Salve, Kao!
E que garantia que você me dá de que a maioria deles não vai voltar a praticar os crimes.
Nenhuma! Se for pelo seu raciocínio, prenda-se todo mundo! Ou, então, que garantia você me dá que de "cidadãos de bem" nunca cometerão crimes?
Agora você está sendo falacioso. Se um cidadão de bem nunca cometeu crimes, não tem porque prendê-lo, agora se alguém já provou que é capaz de cometer crimes bárbaros, me responda porque devemos colocar em risco a vida de pessoas inocentes, só para ver se ele está recuperado.
Todo cidadão pode provar que é capaz de cometer crimes. Não sei o que muda para o seu raciocínio: o criminoso só cometeu um crime, isso não o torna culpado de tudo para o resto da vida. Qualquer ser humano pode provar que pode cometer crimes.
Qualquer ser humano pode ser um perigo em potencial para a sociedade; chame um cara num bar de corno; mexa com a mulher dele...
Repito a pergunta que você não respondeu: Se não é para ressocializar, o que se deve fazer com o criminoso? Prisão perpétua ou pena de morte para todos?
Ou você acredita que esse pessoal vai pegar ônibus, comer marmita, etc.
Se voltarem ao crime, regridem ao regime mais severo. É assim que funciona, e os condenados sabem disso.
Se eles tivessem medo da lei, nunca se tornariam criminosos.
Você está sendo simplista demais, Kao. Você está ignorando todos os fatores que levam ao crime... Não é a ausência de medo da lei que leva ao crime... Se os criminosos não tivessem medo da lei não haveria premeditação; ninguém se preocuparia em esconder corpos e matar testemunhas...
Se eles quiserem, vão cometer crimes e fugir achando que não serão pegos.
O fato de eles PODEREM querer cometer crimes não lhe dá o direito de generalizar.
Podem errar denovo, sofrerão as conseqüencias denovo...
Insisto: E a ressocialização?
Mas não foi por culpa da lei. Foi por outros fatores como falta de investimentos em segurança, aumento da população, etc.
Exato! Se estes fatores alheios à lei forem resolvidos, a lei nem seria necessária... Tal lei foi uma solução imediatista proposta nos moldes de argumentação "Tolerância Zero" que nunca funcionou. Não tem a mínima eficácia... Vingança gratuita...
Tem gente que teve boa educação, todas as oportunidades, como por exemplo o Pedro Dom e mesmo assim se tornaram criminosos perigosos, para esses não tem alternativa a não ser colocar em cana e jogar a chave fora.
Se pensa assim, por que não matar, então?
Não sou contra programas de combate a pobreza
E?
mas é simplista falar simplesmente em pobreza.
Quem falou simplesmente em pobreza?
Existem países muito mais miseráveis que o Brasil e no entanto nesses países a violência é bem menor.
E?
E agora mudar a lei não vai piorar mais ainda?
Se a lei não funciona, qual a razão de ser dela?
Eu lhe fiz uma pergunta...
E a ressocialização do criminoso? Matemos todos?
Basta tirar de circulação.
Provando para o criminoso que ele está certo, que a Sociedade não dá a mínima para ele, justificando assim sua criminalidade... Cometeu crime? Xadrez... Superlotação... Construímos mais cadeias... não ressocializamos ninguém... mais crimes... mais cadeias...
Por que não matar?
Essa história de ressocializar é muito bonito.
Está na Lei... Você não está defendendo o cumprimento da lei?
Mas como diria Chico Anisio: está com pena leva pra ocê. Teria coragem????
Bela argumentação. Confirmou tudo o que você disse. Parabéns!
Vou passar a argumentar assim... Tem gente morrendo de SIDA... Dane-se! Morram todos... "Está com pena? Leva pra você"... Tem gente morrendo de fome... "Está com pena? Leva pra você"... Dona Maria ficou cega na cadeia... "Está com pena? Leva pra você"...
Eu apenas não quero ser cobaia de teoria penais.
Você é criminoso?
Se não quiser ser "cobaia" de teorias penais, solte todos os criminos, destrua todos os presídios...
Uau!!! ganhei um monte de falácia escritas em latim.
Perceba, eu não citei as falácias por esnobismo ou para tentar menosprezar/ridicularizar seus argumentos. Citei apenas para demosntrar que seu raciocínio foi falho naquele ponto e por não valer à pena analisá-lo; para não parecer que simplesmente ignorei o que você disse.
Mas eles são seres humanos, sujeitos a falhas, e todos os seres humanos defendem o interesse de seu grupo ao invés de defender o interesse de todos.
E nesse meio, como em todas as áreas de "Ciências Humanas", existe um grande patrulhamento ideológico, mas importante que a cultura, a inteligência é estar afinado ideologicamente com o meio, por exemplo, conhece algum grande sociólogo de "direita". Não porque alguém de direita nunca vai conseguir prestígio acadêmico nesse meio.
Está cometendo as mesmas falácias denovo, exatamente por analisar o argumento a partir da pessoa que o defende, sem se ater à veracidade dele. Se o cara é ateu, jogador de futebol, testemulha de jeová, criminalista, modelo, isso é totalmente irrelevante. Analise a argumentação, e não o argumentador.
E o direito penal mínimo não é unanimidade
Bem, nada é unanimidade no Direito.
existem juristas também estudiosos, etc que não concordam com isso.
Cite-os.
Enquanto não definirem um método objetivo para definir qual a pena necessário/eficaz, qualquer coisa que falarem não passam de opinião.
Não existe nem pode existir um único método objetivo para o que você está querendo...
Certo, por isso a decisão sobre qual é a pena adequada deve ser de toda a sociedade, senão vamos transformar o Brasil numa ditadura jurídica.
Não entendi.
O fato de não existir métodos objetivos para fixação de penas só corrobora a subjetivização das punições de que falei.
A vingança tem um valor dissuassivo.
A Vingança não tem valor algum para uma sociedade que se alega e pretende ser humanista...
No mundo real essa história de dar a outra face não funciona. Se um cara te dar um tapa, você vai querer dar um soco nele.
Que papo é esse de dar a outra face? Quem falou nisso?
Acho que você isolou a frase e não entendeu, então, repito: A "vingança" (que poderá servir de exemplo para que pessoas não cometam mais crimes) da qual você está falando tem outro nome: Prevenção Penal Geral, e ocorre quando os pretensos criminosos sabem que poderão ser punidos e quais penas lhes serão aplicadas, por terem conhecimento geral ou específico de que alguém já foi punido ou será punido por ter cometido o mesmo fato ou semelhante.
O ser humano querer ver quem fez mal ser castigado, uma mãe que teve o seu filho barbaramente assassinado tem o direito de ver os criminosos pagando pelo que fez. Não traz o filho de volta, mas serve como consolo saber que seus algozes estão sofrendo.
Isso aí sim é vingança, e é mais cruel que a "Lei de Talião". Isso não deveria nem ser cogitado em pleno Século XXI. Seria a volta do Coliseu.
Impede que outros pratiquem crimes, pois sabem que poderão ser castigados.
Isso tem outro nome: Prevenção Penal Geral, e ocorre quando os pretensos criminosos sabem que poderão ser punidos e quais penas lhes serão aplicadas, por terem conhecimento geral ou específico de que alguém já foi punido ou será punido por ter cometido o mesmo fato ou semelhante.
A prevenção geral só funciona quando o sujeito tem medo de ser punido pelos seus atos. Existe uma pequena parcela que não tem medo, vai fazer mesmo sabendo que pode ser pego, para essas pessoas não há nada que se possa fazer a não ser tirá-las de circulação.
Já questionei isso mais acima, neste mesmo post:
"Você está sendo simplista demais, Kao. Você está ignorando todos os fatores que levam ao crime... Não é a ausência de medo da lei que leva ao crime... Se os criminosos não tivessem medo da lei não haveria premeditação; ninguém se preocuparia em esconder corpos e matar testemunhas...".
Sim! Mas qual o motivo de mantê-lo preso se não for para ressocializá-lo? Se é para evitar que se cometa crimes só pelo fato de estar preso, prendamos todo mundo!
Você não acha um contra-senso querer trazer alguém de volta à sociedade, tirando esse alguém do convívio social???????
É exatamente isso que estou te perguntando. Se não é para ressocializar, é para fazer o quê? Perpétua? Morte?
É como ensinar alguém a dirigir sem entrar dentro do carro e pegar no volante.
Exatamente.
Se após cumprir a pena, ele voltar a praticar crimes, não pode me culpar, ou culpar a sociedade. Se ele realmente quiser se integrar à sociedade, não vai voltar a delinquir.
Repetindo a pergunta: Como ele (o criminoso) pode querer se ressocializar sem ter nenhum motivo ou condição para isso?!
Se ele não quiser, nada pode ser feito.
Ah tá! Quarenta "neguinho" "amontoado" dentro de um cubo de 16 metros quadrados ad eternum e como é que podem querer se ressocializar?
Está bem, ele está lá dentro porque foi à missa, ou será que está lá dentro porque de um prato de comida a quem passava fome.
Não interessa o motivo pelo qual ele está lá dentro! O que interessa é "o que fazer com ele?". Temos duas opções: ressocializar o ladrão de galinhas ou matá-lo, porque se não optarmos pela primeira, estaremos profissionalizando bandidos ao mantê-los presos só por vingança.
[/quote]
...
Estou encerrando este post por aqui para corrigir um desvio do tema que está ocorrendo (vide próximo post), e não misturar as coisas...
...
Saudações!