Autor Tópico: Era feito aquela gente honesta...  (Lida 5668 vezes)

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Re: Re.: Era feito aquela gente honesta...
« Resposta #50 Online: 11 de Novembro de 2005, 16:48:27 »
Citação de: Daniel Reynaldo
Beleza,entendí...é que da forma como vc tinha falado antes(sobre o criminoso que matou a menina rica) me deu a impressão que você era favorável.Mas isso deve ter sido,realmente,um suposição preconceituosa(sem ironias) minha:pelo fato de discordar de você em muitos pontos já saí pressupondo que tinha convicções que não tinham sido explicitadas.

Sou humano, e como todo humano, tenho a capacidade de me indignar. Mas também tenho a de refletir, o que é humano também. Bom pra mim que já aprendi, bem antes dos trinta, que refletir via de regra é melhor (porque traz melhores resultados) do que se indignar.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Re: Era feito aquela gente honesta...
« Resposta #51 Online: 11 de Novembro de 2005, 17:40:35 »
Citação de: Roberto
Citação de: hugo
Pois é... voce só acha que usam os intestinos no lugar do cérebro quando vai de encontro com suas idéias.

Menos, menos...

Hugo, eu já disse pr'ele e repito pr'ocê: o que eu disse é só uma frase provocativa em resposta a um texto provocativo. O que queria que eu dissesse de um texto que me reduz (como "cidadão de bem" que me considero) a um quase-nazista fdp, que não que quem escreveu tem merda na cabeça? E eu até peguei leve.

Nada a ver com quem discorda de mim, apenas com a forma com que discorda de mim. Se me ofende, toma ofensa como resposta. Olho por olho.

Ok. Entendi...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Era feito aquela gente honesta...
« Resposta #52 Online: 11 de Novembro de 2005, 18:05:20 »
Você usa o do COC, não Bruno?

O do Etapa ainda é um pouco mais moderado. Triste mesmo é pegar as provas da Fuvest e as respostas que eles esperam dos alunos.

E ainda fosse só a apostila: professores que confundem aula com doutrinação e passam suas opiniões para sala como se aquilo não fosse uma opinião e sim uma verdade absoluta dão medo.

algumas vezes é falta de ética mesmo. mas no caso do coc, acho que é mais porque eles sabem o que a fuvest quer ouvir[ler]....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #53 Online: 11 de Novembro de 2005, 18:32:41 »
Citação de: Danniel
Você nao acha que a colocação como "jovens", "estudantes", e esse tipo de palavras, em vez de "bandidos", em um contexto que não eufemiza o crime que eles cometeram acabam funcionando mais como ênfase do que como eufemismo?

Se a tentativa foi a de eufemizar, o tiro saiu pela culatra. As pessoas comuns, as "pessoas de bem", invariavelmente ficam com mais raiva do bandidinho riquinho do que do bandidinho pobrinho (embora continuem com mais medo deste do que daquele). Tem realmente quem fique com dó do "coitadinho do menino de boa família" que caiu numa vida de crime -- evocando as más companhias --, do mesmo jeito que há quem tente relativizar a bandidagem do pobre -- apelando para as injustiças sociais.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Era feito aquela gente honesta...
« Resposta #54 Online: 11 de Novembro de 2005, 18:51:27 »
Citação de: Roberto
Se a tentativa foi a de eufemizar, o tiro saiu pela culatra. As pessoas comuns, as "pessoas de bem", invariavelmente ficam com mais raiva do bandidinho riquinho do que do bandidinho pobrinho (embora continuem com mais medo deste do que daquele). Tem realmente quem fique com dó do "coitadinho do menino de boa família" que caiu numa vida de crime -- evocando as más companhias --, do mesmo jeito que há quem tente relativizar a bandidagem do pobre -- apelando para as injustiças sociais.

Talvez no seu círculo social seja assim,mas,sinceramente não é o que vejo.

Muito pelo contrário, a reaçào padrão que percebo nestes casos é exatamente esta de pena:"coitadinha,tão bonita...com um futuro pela frente e envolvida com esses canalhas".Nada mais natural ,aliás, a mesma sociedade que produz manchetes como "Meninas de classe média são seduzidas pelos traficantes da Rocinha para servir ao tráfico"(coitadinhas) reproduza tal ideologia.

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #55 Online: 11 de Novembro de 2005, 22:52:27 »
Vou fazer um texto nessa linha.

O cidadão defensor da Justiça Social.

Ele é indignado com o sofrimento dos pobres, com as desigualdades socias.

É a favor da distribuição de renda, desde que não mexa em seus privilégios, afinal ele não tem privilégios: tem direitos, os outros é que tem privilégios.

É a favor da reforma agrária, desde que não mexam na fazendo do seu avô, afinal ela é produtiva!!!!!

É contra o controle de natalidade pois acha que isso é uma idéia imposta pelos imperialistas, para não ter de dividir as riquezas, é indigna pois coloca a culpa nos pobres de sua pobreza, mas com sua esposa, ele tem apenas um filho, afinal ele quer curtir a vida.   A mulher pobre que tem 15 filhos que se dane, mas ele defendeu a dignidade dos pobres!!!

Ele se revolta com o baixo valor do salário mínimo, mas fica chateado porque vai ter de pagar R$ 20,00 a mais para a sua empregada,  por causa de R$ 20,00 a mais ele manda a empregada embora e contrata uma diarista apesar de gastar mais numa farra de fim de semana do que paga a ela num mês
inteiro.

Se ele tiver pendor para as artes, vai logo dar um jeito de conseguir um patrocínio oficial, não há nada de errado em tirar dinheiro da educação e saúde para financiar o seu filme ou sua peça de teatro, afinal o povo não quer só comida.

Se for professor coitado dos alunos!!! Ensinar a matéria que é bom nada, agora doutrinação ideológica é o que não vai faltar.

Ele fica furioso se um policial bater num meliante mas não se indigna se um marginal tortura um trabalhador.  Quando um policial mata um bandido, quer apuração rigorosa dos fatos, protesta contra a violência policial e seus métodos truculentos agora quando um bandido mata um policial, ele não está nem aí.

Ele acha que todos devem ter o direito de defesa e todo mundo é inocente enquanto não for provado o contrário, mas se sumir alguma coisa em sua casa, ele manda embora a diarista.  Nem passa pela cabeça que seu filho viciado pode ter pego a coisa para sustentar o vício.

Ele é o supremo defensor dos pobres, gosta tanto dos pobres que quer ver o número de pobres aumentar cada vez mais.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 11 de Novembro de 2005, 23:25:01 »
uma outra visão sobra a abordagem da mídia.

Novamente, não tem nada a ver com um suposto reflexo da classe média de amenizar as penas para os criminosos da mesma classe social.

Como eu mencionei anteriormente, o cuidado da mídia é proporcional a "importância", ao poder aquisitivo da pessoa.

Um jornal qualquer tem que tomar muito cuidado com coisas calúnia, difamação de figurões. Com dinheiro na mão, eles podem bem ser capazes de fazer um estrago judicialmente em quem fez tais calúnias - mesmo até que eles sejam mesmo provados culpados das acusações. Podem ganhar algo por "danos morais", ou sabe-se lá o que.

Disso resulta essa hierarquização de cuidado. Para os criminosos de colarinho branco, "desfalques", "desvio", etc. De classe média, podem se soltar um pouco mais, mas ainda tentando não "ofender", colocando como "bandido", o "estudante", porque é arriscado o papai processar e tal. Com o pessoal mais pobre, pode relaxar, que eles não vão nem querer gastar dinheiro com algum advogado barato, para não conseguir nada. Se é que é teoricamente possível arranjar um "advogado público" num caso desses, o mais provavel é que mandem o "Zé Ninguém" se catar.

...e assim vai... com pudores proporcionais à classe social, com raras exceções... com figurões mesmo que obviamente culpados sendo tratados respeitosamente, e os mais humildes, podendo ser tratados desrespeitosamente, mesmo se forem inocentes... sem nem direito à retratação....

... concluindo, é mais medo do que alguém com dinheiro pode fazer do que uma espécie de consenso da classe média sobre instituições diferenciais de penas de acordo com classes sociais.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 11 de Novembro de 2005, 23:29:14 »
Ele fica furioso se um policial bater num meliante mas não se indigna se um marginal tortura um trabalhador. Quando um policial mata um bandido, quer apuração rigorosa dos fatos, protesta contra a violência policial e seus métodos truculentos agora quando um bandido mata um policial, ele não está nem aí.

hehe, quando matam um policial, foi culpa do policial, que provavelmente foi desnecessariamente ameaçador, talvez desrespeitoso, e nossa, por sermos todos responsáveis por essa situação social que gerou um bandido que mata pessoas...

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Era feito aquela gente honesta...
« Resposta #58 Online: 12 de Novembro de 2005, 11:49:26 »
Citação de: Danniel
Novamente, não tem nada a ver com um suposto reflexo da classe média de amenizar as penas para os criminosos da mesma classe social.

Talves os seguintes links,onde se encontra a análise de, jornalistas e teóricos, sobre o assunto te façam mudar de opinião e passar a enchergar as relações intrinsecas entre a predominância  de tal ideologia na classe média e a difusão desta mesma ideologia pela mídia.

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/gue190320033.htm
http://www.rebelion.org/docs/5490.pdf
http://www.martamaia.pro.br/jhistoria_veja.asp
http://print.google.com/print?id=4mKRXJr7yMQC&pg=PA15&sig=WFoBKR0iNBpWLK87Cr4Er5-mHX4&auth=DQAAAHEAAACWe30oLBkPg9bpYUJyqe3JDWDJDR6szQLVB7vzYoGGyxg3lXhWsXoWI8fbRUH1-hh6QB7DNTof4ia9cddcJe5KbumCYJkvYnbOfpIGdivGfV6qL-gVg5BYHYm77vGfktV5-lvzUfVaxk-k1N8t7AgdpxYgFJXYr8FXKuTSm9UFfw
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/al021220031p.htmhttp://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=346IMQ006

Ou talvez não mudem...vai saber...

Ps.:Alguns trechos resolvi por em destaque pro caso de você ficar com preguiça de ler.

Citação de: ([b]A hiena de Melville[/b]) Claudio Tognolli
A imprensa só trata de assuntos que interessam, obviamente, ao corpo produtor de notícia (jornalistas da redação) e ao corpo consumidor de notícias – todos, indesviavelmente, de classe média para cima.

Citação de: ([i]Revista Veja:
o temor como mecanismo conservador
na esfera pública midiatizada[/i] ) MartaMaia
Atualmente, o volume de publicidade apresentado pela revista reforça a relação entre consumo de bens e consumo de informações de um setor da sociedade identificado como "classe média", que necessita de certos parâmetros de conhecimento comum com o intuito de socialização e ainda necessita conhecer as últimas novidades comerciais para satisfazer a insaciável vontade de adquirir bens materiais e simbólicos que possam dar sustentação ao seu modus vivendi. A informação passa a ser então mais um produto a ser consumido.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #59 Online: 14 de Novembro de 2005, 10:45:38 »
Citação de: Kao
Vou fazer um texto nessa linha.

O cidadão defensor da Justiça Social. (...)

Justamente, Kao.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 26 de Novembro de 2010, 04:15:25 »

Citação de: ([i]Revista Veja:
o temor como mecanismo conservador
na esfera pública midiatizada[/i] ) MartaMaia
Atualmente, o volume de publicidade apresentado pela revista reforça a relação entre consumo de bens e consumo de informações de um setor da sociedade identificado como "classe média", que necessita de certos parâmetros de conhecimento comum com o intuito de socialização e ainda necessita conhecer as últimas novidades comerciais para satisfazer a insaciável vontade de adquirir bens materiais e simbólicos que possam dar sustentação ao seu modus vivendi. A informação passa a ser então mais um produto a ser consumido.

Não lembro se li todos esses links, provavelmente não (e possivelmente por preguiça mesmo), mas por hora vou comentar só esse trecho. Me pareceu beirar o absurdo. A começar, tem um ranço contra "produtos a serem consumidos". Eu diria, "E DAÍ" que a informação é só um produto a ser consumido? (Aqui desconsidero do ato de pagar por coisas que se quer ter qualquer implicação terrível que possa ter sob um viés marxista ou sei lá o que).

Mas isso é o de menos. O pior é o que vem antes. Quem escreveu isso provavelmente não deve ter a menor noção do que é ter uma publicação impressa. Ter anúncios simplesmente DÁ DINHEIRO. É simples assim.  A revista tem circulação, as empresas tem coisas para vender, compram anúncios, e eles são postos no meio da revista. Assim os donos da revista tem mais dinheiro e etc. Não é um complô capitalista maquiavélico para alienação em massa e nem dá base a qualquer diagnóstico psicanalítico da sociedade burguesa decadente a partir disso.

Não que não tenha um bando de boçaizinhos que só queiram mesmo saber estar na moda consumindo os últimos produtos, e talvez tenham anuncios de revistas como referência. Mas sei lá. Acho que ter anúncios do que quer que seja, em qualquer publicação, está longe de ser esse drama todo que estão colocando.

Citação de: ([b]A hiena de Melville[/b]) Claudio Tognolli
A imprensa só trata de assuntos que interessam, obviamente, ao corpo produtor de notícia (jornalistas da redação) e ao corpo consumidor de notícias – todos, indesviavelmente, de classe média para cima.

Bem, provavelmente não é algo que não se possa dizer que não seja em algo verdade, mas não acho que chega a se dar em proporções exatamente dramáticas, como se nunca houvesse nada que interessasse da classe média para baixo. É muito fácil colocar essa frase assim de forma taxativa, mas será que tem um lavantamento disso? Pegarem N notícias aleatórias, e constatarem que é só, sei lá o que seria estritamente de classe média para cima... sobre os problemas que o ar condicionado pode causar à saúde,  sobre o playcenter, preparativos das escolas de samba*, os males do serviço militar obrigatório e os dramas dos pais que tem os filhos servindo o exército*, depressão*, crônicas questionando se não seria de se reconsiderar a pena de morte*, questões sobre a vida em apartamento*, e como as coisas são culpa do Lula*. E que não tem nada sobre MST, déficit de habitações, sobre a insuficiência da saúde pública, etc (se bem que essas coisas todas poderiam ser desconsideradas como coisa de "PiG", como "falar mal do Lula", e logo de classe média).

Bem, eu acho que não seria exatamente assim. Não saberia chutar uma proporção, mas não me parece haver exatamente uma negligência, haver toda uma série de potenciais de notícias largamente ignorados porque "não interessam a classe média". Claro, de vez em quando uma menina rica mata os pais e causa um tremendo estardalhaço, enquanto que outras tantas tragédias acontecem nas camadas mais pobres e não ganham um décimo da atenção. Mas acho que é mais uma questão de não se noticiar "cão morde homem" do que uma coisa de "mídia alienante manipulada pelas classes dominantes". 

[/Geotecton]

* exemplos tirados do blog "classe média way of life", de autoria um blogueiro provavelmente ironicamente também de classe média.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #61 Online: 26 de Novembro de 2010, 16:44:03 »
Caceta, acho que este foi meu primeiro tópico aberto no CC. :o Em 2005 eu vivia abaixo da linha da pobreza, hoje eu sou um cidadão de bem recém-chegado à baixa Classe Média, mas apesar disso continuo em linhas gerais concordando com o que o autor do tópico escreveu e com o que o autor do tópico vinha defendendo ao longo dele.

Não sei porque você desenterrou a discussão mas vou ter que refrescar as idéias para responder sua questão, lí até a metade da página 2 e parei quando lí isto: "Bom,estamos num impasse daqueles tipo ovo e galinha então.Já sabemos que o ovo veio antes, mas..." Não sei quem foi o imbecil que escreveu este verso poético, mas juro que ele roubou minha senha :histeria: .

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 27 de Novembro de 2010, 17:36:17 »
Eu estava tentando encontrar um tópico que eu tinha criado para os ateus relatarem como são vítimas de discriminação, não achei, e esse foi um dos que vieram como resultado.

O seu primeiro tópico aqui foi na verdade Arquitetura da exclusão, sobre o Serra colocar chapisco debaixo da ponte para os mendigos acharem desconfortável demais para dormir.

Eu não lembro bem o que escrevi aqui. Espero que seja mais ou menos nas linhas do que penso atualmente. Há preconceito, mas não chega a ser algo onipresente e onipotente que descreve fielmente a sociedade ou a classe média, ainda que seja mesmo um problema, uma patologia social existente. Uma situação meio como a de pobres e bandidos, vagabundos e outros adjetivos não elogiosos, só trocando a classe vítima de preconceito e os defeitos que muitas vezes generalizam.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 28 de Novembro de 2010, 21:38:13 »
O seu primeiro tópico aqui foi na verdade Arquitetura da exclusão, sobre o Serra colocar chapisco debaixo da ponte para os mendigos acharem desconfortável demais para dormir.

E como você sabe?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 28 de Novembro de 2010, 21:46:50 »
 :P

É que você vai atrás de uns detalhes...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 28 de Novembro de 2010, 22:21:34 »
Com este tópico, passei a entender de onde vem a antipatia do Donatello com os empresários! :histeria:
Foto USGS

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 28 de Novembro de 2010, 23:10:06 »
Por que ele era pobre?  :hein:
Mas você em Geo... tsc tsc tsc

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 28 de Novembro de 2010, 23:19:17 »
Por que ele era pobre?  :hein:

Caro Mabumbo.

Hoje voce está um pouco mais ríspido comigo do que o habitual.

Não. Eu não fiz uma ironia ao fato dele ser pobre (hoje ele se autoclassifica como "classe média baixa") e sim porque nas postagens dele eu identifico um discurso de esquerda com um certo viés marxista, que é visceralmente anti-capitalismo, como voce sabe.

Só isto.

Não faça um juízo de valor negativo da minha pessoa sem me conhecer, por favor!
Foto USGS

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 28 de Novembro de 2010, 23:26:38 »
 :vergonha:

Mas foi pra provocar...  :P

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 28 de Novembro de 2010, 23:27:43 »
:vergonha:

Mas foi pra provocar...  :P

Mabumbo, Mabumbo... :)
Foto USGS

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #71 Online: 29 de Novembro de 2010, 16:21:03 »
Por que ele era pobre?  :hein:

Caro Mabumbo.

Hoje voce está um pouco mais ríspido comigo do que o habitual.

Não. Eu não fiz uma ironia ao fato dele ser pobre (hoje ele se autoclassifica como "classe média baixa") e sim porque nas postagens dele eu identifico um discurso de esquerda com um certo viés marxista, que é visceralmente anti-capitalismo, como voce sabe.

Só isto.

Não faça um juízo de valor negativo da minha pessoa sem me conhecer, por favor!

Um, discurso de esquerda sim, de viés marxista é óbvio, não conheço discurso de esquerda de qualquer corrente que não leve em consideração Marx, mas só até a primeira esquina. Depois eu sou (e acho que ja era nesta época) mais adepto de um Estado profundamente regulador e tributador de que um Estado proprietário (exceto por aquelas benditas "áreas estratégicas") e não tenho nada exatamente contra a propriedade individual, mesmo de grande vulto (exceto em caso de terras agrícolas). As menções à propriedade privada neste tópico não foram relacionadas à sua existência, mas ao fato de pautar direitos e julgamentos diferenciados.

Também fiquei na dúvida se a menção era à pobreza, acho que foi um caso de lei de poe ao contrário (em vez de esquecer o smile você usou) mas sim: eu na época era miserável, não era pobre não, era abaixo disso mesmo, já falei algumas vezes disso aqui. Nos últimos anos graças a saci-pererê minha condição econômica tem subido de forma bastante acelerada. É possível sim que minha pobreza pregressa influencie em alguma opinião político-econômica minha mas não tanto. Eu sou negro e sou contra cotas raciais, era pobre e sempre fui contra o Prouni, acho que consigo separar as coisas. Além do mais parece que quanto mais velho e menos pobre eu estou ficando mais socialista eu fico (contrariando a idéia de que pensamento de esquerda é coisa de pobre e jovem, para mim pelo menos não está funcionando).
« Última modificação: 29 de Novembro de 2010, 16:24:55 por Donatello van Dijck »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 29 de Novembro de 2010, 20:00:42 »
Mas era só pra provocar o Geo, causar tumulto e espezinhar as pessoas...  :vergonha:

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #73 Online: 29 de Novembro de 2010, 20:26:35 »
Mas era só pra provocar o Geo, causar tumulto e espezinhar as pessoas...  :vergonha:
Eu sei, eu sei :) eu não estou falei que ele estivesse falando disso nem que você falou que ele tivesse falando realmente e também não teria problema nenhum em se fazer esta associação :biglol:

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #74 Online: 29 de Novembro de 2010, 21:49:20 »
Pôxa... depois de cinco anos...

Mas, o tema é MUITO atual.

Estamos vendo diariamente a polícia invadindo as favelas do Rio. Muitos colegas de trabalho dizem taxativamente: "É para matar todo mundo. Exterminar esses bandidos. Tocar fogo e pronto."

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!