prevenção penal geral).

A responsabilidade pela ressocialização é única do indivíduo.

Se a responsabilidade pela ressocialização é única do indivíduo, para que prendê-lo? A responsabilidade é toda do Estado/Sociedade!

Se ele não quiser, nada pode ser feito.

Ah tá! Quarenta "neguinho" "amontoado" dentro de um cubo de 16 metros quadrados ad eternum e como é que podem querer se ressocializar?

Nessa área existem juristas que defendem de tudo

Sim... Tem até quem defenda a vingança da sociedade contra o "bandido"...

até mesmo o fim do direito penal

Sim.

Segundo, porque essa lei trouxe as maiores aberrações e contradições de nosso sistema penal... Homicídio qualificado é crime hediondo, tudo bem... Tráfico de drogas e atentado violento ao pudor são crimes hediondos também, mas homicídio simples não é... Homicídio simples não é crime hediondo porque há coisas mais hediondas para tal lei, como, por exemplo, imagine só, falsificar cosméticos... A beleza da pele é mais importante para essa lei do que a vida humana... Ah! Beijo lascivo e toque nas nádegas de outrem podem ser crimes hediondos também! Molestar cetáceos é crime hediondo! Matar alguém "simplesmente" não o é...
Agora você está apelando, eu até concordo que coisas como homicídio simples e roubo com emprego de armas deveriam ser crimes hediondos.

Desculpe, errei... Não tem nada de hediondo mesmo... Essa parte do molestar cetácios foi porque eu comecei a escrever sobre o quão ridículo é criminalizar todo tipo de conduta (como molestar cetáceos) e, depois, recortei e devo ter colado isso aí no meio... A frase deveria ser: "Até molestar cetáceos é crime no Brasil!" e deveria estar no final do parágrafo. Assim:

Segundo, porque essa lei trouxe as maiores aberrações e contradições de nosso sistema penal... Homicídio qualificado é crime hediondo, tudo bem... Tráfico de drogas e atentado violento ao pudor são crimes hediondos também, mas homicídio simples não é... Homicídio simples não é crime hediondo porque há coisas mais hediondas para tal lei, como, por exemplo, imagine só, falsificar cosméticos... A beleza da pele é mais importante para essa lei do que a vida humana... Ah! Beijo lascivo e toque nas nádegas de outrem podem ser crimes hediondos também! Matar alguém "simplesmente" não o é... Até molestar cetáceos é crime no Brasil!

Desde quando beijo e passar a mão é hediondo, é difícil enquandrar isso como atentado violento ao pudor.

A partir do momento em que existem malditos intérpretes que querem criminalizar quaisquer condutas e encaixam tais atos no conceito de "atentado violento ao pudor"; da mesma laia dos que condenam mulheres por roubarem bombons e xampus...

E tem juristas que defendem que apenas a forma qualificada de atentado violento ao pudor (E Estupro)seria crime hediondo.

Os juristas do lado sensato.

Para finalizar, não estou preocupado com a opnião de juristas ou com teorias, quero que bandidos perigosos fiquem na cadeia pelo maior tempo possível.

Até que, de tanto ficarem presos "pelo maior tempo possível" saem da cadeia mais perigos e inteligentes para o crime do que quando entraram.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #29 Online: 14 de Outubro de 2005, 15:36:03 »
Você acabou de falar em "prevenção penal"... Penas devem existir para fazer com que criminosos se arrependam do que fazem e não desejem mais cometer crimes (prevenção penal especial) e para que pretensos criminosos coloquem as conseqüências de seus atos na balança (prevenção penal geral).

Metendo o bedelho e reeditando um papo que tive com o FredLC no (extinto) fórum da STR, penas devem existir também como uma forma de vingança sim. Isso de direito penal mínimo (que, no entendimento do nosso Ministro da Justiça, deve ser o mínimo do mínimo do mínimo e menos um pouco) é um acinte às vítimas da bandidagem. Não me espanta que um clima de profunda indignação esteja tomando conta não só de mim, mas das pessoas à minha volta, devido a esse estado de coisas atual, em que um homem que mata uma moça indefesa a tesouradas (Guilherm de Pádua, assassino confesso da atriz Daniela Pérez) passa seis anos na prisão e é solto.

Quanto a alguma pretensa culpa da sociedade por "falha na formação do indivíduo que veio a se tornar um criminoso", fique com a culpa toda pra si. Não tenho nada a ver com isso.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #30 Online: 14 de Outubro de 2005, 15:38:21 »

Que tal... pelo resto da vida? Assassino, estuprador e seqüestrador: prisão perpétua.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 14 de Outubro de 2005, 15:47:25 »
Por que não matar logo?

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #32 Online: 14 de Outubro de 2005, 16:52:37 »

Se cumprir as condições, por que não?

E que garantia que você me dá de que a maioria deles não vai voltar a praticar os crimes. Ou você acredita que esse pessoal vai pegar ônibus, comer marmita, etc.

Mas o problema é muito mais embaixo... A lei não cumpriu o seu papel fundamental, o objetivo para qual foi proposta: reduzir a prática dos crimes nela elencados.

Mas não foi por culpa da lei. Foi por outros fatores como falta de investimentos em segurança, aumento da população, etc.
E agora mudar a lei não vai piorar mais ainda?  
O certo não é soltar os bandidos que estão na cadeia, é prender os que estão soltos.

Eu sei que os juristas "sensatos" são contra essa lei, mas e daí. A maioria desses juristas ou são criminalistas

O que aumenta a autoridade com que falam..

Existe uma coisa chamada corporativismo, os criminalistas vão sempre defender o interesse deles e não o interesse da sociedade.

, portanto financeiramente interessados na mudança da lei

Estou falando de estudiosos com doutorado para cima e não de "advogados-porta-de-cadeia"...

Mesmo tendo doutorado para cima, o ganha-pão deles é defender bandidos.  Logo interessa a eles que a lei penal seja frouxa.
O próprio Ministro da Justiça, o Marcio Thomaz Bastos é criminalista.

ou são pessoas que por questões ideológicas defendem punições brandas aos bandidos

Não "punições brandas", mas, sim, "punições eficazes/necessárias".

Qual o critério que esse pessoal usa para definir o que é eficaz/necessário????? Não existe método científico para definir isso, será sempre uma decisão política.

são pessoas que vem com aquele papo de que o bandido é vítima da sociedade.....

Os criminosos não são vítimas da sociedade, são produtos dela... Falhamos na formação dessas pessoas... Temos culpa sim! E nossa culpa é multiplicada quando jogamos os criminosos num sistema carcerário falido, num modelo penitenciário mais antigo que a Bíblia!

Eu também sou produto dessa sociedade, porque ninguém se interessa em me defender?????

Que a lei em questão nega o pricípio mais relevante de um sistema penal, o da necessidade/eficácia da pena...

Enquanto não definirem um método objetivo para definir qual a pena necessário/eficaz, qualquer coisa que falarem não passam de opinião.

Para justificar a pena existem várias teorias, eu acredito na necessidade mista de retribuir o mal que o criminoso.
Ou seja, vingança inútil...

fez e prevenir a prática de crimes no futoro.

Este sim, o principal objetivo de um sistema penal.

(prevenção geral e especial).

Não há prevenção na pura e simples vingança do Estado...

A vingança tem um valor dissuassivo. Impede que outros pratiquem crimes, pois sabem que poderão ser castigados.

Quanto a ressocializar, eu acho essa história de que a pena existe para ressocializar o preso, para que ele volte ao convívio da sociedade uma grande bobagem.

Matemos todos eles, então? Já que não é para voltar "re-educado", fazer o quê?

A responsabilidade é pessoal. Se o criminoso não quer ser reeducar, nada pode ser feito.

Pena existe para retirar indivíduos perigosos do convívio da sociedade.

A prevenção especial pode ser positiva (ressocializar o indivíduo) ou negativa (mantê-lo preso para que não possa cometer crimes no futuro).

A responsabilidade pela ressocialização é única do indivíduo.

Se a responsabilidade pela ressocialização é única do indivíduo, para que prendê-lo? A responsabilidade é toda do Estado/Sociedade!

Me explique qual o poder mágico que a sociedade/Estado tem para mudar o caráter do bandido. Isso é mais um mito do Direito.  A mudança tem de partir de dentro para fora e não de fora para dentro.

Se ele não quiser, nada pode ser feito.

Ah tá! Quarenta "neguinho" "amontoado" dentro de um cubo de 16 metros quadrados ad eternum e como é que podem querer se ressocializar?

Está bem, ele está lá dentro porque foi  à missa, ou será que está lá dentro porque de um prato de comida a quem passava fome.

Nessa área existem juristas que defendem de tudo

Sim... Tem até quem defenda a vingança da sociedade contra o "bandido"...

até mesmo o fim do direito penal

Sim.

No dia em que esses juristas que defendem o fim de Direito Penal explicar como eles vão fazer num caso de "Serial Killer", eu passo a levar essa doutrima a sério, enquanto isso não acontecer, para mim é uma coisa absurda.

Desculpe, errei... Não tem nada de hediondo mesmo... Essa parte do molestar cetácios foi porque eu comecei a escrever sobre o quão ridículo é criminalizar todo tipo de conduta (como molestar cetáceos) e, depois, recortei e devo ter colado isso aí no meio... A frase deveria ser: "Até molestar cetáceos é crime no Brasil!" e deveria estar no final do parágrafo. Assim

Perfeito.

Desde quando beijo e passar a mão é hediondo, é difícil enquandrar isso como atentado violento ao pudor.

A partir do momento em que existem malditos intérpretes que querem criminalizar quaisquer condutas e encaixam tais atos no conceito de "atentado violento ao pudor"; da mesma laia dos que condenam mulheres por roubarem bombons e xampus...

Como diz a lei, para atentado violento ao pudor, tem que usar VIOLÊNCIA OU GRAVE AMEAÇA.

E tem juristas que defendem que apenas a forma qualificada de atentado violento ao pudor (E Estupro)seria crime hediondo.

Os juristas do lado sensato.

Os juristas do lado sensato devem falar: estupra mas não mata.

Até que, de tanto ficarem presos "pelo maior tempo possível" saem da cadeia mais perigos e inteligentes para o crime do que quando entraram.

Mas a solução não é soltar os bandidos após cumprirem uma pena ridícula e sim investir na segurança e no sistema penitenciário.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #33 Online: 14 de Outubro de 2005, 18:03:18 »
Citação de: Ricardo M
Por que não matar logo?

Particularmente, sou contra as penas cruéis.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 14 de Outubro de 2005, 18:05:08 »
Isso é pesssoal, mas eu acho prisão perpétua tão "cruel" quanto matar.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #35 Online: 14 de Outubro de 2005, 18:09:15 »

Minha opinião pessoal também, pode ser tão cruel quanto mas pelo menos é reversível. Quem disse que quem defende a prisão perpétua é por pena de matar?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 14 de Outubro de 2005, 18:16:34 »
Citação de: Marcelo Terra

Minha opinião pessoal também, pode ser tão cruel quanto mas pelo menos é reversível. Quem disse que quem defende a prisão perpétua é por pena de matar?

Sim, Marcelo, acredito que o debate sobre a pena de morte está muito acima disso. Apenas comentei sobre a crueldade em específico.

Não defendo esta pena de maneira geral e abrangente. Apenas em casos realmente grandes. Para mim está claro que algumas pessoas, como o Beira-Mar, são culpadas. Não precisamos ter medo de condena-las, acreditando que não existem provas suficientes. Nestes casos não vejo motivos para justificar uma necessidade de ser reversível.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #37 Online: 14 de Outubro de 2005, 18:17:41 »

Talvez para o Márcio Thomaz Bastos (Ministro da Justiça), manter um cara preso por um ano já seja uma crueldade sem tamanho.  :wink:

Por penas cruéis quero dizer aquelas em que se compromete a integridade física do preso (p. ex.: tortura e execução).

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #38 Online: 14 de Outubro de 2005, 18:56:03 »
. Para mim está claro que algumas pessoas, como o Beira-Mar, são culpadas. Não precisamos ter medo de condena-las, acreditando que não existem provas suficientes. Nestes casos não vejo motivos para justificar uma necessidade de ser reversível.

O problema é como transformar isso em leis. Como colocar no papel o que define quem deveria ser punido com a pena de morte? Como não entendo nada de direito não sei como seria isso... Já foi feita alguma tentativa, alguma proposta nesse sentido aqui no Brasil?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #39 Online: 14 de Outubro de 2005, 20:10:54 »
Citação de: Vexille
Citação de: café-com-leite
o Lula sabe escrever?  :P

Sabe que eu pensei a mesma coisa? Deve ter contratado um ghost-writer.

Ah, bobinhos...

Foram os acessores!!!  :lol:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #40 Online: 14 de Outubro de 2005, 20:27:24 »
O Direito Penal Mínimo defende que o direito penal deve se ocupar das grandes ofensas à sociedade, não se preocupando em punir coisas insignificantes, diminuindo número de comportamentos considerados crime e sempre que possível ter penas alternativas.

Já a política de Tolerância Zero nos EUA seguiu uma estratégia totalmente oposta: a Teoria do"Windows Broken". Que afirma que a tolerância ao pequeno crime acaba criando condições para que a grande criminalidade floresça.

Para ler sobre esta teoria: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=3730

Citação de: Roberto

Metendo o bedelho e reeditando um papo que tive com o FredLC no (extinto) fórum da STR, penas devem existir também como uma forma de vingança sim. Isso de direito penal mínimo (que, no entendimento do nosso Ministro da Justiça, deve ser o mínimo do mínimo do mínimo e menos um pouco) é um acinte às vítimas da bandidagem. Não me espanta que um clima de profunda indignação esteja tomando conta não só de mim, mas das pessoas à minha volta, devido a esse estado de coisas atual, em que um homem que mata uma moça indefesa a tesouradas (Guilherm de Pádua, assassino confesso da atriz Daniela Pérez) passa seis anos na prisão e é solto.

Quanto a alguma pretensa culpa da sociedade por "falha na formação do indivíduo que veio a se tornar um criminoso", fique com a culpa toda pra si. Não tenho nada a ver com isso.

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #41 Online: 14 de Outubro de 2005, 20:29:19 »
Por que não matar logo?

Manter alguém 30 anos na cadeia é mais cruel que matar.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #42 Online: 14 de Outubro de 2005, 21:56:28 »
Por que não matar logo?

Hmmm... faz uma pesquisa nas prisões pra saber o quê quem tá lá dentro prefere  :wink:

Deixando de gracejos, repito:

Citação de: Eu mesmo
Por penas cruéis quero dizer aquelas em que se compromete a integridade física do preso (p. ex.: tortura e execução).

Com a vida na prisão, o indivíduo até se acostuma. Difícil é se acostumar com a rotina do corredor da morte. Imagino que essa expectativa de ser executado deva ser, dentre todas as torturas psicológicas, a pior de todas.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 15 de Outubro de 2005, 00:13:47 »
Citação de: Marcelo Terra
. Para mim está claro que algumas pessoas, como o Beira-Mar, são culpadas. Não precisamos ter medo de condena-las, acreditando que não existem provas suficientes. Nestes casos não vejo motivos para justificar uma necessidade de ser reversível.

O problema é como transformar isso em leis. Como colocar no papel o que define quem deveria ser punido com a pena de morte? Como não entendo nada de direito não sei como seria isso... Já foi feita alguma tentativa, alguma proposta nesse sentido aqui no Brasil?

Talvez pelo acumulo de condenações. Com certeza o Beira-Mar não foi condenado só por um crime. Se a soma das penas fosse superior a "x" anos (talvez até 100 anos!), morte.

Se o cara era inocente e foi condenado por oito crimes graves diferentes, em diferentes casos, deve ter muito azar.

Poindexter

• Visitante
Mais vida, menos armas
« Resposta #44 Online: 15 de Outubro de 2005, 00:47:58 »
Saudades de Amaral Neto.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 15 de Outubro de 2005, 00:59:02 »

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #46 Online: 15 de Outubro de 2005, 09:26:45 »

Ah, então isso é o que realmente merecem o Beira-Mar, o Elias Maluco, o maníaco do parque, etc...?  :twisted:

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 15 de Outubro de 2005, 12:35:48 »
Não, a questão não é vingança ou "ser o mais cruel o possível". É o que é melhor para o resto da sociedade.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #48 Online: 15 de Outubro de 2005, 16:41:46 »
Metendo o bedelho e reeditando um papo que tive com o FredLC no (extinto) fórum da STR, penas devem existir também como uma forma de vingança sim.

A partir do momento em que a pena ganha caráter de vingança, deixa de ser justa/necessária/eficaz e passa a ser só um instrumento de deleite para satisfazer o ódio dos que querem ver sangue, estimulando um segundo desejo de vingança por parte do criminoso... Ad Eternum... O Direito Penal não pode ser passional; deixaria de ser Direito, se assim o fosse...

Isso de direito penal mínimo (que, no entendimento do nosso Ministro da Justiça, deve ser o mínimo do mínimo do mínimo e menos um pouco) é um acinte às vítimas da bandidagem.

Está confundindo as coisas!

Suponhamos que um cidadão de bem esteja passando por uma crise econômica e, sabendo não ter fundos, dê um cheque de R$ 500,00. Isso é crime (Código Penal, artigo 171, VI). Mesmo sendo réu primário, terá que gastar uma grana com advogado, ou, se não tiver, a sociedade vai gastar uma grana com um defensor para ele. No final, teremos todos gasto o décuplo do dano causado. Pior ainda, mesmo ressarcindo o dano durante o processo, nada é suspenso e continuará sendo processado, acontecendo apenas, um abrandamento da pena... Aí, depois de processado e julgado, alguém o denuncia novamente por ter dado outro cheque de R$ 400,00, igualmente sem fundos... Ele já não seria mais primário e, por causa de míseros R$ 900,00 sua vida e a de sua família estaria desgraçada, ele passaria algum tempo recluso e pensando em inúmeras formas de se vingar de todos ou em alguma forma de se matar por não agüentar nem o cheiro de sua cela.

Por causa de míseros R$ 500,00 ele deixou de ser primário e por causa de outra merreca de R$ 400,00 a vida de um ser humano estará acabada!

Pensando mais egoísticamente, como os que se abstêm da sociedade, nós, a Sociedade, teremos gasto uns vinte mil reais com advogados dativos, perícias, provas, para, no final, condenar um homem à desgraça por causa de míseros novecentos reais. Estaremos gastando mais ainda para mantê-lo preso, ele estará ocupando a vaga de um maníaco do parque, o que nos obrigará a construir mais presídios e contratar mais agentes penitenciários... Ad Eternum, Ad Infinitum, Ad Nauseam...

O que é mais estúpido, imbecil e ridículo é que, enquanto o processo corre, os débitos terão prescrito, quem reclamou os cheques não poderá cobrá-los, serão novecentos reais a menos para a economia, uma verba de vinte mil reais destinada a um processo para vingar (isso é vingança; uma vingança cara e que extravasa o quão odiável nossa sociedade é e quanto ódio ela gera) apenas novecentos, além dos gastos com a reclusão deste perigosíssimo bandido...

É claro, não se pode esquecer que um agente do sistema econômico, no caso, este cidadão do qual falamos, estará no meio de criminosos profissonais, e sairá da prisão sabendo como dar cheques sem fundos sem ser pego e causará, agora sem arrependimentos ou constrangimentos, danos suficientes ou maiores à sociedade...

Assim, a sociedade terá formado um criminoso.

O Direito Penal Mínimo visa extinguir aberrações como esta... O processo hipotético (porém mais do que realista) acima, seria resolvido com o simples e eficaz ressarcimento do dano através do Direito Civil. E o Direito Penal se ocuparia apenas de criminosos de verdade, que causam danos diretos e reais à Sociedade, como traficantes, homicidas, assaltantes.

Não me espanta que um clima de profunda indignação esteja tomando conta não só de mim, mas das pessoas à minha volta, devido a esse estado de coisas atual, em que um homem que mata uma moça indefesa a tesouradas (Guilherm de Pádua, assassino confesso da atriz Daniela Pérez) passa seis anos na prisão e é solto.

É por isso que nossa legislação é esquizofrênica... É preciso acontecer algo que choque a "opinião pública" para que se faça alguma coisa... Quantas outras moças foram mortas de maneiras mais hediondas do que Daniela Perez antes dela?

E continua-se a pensar com paixão... Roubou minha bicicleta? Prisão Perpétua! Roubou a do vizinho? Quem liga? ... Matou a Daniela Perez, "A Namoradinha do Brasil"? Crime Hediondo! Matou a moça da favela? Quem liga?

Quer ver prisão perpétua para assassinos no Brasil? Espere alguém matar a Fernanda Lima! Quer ver pena de morte? Espere matarem a Sandy!

Vá morar numa ilha deserta ou numa aldeia indígena, então.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #49 Online: 15 de Outubro de 2005, 16:48:44 »

Somos dois.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!