Autor Tópico: A segurança do voto na urna brasileira  (Lida 40974 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
A segurança do voto na urna brasileira
« Online: 23 de Outubro de 2005, 13:09:57 »

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re.: A segurança do voto na urna brasileira
« Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2005, 14:55:32 »
Não li inteiro, mas é engraçado como o brasileiro tem confiança que pelo menos as eleições aqui não são fraudadas, são honestas, etc. Quando houver o primeiro escândalo de fraude com essas urnas vai desmoronar tudo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2005, 15:05:59 »
interessante, mesmo...
ah, tem povo mais ufanista que o nosso?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2005, 17:08:40 »
Texto muito interessante. O autor defende a urna eletrônica segura como coadjuvante no processo de votação juntamente com a votação por cédulas e não como substituição direta ao voto tradicional, como acontece desde 1996.
Who cares?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Biometria nas eleições 2008
« Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2007, 18:51:45 »
Eleitores começarão a ser identificados pelas impressões digitais em 2008
da Folha Online

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai promover um cadastro digital de parte do eleitorado brasileiro para as próximas eleições municipais, em 2008. A iniciativa é da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, que planeja implantar o novo sistema em algumas cidades dos estados de Mato Grosso do Sul, Rondônia e Santa Catarina.

Um sistema biométrico será capaz de identificar o eleitor por meio das digitais dos dedos polegar e indicador. A expectativa do tribunal é implantar o aparelho em todos estados do Brasil no prazo de dez anos.

Segundo o TSE, o principal problema de fraudes em eleições é um eleitor votar no lugar de outro. A partir da implantação do novo sistema, diz o órgão, os problemas de fraudes acabariam.

A previsão do TSE é de que sejam utilizadas, para as eleições municipais de 2008, 25.538 urnas eletrônicas adaptadas com a leitura biométrica de digital, distribuídas nos municípios de Fátima do Sul, no Mato Grosso do Sul; Colorado do Oeste, em Rondônia; e São João Batista, em Santa Catarina.

É um bom passo para diminuir as fraudes. Agora dizer que vai acabar, é pura ilusão.
Já ouvi cada coisa que ocorre nas seções eleitorais de arrepiar os cabelos.  :oba:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Biometria nas eleições 2008
« Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2007, 19:03:13 »
hm. eu não tenho idéia da freqüência em que acontecem fraudes pra saber se algo assim se justifica ou não. ideal seria se o sistema de impressões digitais cruzasse várias informações, poupando-nos de levar toda a documentação. mas aí seria pedir demais, pelo menor por ora.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2007, 20:34:01 »
Eu trabalhei em 4 eleições como mesário, incluindo a do desarmamento, na minha seção correu tudo de acordo, exceto por uma vez em que um cara do PSDB e outro do PT saíram na porrada dentro da sala porque os dois queriam "ajudar" uma velhinha que não tava conseguindo votar... ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2007, 21:20:46 »
Já ouvi cada coisa que ocorre nas seções eleitorais de arrepiar os cabelos.  :oba:
Conta! Conta! Conta!

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2007, 22:58:17 »
Conta! Conta! Conta!

Vai lá, uma delas. Do tempo do voto escrito.
Não presenciei, mas assino embaixo.
O tio de um amigo meu era candidato a prefeito em uma cidade do interior.
Ele (esse amigo meu) era fiscal partidário na seçao.

Encerrada a eleição, chegou um grupo do candidato adversário dizendo que iriam recolher a urna e o restante do material para guardá-la em segurança até o dia seguinte, quando seria iniciada a apuração. E assim fizeram.

Contestados, mostraram armas de fogo, e levaram mesmo o material.
De fato entregaram a urna, e outras que recolheram em outras seções, no dia seguinte.
Quando contaram os votos, a diferença de votos era algo de totalmente anormal, tipo 9 x 1. Um massacre.
E assim ficou.
"Por quê?"

Chaves

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2007, 23:35:42 »
Conta! Conta! Conta!

Encerrada a eleição, chegou um grupo do candidato adversário dizendo que iriam recolher a urna e o restante do material para guardá-la em segurança até o dia seguinte, quando seria iniciada a apuração. E assim fizeram.

De fato entregaram a urna, e outras que recolheram em outras seções, no dia seguinte.
Quando contaram os votos, a diferença de votos era algo de totalmente anormal, tipo 9 x 1. Um massacre.
E assim ficou.

Há pouco tempo postei um tópico no CC com  noticias sobre fraudes em eleição com urnas eletronicas.

Já apreenderam 10 urnas falsas na fazenda de um petista antes da eleição do Lullalá, depois disso fizeram mais duas apreensões, sendo que na última tinha 66 urnas falsas  mais 20 placas de circuito eletronico.

Se vcs quiserem eu posto novamente, tinha as fontes no tópico.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2007, 23:38:28 »
Passa o link do tópico, se vc encontrar.
"Por quê?"

Chaves

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2007, 23:39:25 »
../forum/topic=12976.0.html

Tem dois links com as fontes em que  tirei a noticia.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2007, 23:47:07 »
../forum/topic=12976.0.html

Tem dois links com as fontes em que  tirei a noticia.

Putz. Foi aqui na região metropolitana de BH.

Não demora vão falsificar impressões digitais.  :'(
"Por quê?"

Chaves

Temma

• Visitante
« Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2007, 00:07:58 »
Conta! Conta! Conta!

E assim ficou.

Há pouco tempo postei um tópico no CC com  noticias sobre fraudes em eleição com urnas eletronicas.

Já apreenderam 10 urnas falsas na fazenda de um petista antes da eleição do Lullalá, depois disso fizeram mais duas apreensões, sendo que na última tinha 66 urnas falsas  mais 20 placas de circuito eletronico.

Se vcs quiserem eu posto novamente, tinha as fontes no tópico.

quanto as 66 urnas, não são de um petista. estavam com um tal de "Tarcísio Timo Silva", irmão um tal de Antônio Ernesto Timo Silva que é prefeito de uma cidadezinha do interior, pelo PL, apoiado pelo DEM. ao que parece esse tarcísio inclusive já teve desavenças com petistas.

ps: não sou petista, e os acho indignos de confiança como muitos outros partidos, por isso mesmo que não acho justo que só o PT seja associado as fraudes com urnas

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2007, 09:17:01 »
Video do Youtube com a prova de que urnas foram fraudadas.

Fraude eleitoral em Alagoas, em Guarulhos SP, urnas falsas em fazendas, urnas apreendidas... o que não falta na NET é denúncia de fraude em urna eletronica.

Fico pensando, se estão fabricando urnas falsas, como uma urna  acaba numa seção eleitoral sem a conivencia de mesários e funcionários do TSE?

E se existem dezenas de fraudes comprovadas, por que insistem  em usar essas urnas?

PS*... O que não falta é denuncia de urna fraudada por um monte de gente de um monte de partidos diferentes, não falando só do PT.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Outubro de 2007, 11:33:56 »
Poderiam ter escolhido uma biometria melhor...

Segundo o TSE, o principal problema de fraudes em eleições é um eleitor votar no lugar de outro. A partir da implantação do novo sistema, diz o órgão, os problemas de fraudes acabariam.
Parece que esse povo nunca ouviu falar de falsa aceitação...
http://en.wikipedia.org/wiki/Biometrics#Performance

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #16 Online: 21 de Outubro de 2007, 11:37:07 »
Quero só ver gente vindo com polegares decepados no bolso na hora de votar..

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Outubro de 2007, 11:48:11 »

:susto:
Do jeito que as coisa vão, eu não duvido de mais nada.

E olha que vale o polegar e o indicador. Só não entendi se é um ou outro, ou necessariamente os dois.
Na dúvida, vai ter neguinho decepando a mão inteira.
"Por quê?"

Chaves

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 21 de Outubro de 2007, 11:51:41 »

:susto:
Do jeito que as coisa vão, eu não duvido de mais nada.

E olha que vale o polegar e o indicador. Só não entendi se é um ou outro, ou necessariamente os dois.
Na dúvida, vai ter neguinho decepando a mão inteira.

Onde eu vou trabalhar, cadastram todos os dedos no sistema, e na hora de entrar você pode usar qualquer um deles. Acho que vai ser parecido.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 21 de Outubro de 2007, 12:10:54 »
Se não me engano, existe no Brasil algo em torno de 10 MILHÕES de eleitores fantasmas, ou seja fraudaram documentos de gente morta para votar em eleição.

Se fraudam documentos para arrumar títulos de eleitor, se fraudam urnas eletronicas, se fraudam tudo, o que impede que cadastrem a mesma impressão digital dezenas de vezes em seções eleitorais diferentes?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #20 Online: 21 de Outubro de 2007, 12:20:05 »
Claro que sempre vai ter as falsificações, e isso acontece mesmo com o dinheiro. Mas por isso que cada vez mais medidas de segurança devem ser tomadas. É o mesmo que acontece na informática, na parte de segurança.

E quando esse sistema de biometria estiver funcionando eles já poderiam estar com outros em desenvolvimento, como a leitura da íris.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 21 de Outubro de 2007, 12:25:32 »
Não importa qual é o sistema que usarão, se o cadastro de eleitores for fraudado..

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #22 Online: 21 de Outubro de 2007, 12:32:18 »
Mas fraudes são que nem crimes, não tem como se extinguir por completo. Existe um mínimo aceitável, como um controle de qualidade. Agora tem que ver qual é a proporção dessa fraudas e comparar a outros países do mundo. Já ouvi muitas reportagens elogiosas ao sistema eleitoral brasileiro.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 21 de Outubro de 2007, 12:39:18 »
Se um dia os RGs tiverem informação digital atrelada a um banco de dados com dados de biometria de cada um, as fraudes serão muito, muito difíceis de acontecer sem participação de algum envolvido na segurança do sistema.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Outubro de 2007, 12:43:19 »
""...Um laudo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos centros de pesquisa mais tradicionais e respeitados do país, revela que mais de um terço das urnas eletrônicas do estado registram indícios de manipulação criminosa.

A análise da memória dos computadores que processaram os resultados das eleições alagoanas revelou que:

• O número de votos registrados em algumas urnas foi menor do que o número de eleitores que efetivamente votaram.

• Foram totalizados votos oriundos de urnas que não existiam.

• Algumas urnas misteriosamente não registraram voto algum....

....• Em 35% das urnas utilizadas nas eleições de Alagoas os arquivos apresentaram erros bizarros e comportamentos irregulares.

• Pelos dados oficiais votaram 1.514.113 eleitores alagoanos. O sistema eletrônico de voto, porém, registra 22.562 eleitores a menos. Não se sabe se esses votos foram subtraídos de algum candidato, se nunca existiram ou como e por que foram manipulados.""

Se em 35% das urnas de um estado houve irregularidades, não dá para acreditar que nos outros estados não tenha existido uma fraude igual .

Essa abaixo é a fonte de onde retirei esses números.

http://www.ita.br/online/2007/itanamidia07/jan07/veja22jan07.htm

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!