O negócio é, assim que tiver filho, começar a investir numa conta pra pagar a faculdade. Não só pela dificuldade em entrar, mas também porquê, até lá, as universidades públicas estarão ainda mais sucateadas.
e coloca seu filho pra estudar. conheço MUITA gente que não conseguiu passar no vestibular de medicina da UNAERP, que não é lá grandes coisas. a gv, então, de todos que conheço que prestaram, nenhum passou pra segunda fase(apesar de custar mais de dois pau por mês!). relações internacionais, na puc, é tão concorrido quanto direito na usp (em termos de relação candidato/vaga). a espm não é fácil mas também não é difícil. a concorrência pra direito no mackenzie também está um pouco menor que pra usp, embora, claro, o nível de dificuldade ainda seja menor. aliás, usp é usp. já é muito mais difícil passar em algumas particulares de são paulo do que em outras federais no resto do país.
enfim... veremos pra onde vai caminhar.
Se não passa na GV, não passa nunca na USP, eu acho. A mesma coisa para as outras particulares. E, sobre a PUC, dizem até que há um sucateamento, que já foi muito melhor.
Para a USP, até seria bom que as federais se afundassem em alunos ruins. Aumentaria a concorrência nela e continuaria reinando como "a melhor do Brasil" por um bom tempo. Só não podem cair nessa de "ação afirmativa" também.
E as federais, penso, nunca foram coisa muito melhor do que são hoje.