Autor Tópico: Documentário: Quem Somos Nós? (What The Bleep do we Know?)  (Lida 14153 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Documentário: Quem Somos Nós? (What The Bleep do we Know?)
« Resposta #100 Online: 10 de Outubro de 2007, 08:01:49 »
O filme "Quem somos nós?" não é um livro ruim. Não para as moscas, já que é pura merda.

Me espanta que tenha gente que goste do livro. Por outro lado, a estupidez humana não tem limites.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #101 Online: 10 de Outubro de 2007, 13:04:59 »
Quem Somos Nós?

Nós somos nozes das árvores do jardim de Jesus! ::)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 10 de Outubro de 2007, 13:18:00 »
(...)pois foi indicado por um professor. (...)

Grandes merda.

Hehe.

Luz, você deve concordar comigo que, infelizmente, muitos professores não são referência para coisa nenhuma.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2007, 13:20:31 por Lorentz »
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Luz

• Visitante
« Resposta #103 Online: 10 de Outubro de 2007, 16:13:46 »
(...)pois foi indicado por um professor. (...)

Grandes merda.

Hehe.

Luz, você deve concordar comigo que, infelizmente, muitos professores não são referência para coisa nenhuma.

Foi justamente o que quis dizer com "trago a triste notícia". Claro que me baseio pelas opiniões que li aqui, pois como falei, não li o livro nem assisti o documentário - mas parece que a idéia que se espalha sobre a coisa por aí (nas nossas universidades) não é mesma que se têm por aqui.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #104 Online: 10 de Outubro de 2007, 17:37:42 »
Eu já vi alguns pedaços do filme. É muito apelativo. A sensação que eu tenho ao assistí-lo é a de que o povo lá veio do Fórum Ascenção.

Resumindo? É uma tentativa até certo ponto bem sucedida de usar a desinformação a respeito da Física Quântica pra fazer as pessoas acreditarem em bobagens.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 10 de Outubro de 2007, 18:19:00 »
Por que não fazem no youtube uma versão em vídeo do clássico método "refutação em fatias" típico dos fóruns?

Já vi isso ser feito com alguns "documentários". Em alguns trechos poderia simplesmente se fazer legendas (especialmente se o áudio for em inglês), em outras partes talvez fosse melhor um corte, alternando para uma refutação.

Acho que só não poderia se ter no fim de tudo, conteúdo todo retalhado, uma vez que tem o lance todo dos direitos de publicação, mas há uma certa limitação que é legal.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 10 de Outubro de 2007, 18:56:03 »
O título original diz muito sobre os autores do documentário:

Que p*rra sabemos? (What The Bleep do we Know?)

Resposta: Porra nenhuma.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #107 Online: 10 de Outubro de 2007, 22:58:32 »

O nome do título original é "What the fuck do we know?". "Bleep" é onomatopéia para o som que se faz ao censurar palavrões na TV. Como é uma frase coloquial, traduz-se como "Mas que porra a gente sabe?".

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #108 Online: 10 de Outubro de 2007, 23:03:37 »
BetinhO, tente falar mal do vídeo sem ofender [muito] as pessoas.

Hein??? QUEM eu ofendi agora??? Usei "bosta" pra xingar o FILME e só esculhambei RAMTHA, que nem PESSOA é!!
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #109 Online: 10 de Outubro de 2007, 23:15:45 »

Hein??? QUEM eu ofendi agora??? Usei "bosta" pra xingar o FILME e só esculhambei RAMTHA, que nem PESSOA é!!

Pára de falar "bosta", mas que caralho! :D

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 10 de Outubro de 2007, 23:36:38 »

O nome do título original é "What the fuck do we know?". "Bleep" é onomatopéia para o som que se faz ao censurar palavrões na TV. Como é uma frase coloquial, traduz-se como "Mas que porra a gente sabe?".

Sim. Foi por isso que escrevi p*rra, no sentido de censurar a palavra.

Mas que título mais infame a versão original, diga-se de passagem. Um vídeo que fala em espiritualidade com um palavrão censurado é algo muito edificante. A versão em português, pela primeira vez no país, recebe um nome melhor que o original. Havia o risco de colocarem algo do tipo "5 Charlatões e 1 Espírito".

Aliás, não foi algum forista daqui que escreveu em algum blog, há algum tempo, algum comentário parecido com relação à adaptação do título?

Edit:
Acabei de descobrir. O comentário está no próprio blog indicado pelo Vito, O Dragão da Garagem. Eu já tinha lido uma vez.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2007, 23:50:38 por Lorentz »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 10 de Outubro de 2007, 23:41:51 »

Não pela maneira que você escreveu. Ao ler seus comentários, tive a impressão de você estar esculhambando com Luiz Dantas e com o professor do Fernando.

Como eu disse, pode ser só impressão minha, mas pode ser impressão de mais pessoas, o que é ruim.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #112 Online: 11 de Outubro de 2007, 18:31:28 »
Lixo pseudo científico que deveria ser banido, usar conhecimento científico que as pessoas não têm condições de entender claramente para justificar suposições sobrenaturais. Gera uma sensação de verdade absoluta em quem não tem capacidade de discernir.

O mesmo acontece com O Ponto de Mutação do Capra que apesar de apresentar "verdades" científicas de maneira bem clara, interpreta e dá sentido pra tudo como sendo verdade absoluta mas no fundo não passa de ficção científica de péssima qualidade.
mUKA

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 13 de Outubro de 2007, 13:37:28 »
O livro "Quem somos nós?" agora está sendo anunciado como "a explicação científica da Lei da Atração" (tema do livro "O Segredo").

E o subtítulo do anúncio: "A teoria quântica ao alcance de todos".

Eu acrescentaria: "Não requer prática nem habilidade, a criança brinca e o rapaz se diverte. Ligue djá!"

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 13 de Outubro de 2007, 16:07:11 »
O que é "o segredo" mesmo? "O segredo é fingir que sabe qual é o segredo"?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 13 de Outubro de 2007, 16:14:02 »
O "segredo" é a tal "lei da atração", segundo a qual você consegue tudo o que desejar com intensidade, pois seu desejo afetará o universo.
O autor diz que é um segredo porque teria sido passado de geração em geração ao longo dos milênios e só agora, pesquisando antigos documentos, ele percebeu a mensagem. O livro é basicamente uma longa lista de citações que comprovariam a lei.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 13 de Outubro de 2007, 16:16:14 »
O livro "Quem somos nós?" agora está sendo anunciado como "a explicação científica da Lei da Atração" (tema do livro "O Segredo").

E o subtítulo do anúncio: "A teoria quântica ao alcance de todos".

Eu acrescentaria: "Não requer prática nem habilidade, a criança brinca e o rapaz se diverte. Ligue djá!"

:histeria:

E tem mais: ligando agora você leva, de grátis, o kit "Telepatia ao Alcance de Todos". Saiba manejar mentalmente o emaranhamento quântico.
Nada de ficar gritando a patroa lá na cozinha para ela trazer a cerveja e o tira-gosto enquanto você vê seu futebol sentadão no sofá da sala. Apenas pense, pense, pense, e transmita seus desejos de forma instantânea.

:hihi:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 13 de Outubro de 2007, 16:19:44 »
O "segredo" é a tal "lei da atração", segundo a qual você consegue tudo o que desejar com intensidade, pois seu desejo afetará o universo.
O autor diz que é um segredo porque teria sido passado de geração em geração ao longo dos milênios e só agora, pesquisando antigos documentos, ele percebeu a mensagem. O livro é basicamente uma longa lista de citações que comprovariam a lei.
Isso parece pior que as "afirmações" do autor de Dilbert!

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 14 de Outubro de 2007, 16:37:34 »
Há também um livro chamado "A lei da atração" que se diz " 'O Segredo' colocado em prática".
O início dele pode ser lido aqui:
http://www.osegredoempratica.com.br/
É um festival de besteira.

Depois de encher linguiça citando níveis de energia de elétrons e um monte de leis da ciência básica para parecer "científico", ele pula para "é muito provável que haja leis similares em outros campos, mesmo que não possam ser quantificadas nos tempos atuais".
Logo em seguida, afirma descaradamente que "A Lei da Atração é uma lei da natureza" e recomenda o filme que dá título a este tópico para "provar"  que "as recentes descobertas científicas estão corroborando....".

Dois erros: usar o "é muito provável" como argumento e usar a palavra "quantificada" em vez de "demonstrada".

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 14 de Outubro de 2007, 17:51:15 »
E precisa?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 14 de Outubro de 2007, 18:34:08 »
Acho que sim, tendo em vista o grau de aceitação e elogios que dizem ter. Parece estar conseguindo ser quase totalmente "stealth", fugir da rotulação de algo meio excêntrico/esotérico, que já despertaria algum ceticismo mesmo aos não auto-denominados "céticos" (os não-iniciados).

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 15 de Outubro de 2007, 07:04:14 »
Alguém que visite o fórum do Randi mais do que eu saberia se já foi feito um destrinchamento similar ao que eu sugeri?
http://www.randi.org/jr/2007-02/021607failure.html#i3
E um artigo que ele recomenda:
http://blogs.news.com.au/dailytelegraph/anitaquigley//dailytelegraph/comments/focus_on_the_things_you_want/

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #123 Online: 21 de Outubro de 2007, 03:27:23 »
Não pela maneira que você escreveu. Ao ler seus comentários, tive a impressão de você estar esculhambando com Luiz Dantas e com o professor do Fernando.
Como eu disse, pode ser só impressão minha, mas pode ser impressão de mais pessoas, o que é ruim.

MUITA COISA "PODE ser" neste mundo!!
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Delerue

• Nível 01
  • *
  • O homem sem religião é como o peixe sem bicicleta
« Resposta #124 Online: 26 de Outubro de 2007, 09:27:50 »
Alguém que visite o fórum do Randi mais do que eu saberia se já foi feito um destrinchamento similar ao que eu sugeri?

Antes do trabalho (um tanto exaltado) do Widson com o 'Guia Cético...', escrevi um artigo na tentativa de destrinchar ao máximo as barbaridades do filme. Procurei ser bem objetivo e utilizar o maior número possível de referências verificáveis (ao todo creio que são mais de 40). Se tiver interesse, segue o link: Distorções Quânticas.

Acredito que a maior motivação para escrever refutações para esse filme seja o grande apelo a pessoas próximas, e também ao ver comunidades imeeeensas no Orkut cheias de pessoas bem intensionadas sendo passadas para trás com essa propaganda descarada da seita Ramtha. É ou não é triste ver amigos ou parentes vindo eufóricos falar do filme, como se tivessem descoberto 'o segredo' (ops²) da vida?  :(
O maior equívoco de uma idéia que pretende ser respeitada é encaixar a coerência no argumento, e não o argumento na coerência.
-------------------------------
Procurando por textos inéditos sobre ceticismo, ciência e filosofia? Acesse http://www.ceticismo.org/

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!