Autor Tópico: A segurança do voto na urna brasileira  (Lida 40976 vezes)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Re: As urnas eletrônicas são confiáveis?
« Resposta #50 Online: 05 de Outubro de 2008, 12:50:54 »
Sim, nenhum modo é 100% confiável mas eu não vejo o porquê de se voltar pra célula não. E como já disseram, as eleições por aqui nos últimos anos não estão deixando nem suspeitas de fraude...me lembro quando eu era criança que toda apuração era um fuzuê.

Sobre o papel com furinho eu nem sei como funciona, mas já deu problema no USA, não?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 05 de Outubro de 2008, 13:04:32 »
Sobre o papel com furinho eu nem sei como funciona, mas já deu problema no USA, não?

Era como no sistema de loteria dos anos 70, tinha um gabarito com o tamanho da cédula que era encaixada nele e perfurada no lugar certo.

Na hora de apurar era só passar por um leitor ótico ou enfiar uma aste metálica no furo  e pescar todas as fichas perfuradas no mesmo local.

Bem simples e rápido.

O problema que deu nos EUA é que a cédula deixava o eleitor  em dúvida sobre onde deveria perfurar porque tinha o nome do candidato mas o furo não ficava bem alinhado ao nome.

E como já disseram, as eleições por aqui nos últimos anos não estão deixando nem suspeitas de fraude...

Minha mãe foi votar na última eleição, digitava o número certo de um candidato e a urna registrava um candidato do PT, corrigia e registrava o mesmo candidato, corrigia de novo e registrava o mesmo cara.

Foi falar com o mesário que respondeu que não poderia interferir, só conseguiu na quarta tentativa e tinha a certeza de digitar o mesmo número certo.

Mal funcionamento ou fraude?

« Última modificação: 05 de Outubro de 2008, 13:10:40 por Arcanjo Lúcifer »

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #52 Online: 05 de Outubro de 2008, 13:21:28 »
Nada é a prova de fraude, nem o novo método de identificação biométrica que estão testando em algumas zonas eleitorais.

Mesmo que voltem aos papés, quem iria recontar todos os votos? A esquerda? A direita? Eles são livres de fraude? E retornamos ao princípio da questão.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 05 de Outubro de 2008, 13:36:11 »
Nada é a prova de fraude, nem o novo método de identificação biométrica que estão testando em algumas zonas eleitorais.

Mesmo que voltem aos papés, quem iria recontar todos os votos? A esquerda? A direita? Eles são livres de fraude? E retornamos ao princípio da questão.

Só que  com um papel na mão existe uma contra-prova para qualquer dúvida.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 05 de Outubro de 2008, 13:39:16 »
Então o problema não é se as urnas são seguras ou não, e sim que elas são fraudadas para beneficiar o PT.
Onde vence o candidato do PSDB ou DEM ninguém cogita que possa ter sido alterado o programa da urna.

PELAMORDEDEUS

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 05 de Outubro de 2008, 13:43:12 »
Então o problema não é se as urnas são seguras ou não, e sim que elas são fraudadas para beneficiar o PT.
Onde vence o candidato do PSDB ou DEM ninguém cogita que possa ter sido alterado o programa da urna.

PELAMORDEDEUS

Não foi isso que eu quis dizer, o caso é que a máquina registrava outro número.

A questão aqui é se são confiáveis ou não.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 05 de Outubro de 2008, 13:43:51 »
Só que  com um papel na mão existe uma contra-prova para qualquer dúvida.

Engano seu, nas eleições de 1989 e todas as subsequentes, até a implantação da urna eletrônica, aconteceram fraudes ou tentativas de fraude, sem falar nas suspeitas de que uma ou outra urna tinha sido violada.

E eram cédulas de papel.

A suspeita sempre vai a ver, a não ser que façam um comício gigante e cada um levante a mão e fale o nome e o número do candidato. Tudo deverá ser filmado e fotografado. A eleição levaria um ano, pois cada partido teria de ter uma cópia das fitas e acompanhar todo o processo.

Do jeito tradicional, sempre haverá suspeitas.
Alfred E. Newman

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 05 de Outubro de 2008, 13:46:26 »
Não foi isso que eu quis dizer, o caso é que a máquina registrava outro número.

A questão aqui é se são confiáveis ou não.

Eu não podia perder a chance de tirar um casquinha:

Citação de: Arcanjo Lúcifer
Minha mãe foi votar na última eleição, digitava o número certo de um candidato e a urna registrava um candidato do PT, corrigia e registrava o mesmo candidato, corrigia de novo e registrava o mesmo cara.

Vai ter de me dar um desconto nessa, eu não resisti.  :P
Alfred E. Newman

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 05 de Outubro de 2008, 13:47:53 »
Só que aconteceu mesmo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 05 de Outubro de 2008, 13:51:25 »
Engano seu, nas eleições de 1989 e todas as subsequentes, até a implantação da urna eletrônica, aconteceram fraudes ou tentativas de fraude, sem falar nas suspeitas de que uma ou outra urna tinha sido violada.

E eu já postei aqui um monte de links com apreensões de urnas eletrônicas falsas, quase 300 no total mais material para fabricar outras.

Bom, ninguém faz eleição em casa, então presumo que se acabariam em um local de votação deve ser com a conivência de gente ligada ao sistema eleitoral, concorda? :hihi:

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 05 de Outubro de 2008, 13:53:37 »
Só que aconteceu mesmo.

Eu não duvido, Arcanjo.
Alfred E. Newman

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 05 de Outubro de 2008, 13:56:43 »
Não são confiáveis.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #62 Online: 05 de Outubro de 2008, 14:03:36 »
Só que aconteceu mesmo.

Será que o candidato não era de outra cidade? Nas grandes cidades  (as regiões metropolitanas das capitais)é muito comum a pessoa pensar que está votando num candidato da sua cidade e ele ser de outra.

Sobre a confiabilidade das urnas , comento que meu pai sempre foi presidente de mesa, naquelas eleições que  ainda usavam o voto de papel, quando criança eu ficava impressionada e temerosa de , após as eleições meu pai ficar com todos os votos do bairro dentro de casa até ele , no outro dia, poder levar para serem
apurados. Eles acertaram em escolher meu pai que é um homem muito correto para aquela função, mas será que todos os outros presidentes de mesa eram assim?
Por isso , acho o voto eletrônico bem mais confiável.
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #63 Online: 05 de Outubro de 2008, 14:13:47 »
Só que aconteceu mesmo.
Será que o candidato não era de outra cidade? Nas grandes cidades  (as regiões metropolitanas das capitais)é muito comum a pessoa pensar que está votando num candidato da sua cidade e ele ser de outra.
Mas se o número que ela digitou estava certo o tal candidato teria que ser do mesmo partido, a não ser que o candidato que a mãe do AL estivesse querendo votar também fosse do PT só que de uma cidade vizinha. Aí faz sentido, mas em se tratando de mãe do Arcanjo eu acho esta hipótese improvável :lol: .

Eu cá palpitaria que o problema neste caso deve ter sido com a própria mãe do AL e não com a urna, bem... ele já não é tão jovem, suponho que a mãe dele já tenha passado dos 60, talvez dos 70... não é segredo que as pessoas idosas costumam ter dificuldades para lidar com aparelhos eletrônicos, mesmo os mais simples e até quando são pessoas instruidas, com formação superior e tal... o que não sei se é o caso da mãe dele.

Tanto que sem a intervenção de nenhum mesário a urna acabou funcionando e no final das contas apareceu o candidato que ela queria votar.

Mas é só um palpite, pode ser que não tenha nada a ver com este caso, e eu espero que eu não esteja falando demais :|

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 05 de Outubro de 2008, 14:23:27 »

E eu já postei aqui um monte de links com apreensões de urnas eletrônicas falsas, quase 300 no total mais material para fabricar outras.

Bom, ninguém faz eleição em casa, então presumo que se acabariam em um local de votação deve ser com a conivência de gente ligada ao sistema eleitoral, concorda? :hihi:

O texto passa a impressão de que acho as urnas eletrônicas à prova de fraudes, não é verdade. Onde diz:
"aconteceram fraudes ..." leia-se "TAMBÉM aconteceram fraudes..."
Alfred E. Newman

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 05 de Outubro de 2008, 16:47:28 »
Olá, Athena...é bom ver vc por aqui de novo.

Será que o candidato não era de outra cidade? Nas grandes cidades  (as regiões metropolitanas das capitais)é muito comum a pessoa pensar que está votando num candidato da sua cidade e ele ser de outra.

Isso aconteceu na eleição passada, se não me engano em 2006.

Já não me recordo, mas quais eram os cargos em disputa na época?

Presidente e governador?

Mas se o número que ela digitou estava certo o tal candidato teria que ser do mesmo partido, a não ser que o candidato que a mãe do AL estivesse querendo votar também fosse do PT só que de uma cidade vizinha. Aí faz sentido, mas em se tratando de mãe do Arcanjo eu acho esta hipótese improvável

Pode acreditar, a aversão que sinto pelo PT e pela esquerda é de família.

Ninguém aqui vota em comuna.

suponho que a mãe dele já tenha passado dos 60, talvez dos 70... não é segredo que as pessoas idosas costumam ter dificuldades para lidar com aparelhos eletrônicos, mesmo os mais simples e até quando são pessoas instruidas, com formação superior e tal... o que não sei se é o caso da mãe dele.

Tem essa idade mesmo, mas ainda trabalha e é bem lúcida.

Acontece que a tal urna registrava exatamente o número digitado , só que aparecia outro candidato.

Depois de várias tentativas registrou o mesmo número e o candidato certo, então não foi erro dela.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 05 de Outubro de 2008, 16:53:06 »
Aqui também, PT NÃO!

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 05 de Outubro de 2008, 17:15:21 »

Presidente e governador?

Presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
Alfred E. Newman

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 05 de Outubro de 2008, 17:22:30 »

Presidente e governador?

Presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

a não ser que o candidato que a mãe do AL estivesse querendo votar também fosse do PT só que de uma cidade vizinha.

Então não era candidato só da cidade de SP.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2008, 17:25:47 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 06 de Outubro de 2008, 09:37:42 »
Acontece que a tal urna registrava exatamente o número digitado , só que aparecia outro candidato.

Depois de várias tentativas registrou o mesmo número e o candidato certo, então não foi erro dela.

Acontece mesmo, com muita frequencia!

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 06 de Outubro de 2008, 10:24:48 »
Não deveria, afinal é um sistema feito para garantir o resultado de uma eleição.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 06 de Outubro de 2008, 15:22:18 »
Nem tudo que está escrito na teoria acontece quando se põe em prática, infelizmente.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #72 Online: 07 de Outubro de 2008, 01:41:56 »
<a href="http://www.youtube.com/watch/v/1aBaX9GPSaQ" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/watch/v/1aBaX9GPSaQ</a>

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 07 de Outubro de 2008, 07:46:05 »
 :lol:

Eleição brasileira é quase igual mesmo.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #74 Online: 07 de Outubro de 2008, 08:30:35 »
:yahoo: Eu acredito em milagres

Bem-feito pro Crivella. É isto, Donatello?
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!